Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 29 Posts

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Há muito tempo que gostaria de fazer este thread. :)
Consegui reunir informações e fotos desta cidade histórica, que possui um dos maiores Patrimônios Culturais do Ceará. :)

Os sobrados, as igrejas e muitos de seus prédios (ao todo são mais de 2.500) construídos no século XVIII, quando Aracati viveu sua prosperidade econômica e social, são oficialmente um patrimônio a ser a preservado pelo poder público e pela população. Os seus prédios, muitos deles de 2 ou 3 pavimentos, são decorados de azulejos portugueses caros e emprestam-lhe o cunho todo característico das velhas cidades da época do Brasil-Colônia.
Em abril de 2000 a cidade foi tombada pelo Iphan como Patrimônio Histórico Nacional, em reconhecimento à importância de seu conjunto arquitetônico para a memória do país.
A área tombada inclui trechos das ruas Coronel Alexandrino e Coronel Pompeu e algumas construções próximas, como as igrejas N. Senhora Rosário dos Pretos e o Mercado Central. Entre os destaque do conjunto estão a Casa de Câmara e Cadeia (construída de 1779 a 1786, funcionou como Paço Municipal e Cadeia Pública), a igreja Matriz (finalizada já no século XIX, em estilo barroco, que abriga imagens de época) e o Museu Jaguaribano (antiga casa do Barão de Aracati).

História

Fundação: 11 de abril de 1747
população: 66.000
Distância de Fortaleza: 159 km

Aracati é uma palavra de origem na língua Tupi, falada por alguns índios brasileiros antes da chegada dos portugueses. Como toda a sua cultura, muito rica e diversificada, o seu nome tem várias versões, podemos citar algumas: Segundo Barba Alardo, o nome Aracati, de origem Tupi, é compreendido como "Pedra Branca comprida para o alto", vista "alguns quilômetros rio acima no lugar da passagem das pedras". Já, Eusébio de Souza baseando-se em Teodoro Sampaio, afirma que Aracatu significa "vento ou rajada forte ou aragem forte ou vento que cheira".

Raimundo Girão, conceituado historiador cearense identifica Aracati como sendo “monção ou brisa que sopra nas tardes de verão, saindo do mar e entrando no sertão refrescando-os”.

Fotos

Igreja Matriz de N.Sra. do Rosário, estilo barroco, construída em 1785

Museu

Praça da Independência

Azulejos portugueses

Câmara Municipal

Foto antiga, rara

Praia de Canoa Quebrada, em Aracati (CE)

Vista aérea do Porto Canoa Resort, complexo turístico :)

Espero que tenham gostado :eek:kay:
abs

·
Na Suíça Sertaneja
23,342 Posts
Nossa! Quer dizer q além possuir esse patrimônio histórico todo, Aracati tem a Praia da Canoa Quebrada, uma das praias mais conhecidas do Ceará? Não é a toa q o turismo cearense tá crescendo tanto...

·
cives totius mundi
5,002 Posts
Linda cidade Fortal ! Meu Deus, como existem lugares espetaculares tão mal divulgados! jamais imaginaria a existência deste lugar !!!
Parabéns pelas fotos e pelo thread inédito !

·
Registered
meow
10,295 Posts
Se não fosse pelas construções revestidas em azulejo, eu diria que essa cidade é uma extensão de Pelotas no nordeste ahha. Muito interessante, valeu!

·
4° Marquês de Caravelas
663 Posts
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário lembra a de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá, aqui no Paraná, mas a de Aracati está melhor conservada.
Gostei de ver !

·
Ééééééguuuuaaaa
6,072 Posts
Canoa Quebrada pertence a Aracati?? Eu achava q era uma cidade.

Ano passado aconteceu algum coisa em Aracati (congresso de leitura ou do livro) que passava diariamente comerciais por aqui mostrando a cidade.

A cidade é linda mesmo ... e esse Resort! parece um Oásis no meio do um deserto rodeado de água ahuahauahau

·
Registered
3,673 Posts
Belas fotos!
Mais um lindo local bem desconhecido.
Uma pena que deu pra ver que tem bastante coisa desfigurada, a maioria com janelas trocadas (tipo isso:

Detesto quando fazem isso =/

·
.
8,813 Posts
schmidt said:
Se não fosse pelas construções revestidas em azulejo, eu diria que essa cidade é uma extensão de Pelotas no nordeste ahha. Muito interessante, valeu!
Sinceramente, eu acho que não tem nada a ver.

Aracati lembra UM POUCO Jaguarão, não tanto pela arquitetura, mas mais pelo estilo das ruas, com esse canteiro arborizado e o uso de paralelepípedo.

Só a título de curiosidade, Pelotas tem uma ligação com Aracati: "A ligação entre Pelotas e Aracati é justificada pela passagem do charqueador português José Pinto Martins nas terras de Aracati, onde residiu e operou importante charqueada, antes de se instalar em Pelotas como pioneiro na cultura do charque, responsável pelo desenvolvimento econômico desta região no século 19".

Bom, mas eu nem sabia, mas conheço Aracati, hehe... Quando fui pra Fortaleza fui também pra praia de Canoa Quebrada! É linda!

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
Discussion Starter · #11 ·
obrigado a todos! Realmente Farrapo, a ligação que existe entre Pelotas e Aracati.
quando estava pesquisando na Net encontrei várias notícias à respeito.

CURIOSIDADES

- Aracati e Pelotas: fonte de inspiração
- Do Ceará ao Rio Grande do Sul temos uma longa travessia desenhada por José Pinto Martins, no século XIX, que transportou as charqueadas cearenses de Aracati para a atual Pelotas, estabelecendo assim a ligação entre as duas cidades. Essa travessia gerou um acordo de geminação entre os dois municípios, assinado pelos seus prefeitos em 2005. Nesses termos, Pelotas é a cidade convidada para a Festa do Livro e da Leitura de Aracati, no sentido de celebrar esse encontro histórico e cultural entre os dois Estados do nordeste e do sul do Brasil.
- Iracema – 140 anos - Iracema reproduz, a cada edição, imagens que fazemos de nós mesmos, e daquilo que nos formou. Está naqueles momentos da nossa vida que de tão incorporados já nem percebemos: no ônibus, nos nomes das pessoas, no bairro. E, se assim está, é porque marca nossa identidade, participa na definição de nossa cearensidade.

·
Registered
4,755 Posts
Como os índios eram inteligentes: para falar isso: “monção ou brisa que sopra nas tardes de verão, saindo do mar e entrando no sertão refrescando-os” , eles só falavam : ARACATI !!!!!!!!
gostei muito das fotos!

·
Internauta viajante
787 Posts
Fortal said:
Praia de Canoa Quebrada, em Aracati (CE)

Vista aérea do Porto Canoa Resort, complexo turístico :)

Espero que tenham gostado :eek:kay:
abs
Sensacional, cara! Indo pra Canoa Quebrada, passei por Aracati em todas as vezes. É uma cidade bem antiga realmente. Não sei agora, mas anos atrás parecia mal conservada. Também não sabia que era tombada. A vista do mar de Canoa Quebrada de cima das falésias é surpreendente. Os restaurantes/bares de lá são muito bons. Lembro de um em especial que é o Bar do Reggae onde rola muita caipirinha com música jamaicana de fundo.

Esse Porto Canoa Resort é bem família. É legal, mas, como não gosto de parque, preferi ficar mais tempo em Canoa. Se não me engano, fica um pouco antes de C. Quebrada. Lá tem piscina, tobogãs, bar, restaurante, loja etc.

·
Registered
4,657 Posts
Arpels said:
é, numca penssei que tivesse tanto edificio com azulejo no Brasil :yes: bonito acervo patrimonial!!
Isso PQ acredito que ainda não viste o centro histórico de São Luís!!!!
Irias ficar deslumbrado!!!
Em Belém tem muitos prédios assim tbm, tenho uma amiga que fez um trabalho academico sobre a composição dos azulejos portugueses em Belém, mas acho que não vai te interessar, acho que não vais entender, eu mesmo demorei a entender!!:D

Muito Legal a cidade!!!
Em nada ela se descaracteriza Fortal, até mesmo as ruas são em paralelepipedo, ainda bem que não tiraram e colocaram aqueles bloquetes que em muitos locais no Brasil fazem!!
Tbm não sabia que Canoa Quebrada era aí em Aracatí!
Parabéns!!!
fuizzz

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
Isso não existe!!!! :eek2:

·
Internauta viajante
787 Posts
CH_Mineral said:
Existe sim!!!
Fica em Aracati (CE) a aprox. 150km de Fortaleza!!!
:nocrook:
2 horas de ônibus!

1 - 20 of 29 Posts