SkyscraperCity Forum banner

Conheça Tangará da Serra - MT

58225 Views 105 Replies 39 Participants Last post by  jhkautzmann
51
Há tempos eu queria fazer um Thread de Tangará - Cidade de 85.000 habitantes da qual morei por 3 anos. A cidade é extremamente agradável, e o povo simples, receptivo, caloroso e amigável, do jeito que eu gosto, hehe.. Espero que gostem das fotos, e, o MT precisa de mais foristas!

@SDC

História

O Município de Tangará da Serra, no exuberante divisor das águas das bacias Amazônica e do Prata, originou-se em 1959, emergente do antigo povoado surgido pelo loteamento das glebas Santa Fé, Esmeralda e Juntinho, localizadas no município de Barra do Bugres.
Os senhores Júlio Martinez, Dr. Fábio Licere e Joaquim Oléa fundaram a SITA- Sociedade Imobiliária Tupã para a agricultura que, atraídos pela excelente condição de clima e solo fértil, implantaram o loteamento Tangará da Serra.
Antes, porém, o Marechal Cândido Rondon já havia palmilhado a região em 1913, auxiliado pelos índios Parecis e Nhambiquaras, quando implantou o telégrafo, estudou a flora e a fauna presentes, para fornecer subsídios que seriam utilizados no futuro. Rondon abriu a rodovia que sobe os chapadões dos Parecis, cujas marcas ainda estão presentes: a exemplo de sua casa e uma ponte construída sobre o Rio Sepotuba, no interior do Município de Tangará da Serra, ainda preservadas.
Depois chegaram os extrativistas, atraídos pela mata de poaia, planta com propriedades medicinais, que cobria as encostas da Chapada dos Parecis; onde os tributários do Rio Paraguai têm suas nascentes.
Logo após chegaram os madeireiros, devastando a região para ceder lugar aos colonos que derrubaram o cerrado e se iniciaram na agropecuária, atividade ainda tão presente no município: base forte da economia tangaraense.
Inspirados pelo canto macio, cheio, vivo e sonoro do pássaro Tangará ( uma das aves brasileiras mais famosas) foi que os primeiros visitantes da região aliaram o nome do gracioso pássaro à majestosa Serra de Itapirapuã e batizaram a localidade como Tangará da Serra.

Área 11 565,976 km² (BR: 114º)[2]
População 88 076 hab. Censo IBGE/2010[3]
Densidade 7,62 hab./km²
Altitude 423 m
Clima Tropical úmido
Indicadores
IDH 0,783 médio PNUD/2000 [4]
PIB R$ 1 122 938,317 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 14 059,58 IBGE/2008[5]

Fotos:

1- Avenida Brasil, centro de Tga

(forista BR 364)
2 -

(forista BR 364)
3 -

(forista BR 364)
4 -

(forista BR 364)

5 -

5.1 -

@Edson Valter Cavalari

5.2 - Parque das Mansoes

@edson Valter Cavalari

5.3

@Edson Valter Cavalari

5.4 -

5.5 Natal

@Edson Valter Cavalari

6 -

7 -

8 -

9 -

10 -

11 -

12 - Franquias chegando em Tangará!

13 - Grande supermercado na cidade

14 -

15 -

16 - Norte do Paraná? :lol:

17 -

18 -

19 -

20 - Sebrae TGA

21 -

22 - CTG Tangará da Serra

23 - Uma das várias faculdades da city

24 -

25 -

26 - Comércio forte!

27 - Bosque

28 - Lojas Americanas no Shopping da cidade

29 - Shopping, simples porém confortavel. Não encontrei muitas fotos dele

31 - umas das MUITAS belezas naturais

Salto das nuvens
32 -

33 -

Algumas de longe

34 -

35 -

36-

37 -

38 - Salto das nuvens

@cavalar

39 - Cachoeira rio Sepotuba

@pmts

40 - Cachoeira Queima Prata

@PMTS

41 - Salto Perapotunga

@cavalar

42 - Pedreira do Cacique

@PMTS

43 - Outra Universidade

44 -

@cavalar

45 - Bosque

Perfil do Facebook com essas e outras fotos de TGA:/tangaradaserra.mt
Perfil do Panoramio com muitas fotos de TGA usadas no Thread
@Edson Valter Cavalari
Usuario do SCC que postou várias fotos em um Thread: Marcelo Lima
See less See more
  • Like
Reactions: 3
1 - 20 of 106 Posts
Sempre tive vontade de ver Tangará e gostei do que vi.
Só parece ser maior do que eu imaginava e as árvores floridas dão um charme bem especial.
Áh, as cachoeiras são de babar! :cheers:
Acho 10 essas cidadezinhas do MT! Adorei Tangará! Dá pra ver que tem um comércio variado!

Parabéns! :eek:kay:
Nossa, que saudade dessa cidade! sou de Belém-Pa Mas Morei em Tangará durante 2 anos não vou lá des de 2006. Minha mãe mora lá...em Breve se deus quiser vou lá visita. a cidade cresceu Bastante em variedades de Lojas e Franquias.

valeu! :cheers:
Me impressionei com Tangará da Serra, pelas fotos nos passa a sensação de organização, limpeza, crescimento economico e urbanistico planejado. o q mais chama a atenção é o fato da cidade ser uma das poucas no Brasil, em que a faixa de pedestre é respeitada. a cidade está de parabéns! ah parabéns pela iniciativa de mostrar mais essa bela cidade do interior do nosso MT.
Adorei o thread e sua seleção de fotos, parabéns!

Sempre tive simpatia por Tangará da Serra, mas nunca tive a oportunidade de conhecê-la. A cidade tem uma natureza incrível e belas cachoeiras, além de ser prospera e organizada.

Pelas fotos, gostei da cachoeira Salto das Nuvens, da pedreira do Cacique e da arborização da cidade, principalmente das árvores floridas do centro.

:)
Há muito que eu já ouvia falar sobre Tangará da Serra e seu crescimento vertiginoso nas últimas décadas.
A cidade tem um urbanismo muito bom, e as construções modernas mostradas retratam a prosperidade que o agronegócio trouxe ao MT em geral.

As fotos estão bem selecionadas, valeu pelo thread.
A sempre bem aprazível Tangará!
Excelente local para passear e curtir a natureza do seu entorno.

Linda Tangará da Serra do nosso rico Mato Grosso.

Valeu pelo thread!!!
Ja ouvi falar bastante dessa cidade. Ela nao fica exatamente na 364 (traçado original, pavimentada recentemente), ou sim?
Posso falar? Sou + Tangará do que Sinop :)

---

Essa Unitas não existe mais, virou mais uma unidade da Unic (Universidade de Cuiabá), que também comprou a finada Unicen.
Ja ouvi falar bastante dessa cidade. Ela nao fica exatamente na 364 (traçado original, pavimentada recentemente), ou sim?
A BR-364 não passa perto do perímetro urbano não. Somente acima da Serra do Parecis (quando cruza com a MT-358, rodovia que dá acesso a cidade), mas não sei dizer se lá fica no território de Tangará ou de Campo Novo do Parecis.
Sempre tive vontade de ver Tangará e gostei do que vi.
Só parece ser maior do que eu imaginava e as árvores floridas dão um charme bem especial.
Áh, as cachoeiras são de babar! :cheers:
Tangará é linda mesmo! Obrigado por participar! :)

Linda Tangará!

Parabéns pelas fotos!

Acho 10 essas cidadezinhas do MT! Adorei Tangará! Dá pra ver que tem um comércio variado!

Parabéns! :eek:kay:
O comércio é um dos pontos mais fortes da cidade, forte pra caramba! Abração.

Nossa, que saudade dessa cidade! sou de Belém-Pa Mas Morei em Tangará durante 2 anos não vou lá des de 2006. Minha mãe mora lá...em Breve se deus quiser vou lá visita. a cidade cresceu Bastante em variedades de Lojas e Franquias.

valeu! :cheers:
E tem potencial para crescer muito mais, espero que escolham um bom politico nessas eleições. Abraços :)
Me impressionei com Tangará da Serra, pelas fotos nos passa a sensação de organização, limpeza, crescimento economico e urbanistico planejado. o q mais chama a atenção é o fato da cidade ser uma das poucas no Brasil, em que a faixa de pedestre é respeitada. a cidade está de parabéns! ah parabéns pela iniciativa de mostrar mais essa bela cidade do interior do nosso MT.
Verdade =) A cidade não possui semaforos, todos respeitam o transito. Tangará é sinonimo de qualidade de vida :) Abraços.

Há muito que eu já ouvia falar sobre Tangará da Serra e seu crescimento vertiginoso nas últimas décadas.
A cidade tem um urbanismo muito bom, e as construções modernas mostradas retratam a prosperidade que o agronegócio trouxe ao MT em geral.

As fotos estão bem selecionadas, valeu pelo thread.
:cucumber:

A sempre bem aprazível Tangará!
Excelente local para passear e curtir a natureza do seu entorno.

Linda Tangará da Serra do nosso rico Mato Grosso.

Valeu pelo thread!!!
È isso ai :):)

Posso falar? Sou + Tangará do que Sinop :)

---

Essa Unitas não existe mais, virou mais uma unidade da Unic (Universidade de Cuiabá), que também comprou a finada Unicen.
Obrigado pelas informações :yes:

Bem bacana a cidade.
^^ :yes: O povo tangaraense é muito receptivo, o que torna a cidade ainda mais viciante.
See less See more
Adorei o thread e sua seleção de fotos, parabéns!

Sempre tive simpatia por Tangará da Serra, mas nunca tive a oportunidade de conhecê-la. A cidade tem uma natureza incrível e belas cachoeiras, além de ser prospera e organizada.

Pelas fotos, gostei da cachoeira Salto das Nuvens, da pedreira do Cacique e da arborização da cidade, principalmente das árvores floridas do centro.

Valeu pela participação :)

Mais uma foto do Salto das Nuvens :

See less See more
Ouço falar em Tangará da Serra de vez enquando. Fiquei mega surpreso com a cidade. Muito bacana. Achei o IDH baixo pelo que a cidade apresenta ser. O atual deve sair bem melhor.

Ipês são lindos, dão um impacto muito grande na época da florada. Um show da natureza em meio ao concreto urbano. Ainda bem que aqui em Palmas tem "zilhões" pelas avenidas e praças.

Acrescentando uma foto da Av. Brasil, olha que coisa mais linda:

See less See more
Kuduro oi oi oi! :lol:

---

O IDH está extremamente desatualizado, particularmente desconsidero como parâmetro para medir o desenvolvimento de um município.

Tem o IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) que é mais atual, mas sinceramente, achei meio fora de realidade o que era apresentado.
^^ O IDH meio baixo deve ser/ter sido, infelizmente, pelos vários bairros sem asfalto e sem estrutura que TGA tinha e ainda tem. A cidade cresceu muito rapido, e, assim como em outras muitas cidades, a infra estrutura não acompanhou o crescimento. Não sei se há muitos bairros sem asfaltar ainda hoje, mas quando morei haviam. E dizem que o atual prefeito também é bem ruim, então já viu né...
A cidade é um tabuleiro pelo planejamento. hehe
As árvores floridas e as belezas naturais deram um up especial à cidade, que já é bonita.
Não sabia que você morava lá, pepato.

OBS: Na foto 3, à direita, tem uma loja da extinta Ponto Certo. Esta rede "nasceu" em Pirapozinho, aqui na minha região. A Rede Cybelar está aproveitando as antigas lojas do Ponto Certo para se instalarem em algumas cidade. :)

Parabéns.
1 - 20 of 106 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.