SkyscraperCity banner

21 - 40 of 283 Posts

·
Registered
7,667 Posts
Ainda neste ultimo fim-de-semana tive em Santiago de Compostela, então passei pelo lindo Norte de Portugal, e o que me entristeceu profundamente foi ver grandes zonas verdes ardidas, são lamentáveis estes incêndios, alias já somos conhecidos mundialmente pelos fogos no Verão.
Ainda por cima grande maioria dos fogos tem origem criminosa, mas o maior incêndio de todos são o betão e o lobby da construcção civil! Infelizmente.
Daniel desculpa por estar a fugir ao tópico, mas ao olhar para as tuas maravilhosas fotos, e ver a grandiosa riqueza natural da nossa floresta única, da raiva da sua destruição constante!

·
I Love You... Soraia
27,948 Posts
absolutamente verdade :no:

graças a deus este ano estamos a controlar melhor a situaçao k no ano passado :) mas ainda assim ha fogos.. enkuanto estive em abragao uma semana... vi um fogo.. la ao fundo.

·
I Love You... Soraia
27,948 Posts
JohnnyMass said:
isso é tudo teu?:eek: tens um condado e não dizias nada?:lol: já conhecia algumas dessas fotos.:D
em tempos já remotos.. tambem ja tive em minha posse o condado portucalense :hilarious kidding :D

yah.. o terreno eh todo da familia. todo o tipo de vegetais e frutos que consumimos vêm daqui. dizem que é... hmmmmm... comida biológica? nao sei se é esse o termo.. mas creio que sim :D

·
President and CEO
17,597 Posts
Bela casa, muito verde à volta e paisagens lindas. :applause:

·
Whatever
45,867 Posts
Quinta da Aveleda - Penafiel

Aqui há coisa de duas semanas fui visitar esta belíssima Quinta, de onde vêm alguns dos nossos melhores vinhos verdes.

A visita inclui o engarrafamento, os jardins e uma prova de vinhos e de queijos da Aveleda. Existe também uma loja que é um mimo. Como era de esperar, para além de muitas fotos trouxe também umas garrafinhas, docinho de abóbora e um requeijão:D, tudo produtos feitos na Quinta. Foi uma delícia e recomendo vivamente!:yes:

Breve resenha histórica
"Se bem que a Quinta da Aveleda já existisse há longa data, só se conhece evidência física e escrita desde o sec. XVI. Diz-se que Aveleda será o nome de uma profetisa que ficou na tradição dos povos germânicos como símbolo de todas as mulheres que predizem o futuro - as Velledas - e que, para engrandecer o seu povo, eram sacrificadas aos deuses. Seria aqui a morada de uma tal profetisa."

"Por todo o parque pode ser apreciada a herança das grandes e seculares árvores. Exemplares do século XIX conferem a esta quinta o carácter único entre as quintas da região do Minho. Alguns exemplos:

- cedro japonês
- cipreste dos pântanos
- tulipeiro
- sequóia americana
- castanheiro da Índia"

"As Vinhas e o Vinho. Do jardim poderá admirar as extensas vinhas da Quinta da Aveleda. A vinha em enforcado nas bordas dos campos foi sendo substituída pela cultura em bardos ou em cordões. Com estas uvas irão ser produzidos os vinhos da Quinta da Aveleda que são expedidos para as mais variadas partes do mundo, levando consigo o calor do sol, a frescura do solo e o aroma da terra que o viu crescer."

Fonte: http://www.aveleda.pt

Chega de teoria, vamos lá à prática!:D

Entrada da Quinta

Loja Aveleda

Escritórios

Parque
Vale dos Fetos

Eucalipto com mais de 200 anos, reparem bem na largura do tronco!:eek: Sem dúvida alguma o maior que já vi.

Sequoias, também das mais altas que já vi em Portugal!:eek:

Pelo parque encontram-se vários devaneios românticos como a Casa do Porteiro

Casa Romântica

As Grandes Avenidas são uma constante a par de caminhos sinuosos pelo meio da mata. Aqui a Avenida Principal com a Casa Senhorial ao fundo

Torre das Cabras, mais um devaneio romântico!:D

O "dono" da casa!:D

E os filhotes, uns amores!:D

A mata centenária omipresente

Para além dos Vinhos, a Quinta é conhecida pelas suas Camélias que estavam já nos seus últimos dias de floração pois é uma planta que floresce no Inverno. É por isso conhecida como a "Rainha do Inverno".

Mata

Rododendro do Himalaia em flor

Pinheiro Manso gigante!:eek:

Cedro do Líbano

Caminho das Camélias

Portão Monumental Brasonado

Lago dos Cisnes e Casa de chá

Janela Manuelina, ricamente adornada pertenceu à casa berço do Infante D.Henrique, no Porto e onde mais tarde foi aclamado rei D.João IV. É Monumento Nacional

As vinhas

Pequenos recantos

Ponte de madeira e lago

Azáleas luxuriantes

Pormenores peculiares de drenagem

Fonte de Nossa Senhora da Vandoma, copia de uma outra existente no Mosteiro de Tibães

Gaiola das Rolas

Avenida Principal e Sobreiros centenários

Cruzeiro em granito do século XVII, proveniente do largo da Igreja Matriz de Penafiel e que à altura da sua aquisição pela família Guedes se encontrava ao abandono

Casa Senhorial e Fonte das Quatro Estações. A primitiva residência foi construída em 1671 como atesta a inscrição sobre a porta principal da capela, sendo posteiormente aumentada em finais do século XIX

Capela

Lago dos Gansos

E de volta ao largo de entrada onde se seguiu a degustação!:D

Adorei, é um belo oásis. Vou voltar!:)

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
ai quinta da Aveleda, prontos fiquei bebabado de todo :eek2::( ena as sequoias :uh: tb quero ir la :sleepy:

·
I Love You... Soraia
27,948 Posts
LINDO LINDO!!!!!!!! :drool:

compete de frente com os maiores jardins do Porto e provavelmente ganha! lindissimo!

todo ele parece ser perfeito.. os recantos.. essas casas vindas directamente dum conto de fadas.. a variedade de flora.. entre outras coisas. excelente! tbm hei de ir lá.

engraçado ser em Penafiel. Abragao tbm fica em Penafiel, logo as fotos que mostrei antes sao de Penafiel :D Estou a ver que Penafiel a nivel de natureza eh um autentico must! :D

·
Uma dúzia de anos disto..
30,733 Posts
Discussion Starter #38
Mais 1 fantástico thread a la Massas! A qualidade já atingiu aquele ponto que se é comum dizer "andas-nos a habituar mal"!:D :applause:

Quais são as condições de uma visita?

·
Registered
28 Posts
Adorei, é um belo oásis. Vou voltar!:)
Parabéns pelo excelente thread repleto de fotos excepcionais e q me relembraram lugares q não vejo desde a infância! q as arvores eram grandes tb me recordava, só não sabia é q eram EXCEPCIONALMENTE grandes....
Parece que andaste a visitar a minha terra adoptiva :) (uma vez q já cá moro há 6 anos!) da próxima podes aproveitar para ver alguns dos monumentos do vale do Sousa...aqui em Penafiel vale a pena ver a igreja Matriz e a igreja da Misericórdia, o mosteiro de Bustelo é perto e a igreja de Paço de Sousa é um incontornável exemplar de arq. românica. Se precisares de companhia (não me atrevo a dizer guia!) ofereço-me, e para abrir o apetite 2 fotos de paço de Sousa....

( o convite é obviamente extensível a todos q cá vierem!:) )

21 - 40 of 283 Posts