Disputa com Anápolis, Luziânia (GO), Juiz de Fora e Varginha (MG) foram superadas, entreposto vai mesmo para Uberlândia!
O pólo logístico representará um grande salto para a economia do Município
Foi anunciado hoje, dia 12 de maio, que Uberlândia foi confirmada como a cidade a receber o entreposto de Manaus, em acordo realizado com os governadores de Minas Gerais, Manaus e Rio de Janeiro. A assinatura oficial do documento para implantação do entreposto está prevista para ser realizada nas próximas duas semanas pelos os governadores de Minas Gerais e do Amazonas, Aécio Neves e Eduardo Braga, em Uberlândia.
O pólo logístico representará um grande salto para a economia de Uberlândia, e irá mudar o panorama econômico de toda a região do Triângulo Mineiro. A vinda da Zona Franca de Manaus irá permitir que um grande número de empresas venha para a região, gerando assim, milhares de empregos.
Após o anúncio, Rosalina Cardoso Vilela, presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), ressaltou que a conquista da implantação do entreposto se deu pela coesão das pessoas que participaram das negociações e pela gestão do governo municipal por ter acreditado na proposta. “A partir de hoje, Uberlândia começa mais uma virada na rodada de negócios”. De acordo com a presidente, entreposto é uma ferramenta para se formar o Cluster ou Pólo de Logística de Uberlândia e, para isso, já existe um planejamento em andamento. “Praticamente já está tudo pronto. Estamos estudando uma área e o projeto está em fase final. Após a licitação já começaremos a chamar as empresas”, finalizou.
Com o entreposto, o Município passará a receber remessas de produtos industrializados na Zona Franca de Manaus para depósito em um armazém geral, destinado à comercialização em qualquer ponto do território nacional ou mesmo para exportação. Os produtos podem ficar até 180 dias sem nenhum custo. Somente após faturado é que se cobra o imposto. Caberá ao Município toda a logística de distribuição, o que contribuirá para a geração de empregos, renda, arrecadação de tributos, além de tornar Uberlândia um centro atrativo para outros complexos industriais.
Prefeitura de Uberlândia
Acordo para entreposto da Zona Franca de Manaus é fechado e Uberlândia é quem vai receber
Repórter: Vanessa Carlos
Imagens: Emerson Jardim
Uberlândia vai receber um entreposto da Zona Franca de Manaus. A notícia era esperada desde o ano passado. Mais três cidades disputavam a instalação da unidade. A instalação do entreposto de logística foi anunciada na tarde desta segunda-feira (12), pelo prefeito Odelmo Leão, durante uma entrevista coletiva.
A negociação durou mais de um ano, isso porque outras cidades de Minas Gerais como Varginha e Juiz de Fora, além de Anápolis em Goiás, entraram na disputa para atrair o pólo de logística e suas vantagens.
O empreendimento deve movimentar R$ 1 bilhão por ano em mercadorias. Segundo a presidente da Associação Comercial de Uberlândia (Aciub), Rosalina Vilela, Manaus tem pressa em usar os recursos de distribuição de Uberlândia. No acordo, mercadorias de linha branca produzidas na Zona Franca irão a Uberlândia e serão distribuídas para todo o Brasil.
O acordo foi fechado informalmente entre os governadores de Minas Gerais e do Amazonas, em um encontro no Rio de Janeiro. O primeiro passo agora é assinar o protocolo de intenções entre os dois estados, em seguida, será feito um convênio que precisa ser aprovado pelo Conselho Nacional das Fazendas.
A assessoria de imprensa da Aciub, informou que até o fim do mês os governadores de Minas Gerais e do Amazonas devem vir a Uberlândia para assinar o documento de instalação do entreposto.
MGTV