SkyscraperCity banner
1 - 15 of 15 Posts

·
PAULOTAKIMOTO
2,162 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Olá pessoal;

Esse é o primeiro vídeo de uma série com importantes obras da arquitetura paulistana que pretendo fazer(isso se a preguiça deixar).

-------------------------------------------------------------------

O Conjunto Nacional é um importante edifício da cidade de São Paulo, ocupando a quadra delimitada pela Avenida Paulista, Rua Augusta, Alameda Santos e Rua Padre João Manoel. O projeto é de autoria do arquiteto David Libeskind e se caracteriza por ser um dos primeiros grandes edifícios modernos multifuncionais implantados na cidade de São Paulo.

O complexo se caracteriza pela mistura de diferentes usos em uma mesma estrutura urbana: verificam-se no Conjunto Nacional os usos residencial, comercial, serviços e lazer. A relação entre os usos coletivos - comércio, lazer - e os usos privados - residências - se dá pela composição entre duas lâminas: na lâmina horizontal, a qual ocupa toda a quadra na qual se implanta o edifício -, encontra-se uma galeria comercial e na lâmina vertical, a qual ocupa apenas uma parte da projeção do terreno, encontram-se os apartamentos e escritórios. A galeria proposta no Conjunto Nacional se transformou em um paradigma arquitetônico para projetos de edifícios similares na área central de São Paulo durante a década de 1950. O Conjunto Nacional apresenta restaurantes, cinemas, escritórios e outros tipos de estabelecimentos de comércio e prestação de serviços, além da maior livraria da América Latina, a Cultura.

Texto modificado, extraido do Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Conjunto_Nacional

vídeo que fiz:

Para assistir com uma qualidade melhor, acessar o link http://br.youtube.com/watch?v=mkcurF5QVtE&fmt=18

·
Sou do eixo, sou do mal!
4,595 Posts
Não tinha visto ainda seu thread Paulo. Vou ler e ver o video. Logo eu comento. :eek:kay:

PS: Raramente a galera entra no arquitetura e discussões urbanas hehehehe

·
**16º ano**
**17º ano**
25,738 Posts
Excelente video, Paulo, vc faz coisas muita caprichadas, está e parabéns!

Eu acho o interior do Conjunto Nacional um dos mais bolitos que conheço, é sofisticado até hoje, e bastante agradável.

Do ldo de fora acho interessante a parte dos brises e o jardim , mas não gosto do predio vertical, eles deverim ter continuado a seguir a arquitetura do resto do projeto

·
cives totius mundi
5,002 Posts
:applause:
Belíssimo trabalho Paulo !
Além de mostrar propriamente o edifício, você traz todas as facetas da avenida que o abriga no tempo, espaço e na vida que preenche !
Parabéns ! aguardamos os próximos !!!

·
PAULOTAKIMOTO
2,162 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Valeu Rafael e Dott pelos elogios:)

Infelizmente tentei de todas as formas(dentro das limitações técnicas, como camera fotográfica e programa de edição) melhorar a qualidade do vídeo no Youtube, mas não deu certo. Acho que salvei umas cinco cópias do vídeo de formas diferentes... e todas no Youtube ficaram ruins. Pelo menos agora tem a opção de ativar o ícone "alta qualidade", que melhora consideravelmente a resolução.

Valeu pelos comentários:eek:kay:

·
Feliz Natal
15,678 Posts
eu adorei conhecer esse edificio... dos meus favoritos modernistas em SP

·
PAULOTAKIMOTO
2,162 Posts
Discussion Starter · #10 ·
^^ O que mais me agrada no edifício é a sua permeabilidade. Isso é TÃO raro hoje em dia na cidade, que esse edifício(e alguns outros) se tornam preciosidades.

Pra mim é o edifício que melhor estabelece relação com o meio urbano nessa região.

Valeu pelo comentário Zeh:eek:kay:

·
Sou do eixo, sou do mal!
4,595 Posts
^^
Sim, saiu uma matéria na folha esses dias dizendo que em alguns pontos a prefeitura não vai poder tirar a pedra portuguesa. Então ela só vai modernizar, deixar faixas de pedra portuguesa e o resto ela vai fazer conforme o projeto do concreto in-loco.

·
Registered
5,655 Posts
Muito legal o video, o conjunto parece ser bem agradável e bem cuidado.

Gostaria que o conjunto JK aqui em BH fosse assim.

·
Registered
201 Posts
Adoro o Conjunto Nacional. Vivia na livraria cultura.

1 - 15 of 15 Posts