SkyscraperCity banner

1 - 16 of 16 Posts

·
Registered
3,300 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)

Neste thread apresento imagens antigas apenas de Maceió, colorizadas pelo web disign Tom Carvalho, em sua homenagem aos 200 anos de Alagoas

O que você sente ao ver uma fotografia antiga? Pra mim essa pergunta sempre teve uma resposta automática: curiosidade. Uma curiosidade que se aguça ao tentar imaginar que ali existe mais vida do que aquela imagem ausente de cores é capaz de traduzir. Acho que não sou o único que sente que apesar de tratar-se de um registro fiel da história e um marco na tecnologia da época, a fotografia preta e branca por vezes transmite a errônea sensação de algo pacato, sem vida, sem cor, literalmente. Errônea porque sabemos que não é assim, que não foi assim. Não podemos culpar a fotografia, ela é o mais eficaz método de se teletransportar no tempo, pois transcende a imaginação e nos leva a ver acontecimentos , lugares e pessoas, que jamais teríamos a chance, além daquilo que está ao alcance no nossos olhos em tempo real. E foi essa curiosidade de enxergar além do preto e branco que surgiu o projeto Cores de Alagoas. O projeto consiste no ato de colorir artificialmente 200 imagens da história do nosso Estado em homenagem aos 200 anos do mesmo. A fim de fantasiar um pouco como seria o nosso ponto de vista se estivéssemos presentes naquela época. Convido você a fazer uma viagem no tempo através dessas 200 fotos e redescobrir nossa história, conhecer ou reconhecer locais que se perderam no passado, prédios que hoje não existem mais, ruas e bairros que já não são mais os mesmos, mas que estão enraizados em nossa cultura, em nossa vivência como cidadão Alagoano. Meu principal objetivo com essa iniciativa além de, estimular o amor a Alagoas, é principalmente preservar o riqueza do nosso passado, devolvendo aos alagoanos o que de fato já os pertencem, a sua história, que deve e precisa sair das gavetas. Estas imagens fazem parte de acervo pessoal de outros colaboradores, e do arquivo publico do nosso Estado, disponibilizado gentilmente pelo MISA (Museu da Imagem e do Som de Alagoas), por colecionadores e do acervo do jornalista historiador Edberto Ticianeli, cuja autoria das fotos é de outros profissionais ou amadores, que outrora se preocuparam em congelar o tempo, ou sequer o fizeram intencionalmente e muito contribuíram para perpetuar as memorias da nossa querida Alagoas. Observação Especial: Vale salientar que minha singela atribuição é pessoal e artística, e não se trata de tentar imprimir a realidade fiel assim como ela foi um dia Meus sinceros agradecimentos: Edberto Ticianeli, pelo fornecimento de fotos e principalmente pela paciência em prestar uma consultoria histórica dos acervos e ao MISA, pela presteza em fornecer um rico acervo fotográfico Espero que todos gostem do projeto e que ele sirva para despertar o apego ao passado, as nossas raízes. Uso como um lema pessoal em minha vida o seguinte pensamento: Uma árvore sem raízes não sustenta de pé, não fica forte, ela pode até crescer, mas sempre apoiada em alguma outra coisa. Valorizar o nosso passado, olhando sempre para frente, para o futuro e para o progresso, mas jamais sem esquecer quem somos, de onde vimos e por onde andamos. Muito obrigado a todos!

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

Tom Carvalho

:eek:kay:​

·
por HUGO TORRES
2,828 Posts
já tinha visto essas fotos no site TNH1...É sensacional esse acervo fotográfico!!

uma pena que o poder público de nossa terra não se preocupa em resgatar essa arquitetura que em sua maioria ainda existe no Centro de Maceió por trás de placas e letreiros horrorosos que cobrem as fachadas dos prédios.

·
Paris, France.
15,920 Posts
Muito boa a ideia de trazer pra cá, em forma de thread, as fotos da nossa "Maceió de antigamente", Toni!

Pode ser impressão minha, mas será que essas estátuas que aparecem nesta foto como sendo em Jaraguá são as mesmas que estão atualmente no Mirante de São Gonçalo?

Tom Carvalho

·
Registered
3,300 Posts
Discussion Starter · #10 ·
já tinha visto essas fotos no site TNH1...É sensacional esse acervo fotográfico!!

uma pena que o poder público de nossa terra não se preocupa em resgatar essa arquitetura que em sua maioria ainda existe no Centro de Maceió por trás de placas e letreiros horrorosos que cobrem as fachadas dos prédios.
Muitos protocolos estão sendo tratados para o aniversário de 200 anos de Alagoas, mais nenhum deles seria tão temático e de legado maravilhoso, que a restauração das fachadas históricas danificadas ou escondidas pelos grandes e poluidores letreiros das lojas do Centro. Bastaria uma iniciativa CDL, Prefeitura e Governo do Estado. Ainda há tempo.

Convido o amigo forista e jornalista Sérgio Torres para uma matéria jornalistica com essa temática.

·
Registered
3,300 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Muito boa a ideia de trazer pra cá, em forma de thread, as fotos da nossa "Maceió de antigamente", Toni!

Pode ser impressão minha, mas será que essas estátuas que aparecem nesta foto como sendo em Jaraguá são as mesmas que estão atualmente no Mirante de São Gonçalo?

Tom Carvalho
São elas, abrandao. Algumas estão no mirante de São Gonçalo e outras no parque Gonçalves Lêdo.

·
Na Bozolândia...
45,979 Posts
Maceió sempre linda e elegante, seja no passado ou hoje, essa cidade esbanja charme e beleza!

·
Jesus is the way!
5,615 Posts
:eek:kay::applause: Show de fotos!! Linda Maceió!!

1 - 16 of 16 Posts