Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 40 Posts

·
Baiano sim senhor!
Joined
·
41,898 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Correio da Bahia 04/06/2007

Para atender à crescente demanda, Infraero prepara novo plano diretor do terminal baiano

Tatiany Carvalho


O novo plano diretor do Aeroporto Internacional de Salvador Deputado Luís Eduardo Magalhães será finalizado ainda esse mês, segundo o superintendente da Infraero, empresa administradora do equipamento, José Cassiano Filho. “O desenho foi aprovado, mas estão sendo analisados os investimentos”, disse Cassiano. O documento estabelece quais serão as futuras instalações do terminal, a exemplo da construção de novos fingers e acessos. Cassiano já havia confirmado, em janeiro, à reportagem do jornal Correio da Bahia, a construção de uma nova pista de pouso com aproximadamente 2,5 mil metros de comprimento, paralela à pista principal, para pouso e decolagem em operações simultâneas.

Na última ampliação do aeroporto de Salvador, em setembro de 2002, o investimento foi da ordem de R$232 milhões. A cogitação sobre a instalação de cinemas no complexo aeroportuário foi afastada por enquanto pelo superintendente regional da Infraero, no entanto, ele admitiu a viabilidade de o aeroporto abrigar hotéis.

Com uma média de 110 vôos diários, o aeroporto de Salvador vem crescendo no volume de movimentação de passageiros bem acima da meta projetada. Em 2007, a expectativa era expandir em 10% o fluxo internacional, mas o resultado do primeiro quadrimestre desse ano revela que o incremento foi de 29%, frente igual período do ano anterior. Em números de embarques e desembarques, foram 164.671 passageiros de vôos internacionais de janeiro a abril de 2007. Na média geral, incluindo os vôos domésticos, a elevação foi de 17%, no mesmo intervalo de tempo.

Não existem mais horários vagos, por exemplo, no intervalo das 14h às 20h, nas quintas-feiras. Mas, na avaliação de Cassiano, o equipamento ainda tem “capacidade de atender bem”. Ele antecipa, por exemplo, que a companhia aérea TAM está programando para agosto a oferta de um vôo direto interligando Salvador a Paris (França), com freqüência semanal. Há cerca de um mês, a companhia aérea passou a oferecer o trecho Salvador/Buenos Aires, na Argentina. A Gol Linhas Aéreas, há aproximadamente dois meses, também incrementou sua rota com o trecho Salvador/Montevidéu (Uruguai). Diariamente, cerca de sete a dez vôos internacionais são operados no aeroporto de Salvador.

De acordo com a Infraero, o aeroporto da capital baiana está ligado a 12 cidades estrangeiras: Lisboa, Zurique, Buenos Aires, Santiago, Assunção, Manchester, Frankfurt, Londres, Madri, Milão, Montevidéu, Miami e apartir de agosto Paris. Além da TAM e da Gol, operam vôos internacionais no equipamento a TAP, Air Europa, Air Condor, Iberworld, My Travel, TAF, Neos, Andes, Lanchile, Blue Panorama, Edelweiss e Livingston.
 

·
Éirinn go Brách, go Deo!
Joined
·
173 Posts
Demorou

Tava na hora, o aeroporto de Salvador é luxuoso porém pequeno demais para a demanda, parece aeroporto de cidade de médio porte. Acho que agora vai!
:dance2:
 

·
Troublemaker
Joined
·
2,241 Posts
aeroporto DOIS DE JULHOOOO!!!!!!!!
 

·
Soteropolitano
Joined
·
8,900 Posts

·
Troublemaker
Joined
·
2,241 Posts
Nunca mais o despotismo
Referá nossas ações!!
 

·
Registered
Joined
·
2,447 Posts
Boa deco!

Vem cá... uma coisa, como ficaria essa segunda pista.
Eu andei analizando e se dizem que vai ser paralela vai ser ótimo, do lado tem um espaço, mas seria legal algumas desapropriações pequenas.
Vou copiar do google earth e por aqui pra especularmos.
Abraços
 

·
Registered
Joined
·
2,447 Posts
foto aero de ssa, agora onde sera essa nova pista?




Galera, me baseando na foto q thacio mostrou, vou mostrar aqui umas ideias minhas.

Bem, na legenda é o seguinte.

Em cinza, seria onde construiria a nova pista, paralela à primeira, pra isso bastaria uma remodelação de uma parte da base área de salvador, já que ainda sobraria terreno pra ela.

Em vermelho, é retirar uma partezinha mais pobre da cidade de lauro, uma desapropriaçãozinha não muito significativa. Ajudaria bastante, já que possibilitaria no futuuuro uma ampliação da segunda pista.

Em azul, ta aí uma coisa totalmente nova, um novo acesso ao aeroporto, ao invés daquele usual caminho entrando pela estrada do coco. Esse traçado azul termina naquela avenida que passa por tras de são cristovam, junto com o acesso à área de cargas do aeroporto. Possibilitaria a expansão do terminal de passageiros ao longo desse novo acesso, como mostrado em branco.

Branco, expansão do terminal de passageiros

verde, importantíssimo, com a retirada do acesso antigo (tudo bem q aquele bambuzal é lindo, mas mudando o acesso, possibilitaria a expansão da pista principal em mil metros, transformando uma pista de 3100 m em 4000, como são os maiores aeroportos do mundo. poderia ser feito tanto na pista principal quanto na secundária. Com essa expansão também acabaria a atual pista secundária, que não seria mais necessária, já q já teria 2 pistas.

em preto, risquei o q ia sumir, o antigo acesso e a segunda pista (acho q de 1500) q existe hoje e que perderia importancia diante da construção de uma nova!
 

·
ontogeny recapitulates...
Joined
·
3,032 Posts
Metrô - SSA

Em azul, ta aí uma coisa totalmente nova, um novo acesso ao aeroporto, ao invés daquele usual caminho entrando pela estrada do coco. Esse traçado azul termina naquela avenida que passa por tras de são cristovam, junto com o acesso à área de cargas do aeroporto. Possibilitaria a expansão do terminal de passageiros ao longo desse novo acesso, como mostrado em branco.
E o metrô? Ele chegaria ao aeroporto também por este caminho?
 

·
BBMP!
Joined
·
4,154 Posts
Gleal ssa
acho ki oprojeto tem por base mais ou menos o ki c falou, ou seja a extinção dessa outra pista, para ampliação da velha e a construção da nova! mas vo falar com meu tio que trabalha lah no aero e ve se ele sabe de alguma coisa!
 

·
Registered
Joined
·
2,447 Posts
E o metrô? Ele chegaria ao aeroporto também por este caminho?
Ficaria até mais fácil chegar no aeroporto, pq a última estação do metro será, dentro dos planos, mussurunga, depois ele seguindo em linha reta daria nessa avenida q falei, que passa atrás de são cristovam, daria direto no aeroporto.



Poo, se ficar realmente assim ficará perfeito.
O mal é acabar com a atual entrada, mas nada impede que se plantemmais bambus na outra entrada.
Mas não poderíamos ficar limitados por causa disso, afinal a pista maior de 3km não tem pra onde ampliar, salvo cortando a entrada atual!

Velho, queria mt conversar com alguem da área de projetos da infraero...

abração ae galera
 
1 - 20 of 40 Posts
Status
Not open for further replies.
Top