Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 20 Posts

·
Banned
Joined
·
5,008 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Consultor fala sobre possibilidades de Manaus sediar Copa 2014
26 de junho de 2008.


MANAUS – A cidade de Manaus disputa uma vaga para sediar os jogos da Copa do Mundo 2014. Para ajudar na escolha da capital amazonense, a Empresa Deloitte Touche Tohmatsu foi contratada pelo Governo do Amazonas para realizar um levantamento sobre custos e necessidades do Caderno de Encargos apresentados à FIFA como parte das exigências para sediar os jogos do Mundial de Futebol.

Thiago Moreira Salles, gerente Sênior e Coordenador do Projeto da Copa do Mundo em 2014 da Empresa Deloitte, falou sobre o plano mestre e as mudanças para que Manaus seja uma das sedes. Confira a entrevista.

PORTAL AMAZÔNIA: A Deloitte é uma das maiores empresas do mundo em promoções esportivas. Qual é a atuação da empresa em Manaus tendo em vista a Copa do Mundo de 2014?

Thiago Salles: Nesta fase, estamos auxiliando o Governo do Estado do Amazonas a preparar seu plano mestre de operação, que deve ser enviado à FIFA no início do ano que vem, na época da escolha de quais serão as cidades sede da Copa do Mundo, a ser realizada no Brasil em 2014. Nosso escopo de projeto contempla um diagnóstico completo e muito detalhado sobre a situação atual da cidade de Manaus, compará-lo a todos os requerimentos que a FIFA exige de uma cidade para abrigar o principal evento do mundo e traçar um plano de ação de enderece a todos esses requerimentos. Esse plano mestre será o material que servirá como base para a decisão se Manaus irá abrigar ou não, a Copa do Mundo.

PORTAL AMAZÔNIA: De que forma a empresa atua com relação aos aspectos promocionais de Manaus para a realização da Copa 2014?

Thiago Salles: Os aspectos promocionais fazem parte da estratégia de comunicação que os governantes idealizam para a Copa do Mundo, inclusive sendo um dos projetos exigidos pela FIFA. Nós estamos auxiliando a Agência de Comunicação do Governo Estadual, bem como as demais secretarias envolvidas nessa questão, sob o ponto de vista estratégico, buscando a distribuição de informações para o povo amazonense sobre o que estamos fazendo, e principalmente, vamos mostrar a toda a população os benefícios de se receber um evento dessa magnitude.

PORTAL AMAZÔNIA: Tendo em vista a experiência da Deloitte, Manaus pode ser uma das cidades escolhidas para sediar a Copa?



Thiago Salles: Manaus está concorrendo com mais 17 cidades no Brasil e todas passarão pelo mesmo processo decisório. Existem alguns diferencias locais que certamente serão contemplados em nosso Plano Mestre.

PORTAL AMAZÔNIA: Já existe um plano de investimentos por parte do governo do Estado para fazer face às exigências da FIFA?

Thiago Salles: Ainda é cedo para existir um orçamento definido, entretanto, um grande retorno resultará do investimento realizado, tanto pelo Governo do Estado, quanto pela iniciativa privada. Receber um evento do porte de uma Copa do Mundo, sem dúvida, é uma oportunidade ímpar para alavancar ainda mais o desenvolvimento econômico, social e cultural do Amazonas.

PORTAL AMAZÔNIA: O Estádio Vivaldo Lima, em Manaus, deverá sofrer uma grande reforma. O que seria essencial nessa reforma, tendo em vista às condições atuais?

Thiago Salles: O Estádio Vivaldo Lima deve se tornar um complexo esportivo e cultural, capaz de abrigar jogos de Copa do Mundo, bem como possibilitar o uso perene de práticas esportivas e outros eventos. Para alcançar esse objetivo, os aspectos estruturais, tais como segurança, conforto para os espectadores, estacionamento e todo o seu entorno, serão reformados. As principais arenas de futebol do mundo são multifuncionais e capazes de gerar lucros de maneira decorrente; essa é a meta nesse complexo. Tornar-se multiuso, com diversas instalações com atratividade para o público em geral, após a realização do evento.

PORTAL AMAZÔNIA: Quais são os principais critérios adotados para a FIFA para a escolha final das sedes?

Thiago Salles: É o atendimento aos requisitos impostos pela entidade, que são extremamente complexos e detalhados. A busca para alcançar todos os requerimentos da FIFA é massiva e exaustiva. Deve-se ter atenção a todos os encargos, sem distinção especial a nenhum deles.

PORTAL AMAZÔNIA: Quais os impactos que a cidade de Manaus deve sofrer caso seja uma das cidades escolhidas?

Thiago Salles: Uma melhoria expressiva, de fato muito grande e importante, sob o ponto de vista estrutural, social, econômico e cultural. A Copa do Mundo é um vetor de antecipação às necessidades futuras, o que significa que os investimentos; em busca da melhora na qualidade de vida de toda a população, que seriam feitos ao longo do tempo, serão antecipados para 2013, antes de se receber a Copa em Manaus.

PORTAL AMAZÔNIA: Há previsão de investimentos por parte da iniciativa privada para a realização da Copa, caso Manaus seja escolhida?

Thiago Salles: Sabemos que no Brasil, teremos um grande envolvimento da iniciativa privada fazendo investimentos importantes para a realização da Copa. As esferas governamentais cumprirão seu papel adequadamente, de pensar nos serviços e estrutura necessária para realizar a Copa do Mundo.

PORTAL AMAZÔNIA: Como é a atuação da Deloitte no mundo?

Thiago Salles: A Deloitte é uma das principais empresas de consultoria do mundo, atuando há mais de 100 anos, com distribuição geográfica em mais de 110 países ao redor no mundo. Um dos nossos segmentos de atuação é o mercado de negócios esportivos, que na Europa é extremamente difundido e atuante. Trabalhamos para os principais clubes e ligas de futebol do mundo, bem como para outras organizações esportivas.

Atuamos na candidatura de países e cidades para receber mega eventos, assim como na organização de Copas do Mundo e Campeonato Europeu de Seleções, como na Alemanha e África do Sul. Estamos trabalhando conjuntamente no projeto em Manaus com profissionais ingleses e sul-africanos, que nos auxiliam em todos os passos que percorremos e estamos perseguindo nesse momento.

PORTAL AMAZÔNIA: A bandeira do cunho ambiental, o fato de ser um dos estados mais preservados em termos de floresta, pode ser um diferencial para a escolha da FIFA?

Thiago Salles: A bandeira do cunho ambiental, a extensa e completa agenda cultural, a biodiversidade e bacia hidrográfica, além de alguns outros aspectos importantes serão mostrados à FIFA como diferenciais do Amazonas para receber a Copa do Mundo em 2014.

http://portalamazonia.globo.com/noticias.php?idN=69007&idLingua=1
 

·
Registered
Joined
·
606 Posts
Um representante dessa empresa estava em um programa esportivo local há umas semanas atrás, ele comentou que o Governo do Pará também procurou a empresa, mas ela já tinha contrato com Governo do Amazonas e não podia trabalhar pras duas candidatas.
 

·
Banned
Joined
·
5,149 Posts
Um representante dessa empresa estava em um programa esportivo local há umas semanas atrás, ele comentou que o Governo do Pará também procurou a empresa, mas ela já tinha contrato com Governo do Amazonas e não podia trabalhar pras duas candidatas.
Li mesmo algo sobre o estado vizinho - e concorrente - ter contratado ou contatado a Consultora.
 

·
Banned
Joined
·
5,008 Posts
Discussion Starter · #8 · (Edited)
PORTAL AMAZÔNIA: A bandeira do cunho ambiental, o fato de ser um dos estados mais preservados em termos de floresta, pode ser um diferencial para a escolha da FIFA?

Thiago Salles: A bandeira do cunho ambiental, a extensa e completa agenda cultural, a biodiversidade e bacia hidrográfica, além de alguns outros aspectos importantes serão mostrados à FIFA como diferenciais do Amazonas para receber a Copa do Mundo em 2014.
:cheers:
:banana::banana::banana:
É cultura na cabeça.:lol:
 

·
Manaus, Amazonas, Brasil
Joined
·
10,881 Posts
Também estou na torcida para que Manaus seja uma das sedes da Copa de 2014.
:banana::banana::banana::banana::banana:

Os nossos grandiosos rios e a riqueza da fauna/flora amazonense, a pujante capital Manaus (que a cada ano cresce em infraestrutura turística e cultural) e o nosso belíssimo e internacional Festival Folclórico de Parintins (AM) inserem o Amazonas dentre os estados com maior potencial turístico do Brasil. Creio que Manaus tem grandes chances de ser uma das sedes da Copa de 2014.
 

·
Registered
Joined
·
10,996 Posts
Ótimo, Manaus no páreo!

Acho que no Norte vão as duas, Belém e Manaus. A Amazônia é um atrativo de peso para tais cidades!

Mas Manaus tem um longo caminho a percorrer. A cidade ainda tem uma infra-estrutura muito precária para uma Copa, principalmente em se tratando do estádio, dos meios de transporte na zona urbana (vias e metrô), e do aeropoto (o atual é pequeno e feio).
 

·
Cidade Lendária
Joined
·
6,291 Posts
Belem x Manaus vai ser uma boa briga na região norte, pois acho quase impossivel as 2 serem sedes.

No começo Belém ja sai na frente pela tradição do futebol paraense (um estadio reformado teria utilidade).

Qual das duas tem uma melhor rede hoteleira?
 

·
Manaus, Amazonas, Brasil
Joined
·
10,881 Posts
^^
Manaus tem uma ampla e diversificada rede hoteleira e que se encontra em franca expansão. Várias redes nacionais e internacionais dispõem de unidades na capital do Amazonas. Além dos hotéis "urbanos", há dezenas de resorts, lodges e hotéis no entorno da cidade (na "selva"), que conferem um charme extra à hospedagem na Amazônia.
O Aeroporto Internacional Brigadeiro Eduardo Gomes será ampliado, inclusive a INFRAERO já anunciou publicamente a construção de um novo e moderno terminal de passageiros. Vale ressaltar que o SBEG foi o primeiro aeroporto do Brasil a ser dotado de fingeres e até hoje é melhor (e maior) do que os aeroportos de diversas capitais brasileiras.
Quanto à infra-estrutura de transportes urbanos, o problema não é exclusivo de Manaus. A maioria das capitais que estão na disputa para ser sub-sede na Copa de 2014 ainda não possuem metrô.
Por outro lado, quem realmente conhece Manaus (não apenas por fotos/imagens) sabe que, ano após ano, a cidade recebe novos investimentos em sistemas viários, com a abertura de novas avenidas, com a construção de pontes, viadutos, passagens de nível etc.
O estádio Vivaldo Lima ("Vivadão") está estrategicamente localizado no coração da cidade, com acesso fácil a todas as regiões de Manaus. Contudo, necessita ser ampliado e modernizado.
Tenho esperanças e torço para que Manaus seja escolhida para ser sub-sede. A capital amazonense, indubitavelmente, tem enorme potencial para ser uma das representantes brasileiras no munidal futebolístico de 2014.
 

·
Registered
Joined
·
606 Posts
É uma opinião pessoal, mas acho que isso de tradição em futebol, uma pré estrutura melhor é papo furado, esses eventos são mais políticos e econômicos do que outra coisa. Que grande tradição tinha Japão e Coréia? E a Africa do Sul? Imagina internamente, na escolha das cidades. Fora Rio e São Paulo que já estão dentro mesmo, as outras vão ser escolhidas simplesmente pelo melhor projeto, propaganda e dinheiro que vão investir, afinal, com dinheiro se controi um estádio do zero no tempo que for preciso.
 

·
Cidade Lendária
Joined
·
6,291 Posts
É uma opinião pessoal, mas acho que isso de tradição em futebol, uma pré estrutura melhor é papo furado, esses eventos são mais políticos e econômicos do que outra coisa. Que grande tradição tinha Japão e Coréia? E a Africa do Sul? Imagina internamente, na escolha das cidades. Fora Rio e São Paulo que já estão dentro mesmo, as outras vão ser escolhidas simplesmente pelo melhor projeto, propaganda e dinheiro que vão investir, afinal, com dinheiro se controi um estádio do zero no tempo que for preciso.
Sendo que o Brasil não é um país desenvolvido como o Japão e a CBF tá olhando que depois da copa os estádios vão ter que ter alguma finalidade e não ficar as moscas quando só uma vez no ano que o estádio recebe algum jogo importante e olhe lá. Não se sabe ao certo, mas alguns estádios novos serão construidos em parcerias com os clubes e empresas.

Imagina de que serveria um estádio pra 50 mil pessoas super moderno em Boa vista que não tem time nenhum? Qual empresa faria um acordo em construir um estádio sem retorno financeiro após a copa?
 

·
Banned
Joined
·
3,705 Posts
Ótimo, Manaus no páreo!

Acho que no Norte vão as duas, Belém e Manaus. A Amazônia é um atrativo de peso para tais cidades!

Mas Manaus tem um longo caminho a percorrer. A cidade ainda tem uma infra-estrutura muito precária para uma Copa, principalmente em se tratando do estádio, dos meios de transporte na zona urbana (vias e metrô), e do aeropoto (o atual é pequeno e feio).
O projeto de Manaus custará cerca de 2 bilhões no total, incluíndo o novo estádio, o metrô e várias outras obras, inclusive um shopping anexado ao complexo que compreenderia o Vivaldão, O sambódromo e a vila olpímpica!!!

E já está em andamento a licitação de mais de R$150 milhões para a reforma, ampliação e modernização do aeroporto, que não é pequeno, sendo do mesmo tamanho do aeroporto de Belém, porém mais antigo e feio!!!;)
 

·
Clube do Remo
Joined
·
3,457 Posts
Eu espero que seja as duas cidades, se não for, vai ser uma briga de foice, e isso é ruim...
Para nós o que tem peso é que A empresa que toma conta do caderno de encargo para a CBF colocou o caderno de belém entre os 5 melhores, o mangueirão está entre os cinco melhores estádios...
Mas espero que sejam as duas cidades, elas merecem...
 

·
Clube do Remo
Joined
·
3,457 Posts
Alguem tem o vídeo oficial de apresentação de manaus e rio branco aih, aquele que foi apresentado a FIFA???
Eu tenho o de belém e outras capitais, mão dessas!!!
 
1 - 20 of 20 Posts
Top