Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 37 Posts

·
BIXUBES
1,853 Posts
Discussion Starter · #1 ·
01- Alvorada do Sul PR - 9.000 Hab. - Foto - Davi Tavares

02- Céu Azul PR - 12.000 Hab. - Foto - NetCeu

03- Mamborê PR - 15.000 Hab.- Foto - Serginho

04- Carlópolis PR - 14.000 Hab. - Foto - JoBaAm

05- Ampére PR - 18.000 Hab. - Foto - André Bonacin

06- Douradina PR - 7.000 Hab. - Foto - Alanmusica

07- Tupassi PR - 8.000 Hab. - Foto - Nilton Fantucci

08- Terra Roxa PR - 17.000 Hab. - Foto -Nilton Fantucci

09- Jesuítas PR - 9.000 Hab. - Foto - Arnaldo Bonini Filho

10- Goioerê - PR - 30.000 Hab. - Foto -Joaomozena

11- Cafelândia PR - 14.000 Hab. - Foto -victorcarvalho

12- Wenceslau Braz PR - 20.000 Hab. - Foto - sabater

13- Sengés PR - 21.000 Hab, - Foto - AllaNmarcel

14- Mallet PR - 13.000 Hab. - Foto - Claudio J. Melnik

15- Peabiru PR - 14.000 Hab. - Foto - Alex Vieira da Silva

16- Medianeira PR - 40.000 Hab. - Foto - Willianpaulo

17- São Jerônimo da Serra PR - 12.000 Hab. - Foto - Acir Mandello

18- Cambira PR - 8.000 Hab. - Foto - Pierin

19- Palmital PR - 16.000 Hab. - Foto - Moacir P. Cruz

20- Tomazina PR - 9.000 Hab. - Foto - Fernando Xavier

21- Jacarezinho PR - 41.000 Hab. - Foto -Jac.(Almiranda)

:):cheers::):cheers:

·
Rene Hass
4,331 Posts
Adoro ver fotos das cidades do interior do Paraná. Sempre chama a atenção a prosperidade ao redor dessas cidades, sempre com muitas fazendas e terras hiper produtivas.

Ao ver a foto 15 (Peabiru), com a cidade tomada de fazendas ao seu redor, eu fiquei pensando se tantas fazendas assim, por um lado representando a prosperidade do lugar, não inibem a expansão da cidade. Todas as cidades se expandem naturalmente. Mas parece não haver mais lugar ali para uma possível expansão. Por exemplo, se um bairro novo for criado, não tem como, a menos que se desaproprie uma parte daquelas fazendas todas.

Belíssimas as fotos. Parabéns! :eek:kay:

·
Registered
18,253 Posts
Ótima seleção, DEBAREMBAR! É bem difícil achar fotos de cidades pequenas, especialmente de boa qualidade como essas. As pequenas cidades do Norte e Oeste do PR são muito bem planejadas e arborizadas.

É uma pena que muitas delas sofrem com a estagnação populacional ou mesmo decréscimo. Falta mais políticas de apoio por parte do poder público para os produtores rurais, já que a agricultura é a base da economia.

Adoro ver fotos das cidades do interior do Paraná. Sempre chama a atenção a prosperidade ao redor dessas cidades, sempre com muitas fazendas e terras hiper produtivas.

Ao ver a foto 15 (Peabiru), com a cidade tomada de fazendas ao seu redor, eu fiquei pensando se tantas fazendas assim, por um lado representando a prosperidade do lugar, não inibem a expansão da cidade. Todas as cidades se expandem naturalmente. Mas parece não haver mais lugar ali para uma possível expansão. Por exemplo, se um bairro novo for criado, não tem como, a menos que se desaproprie uma parte daquelas fazendas todas.

Renehass, de fato é uma característica das cidades paranaenses essa proximidade com o campo. De um lado da rua é cidade, do outro é um campo de soja, milho ou trigo. Mesmo em Londrina nós observamos isso. Há soja em áreas consideradas urbanas pela prefeitura. Essa foto, tirada na badalada Gleba Palhano, mostra um caso extremo:

Alfaces e edifícios:
147.

Agora, acho que isso não é um problema de modo algum. Os proprietários rurais são os maiores interessados em lotear suas terras, já que o valor da terra urbana é incomparavelmente maior do que a rural. E no caso de Peabiru, não deve haver muita pressão nesse sentido, já que a população do município está estabilizada há muito tempo.

·
Rene Hass
4,331 Posts
Renehass, de fato é uma característica das cidades paranaenses essa proximidade com o campo. De um lado da rua é cidade, do outro é um campo de soja, milho ou trigo. Mesmo em Londrina nós observamos isso. Há soja em áreas consideradas urbanas pela prefeitura. Essa foto, tirada na badalada Gleba Palhano, mostra um caso extremo:

Agora, acho que isso não é um problema de modo algum. Os proprietários rurais são os maiores interessados em lotear suas terras, já que o valor da terra urbana é incomparavelmente maior do que a rural. E no caso de Peabiru, não deve haver muita pressão nesse sentido, já que a população do município está estabilizada há muito tempo.
Grato pela reposta, Yuri. :eek:kay:

A prosperidade no interior do PR impressiona. Lembro das vezes que eu fui a Foz do Iguaçu de ver fazendas cujas plantações iam até a beira da estrada e sem cercas. Se párassemos o carro no acostamento, depois de uns três passos já estaríamos pisando nas plantações. E praticamente todas as áreas estavam com algum tipo de plantação em cima. :)

·
Moderator
33,710 Posts
Todas com aspecto bem próspero, o desenvolvimento do interor do PR é impressionante. Ótima seleção, valeu por compartilhar. :cheers:

·
Moderator
31,590 Posts
Gostei de Mallet .. na foto 14
Interessante ver uma igreja católica e outra ortodoxa ambas dominando o "skyline" da cidade de igual pra igual.. normalmente cidades do interior a igreja católica é sempre o "centro" da cidade ..

Será que tem um thread dessa cidade? gostaria de ver mais ..

as cidades das fotos 11 e 17 foram prejudicadas..o angulo nao ajudou muito. ahah

de resto adoro essas cidadezinhas do interior do estado.. passei muitas férias quando era criança em uma delas.. haah é um ritmo beeem mais tranquilo

·
M.Salim
618 Posts
Gostei bastante! Belas cidadezinhas. Muito prósperas.

Eu não conheço muito sobre agricultura, mas achei legal ver em algumas fotos que as cidades, mesmo bem pequenas, já possuem silos e outros equipamentos (como na 2a foto) de infraestrutura agrícola.

Jdoci e Urbano: Poisé, muito interessante Mallet: Pequena e com duas belas igrejas chamando atenção. E não fica só nisso. Um pouco mais afastado do centro da cidade tem outra igreja ucraniana belíssima construída em madeira (se visitar meu thread sobre igrejas de madeira, é a primeira que tem lá).

Além disso, neste link tem fotos de duas igrejas ucranianas de Mallet:

http://kalena-artedosultrazidasdaeuropa.blogspot.com/2009/06/igrejas-ucrainas-do-sul-do-brasil.html

A primeira é a que aparece neste thread aqui e a segunda é a de madeira do meu thread.

·
BIXUBES
1,853 Posts
Discussion Starter · #14 ·

Bem colocado renehass. Muito obrigado pela visita.:)

·
Registered
15,985 Posts
Ótimas cidades. Todas muito bonitas, algumas com características das cidades recentes, outras com características mais espontâneas.

Mamborê me pareceu bem próspera. E não falo só por causa dos dois prédios.

as cidades das fotos 11 e 17 foram prejudicadas..o angulo nao ajudou muito. ahah
De fato. A cidade número 11, Cafelândia, é belíssima, super organizada, próspera e arborizada. A foto ficou ruim mesmo.

·
BIXUBES
1,853 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Ótima seleção, DEBAREMBAR! É bem difícil achar fotos de cidades pequenas, especialmente de boa qualidade como essas. As pequenas cidades do Norte e Oeste do PR são muito bem planejadas e arborizadas.

É uma pena que muitas delas sofrem com a estagnação populacional ou mesmo decréscimo. Falta mais políticas de apoio por parte do poder público para os produtores rurais, já que a agricultura é a base da economia.

Obrigado pela visita e comentários Yuri. A foto da Gleba Palhano ficou ótima !

·
Banned
2,300 Posts
Belas fotos, adoro o Paraná!

1 - 20 of 37 Posts