SkyscraperCity banner

1 - 20 of 117 Posts

·
Home, sweet home
10,754 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)

A praia fluvial da Congida está localizada a cerca de 3 Km da Vila de Freixo de Espada à Cinta, possuindo diversas estruturas de apoio à prática turística.

É um óptimo local para passar algumas horas ou dias de lazer e praticar desportos náuticos ou pesca desportiva, uma vez que se estende ao longo da enorme albufeira originada pela barragem de Saucelle.

Ortofoto de Freixo de Espada à Cinta (Congida no canto inferior direito)

Congida

Fotografias da Congida

Chegámos a Congida, sendo recebidos por um amplo parque de estacionamento.

01.

02.

É neste local que também se encontra situado o cais fluvial onde atracam os barcos da Sociedade “Congida- La Barca” que efectuam os percursos turísticos ao longo do rio Douro. As viagens partem da Congida ou La Barca, onde o rio Douro se converte num grande lago de águas tranquilas, banhando de início grandes extensões de olival, pomares de laranjas e amendoais plantados num largo vale, passando pouco a pouco e à medida que vamos subindo o rio a declives muito apertados.

Mais adiante iremos fazer uma viagem! :)

03.

Na Congida localiza-se também o complexo "Moradias do Douro Internacional", um empreendimento de características únicas na área do turismo rural de qualidade.
As moradias estão perfeitamente integradas no terreno como se de socalcos se tratassem, fazendo mesmo lembrar as vinhas do Douro.

04.

05.

Feitas as apresentações, vamos lá fazer um pequeno passeio pelo parque.

06.

07.

08.

09.

O rio está sempre presente.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

Vai um passeio de barco?
A viagem demora cerca de 3 horas, com saída de Congida e percurso para Norte, ao longo do Parque Natural Douro Internacional.

Vamos lá! :)

20.

21.

22.

Por ali andavam 2 aviões portugueses auxiliando os bombeiros espanhois no combate a um incêncio que devastava uma mancha verde o nosso país vizinho.

23.

24.

25.

Lá ao fundo, a aldeia de Mazouco ergue-se na encosta, vigiando as calmas águas do Douro.

26.

27.

28.

29.

30.

31.

32.

33.

34.

35.

36.

37.

E são horas de regressar.
A bela Congida esperava pacientemente por nós.

38.

39.

Lá está ela!

40.

41.

42.

É também possível passear a pé pela margem do rio. Existe um percurso de cerca de 2 km para Sul de Congida.
Faz bem à saúde e as paisagens são... :drool:
Preparados?
Bora lá! :D

43.

44.

45.

46.

47.

48.

49.

50.

E porque o Rio Douro é a razão da existência desta maravilha da natureza, não podía-mos deixar a Congida sem antes registar umas imagens deste fantástico rio.

51.

52.

A piscina flutuante... Que saudades dos mergulhos à meia noite naquelas águas tépidas!

53.

54.

55.

Fantástico aquele bar com a esplanada suspensa no rio.

56.

57.

58.

59.

60.

E para terminar, umas imagens inesquecíveis...
Para mais tarde recordar! :)

61.

62.

63.

64.

65.

Espero que esta viagem ao paraíso tenha servido, no mínimo para vos deixar relaxados e de bem com a vida.

No próximo passeio vamos subir a mais de 700 metros de altitude, ao cimo do Penedo Durão.
Até breve!

:)

·
Αλέξανδρ&#
52,597 Posts
mto boa além de que beneficia de uma paisagistica de cortar a respiração :drool: ahhhhhhhhhhh foste ao penedo :banana:

·
Home, sweet home
10,754 Posts
Discussion Starter #3
mto boa além de que beneficia de uma paisagistica de cortar a respiração :drool: ahhhhhhhhhhh foste ao penedo :banana:
Sim, é excelente.
É uma das 2 praias fluviais do Norte que possui bandeira azul.

·
Home, sweet home
10,754 Posts
Discussion Starter #4
Fui ao penedo e fiquei... :drool:

Já tinha posto umas fotos do Penedo Durão no thread de Freixo de Espada à Cinta. Não viste?
Mas vou criar um thread excusivamente dedicado ao miradouro.
É já a seguir! :)

·
Αλέξανδρ&#
52,597 Posts
sim vi, era ao longe que se via o penedo, julguei que não tivesses ido lá :yes::eek:kay:

·
Home, sweet home
10,754 Posts
Discussion Starter #6
sim vi, era ao longe que se via o penedo, julguei que não tivesses ido lá :yes::eek:kay:
Pus mesmo umas fotos tiradas do miradouro. Não deves ter reparado... :D

·
Αλέξανδρ&#
52,597 Posts
pois está :nuts: é que ás veses a malta pensa que abriu tudo e ainda falta, tal é a lentidão :|

·
Home, sweet home
10,754 Posts
Discussion Starter #9
pois está :nuts: é que ás veses a malta pensa que abriu tudo e ainda falta, tal é a lentidão :|
Eu até ponho umas fotos menores para não custar tanto a abrir. Mas como são muitas, é provável que demore.

·
Αλέξανδρ&#
52,597 Posts
mas até respondi na caixa de texto, quando esta a encher normalmente nem se consegue escrever nada, a tela anda que nem uma maluca, cheira-me que o SSC deve andar com o servidor pelas costuras :yes:

·
Home, sweet home
10,754 Posts
Discussion Starter #11
mas até respondi na caixa de texto, quando esta a encher normalmente nem se consegue escrever nada, a tela anda que nem uma maluca, cheira-me que o SSC deve andar com o servidor pelas costuras :yes:
Será?!
Ui, espero que não se lembre de pifar... :nuts:

·
Home, sweet home
10,754 Posts
Discussion Starter #15
Meu deus que fantástico local... como é possível que as pessoas só apostem no litoral... :bash: paraíso na terra.

Excelentes fotos Miguel... local muito em escolhido :yes:
Obrigado, Barra.

Eu acho bem mais interessante estas praias fluviais do interior do que as praias marítimas.

1º - A água é muitíssimo mais quente
2º - Tem menos gente
3º - As paisagens são lindas
4º - Não tem areia que se cola ao corpo

Só vejo vantagens! :yes:
Eu fiquei fã da Congida!

·
Home, sweet home
10,754 Posts
Discussion Starter #17
A paisagem é lindíssima mas o meu género é mais praias a sério, com areia e mar...
Na verdade, poucos portugueses se renderam ao encanto das praias fluviais.

·
Moderator
152,842 Posts
Miguel isso da água não é bem verdade... só se for no norte. A água costuma por vezes ser mais quente em represas, mas não em rios mais pequenos (o Douro é grandito :D )

De qualquer forma não gosto nada de areia :lol: gosto muito das praias do interior.

Aconselho-te qualquer barragem do alentejo e vivamente a barragem de castelo bode... (queria ir fazer uma reportagem fotográfica mas não tenho tempo)

·
Home, sweet home
10,754 Posts
Discussion Starter #19
Miguel isso da água não é bem verdade... só se for no norte. A água costuma por vezes ser mais quente em represas, mas não em rios mais pequenos (o Douro é grandito :D )

De qualquer forma não gosto nada de areia :lol: gosto muito das praias do interior.

Aconselho-te qualquer barragem do alentejo e vivamente a barragem de castelo bode... (queria ir fazer uma reportagem fotográfica mas não tenho tempo)
Eu estive 2 semanas em Monte Gordo antes de ter estado na Congida. Monte Gordo tem a água mais quente de Portugal e este ano estava excepcionalmente quente. Contudo, garanto-te que a água na Congida estava ainda mais quente do que em Monte Gordo.

·
Registered
875 Posts
Também já andei por Freixo de Espada à Cinta, e também já conhecia o Penedo Durão.
Esse local infelizmente escapou-me.
A paisagem é espectacular. Obrigado por partilhares as fotos.

1 - 20 of 117 Posts