Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 17 of 17 Posts

·
Arq
2,417 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Olá pessoal,

achei interessante divulgar um pouco o novo aeroporto da cidade chilena de Puerto Montt, chamado de El Tepual, inaugurado no início do ano.

Passei por lá a turismo em julho, meses depois do tão falado terremoto, que teve seu epicentro a 500km daí.

O aeroporto de El Tepual recebe aproximadamente 900 mil passageiros/ano.

Um aeroporto desse porte, que atende uma cidade de apenas 175 mil habitantes, apesar de estar numa região turística importante do Chile, é o sonho de várias capitais brasileiras como Goiânia, Vitória e Campo Grande, por exemplo.

Ele foi construído em pouco mais de dois anos e é concessionado, sendo que o antigo já tinha boa estrutura, com 2 fingers. Esse tem 5 pontes de acesso, se não me engano.

a foto de satélite do aeroporto ainda é de 2004...

Rua de acesso:

bela urbanização:

estacionamento:

saguão:

área de embarque:

saguão, do 2º andar:

área de embarque:

restaurantes e banheiros:

externa:

mais do estacionamento:

no dia de embarcar para Santiago:

um velhinho B737-200 Advanced da Sky Airline, a 2ª maior do Chile:

loja de souvenirs da região:

um dos novos A320-200 da Sky Airline, tinha acabado de chegar de Punta Arenas, extremo sul do país, e fez essa escala rumo a Santiago (felizmente fomos nessa máquina, não queria encarar o velhinho não...):

já no avião:

É isso, espero que tenham gostado!

·
Beto Mineirinho
821 Posts
Bem bunitinho!
Parabéns pelas fotos!
Brasil deveria se espelhar no Chile pra muita coisa!

·
Das beste Flugzeuge!
1,286 Posts
Muito bonito o aero. Um exemplo a ser seguido pela INFRAZERO quanto aos aeroportos de algumas cidades do Brasil, como GYE e VIX.

O que eu acho fantástico também são os designs das cadeiras ou poltronas das áreas de embarque, saguões e salas de espera de muitos aeroportos mundo afora. Essas das fotos são extremamente elegantes e aparentam ser bastante confortáveis. Ao contrário do modelo adotado pela INFRAZERO como padrão em todos os nossos aeropotos. Uma coisa medonha.

·
Registered
735 Posts
Belíssimo aeroporto!

Hoje em dia o Chile já não nos serve como parâmetro. Estamos muito atrás em tudo.

Vamos deixar pra nos comparar com Uganda, Bolívia, Bangladesh, cuja qualidade dos queridos governantes se assemelha mais à nossa.

·
Registered
2,196 Posts
Nossa!!Muito bonito!Deve ter capacidade para uns 4 ou 5 milhões de pax/ano, não?

Realmente seria perfeito para VIX, GYN, CGR, CGB e FLN!!!

·
Registered
1,533 Posts
Belíssimo aeroporto!

Hoje em dia o Chile já não nos serve como parâmetro. Estamos muito atrás em tudo.

Vamos deixar pra nos comparar com Uganda, Bolívia, Bangladesh, cuja qualidade dos queridos governantes se assemelha mais à nossa.
Concordo contigo totalmente e não entendo o porquê do país viver de beijos e abraços com o que há de mais atrasado na América Latina e dar as costas para um país que só cresce e há muito tempo nos mostra iniciativas de sucesso.

Estive no Chile antes do terremoto, há um ano exatamente, mas não estive nesse aeroporto, o mais próximo de lá que passei foi Osorno (a montanha é linda demais e vale a viagem. Embora seja o Chile um país muito bonito em qualquer latitude).

·
Arq
2,417 Posts
Discussion Starter · #9 ·
^^o aero parece que vai demorar para ficar saturado, que horas eram quando vc tirou essas fotos?
Realmente uma aero desse seria bem vindo para essas capitais que vc citou ainda posso incluir Florianopolis e Cuiabá.
No primeiro dia entre 14 e 15 horas, no segundo dia, entre 16 e 18 horas. À tarde algumas decolagens, no início da noite o movimento aumentou um pouco mais, alguns aviões vindos de Punta Arenas rumo Santiago e vice-versa!

Bem bunitinho!
Parabéns pelas fotos!
Brasil deveria se espelhar no Chile pra muita coisa!
Com certeza! Obrigado!

Muito bonito o aero. Um exemplo a ser seguido pela INFRAZERO quanto aos aeroportos de algumas cidades do Brasil, como GYE e VIX.

O que eu acho fantástico também são os designs das cadeiras ou poltronas das áreas de embarque, saguões e salas de espera de muitos aeroportos mundo afora. Essas das fotos são extremamente elegantes e aparentam ser bastante confortáveis. Ao contrário do modelo adotado pela INFRAZERO como padrão em todos os nossos aeropotos. Uma coisa medonha.
Valeu! Sem dúvida essas cadeiras são melhores que as de ferro gelado da INFRAZERO.

Muito lindinho!
Hehehe :)

Belíssimo aeroporto!

Obrigado!

Nossa!!Muito bonito!Deve ter capacidade para uns 4 ou 5 milhões de pax/ano, não?

Realmente seria perfeito para VIX, GYN, CGR, CGB e FLN!!!
Não sei qual a capacidade dele, andei vendo que ele atende atualmente 1 milhão de pax/ano.

O Brasil deveria "comprar 5 iguais a esse" e "colocar" em VIX, GYN, FLN, CGR, CGB. Seria uma maravilha! E olha que, pra essas cidades brasileiras, esse fica até modesto pelo tamanho, o saguão não é muito grande, a área de embarque deveria ser um pouco mais larga. Apesar de tudo, são 5 fingers.

·
Banned
9,270 Posts
adorei, muito bonitinho....deveriamos ter aeroportos assim em cidade médias do Interior como Ribeirão Preto, Araraquara, Londrina, Porto Velho, Rio Branco, Juiz de Fora, Macapá.....pois então....nem mesmo em capitais grandes temos aeroportos com essa qualidade.....lindo o projeto...toma na cara do Brasil!!!

·
Banned
5,901 Posts
Muito bom, parece ser bem tranquilo! Bem que poderia mandar essas fotos para a infraero... quem sabe assim ela se inspire e começe a construir aeroportos ao invés de rodoviárias!

·
Registered
324 Posts
Muito bom, parece ser bem tranquilo! Bem que poderia mandar essas fotos para a infraero... quem sabe assim ela se inspire e começe a construir aeroportos ao invés de rodoviárias!
Eu sei que pegamos no pé da INFRAERO, também sei que lá há muitos funcionários capacitados e dedicados e eu ainda sei que o problema desta estatal, especificamente, advém dos anos em que um cancro chamado apadrinhamento político assolou a administradora dos aeroportos brasileiros.
Mas na boa, o aeroporto de Puerto Montt é mais um a entrar para a grande lista de aeroportos que nos fazem ter vergonha da INFRAERO.

Sugiro até a criação de um thread sob o título: INFRAERO, sentimos vergonha por você.

·
Registered
290 Posts
em, podem me explicar uma coisa, quando desembarcamos pelo finger, não é que nem no brasil que tem um corredor entre a sala de embarque e o finger?

·
Arq
2,417 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Nessa foto dá pra ver bem o que eu falei. A saída dos fingers, passando pela sala de embaque, com acesso direto à retirada de bagagem.

1 - 17 of 17 Posts
Status
Not open for further replies.