SkyscraperCity banner

1 - 20 of 114 Posts

·
Whatever
45,867 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Meus caros, ontem sábado dirigi-me ao concelho de Valença visitar o Mosteiro de São Fins de Friestas.

A visita, ou ponto de encontro para o grupo, começou junto a um outro mosteiro, o de Ganfei, à cota baixa junto ao Rio Minho frente a Tui, na Galiza. Depois seguiu-se uma "curta" caminhada de 5km montanha acima, por caminhos de cabras, algumas vezes sob chuva intensa...muito giro!:D Tava a ver mas era que não chegava lá vivo, mas prontos valeu o esforço já que desconhecia por completo a maravilha que me esperava lá em cima nos píncaros da serra.

Comecemos então a viagem:

Mosteiro de Ganfei, fundado no Século VI por São Martinho de Dume ou pelo seu sucessor, São Frutuoso. Foi destruído pelo rei mouro Almançor em 997, reedificado em 1118 por D. Ganfredo. Foi totalmente reformado no Século XVIII e por isso a traça românica é apenas visível no seu interior que não visitámos e na absidíola sul.

e começa a subida...
aqui vê-se o mosteiro de Ganfei bem lá em baixo...

...e as vistas...fantásticas

e quando chove a água corre montanha abaixo:D

Finalmente, depois de horas a subir, a terra prometida à vista!

Mosteiro de São Fins de Friestas, fundado no século XI, conserva hoje apenas a igreja românica, monumento nacional desde 1910, estando o resto do conjunto monástico em ruínas. A sua importância estratégica face ao "inimigo espanhol" :D foi-lhe reconhecida por D. Afonso Henriques que no Natal de 1134 lhe outorgou carta de couto com grandes benefícios patrimoniais.

Aqueducto

Muralha

A igreja e seus fantásticos detalhes escultóricos

Fachada

Porta lateral sul

Esculturas zoomórficas e humanas que acompanham toda a cornija da igreja

Cabeceira

Lado norte

Fachada Principal, reparem bem no tímpano esculpido!:drool:

Interior, onde a Câmara Municipal proprietária do mosteiro, nos tinha preparado um excelente repasto de cabritinho assado e arroz no forno!:D

Claustro

Por ali à volta até ao Santuário de Nossa Senhora do Loreto

Santuário, numa elevação sobranceira ao mosteiro

A saída pelo lado oposto ao que chegámos, sim há uma estrada até lá acima!:D

Cemitério

E a vista antes de iniciar a descida, desta a vez a bordo de um belíssimo autocarro! :D

·
Moderator
17,559 Posts
Adoro esses lugares antigos e misteriosos!!
Boa reportagem!! :applause:

·
Whatever
45,867 Posts
Discussion Starter #3
está tudo coberto de um musgo luxuriante, é fantástico! fiquei a babar-me todo!:D

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
maravilhosa a igreja de Sanfins :drool: adoro o românico rural Português, o arroz de cabrito faz-me lembrar a minha avó e a Regua, k saudades :(

·
Moderator
17,559 Posts
JohnnyMass said:
está tudo coberto de um musgo luxuriante, é fantástico! fiquei a babar-me todo!:D
É de facto lindo!! Pena que as nossas camaras e os nossos constructores ja so pensem no lucro e em shoppings pk senao teriamos muito mais disto pelo pais fora!!

·
Whatever
45,867 Posts
Discussion Starter #6
conhecias esta xano? eu não fazia ideia que tal monumento existia perdido no alto da serra.

·
Whatever
45,867 Posts
Discussion Starter #7 (Edited)
Fern said:
É de facto lindo!! Pena que as nossas camaras e os nossos constructores ja so pensem no lucro e em shoppings pk senao teriamos muito mais disto pelo pais fora!!
bom, este se depender de mim vai ficar bem preservadinho.;)

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
conhecia sim :yes: tenho aqui uma foto igualzinha aquela k meteste com a abside e a igreja vista de traz antes das fotos do cemiterio, esta igreja é um dos icones do Românico rural Portugues!!

·
Moderator
17,559 Posts
JohnnyMass said:
bom, este se depender de mim vai ficar bem preservadinho.;)
Entao ja tens um bom emprego!! Que boa noticia.. duplamente!! :colgate:

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
não tenho fotos da maioria delas :( mas amanha vou por uma fantastica k tenho aqui :banana:

·
Moderator
17,559 Posts
Têm tipo field work e coisas do genero.. interessante!!

·
Moderator
17,559 Posts
Presumo que tenha existido algum acordo firmado entre as partes para que a equipa tecnica do jardim recuperasse o templo nao!?

·
braaaap all day!
4,696 Posts
Espectaculo!! Tudo lindo.
A igreja é absolutamente indescritível! Uma das minha preferidas do género! Auqela ábside, capiteis e timpano...jasus!! :drool:

·
Moderator
17,559 Posts
Engraçado, nao sabia que os jardins bontanicos tinham assim tanta significancia e expertise.. apesar de ainda achar que tens competencia e skill para uma posiçao com mais relevancia, mas neste país ja se sabe!

1 - 20 of 114 Posts