SkyscraperCity banner

1 - 20 of 115 Posts

·
O Prof Godin
6,654 Posts

São João de Tarouca é uma freguesia portuguesa do concelho de Tarouca, com 22,46 km² de área e 606 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 27 hab/km².

A freguesia de São João de Tarouca é constituída por cinco povoações ( Couto, Pinheiro, S. João de Tarouca, Vila Chã do Monte e Vilarinho) albergando mais de setecentas pessoas, tendo como sede freguesia São João de Tarouca.

A Vila de São João de Tarouca fica a 15 km de Lamego e para a visitar toma-se a estrada de Moimenta da Beira para o alto de Mondim ( EN 329 ) onde se vira à esquerda para uma estrada entre pinhais. É uma vila em fase de desenvolvimento contínuo, mas que nunca perde a aparência rural, o que a torna num local frequentemente visitado.

Convento de São João de Tarouca

O Mosteiro de São João de Tarouca localiza-se na encosta da serra de Leomil, sobranceiro ao vale do rio Varosa, na freguesia de São João de Tarouca, concelho de Tarouca, no distrito de Viseu, em Portugal.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Convento_de_São_João_de_Tarouca

Já que andamos por Lamego aqui ficam algumas fotos antigas e recentes do convento onde eu fui muitas vezes em estado de abandono e que recentemente se tem vindo a recuperar. Talvez um dia…

[…Localizado na encosta da Serra de Leomil, no distrito de Viseu, o Convento de São João de Tarouca ergue-se num grande vale, ao fundo do qual corre o rio Varosa. Inicialmente foi um ermitério mas, em 1152, após a vitória de D. Afonso Henriques sobre os mouros em Trancoso, foi lançada a primeira pedra da igreja conventual cisterciense.

O dormitório novo e torre sineira foram construídos no século XVI. A última fase das obras de ampliação do mosteiro decorreu no século XIX. Em 1938 seriam restaurados os retábulos, nomeadamente o de São Pedro, atribuído a Grão Vasco.

De arquitectura românica, gótica, com portal renascentista, sofreu progressivas alterações durante o século XVII, nomeadamente na fachada. A planta, cruciforme de três naves, sendo a central mais elevada, proporciona volumes articulados, nos quais se endossa a torre sineira. A fachada principal tem o pano de fundo dividido por duas pilastras alientes e é rematada por outras iguais, coroadas por pináculos assentes em capitéis.

No pano central abre-se um portal de verga recta, encimando por uma imagem e um escudo, ladeados por duas janelas. Os altares são de talha dourada, dontendo retábulos de pintura sobre madeira, da qual avulta o de São Pedro, o de Nossa Senhora da Glória e o do altar de São Miguel. Na nave central há ainda um cadeiral em talha dourada, enquanto na sacristia se podem contemplar os valiosos azulejos historiados.

Foi provavelmente o primeiro mosteiro Cisterciense em Portugal. O seu arquitecto conhecia talvez indirectamente as formas e as proporções da escola românica Bernardina, de origem Borgonhesa. A nave central no entanto parece única as laterais aproximam-se de capelas comunicantes (devido à rectorização provocada pelo sistema construído) e pelos contrafortes percebem-se as naves laterais no alçado.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre…]

:)

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Tive a infelicidade de ter encontrado a porta fechada quando lá fui em Setembro. Porém o conjunto é absolutamente magestoso!!:eek:kay:

·
30,728 Posts
Não apareceu... a Mimi já se queixou hoje do mesmo...:dunno:

No mesmo dia fiz Ferreirim, Salzedas e Tarouca. E estavam todos fechados, que raio!!:rant:

·
Whatever
45,866 Posts
mas apareceu que eu vi! só que enretanto desapareceu...

tiveste azar!:D eu quando lá fui tinha o de Salzedas aberto!:D mas a entrada era por uma porta num edifício anexo onde se compravam os bilhetes.;)

·
O Prof Godin
6,654 Posts
Discussion Starter · #6 ·
O pá…Salzedas…e Ferreirim…Onde estão?

·
O Prof Godin
6,654 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Eu refiro-me ao poste, claro…:lol:

·
Whatever
45,866 Posts
:lol: andam por aí algures nos confins do fórum!:D mas são com fotos do reflex logo não há interiores!:D

·
30,728 Posts
tiveste azar!:D eu quando lá fui tinha o de Salzedas aberto!:D mas a entrada era por uma porta num edifício anexo onde se compravam os bilhetes.;)
Se eu tivesse chegado antes tinha apanhado Salzedas aberto. Mas como nesse dia ja tinha ido de Foz Coa a Vila Real e ido a Mateus e Ucanha, as horas já não eram propriamente as mais simpáticas...:(

·
Registered
52,552 Posts
se calhar ja foste á hora de estar fechado mesmo, o convento é bonito apesar da alteração k lhe foi feita nos sec. XVII e XVIII á fachada e o tumulo do Conde de Barcelos, filho iligitimo de D. Dinis, é enorme.....

·
30,728 Posts
Só por curiosidade, ninguém tem fotos do cadeiral de S.João de Tarouca? É que ando por aqui de volta de um trabalho que mete talha dourada e, é referido, não como sendo um dos melhores exemplares (fica atrás do de Arouca ou Madre de Deus, p.ex), mas como um dos mais intactos. E fiquei curioso...:D

·
O Prof Godin
6,654 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Foi restaurado pela Joana Laranjo (penso???) e mais uns artistas. Recordo-me de ir lá e ela estar lá a trabalhar. Agora onde param as fotos…

·
30,728 Posts
Obrigado, Arpelius!:eek:kay:
Não é de facto dos mais exuberantes, mas é extremamente interessante!!:yes:

·
30,728 Posts
Sim, mas nada que se compare com este "menino" em Arouca!;) (já agora, por curiosidade, este cadeiral foi entalhado pelos mesmos entalhadores do retábulo da Árvore de Jessé da Igreja de S.Francisco no Porto, António Gomes e Filipe da Silva...)

·
O Prof Godin
6,654 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Já agora, senhores historiadores, conhecem o cadeiral de pedra de Santiago de Compostela?

1 - 20 of 115 Posts