Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 9 of 9 Posts

·
Registered
3,274 Posts
Discussion Starter · #1 ·
O Rio eh a cidade brasileira q mais leva a serio o transporte com bicicleta, com acoes concretas. E acho q eh a unica...

-A cidade tem um projeto bem estruturado e amplo, com tecnicos que visitaram varias cidades, principalmente na Europa, para conhecer projetos e experiencias para o Rio.
-Ha uma grde quatidade de ciclovias projetadas ou em construcao...
-Todos shoppings tem bicicletario, inclusive com "bilhetes" como os que se recebe de carro. Eh muito comum encontrar bicicletario pela rua, em galerias, faculdades, ...
-Recentemente foi aprovado uma lei obrigando todo estabelecimento comercial de medio e grde porte a ter bicicletario.
-Nos domingos e feriados eh permitido entrar de bike no Metro e no Trem. E isso jah faz muito tempo... Foi a pioneira no pais.

Da minha casa ate minha faculdade eu tenho DUAS opcoes di ciclovia.
Qlqr dia faco um thread com fotos das ciclovias...

As ciclovias da Orla nasceram como uma reinvidicacao dos "verdes" (PV) na reforma do calcadao. Antigamente, o espaco destinado a ciclovia na Av. Atlantica, em Copa, era estacionamento de carro! arghh

Uma q esta em construcao:

Ciclovia Bangu-Campo Grande - obras em andamento

Bangu e Campo Grande vão ganhar uma ciclovia ligando os dois bairros. As obras começaram em setembo de 2006, com prazo de execução de 12 meses.
Com 9 quilômetros e 900 metros de extensão, a ciclovia terá pavimentação em concreto na cor vermelha, sinalização, iluminação pública, árvores e canteiros gramados, ao longo do percurso.

As obras tem custo R$ 6.834.189,25, com gerenciamento da RIOURBE, empresa da Secretaria de Obras. O projeto foi desenvolvido pelo Instituto Pereira Passos/SMU.

A obra é uma antiga reivindicação dos moradores da região, que tradicionalmente, utilizam a bicicleta como meio de transporte para suas diversas atividades diárias, inclusive no deslocamento para os bairros próximos.

Além de Bangu e Campo Grande, a ciclovia também vai passar pelos bairros de Senador Camará, Santíssimo e Senador Vasconcellos, totalizando 9.900 metros de extensão, no percurso entre a Rua da Feira, em Bangu, e a Rua Artur Rios, em Campo Grande. A área total de intervenção será de 25 mil metros quadrados. A obra está gerando 50 empregos diretos.

Situação atual: (janeiro/2007)

Início da Obra: Setembro / 2006
Previsão de Término: Setembro / 2007
Percentual executado: 5 %

Pavimentação

O piso da ciclovia será de concreto vermelho, com tentos de concreto em toda a sua extensão. As calçadas serão em concreto com detalhes em concreto intertravado colorido. Serão construídas também rampas de acesso para deficientes físicos e, nas travessias de pedestres, o piso será diferenciado para facilitar o acesso de deficientes visuais.
Sinalização pública

Para garantir a segurança dos ciclistas e pedestres serão instalados controladores de veículos, tachas, sinalização horizontal e placas indicativas ao longo da ciclovia. Além disso, em alguns pontos, será instalada sinalização semafórica.
Iluminação pública

Para valorizar a ciclovia, será utilizada uma iluminação especial com postes baixos e fiação subterrânea.
Projeto paisagístico

Ao longo da ciclovia haverá canteiros gramados e arbustos, além de árvores de grande e médio portes, que serão plantadas durante as obras.

E pelas fotos nao eh ciclovia meia baca nao, estreita, pintada no asfalto ou espremida junto com a calcada...

Fonte:http://www.rio.rj.gov.br/obras/

Alguem sabe se a nova ciclovia de Botafogo jah esta em construcao?? A paralela e atras da Av. Praia de Botafogo. Pq jah deveria estar em construcao pelo q tinha lido...

·
Registered
3,274 Posts
Discussion Starter · #2 ·
O interessante dos projetos das ciclovias na Zona Oeste eh q eles sempre estao integrados a uma estacao da SuperVia (trem)

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Essa iniciativa é ótima, mostra uma preocupação e uma vanguarda ecológica do Rio, os taxis a gas, os ônibus a utilizar o biodisel, o plantio de 100 mil mudas de árvores em áreas desmatadas (nessa semana do ambiente) e nas 2 milhões de arvores a serem plantadas em areas desflorestadas (como contrapartida as emissoes de CO2 no PAN). Outra boa iniciativa da Prefeitura é plantar árvores nas ruas com 2 metros de altura (evitando o vandalismo). A cidade do Rio tem 700mil árvores nas ruas e quanto mais melhor...

Poxa você postou essa foto de Copacabana (1984), me deu saudade de minha infância (ainda nem me entendia por gente em 84, mas lembro), aqueles "guarda-sol" dos restaurantes da orla, a barraquinha do Geneal.... Só não tenho saudade dos carros a beira mar...Aiii melancolia:lol:

·
Registered
3,274 Posts
Discussion Starter · #5 ·
^^
Eh verdade...
Como assim, plantar arvores com dois metros????

-----------
Sei q curitiba tem uma malha de ciclovia. Sei q tb sera incluido uma ciclovia na nova linha verde... Ha um projeto grde e estruturado sobre o assunto na cidade?

·
Registered
33,035 Posts
Muito bom. Espero que Belo Horizonte copie essa inciativa. Pelo menos no vale do Rio Arrudas, onde é bem plano.
Valeu por ter postado!

1 - 9 of 9 Posts
Status
Not open for further replies.