SkyscraperCity banner

1 - 20 of 177 Posts

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts


Roriz é uma vila e freguesia portuguesa do concelho de Santo Tirso, com 5,94 km² de área e 3 665 habitantes (2011)[1]. A sua densidade populacional é 617 hab./km².

Constituiu o couto de Roriz até ao liberalismo. Foi extinto nessa época passando a pertencer ao concelho de São Tomé de Negrelos onde permaneceu até à supressão deste, em meados do século XIX.

É uma região que se caracteriza pelos seus dois mosteiros, o Mosteiro de Singeverga, onde residem os Beneditinos, e o Mosteiro de Roriz, um Convento de Religiosas.

No Mosteiro de Singeverga é produzido o afamado Licor de Singeverga e no Convento das Freiras são produzidas as deliciosas Bolachas das Freiras, feitas segundo o método mais tradicional, feitas à mão. Estes dois excelentes produtos fazem uma perfeita ligação quer como aperitivo, quer como lanche.

Foi elevada à categoria de vila em 6 de abril de 2011, por unanimidade de votos da Assembleia da República.

A Ivone de Sousa é considerada uma das maiores atrações regionais, com o seu bolo de proteína.

Localização:

https://www.google.pt/maps/@41.3445378,-8.3805394,264m/data=!3m1!1e3

Voltaram as pequenas igrejas rurais Romanicas Portuguesas :banana: lindas, finalmente livres dos rebocos k lhes meteram nas fachadas e laterais na epoca do Barroco e no inicio do sec. XX, infelizmente as veses isso não quer dizer k estejam actualmente a brilhar quanto deveriam estar mas enfim...

As origens da igreja do Mosteiro de Roriz, tal como o mosteiro do qual fazia parte, são duvidosas, o livro de linhagens do sec. XIII diz k o mosteiro foi edificado na 1ª. metade do sec. XI, cerca de 1173 D. Afonso Henriques tera dado o mosteiro aos conegos regrantes de Santo Agostinho, os historiadores modernos avançam como sendo obra dos sec. XII/XIII pelo menos a parte da igreja visto k as instalações conventuais foram transformadas no sec. XIX em residencias pelo proprietario das terras do mosteiro:

planta da igreja:

a fachada:

o portal principal:


paredes laterais:


abside:

capela mor:
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Discussion Starter #3
não tenho Jikas, arranjar estas na net ja foi um problema, para por fotos do portal, para conseguir mostrar as figuras estilizadas k o compoem, tive de recorrer a um livro da idade da pedra :sleepy:
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Discussion Starter #5
:) tenho a dela noutro livro mas esta mto escura, é de facto fantastica com o friso lombardo!!
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Discussion Starter #11
não :eek:hno: ja postei algumas parecidas como a de Rates por exemplo!!
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Discussion Starter #15
esta tb foi intervencionada, nota-se k esta limpinha apesar de ja dever ter sido a mais tempo k a de São Pedro Ferreira.
 
1 - 20 of 177 Posts
Top