SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 61 Posts

·
Progredir sem cessar
Joined
·
5,097 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)

Olá pessoal!

Os convido a fazerem um passeio pela cidade de São Paulo de uma maneira diferente: com a visão de um motorista!
Serão mostradas ruas e avenidas da cidade filmadas dentro do carro numa visão próxima do real, sem a montagem e edição de uma fotografia.
Aproveitem para viver São Paulo e se sentirem dentro desta cidade magnífica.

notas:
- As avenidas e ruas da cidade, por questões óbvias, não serão mostradas em sua totalidade: por amor ao tempo e também pela dificuldade em filmar, dirigir e trocar de marcha concomitantemente sem bater o carro;
- Os mapas do Google Earth colocados abaixo servem pra ilustrar o trecho filmado, não sendo, em alguns casos, a extensão real da rua e/ou avenida;
- O trecho filmado encontra-se com a cor lilás;
- Não estou seguindo uma ordem para as filmagens: como poderão perceber, a maioria delas se encontra na zona sul por ser o local onde moro;
- Para facilitar, as avenidas e ruas estarão em ordem alfabética;
- Este thread será atualizado sempre que for possível, com a inserção de novos vídeos neste primeiro post;
- O aúdio corresponde ao som do meu carro...quem não gostar, pode abaixar o volume e colocar música de sua preferência! rsrs
- Todos os vídeos podem ser visualizados no modo High Quality;
- As fotos que aparecem neste thread foram retiradas do próprio vídeo.

Apertem os cintos! Ainda mais porque sou péssimo motorista...(brincadeira!)


.

............................................................

Vídeos disponíveis e atualizações

Avenida 23 de Maio................................atualizado em 10/06/2009
Túnel Ayrton Senna................................atualizado em 28/06/2009
Avenida dos Bandeirantes........................atualizado em 10/06/2009
Avenida Eng. Luis Carlos Berrini.................atualizado em 09/08/2009
Rua da Consolação.................................atualizado em 10/06/2009
Estação Autódromo...................NEW!!!...atualizado em 18/09/2009
Avenida Brigadeiro Faria Lima....................atualizado em 10/06/2009
Rua Funchal..........................................atualizado em 09/08/2009
Avenida Ibirapuera e Vereador José Diniz.....atualizado em 10/06/2009
Avenida Interlagos..................................atualizado em 12/06/2009
Avenida José Carlos Pace...........NEW!!!...atualizado em 18/09/2009
Avenida Pres. Juscelino Kubitschek............atualizado em 28/06/2009
Avenida Brigadeiro Luis Antonio.................atualizado em 10/06/2009
Marginal Pinheiros...................................atualizado em 10/06/2009
Avenida Nossa Sra. do Sabará.....NEW!!!...atualizado em 18/09/2009
Avenida Nove de Julho............................atualizado em 28/06/2009
Rua Olimpíadas......................................atualizado em 09/08/2009
Avenida Rebouças..................................atualizado em 10/06/2009
Avenida do Rio Bonito.............................atualizado em 10/06/2009
Avenida Robert Kennedy.............NEW!!!...atualizado em 18/09/2009
Avenida Jornalista Roberto Marinho...........atualizado em 10/06/2009
Avenida Santo Amaro..............................atualizado em 10/06/2009
Ponte do Socorro......................NEW!!!...atualizado em 18/09/2009
Avenida Washington Luis.........................atualizado em 12/06/2009


............................................................​

.


AVENIDA 23 DE MAIO
A Avenida 23 de Maio, que consiste numa via expressa em sua totalidade, isto é, não sendo o endereço de nenhum estabelecimento residencial ou comercial, é uma das mais movimentadas avenidas do município de São Paulo que age como o principal corredor de ligação dos bairros da subprefeitura da Vila Mariana à região central da cidade.

O nome relembra o dia em que quatro estudantes, dois da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e dois da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (MMDC), foram vítimas marcantes da Revolução Constitucionalista de 1932 e tombaram num conflito.








TÚNEL AYRTON SENNA – centro/bairro
Com quase 2 km de extensão, o túnel Ayrton Senna é uma importante via que liga a avenida 23 de Maio com a Avenida Antonio Joaquim de Moura Andrade, através de passagem sob o Parque do Ibirapuera.
A obra feita em 1995, na gestão de Paulo Maluf, foi superfaturada com desvio de dinheiro público para a Suiça.
Recentemente a Prefeitura de São Paulo anunciou uma nova ramificação para este túnel, agora ligando o bairro do Itaim à avenida 23 de Maio no sentido centro (a ramificação atual liga com a 23 de Maio sentido bairro).








veja no vídeo: Passando sob o lago do Parque do Ibirapuera e Complexo Viário Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo



AVENIDA DOS BANDEIRANTES
É uma das mais importantes avenidas do município de São Paulo, servindo como principal via de acesso ao Aeroporto de Congonhas, bem como ligação entre a Marginal Pinheiros e as rodovias Anchieta e Imigrantes. A avenida tem grande trânsito de caminhões devido ao fluxo de exportação que escoa pelo porto de Santos.

A avenida tem também a função de delimitar a área chamada de centro expandido, marcando o limite sul da região.









AVENIDA ENG. LUIS CARLOS BERRINI e AVENIDA DR. CHUCRI ZAIDAN
A avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini é uma importante via arterial da cidade de São Paulo, que concentra em sua extensão e nas imediações sedes de empresas ligadas ao setor terciário avançado.
A avenida insere-se na região da cidade conhecida como vetor Sudoeste, uma área de expansão econômica que acompanha a trajetória da cidade ao longo do século XX. A construção da avenida ocorreu, porém, apenas na década de 1980 e foi acompanhada de polêmica, tendo sido analisada por alguns estudiosos de planejamento urbano que lhe atribuem um desastre social, visto que a chegada das grandes empresas teria expulsado daquela região a população de baixa renda que ali vivia.







veja no vídeo: Rede Globo, ex-Bank Boston e Ponte Estaiada com CENU.



RUA DA CONSOLAÇÃO
É uma das mais importantes vias da cidade de São Paulo. Ela começa no Centro da cidade, próximo ao Vale do Anhangabaú e termina na Rua Estados Unidos, nos Jardins.

A rua apresenta dois trechos bem distintos, no trecho entre o Vale do Anhangabáu até a Avenida São Luís, é uma rua comum (não duplicada); a partir da da avenida São Luís até a Avenida Paulista é uma via duplicada, que faz parte de um corredor que continua pela Avenida Rebouças onde encontra-se o primeiro cemitério público da cidade, o Cemitério da Consolação e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, no trecho dos Jardins. A partir da Alameda Santos, após a construção do complexo viário, é uma rua comum (não duplicada) com mão única, que desce no sentido da Rua Estados Unidos.










ESTAÇÃO AUTÓDROMO DA CPTM
Neste trajeto vamos passar pela Rua Miguel Yunes, prolongamento da Marginal Pinheiros, a ponte Vitorino Goulart da Silva, complexo viário que melhorou, e muito, o trânsito na região de Interlagos e a rua Plínio Schmidt.
A Estação Autódromo da CPTM foi inaugurada em 17 de outubro de 2007, vésperas do Grande Prêmio de Fórmula 1 daquele ano.








veja no vídeo: Estação Autódromo em vários ângulos, trem chegando na plataforma e vaquinhas na pista!!!




AVENIDA BRIGADEIRO FARIA LIMA
Além de ser uma das mais importantes artérias da cidade de São Paulo, também é um importante centro comercial e financeiro que rivaliza com o Centro, a avenida Paulista e a região das avenidas Luís Carlos Berrini e Nações Unidas.

A avenida Faria Lima teve sua construção iniciada na segunda metade dos anos 1960, com o alargamento do trecho da Rua Iguatemi compreendido entre o Largo da Batata, em Pinheiros e o cruzamento desta com a avenida Cidade Jardim, no Itaim Bibi (atual praça Luís Carlos Paraná), cruzando todo o bairro denominado Jardim Paulistano. As obras foram iniciadas em 1967, na gestão do prefeito José Vicente Faria Lima. Com o falecimento deste, dois anos depois, a nova artéria receberia o seu nome.

Já no início da década de 1970, teve início a construção de inúmeros edifícios comerciais que romperam com a antiga paisagem residencial arborizada do Jardim Paulistano, e que caracterizariam a avenida como uma espécie de "segunda avenida Paulista", dada a semelhança entre seus "skylines".

Na década de 1990, o então prefeito Paulo Maluf promoveu a extensão da avenida em suas duas extremidades: entre o Largo da Batata e a avenida Pedroso de Morais (alargando a antiga Rua Miguel Isasa), e entre as avenidas Cidade Jardim e Hélio Pellegrino (já na Vila Olímpia), alargando pequenas ruas residenciais do Itaim Bibi.









RUA FUNCHAL e adjacências na Vila Olímpia
A Vila Olímpia abriga inúmeros escritórios de multinacionais e de empresas high tech como Unilever, Google, Yahoo!, ApontadorMapLink, Buscapé, Intel, Symantec, Microsoft, entre muitas outras.

A região também tem grande fama por conta da vida noturna do bairro com bares e casas noturnas cuja característica é a música eletrônica, considerada por isso uma das principais áreas de lazer da juventude paulistana.

Outro destaque do bairro é a Villa Daslu, uma megaloja voltada para o público que consome produtos de altíssimo luxo. É o maior empreendimento do gênero na América Latina e um do maiores do mundo.

Também está localizado no bairro o E-Tower, um dos edifícios de maior destaque da capital paulista, sendo o 5º mais alto da cidade e o 12º mais alto do Brasil.








veja no vídeo: e-Tower e WTorre JK.



AVENIDA IBIRAPUERA e AVENIDA VEREADOR JOSÉ DINIZ
Sentido bairro









AVENIDA INTERLAGOS
A avenida Interlagos é uma avenida da cidade de São Paulo que começa na avenida Washington Luís e termina na avenida Professor Papini. Esta avenida, com cerca de 8km de extensão, é trecho do corredor norte-sul e é uma das principais da cidade.







Veja no vídeo: CEU Cidade Dutra, Autódromo de Interlagos e Shopping Interlagos.




AVENIDA JOSÉ CARLOS PACE
Conheça a Avenida José Carlos Pace e a Rua Luis Romero Sanson, vias que ligam o bairro de Interlagos à Avenida Robert Kennedy.
José Carlos Pace ou Carlos Pace, o Moco, (São Paulo, 6 de outubro de 1944 - Mairiporã, 18 de março de 1977) foi um piloto brasileiro de Fórmula 1, vencedor do Grande Prêmio do Brasil de 1975.








veja no vídeo: Bairro de Interlagos.




AVENIDA PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK
A avenida Presidente Juscelino Kubitschek, homenagem ao ex-presidente do Brasil, é uma importante via arterial da cidade de São Paulo, ligando a Marginal Pinheiros ao Itaim Bibi, próximo à confluência das avenidas Santo Amaro, Nove de Julho e Faria Lima. Também um importante centro de diversão noturna da capital paulista, contando com centenas de bares e discotecas.
Atualmente, a via faz parte de um dos mais recentes centros financeiros da cidade, ao lado da Vila Olímpia e dos centros de negócios do Itaim Bibi, abrigando sedes e filiais de grandes empresas nacionais e internacionais em seus grandes e modernos edifícios.







veja no vídeo: WTorre JK e Passarela Marcelo Fromer




AVENIDA BRIGADEIRO LUIS ANTONIO
É uma importante avenida da cidade de São Paulo, que liga o centro da cidade, à região da Paulista e à Zona Centro-Sul da cidade. Entre os principais endereços da Avenida temos o Hospital Pérola Byington, a Associação Paulista de Medicina, o Hospital Brigadeiro e o Hotel Unique.

Seu nome é uma homenagem a um dos maiores proprietários rurais da história do estado de São Paulo, o brigadeiro Luís António de Sousa Queirós.









Marginal Pinheiros
É o nome dado ao conjunto de avenidas que margeiam o Rio Pinheiros na cidade de São Paulo, formando a segunda via expressa mais importante da cidade. Liga a região de Interlagos à região do Cebolão, no acesso à rodovia Castelo Branco. Ela dá acesso às rodovias Imigrantes e Anchieta através da Avenida dos Bandeirantes e, por conta disto, possui em seu trajeto grande fluxo de caminhões que vêm do interior do país, com destino ao Porto de Santos. Em conjunto com a Avenida Francisco Morato, na altura da ponte Eusébio Matoso, a via expressa também dá acesso às rodovias Raposo Tavares e Régis Bittencourt.

Atualmente, a avenida passa por uma forte mudança em seu perfil, com a construção de diversos arranha-céus ao longo da mesma, devido à grande especulação imobiliária, além de projetos de arborização nas margens do Rio Pinheiros, etc.










AVENIDA NOSSA SENHORA DO SABARÁ
É uma importante avenida da zona sul de São Paulo que liga os bairros de Pedreira e Campo Grande ao bairro de Santo Amaro, fazendo um movimentado cruzamento com a Avenida Interlagos.








veja no vídeo: Usina de Piratininga, Cemitério Campo Grande e São Paulo Golf Club.




AVENIDA NOVE DE JULHO
Com mais de 6 km de extensão, a Avenida Nove de Julho constitui elemento de destaque no sistema viário principal da cidade pelo seu papel de eixo radial de ligação entre o centro da cidade a região Sudoeste, passando cerca de 30 metros abaixo da Avenida Paulista.
O nome da avenida remete a uma data relevante na Revolução Constitucionalista de 1932.










veja no vídeo: Indo em direção ao Centro, Túnel Daher Cutait, Passando sob a Paulista, MASP em ângulo inédito! e centro de São Paulo



RUA OLIMPÍADAS
A rua Olimpíadas fica situada no bairro do Itaim Bibi, próxima a grandes avenidas como Brigadeiro Faria Lima e Juscelino Kubitschek. É uma área nobre da cidade que se transforma a cada dia. Local com muitos prédios em construção, hotéis e local do mais novo shopping da cidade, o shopping Vila Olímpia, a ser inaugurado em breve.








veja no vídeo: Obras do Shopping Vila Olímpia.



AVENIDA REBOUÇAS
É uma movimentada via pública do município de São Paulo, responsável pela ligação da avenida Marginal Pinheiros com a avenida Paulista e desta com o centro, por meio da rua da Consolação. A avenida Rebouças caracteriza-se como um dos principais eixos rodoviários e de transporte público da cidade e é classificada como via arterial. Devido à grande importância de centro financeiro e comercial, a avenida apresenta tráfego intenso de veículos durante quase todo o dia.

A avenida foi batizada em homenagem ao engenheiro baiano do século XIX, Antônio Pereira Rebouças Filho, que construiu a estrada de ferro Curitiba-Paranaguá.









AVENIDA DO RIO BONITO
Liga o bairro de Interlagos ao Largo do Socorro. Serve como bolsão de ônibus quando há a F-1 em São Paulo.










ROBERT KENNEDY
A Avenida Robert Kennedy é uma importante via na zona sul da cidade de São Paulo, ligando os bairros do extremo sul ao Largo do Socorro, sendo um dos acessos que dão para a Marginal Pinheiros.
Beirando a represa do Guarapiranga, esta avenida possui em seu entorno muitos restaurantes e casas de show, com uma vida noturna muito agitada.








veja no vídeo: Represa do Guarapiranga.




AVENIDA JORNALISTA ROBERTO MARINHO
Esta importante avenida da cidade de São Paulo inicia-se na Marginal Pinheiros, na vistosa Ponte Octávio Frias de Oliveira, e termina nas proximidades do Congonhas, no distrito do Campo Belo.

O projeto da avenida foi iniciado pelo ex-prefeito Jânio Quadros, que no entanto deixou o cargo antes de iniciar a construção. A obra foi interrompida por Luiza Erundina e retomada por Paulo Maluf em 1993, sendo inaugurada pelo prefeito dois anos depois mas só concluída no governo Pitta

Na sua inauguração no final de 1995, fora concluído apenas 4,5 km, ao custo de R$ 840 milhões, o que a tornou a avenida mais cara do mundo na época. As suspeitas de superfaturamento levaram a questão à CPI do Banestado, sobre evasão de divisas, em 1993.

Inaugurada como Avenida Águas Espraiadas, a avenida teve seu nome alterado em dezembro de 2003 pela prefeita Marta Suplicy. A mudança homenageia o jornalista Roberto Marinho, falecido em agosto do mesmo ano, aos 98 anos de idade.










AVENIDA SANTO AMARO
Constitui uma importante via que delimita bairros da zona sul da capital paulista. Possui corredor de ônibus nas faixas centrais.

Apesar de cortar regiões extremamente valorizadas da cidade, a avenida apresenta em seu traçado uma grande quantidade de imóveis deteriorados e travessas com pouca iluminação, sendo grande elemento de contraste urbano.









PONTE DO SOCORRO (SANTO DIAS DA SILVA)
A ponte do Socorro é uma importante ligação para quem vem dos bairros do Guarapiranga e Interlagos para a região mais central da cidade de São Paulo, pois, além de dar acesso à Marginal Pinheiros, o seu prolongamento, a avenida Vitor Manzini, dá acesso à Avenida Washington Luis, onde fica o aeroporto de Congonhas.








veja no vídeo: Marginal Pinheiros.




AVENIDA WASHINGTON LUÍS
A Avenida Washington Luís, que integra o corredor que liga o centro da cidade à zona sul e ao Aeroporto de Congonhas, foi palco do maior acidente aéreo da história da aviação civil brasileira. No dia 17 de julho de 2007 um Airbus A320 da TAM atravessou a avenida e colidiu com um prédio da TAM do outro lado.
O nome desta avenida é uma homenagem ao presidente do estado de São Paulo e 13º presidente do Brasil, Washington Luís Pereira de Sousa.








veja no vídeo: Aeroporto de Congonhas, local do acidente com o avião da TAM em 2007 e aviões pousando.



Até a próxima atualização!
 

·
Mineiro da Mata
Joined
·
11,736 Posts
Fantástico esse thread, mto bom de verdade essa ideia de juntar fotos e vídeos ajuda bastante a ter uma visão mais realista das avenidas.

Aliás, aquele thread seu da viagem a Santos com o vídeo me inspirou a fazer o mesmo na minha pequena viagem pela minha região do estado...:lol:

Excelente trabalho, parabéns!
 

·
Registered
Joined
·
1,958 Posts
Bem legal...acho que vou "roubar" a sua idéia e fazer um assim de Goiânia.
É uma forma bastante interessante de se mostrar a cidade, sem ficar muito focado nos prédios. Assim dá para se ter uma noção maior da infra-estrutura urbana.
 

·
PRANDA
Joined
·
2,105 Posts
^^
Para quem não conhece ou não tem intimidade com a cidade é perfeito, vai ajudar, muito legal, boa idéia.
 

·
Registered
Joined
·
2,512 Posts
:applause: Parabens!!
Ficou muito bom! Deu pra conhecer bem algumas avenidas de São Paulo, pra quem não conhece a metropole. Vai ter continuidade? :lol:
 

·
Manaus, Amazonas, Brasil
Joined
·
12,927 Posts
Rodrigo, adorei o "passeio" por essas movimentadas vias de São Paulo!
As mais próximas de onde moro são a Rua da Consolação e a internacional Avenida Paulista. Quase sempre estão congestionadas... :)
Eu torço para que um dia o corredor São João/Praça Marechal Deodoro/General Olímpio da Silveira possa também voltar a ser uma bela e imponente avenida, sem aquele horroroso monstro (o "Minhocão).
 
1 - 20 of 61 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top