SkyscraperCity banner
1 - 20 of 30 Posts

·
Aes não é Eletropaulo
4,330 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Bom Galera, em minhas andanças pelo Nordeste no mês passado, pude conferir em detalhes umas das cidades mais antigas do País, fundada em 1º de janeiro de 1590

São Cristovão já foi capital de Sergipe até 1855, quando foi transferida para Aracajú. Ela é tombada pelo IPHAN e a praça São Francisco é o mais novo Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Segue as fotos...ahh foristas de Aracajú me ajudem nas legendas:lol::lol:

01

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

02

03

04

Igreja e Convento de Santa Cruz (ou Convento de São Francisco)

05

06

07

08

Museu de Arte Sacra

09

10

11

Ruazinhas da cidade histórica

12

Santa Casa da Misericórdia

13

14

15

16

17

18

19

20

Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória

21

Pracinha e Coreto

22

23

Casarão descuidado...:bash:

24

25

Prefeitura

26

27

Vista para a cidade baixa

28

29

30

31

Igreja matriz

32

Olha o Galo ai!

33

34

35

Ordem Terceira do Carmo

36

37

38

Convento e Ordem Terceira do Carmo

39

40

Na esquerda, a Igreja Nossa Senhora do Amparo

41

Bom, é isso!
Abraço a todos :)

·
Guinness Book
5,598 Posts
São Cristovão tem um patrimônio histórico riquíssimo, mas alguns prédios poderiam ser melhor conservados.

Não sabia que era a quarta cidade mais antiga do Brasil... interessante. :)

Muito boas fotos, Overmundo, parabéns pelo thread!!

·
Registered
1,291 Posts
Belo registro dessa cidade histórica. Muito legal cidades assim.
Porém não creio que essa seja a 4ª cidade mais antiga do Brasil. Só para dados três cidades daqui do ES são mais antigas que esta e eu nem sei em que posição elas estão.
Vila Velha - 475 anos
Vitória - 459 anos
Serra - 453 anos

Isso por que tem ainda Salvador com 461 anos, o Rio com 445 anos e outras mais que nem me recordo de cabeça.

·
Moderator
33,710 Posts
São Cristovão é belíssima, o título da Unesco foi mais que merecido. Valeu por compartilhar, Overmundo, ótimo thread. :applause::applause::applause:

·
Paris, France.
15,998 Posts
Porém não creio que essa seja a 4ª cidade mais antiga do Brasil. Só para dados três cidades daqui do ES são mais antigas que esta e eu nem sei em que posição elas estão.
Vila Velha - 475 anos
Vitória - 459 anos
Serra - 453 anos

Isso por que tem ainda Salvador com 461 anos, o Rio com 445 anos e outras mais que nem me recordo de cabeça.
Realmente, deve haver outros núcleos urbanos mais antigos que São Cristóvão.

O fato de a cidade ser considerada a 4ª mais antiga deve ser justamente porque esses núcleos urbanos mais antigos demoraram mais tempo para serem elevados à categoria de cidade. Apesar de terem surgido antes, podem ter passado mais tempo como vilas, por exemplo.

PS: Gostei das fotos!!!! :eek:kay:

·
:)
18,427 Posts
Cezar, que bela surpresa ver esse thread de São Cristóvão! A cidade, mais precisamente o centro histórico, é um dos meus lugares favoritos no estado. Por mais que muito tenha sido descacterizado e algumas construções não estejam em bom estado de conservação, o conjunto é bem interessante, e o da praça de São Francisco então, nem se fala. :)

Vou colocar o nome de algumas coisas:

01, 02, 03 - Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
08 - Museu de Arte Sacra
12 - Santa Casa da Misericórdia
20 - Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória
25, 26 - Prefeitura
27 - Vista para a cidade baixa
31, 32 - Igreja matriz
35 - Ordem Terceira do Carmo
38 - Convento e Ordem Terceira do Carmo
40 - Na esquerda, a Igreja Nossa Senhora do Amparo

Bom, acho que é só.

Parabéns! :eek:kay:

·
18,427 Posts
Acho que entendi a confusão. Realmente na Wikipédia esta escrito isso de 4ª cidade mais antiga do país, porém sem fontes. Esse dado não procede.
O que tem no Wikipedia é a mesma informação que consta em publicações e que é de conhecimento de todos aqui no estado. :)

O fato de a cidade ser considerada a 4ª mais antiga deve ser justamente porque esses núcleos urbanos mais antigos demoraram mais tempo para serem elevados à categoria de cidade. Apesar de terem surgido antes, podem ter passado mais tempo como vilas, por exemplo.

Exatamente. São Cristóvão foi a 4ª a ser elevada a categoria de cidade.

·
chocolate better than sex
7,383 Posts
Tá ficando profissional de verdade, as fotos ficaram lindas, a cidade ajuda, é super charmoso e lembra as cidades mineiras históricas sob alguns ângulos. Parabéns, Toddy!

·
Longe demais das Capitais
10,285 Posts
Bah, mas que cara viajado é o Toddy !!! :cheers:

Parabéns pelo trédi, as fotos ficaram ótimas ! :applause:

E é um patrimônio belíssimo !

Deve ser muito legal estar lá pessoalmente nesses lugares !

·
Aes não é Eletropaulo
4,330 Posts
Discussion Starter · #15 ·
São Cristovão tem um patrimônio histórico riquíssimo, mas alguns prédios poderiam ser melhor conservados.

Não sabia que era a quarta cidade mais antiga do Brasil... interessante. :)

Muito boas fotos, Overmundo, parabéns pelo thread!!
Valeu Hall!

São Cristovão é belíssima, o título da Unesco foi mais que merecido. Valeu por compartilhar, Overmundo, ótimo thread. :applause::applause::applause:
Obrigado Santista!

Belo thread. Eu adoro o estilo das igrejas coloniais do litoral brasileiro assim como de seus mosteiros.
São belíssimos msm!! Valeu por comentar!

^^Muito bom o thread!
É interessante como vários lugares podem se parecer tanto né?
Parece com o pelourinho em SSA!
Eu adoro o clima das cidades do interior do nordeste...
Ahh sim, a arquitetura acaba ficando um pouco similar, mas tem suas caracteristicas próprias!

Valeu Abrandão!

Cezar, que bela surpresa ver esse thread de São Cristóvão! A cidade, mais precisamente o centro histórico, é um dos meus lugares favoritos no estado. Por mais que muito tenha sido descacterizado e algumas construções não estejam em bom estado de conservação, o conjunto é bem interessante, e o da praça de São Francisco então, nem se fala. :)

Vou colocar o nome de algumas coisas:

01, 02, 03 - Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
08 - Museu de Arte Sacra
12 - Santa Casa da Misericórdia
20 - Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória
25, 26 - Prefeitura
27 - Vista para a cidade baixa
31, 32 - Igreja matriz
35 - Ordem Terceira do Carmo
38 - Convento e Ordem Terceira do Carmo
40 - Na esquerda, a Igreja Nossa Senhora do Amparo

Bom, acho que é só.

Parabéns! :eek:kay:
Valeu Tito..irei colocar as legendas!!!

Tá ficando profissional de verdade, as fotos ficaram lindas, a cidade ajuda, é super charmoso e lembra as cidades mineiras históricas sob alguns ângulos. Parabéns, Toddy!
Valeu Poti!

Bah, mas que cara viajado é o Toddy !!! :cheers:

Parabéns pelo trédi, as fotos ficaram ótimas ! :applause:

E é um patrimônio belíssimo !

Deve ser muito legal estar lá pessoalmente nesses lugares !
Ahh sim Ricardo..é muito legal conhecer lugares assim!

Hum, agora entendi. Faz sentido mesmo. Nas outras publicações encontrei como municipíos mais antigos do Brasil. Partindo-se desse principio tem validade a informação.
Obrigado pelo esclarecimento.

·
ego sum ​​ATHEUS
7,700 Posts
Vila Velha - 475 anos
Vitória - 459 anos
Serra - 453 anos

^^
Essas citadas por voçê nasceram como paróquias ou vilas, demoraram bastante para se emanciparem como cidades. As quatro mais antigas do Brasil, já nasceram como cidades, jamais foram vilas, em ordem decrescente; 1a Salvador, 2a Rio de Janeiro, 3a João Pessoa, 4a São Cristovão. Foram criadas por decreto real, era do interesse da coroa portuguesa fundar essas cidades por motivos variados(estratégicos,administrativo,etc).

A propósito, lindas as fotos de S.Cristovão, que belo patrimônio histórico tem a cidade.

·
18,427 Posts
^^ Exatamente. No caso de São Cristóvão, pelo que sei, a cidade foi fundada por motivos estratégicos. A localização escolhida levou em consideração a proximidade com Salvador e vilas de Alagoas e Pernambuco. Outro ponto interessante é que diferentemente das outras primeiras três cidades fundadas no Brasil, S.C. não fica no litoral, mas sim às margens de dois rios, ficando assim um tanto escondida para dificultar o acesso de invasores.

·
Registered
760 Posts
^^
Essas citadas por voçê nasceram como paróquias ou vilas, demoraram bastante para se emanciparem como cidades. As quatro mais antigas do Brasil, já nasceram como cidades, jamais foram vilas, em ordem decrescente; 1a Salvador, 2a Rio de Janeiro, 3a João Pessoa, 4a São Cristovão. Foram criadas por decreto real, era do interesse da coroa portuguesa fundar essas cidades por motivos variados(estratégicos,administrativo,etc).

A propósito, lindas as fotos de S.Cristovão, que belo patrimônio histórico tem a cidade.
A cidade mais velha do Brasil é São Vicente/SP fundada em 22 de janeiro de 1532, portanto com 472 anos, mas alguns dizem que é Cananéia/SP. E como é que o Rio é a segunda colocada se S.Paulo tem 456 anos em 2010?

1. Cananéia (SP) - 1531

2. São Vicente (SP) - 1532

3. Espírito Santo (ES)/Igaraçu (PE)/Olinda (PE) (foto) - 1535

4. Pereira (Bahia, futura Vila Velha)/Nazaré (Maranhão)/Santos (SP) - 1536

5. Iguape (SP) -1537

6. Vila da Rainha (próxima ao rio Itabapuana, RJ) - 1538-39

7. Vitória (Ilha de Santo Antônio, ES) - 1540

8. Salvador (BA, 1a capital do Brasil)/Itanhaém (SP) - 1549

9. Santo André da Borda do Campo (SP) - 1553

10. São Paulo (SP) - 1554

·
Robert
507 Posts
A cidade mais velha do Brasil é São Vicente/SP fundada em 22 de janeiro de 1532, portanto com 472 anos, mas alguns dizem que é Cananéia/SP. E como é que o Rio é a segunda colocada se S.Paulo tem 456 anos em 2010?

1. Cananéia (SP) - 1531

2. São Vicente (SP) - 1532

3. Espírito Santo (ES)/Igaraçu (PE)/Olinda (PE) (foto) - 1535

4. Pereira (Bahia, futura Vila Velha)/Nazaré (Maranhão)/Santos (SP) - 1536

5. Iguape (SP) -1537

6. Vila da Rainha (próxima ao rio Itabapuana, RJ) - 1538-39

7. Vitória (Ilha de Santo Antônio, ES) - 1540

8. Salvador (BA, 1a capital do Brasil)/Itanhaém (SP) - 1549

9. Santo André da Borda do Campo (SP) - 1553

10. São Paulo (SP) - 1554
É incrível a insistência da maioria do povo do nordeste em não querer reconhecer São Vicente como a cidade mais antiga do País, fato que já foi confirmado pelos maiores historiadores, um bem importante inclusive, em uma matéria do Jornal Hoje da Globo. Uma pena que não acho mais esse vídeo. Ele diz no vídeo que em todas essas cidades que se " intitulam" como a mais antiga do Brasil,os portugueses fizeram apenas breves visitas e realizaram pequenas benfeitorias, mas que o Brasil nasceu de FATO em São Vicente com a instalação da PRIMEIRA CÂMARA DE VEREADORES DO BRASIL E TAMBÉM DAS AMÉRICAS. As primeiras eleições ocorreram em São Vicente. Além da Câmara, a economia do País também nasceu em São Vicente, com a instalação do primeiro engenho de cana de açúcar do Brasil, fora outros diversos fatos históricos do pioneirismo de São Vicente , que se eu fosse postar aqui daria um livro. Só nessa simples questão do fato da instalação da primeira Câmara de vereadores do Brasil e das Américas ser instalada em São Vicente, já a torna INDISCUTIVELMENTE a primeira cidade do Brasil, pois nada mais lógico: Primeira Câmara de Veradores, logo Primeira cidade do Brasil. Além de tudo isso, o povo do nordeste que gosta de desmerecer a história de São Vicente esquece ou finge esquecer o fato de que os portugueses usavam o termo "vila" para designar cidades . E para finalizar, enquanto muitas ficam discutindo quem é a segunda, terceira ou quarta e enquanto muitos nordestinos ficam achando que Salvador ou outra cidade da Bahia é a primeira cidade do Brasil, São Vicente é , e continua sendo a única cidade OFICIALMENTE reconhecida pelo Governo Federal como a primeira cidade do Brasil, tendo recebido os títulos de Céllula Matter da Nacionalidade e Cidade Monumento da História Pátria pela Lei Federal no 4603 de 23 de março de 1965

Olhem só esse vídeo do Marcelo Tas, no quadro Tas na Zona Eleitoral. Se Salvador é a primeira cidade, então por que o Tas veio até São Vicente para contar a história de como tudo começou em relação às eleições municipais ? Simples, porque quando Salvador foi fundada, ela não tinha nenhuma câmara de vereadores, mas São Vicente já tinha em 1532 instalada por Martim Afonso. E ainda tem gente que insiste em discutir o indiscutível.

Tas na Zona Eleitoral: Para que serve um vereador?

http://mais.uol.com.br/view/xay88ge...ue-serve-um-vereador-04023762C0C10326?types=A

1 - 20 of 30 Posts