Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 56 Posts

·
Registered
8,856 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Alguns exemplos de cidades vizinhas em Estados diferentes que estão conurbadas ou ligadas, mesmo que sejam separadas por apenas um rio ou por distritos/bairros.

Juazeiro/BA - Petrolina/PE

Conurbações e ligações por Lucas T. Souza, no Flickr

Teresina/PI -Timon/MA

União da Vitória/PR - Porto União/SC

Filadélfia/TO - Carolina/MA

Cachoeira Dourada/GO - Cachoeira Dourada/MG

Barra do Garças/MT e Pontal do Araguaia/MT - Aragarças/GO

Torixoréu/MT - Baliza/GO

Bom Jesus do Norte/ES - Bom Jesus do Itabapoana/RJ

Ourinhos/SP - Marques dos Reis (Jacarezinho/PR)

Barracão/PR - Dionísio Cerqueira/SC - Bernardo de Irigoyen (ARG)

Alto Araguaia/MT - Santa Rita do Araguaia/GO

Além Paraíba/MG - Jamapará (Sapucaia/RJ)

Aimorés/MG - Baixo Guandu/ES

Dores do Rio Preto/ES - (Algum distrito de Minas Gerais)

Barão de Grajaú/MA - Floriano/PI

Itapiranga/SC - Barra do Guarita/RS

Itinga do Pará (Dom Eliseu/PA) - Itinga do Maranhão/MA

Itumbiara/GO - Araporã/MG

Rio Negro/PR - Mafra/SC

Santo Antônio de Nova Belém (Nova Belém/MG) - Vila Nelita (Água Doce do Norte/ES)

Pedras de Fogo/PB - Itambé/PE

Pirapetinga/MG - Santa Luzia (Santo Antônio de Pádua/RJ)

Planura/MG - Colômbia/SP

Ponte de Itabapoana (Mimoso do Sul/ES) - Santo Eduardo (Campos dos Goytacazes/RJ)

Presidente Epitácio/SP - Nova Porto XV de Novembro (Batagussu/MS)

Ribeira/SP - Adrianópolis/PR

Rio Preto/MG - Parapeúna/RJ

Santana do Deserto/MG - Comendador Levy Gasparian/RJ

Ilha Solteira/SP - Selvíria/MS

Conurbações e ligações por Lucas T. Souza, no Flickr[/SIZE]

Monte Sião/MG - Águas de Lindóia/SP (Jardim Europa)

São Simão/GO - Chaveslândia (Santa Vitória/MG)

Lagoa Santa/GO - São João do Aporé (Paranaíba/MS)

Passo de Torres/SC - Torres/RS

São Geraldo do Araguaia/PA - Xambioá/TO

Mata Verde/MG - Vila Bahia (Encruzilhada/BA)

Nhamundá/AM - Faro/PA

Penedo/AL - Neópolis/SE

·
Registered
1,837 Posts
Ali onde você marcou Porto União é União da Vitória.
Onde tá marcado União da Vitória também.
A divisa entre as duas não é o rio, é uma ferrovia que passa no meio da cidade.

·
Registered
8,856 Posts
Discussion Starter · #7 ·
^^ Nossa ótimo trabalho! Gostei de ver muitas conurbações! Cidades Brasileiras com estrangeiras também pode?
Valew, Roberto. Na verdade eu já fiz um que mostra as conburbações entre cidades brasileiras com estrangeiras. :)
Aqui: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1661766

Bacana demais! Excelente thread!!
Obrigado, Kanzyio!

Opa, obrigado pela correção. Depois vou corrigir, além de adicionar outros exemplos. :eek:kay:

Tem que ter ponte? Senão eu colocaria também Neópolis/SE e Penedo/AL
^^ Creio eu que não precisa ter ponte não!
No caso desses exemplos não. :) Normalmente onde não tem ponte, tem balsa. :eek:kay:

·
ca RIO ca
27,025 Posts
AM/PA

^^

Tem uma na divisa dos 2 estados: Nhamundá (AM) e Faro (PA) :eek:kay:

·
Registered
1,409 Posts
O que separa Águas de Lindóia de Monte Sião? Aliás, há alguma coisa que separe São Paulo de Minas Gerais do ponto de vista geográfico, a partir dessa região até a de Franca, uma vez que a Serra da Mantiqueira se estende em território paulista no máximo até Bragança Paulista?

Não é mais do ponto de vista estadual, mas como curiosidade, Ponta Porã e Pedro Juan Caballero (Paraguai) são completamente conurbadas.

·
Registered
294 Posts
Freixeda, tudo bem? Varia de acordo com cada local, em Poços de Caldas, por exemplo, tbem são as serras que dividem MG e SP; entre Jacutinga (MG) e Itapira (SP), existe um ribeirão que marca a divisa; entre Bueno Brandão (MG) e Socorro (SP) tbem uma serra. Abraços!

·
bye Iguaçu, hi Tietê
12,269 Posts
União da Vitória/Porto União não é exatamente um caso de conurbação. É praticamente uma "desurbação", uma única cidade dividida um tanto quanto arbitrariamente quando se traçaram as divisas estaduais definitivas, ao fim do Contestado.

·
Registered
1,409 Posts
Freixeda, tudo bem? Varia de acordo com cada local, em Poços de Caldas, por exemplo, tbem são as serras que dividem MG e SP; entre Jacutinga (MG) e Itapira (SP), existe um ribeirão que marca a divisa; entre Bueno Brandão (MG) e Socorro (SP) tbem uma serra. Abraços!
Essas serras formam algum complexo? Eu já havia lido que há uma certa divisa natural nessa região dos dois estados, mas sempre me falaram erroneamente que seria a serra da Mantiqueira, porém esta só vai até a altura de Bragança, e não até Mococa ou Caconde como uns afirmam.

·
22°52'S 47°03'W
20,843 Posts
O que separa Águas de Lindóia de Monte Sião? (...)
Eu estive em Monte Sião em 2002 e não sei se houve mudanças urbanas de lá para cá, mas o que me lembro claramente é que Monte Sião está colada no território paulista, a tal ponto que eu conseguia fazer chamadas locais no celular (aqui é DDD19; lá, DDD35). Coisa de o totem da divisa estar aqui e dali a menos de 20 metros começar a primeira rua de Monte Sião.

A questão é eu não vejo exatamente uma conurbação com Águas de Lindoia porque a parte dessa cidade que se dirige a Monte Sião depois de uma certa altura torna-se praticamente rural, com pouquíssimas vias. Definitivamente, sob o meu ponto de vista, as cidades não estavam conurbadas.

Olhando o mapa atual, vê-se um bairro isolado de Águas a menos de 500 metros da divisa, mas isso está longe de configurar conurbação. A cidade começa mesmo a uns 3,5km da divisa.

·
Registered
8,856 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Eu estive em Monte Sião em 2002 e não sei se houve mudanças urbanas de lá para cá, mas o que me lembro claramente é que Monte Sião está colada no território paulista, a tal ponto que eu conseguia fazer chamadas locais no celular (aqui é DDD19; lá, DDD35). Coisa de o totem da divisa estar aqui e dali a menos de 20 metros começar a primeira rua de Monte Sião.

A questão é eu não vejo exatamente uma conurbação com Águas de Lindoia porque a parte dessa cidade que se dirige a Monte Sião depois de uma certa altura torna-se praticamente rural, com pouquíssimas vias. Definitivamente, sob o meu ponto de vista, as cidades não estavam conurbadas.

Olhando o mapa atual, vê-se um bairro isolado de Águas a menos de 500 metros da divisa, mas isso está longe de configurar conurbação. A cidade começa mesmo a uns 3,5km da divisa.
Então Fabius. Acabei por nomear o título do thread me referindo à conurbações e ligações entre cidades em divisas estaduais como forma de destacar a interação entre elas, mesmo estando em Estados diferentes onde, de certa forma, uma é a primeira referência da outra.
Muitas aí realmente não possuem a mancha urbana emendada com a vizinha, mas considerei também o movimento pendular entre os moradores delas. Um exemplo disso, é Presidente Epitácio-SP e Nova Porto XV de Novembro-MS, que mesmo com 12 kms de rio Paraná, ma mantém um vínculo, assim como a própria sede municipal, Bataguassu. :)

União da Vitória/Porto União não é exatamente um caso de conurbação. É praticamente uma "desurbação", uma única cidade dividida um tanto quanto arbitrariamente quando se traçaram as divisas estaduais definitivas, ao fim do Contestado.
Obrigado pela informação. :)

O que separa Águas de Lindóia de Monte Sião? Aliás, há alguma coisa que separe São Paulo de Minas Gerais do ponto de vista geográfico, a partir dessa região até a de Franca, uma vez que a Serra da Mantiqueira se estende em território paulista no máximo até Bragança Paulista?

Não é mais do ponto de vista estadual, mas como curiosidade, Ponta Porã e Pedro Juan Caballero (Paraguai) são completamente conurbadas.
Essas serras formam algum complexo? Eu já havia lido que há uma certa divisa natural nessa região dos dois estados, mas sempre me falaram erroneamente que seria a serra da Mantiqueira, porém esta só vai até a altura de Bragança, e não até Mococa ou Caconde como uns afirmam.
Bacana, eu também achei interessante essa informação. Pelo Google Earth também se percebe que existe uma boa faixa de "divisa seca" entre São Paulo e Minas Gerais.

AM/PA

^^

Tem uma na divisa dos 2 estados: Nhamundá (AM) e Faro (PA) :eek:kay:
Já incluído. :eek:kay:

·
instagram: t.l.rekarte
59,832 Posts
Tenho primos que moram nesta cidade de Porto União, interessante como ela é junta a cidade catarinense
E que curioso a situação geográfica da cidade de Nhamundá

·
Usuário registrado
3,861 Posts
Aqui as pontes que ligam TERESINA (PI) e TIMON (MA)

PONTE METÁLICA (Ponte João Luís Ferreira)

• Foi a primeira ponte construída sobre o Rio Parnaíba.

• Inaugurada em 2 de dezembro de 1939.

• Projetada pelo engenheiro alemão Germano Franz, consumiu 702 toneladas de ferro em sua construção.

• Sua conclusão permitiu o estabelecimento da linha férrea Ferrovia São Luiz-Teresina da RFFSA, conectando por trem as capitais do Piauí e do Maranhão, usada também pela linha do Mêtro de Teresina, integrando a vizinha cidade de Timon, que faz parte da Grande Teresina. (daí que João do Vale fez a música "PEGUEI UM TREM EM TERESINA, PRA SÃO LUIS DO MARANHÃO...")

• Foi declarada patrimônio cultural brasileiro pelo Conselho Consultivo do IPHAN em 11 setembro de 2008.

PONTE NOVA (Presidente Médici)

• Não tenho muita informação sobre ela...

• É a ponte mais extensa de Teresina

• Ela liga o pólo industrial sul de Teresina à Timon, garantido escoamento.

• Por ficar em linha com a rodoviária de Teresina, é uma porta de entrada de quem chega à capital de ônibus vindo do Maranhão.

PONTE DA AMIZADE

• Foi a última ponte construída para ligar as duas cidades.

• Tem forma de X onde cada alça do X é um acesso ou saída em cada um dos estados

• O lado de Teresina conta com paineis com fotos da cidade (bem legal para quebrar aquele paredão)

1 - 20 of 56 Posts