SkyscraperCity banner

1 - 20 of 28 Posts

·
PAPITO
9,825 Posts
Discussion Starter #1
“Ao domingo de Pascoela pela manhã, determinou o Capitão de ir ouvir missa e pregação naquele ilhéu. Mandou a todos os capitães que se aprestassem nos batéis e fossem com ele. E assim foi feito. Mandou naquele ilhéu armar um esperavel, e dentro dele um altar mui bem corregido. E ali com todos nós outros fez dizer missa, a qual foi dita pelo padre frei Henrique, em voz entoada, e oficiada com aquela mesma voz pelos outros padres e sacerdotes, que todos eram ali. A qual missa, segundo meu parecer, foi ouvida por todos com muito prazer e devoção.” – Carta de Pero Vaz de Caminha, escrivão da armada de Cabral a El Rey, D. Manuel, abril de 1500

Coroa Vermelha é uma praia situada no município de Santa Cruz de Cabrália, contígua à Praia do Mutá pertencente ao município de Porto Seguro, ambos integrantes da Costa do Descobrimento no extremo sul da Bahia.
Uma das praias mais conhecidas do litoral baiano, Coroa Vermelha tem a honra de ser considerada como o porto onde desembarcaram Pedro Álvares Cabral e seus homens, em 22 de abril de 1500.
Nesta praia, em 26 de abril de 1500, Frei Henrique de Coimbra celebrou a Primeira Missa no que se tornaria a Terra Brasilis.
A seguir, fotos de um breve passeio por esta linda praia da Bahia, numa tarde, ao sol de dezembro.

01 - Portal na Estrada Porto Seguro - Santa Cruz de Cabrália

02 - Primeira Missa - Arte popular à beira da estrada

03 - Parapente na tarde...

04 - Entrando na Aldeia Pataxó - Portal I

05 - Rua Principal da Aldeia Pataxó

06 - Lojinha de artesanato indigena em cerâmica

07 - Lojinha de artesanato indígena em madeira

08 - A valente armada

09 - Comprei belas peças nesta lojinha d este artesão Pataxó

10 - Achou caro?

11 - Aqui o DETRAN PATAXÓ funciona...

12 - Proposta PATAXÓ - Que acham?

13 - O sorvete é muito booooommmmm

14 - A entrada do simpático centro comercial de artesanato PATAXÓ

15 - Lojas do centro de artesanato PATAXÓ

16 - Detalhe das peças à venda - suportes em jacarandá

17 - Área de convivência do centro comercial

18 - Um velho guerreiro PATAXÓ esculpido em madeira

19 - Vista da área interna do centro comercial PATAXÓ

20 - Portal do Museu Indígena feito com encosto de cadeiras plásticas descartadas - genial!!!

21 - Entrada do Museu Indígena

22 - Museu recebendo melhorias...

23 - Placa inaugural do Museu

24 - Retomando o caminho para a praia

25 - Monumento comemorativo dos 500 anos do Descobrimento do Brasil

26 - Monumento mais próximo...

27 - Inscrições gravadas no pedestal do Monumento

28 - O monumento de frente

29 - A cruz parece flutuar no azul ao sol da tarde...

30 - A praia após o monumento - o incrível azul do mar da Bahia

31 - O mar estava muito cheio e muito azul...

32 - O barquinho descansa sob a brisa suave da tarde azul...

33 - Ao fundo a outra ponta da Enseada de Cabrália

34 - Vida muito chata nesta beira de praia...

Foi um passeio muito agradável. Saudades...

Comentem...

·
Banned
Pátria amada, Bahia!
13,370 Posts
Bom d+++++!!! Agora quando eu fui aí pela primeira vez eu achei ótimo essa "aldéia" pavimentada om pedras portuguesas e "ocas" de alvenaria.

·
Registered
30,723 Posts
Muito legal suas fotos mostrando todo artesanato e beleza desse que foi o primeiro lugar onde os portugueses chegaram no Brasil.:)

Maravilha de lugar!:cheers:

·
PAPITO
9,825 Posts
Discussion Starter #9
Bom d+++++!!! Agora quando eu fui aí pela primeira vez eu achei ótimo essa "aldéia" pavimentada om pedras portuguesas e "ocas" de alvenaria.
Obrigado. Realmente, a Aldeia PATAXÓ é uma graça, possuindo toda a infraestrutura necessária.

Que lugar agradável! E que mar! :drool:
Muito agradável, bonito e aconchegante.

Sua estada em Porto Seguro e arredores renderam belas fotos Papito. Gostei muito do artesanato da tribo Pataxó, ele é bem marcante nestes locais visitados por vc.
Porto Seguro é muito fotogênica, facilitando o trabalho deste medíocre fotógrafo. Obrigado pela visita.

Babei horrores, k
Meu vizinho goiano, já que moro em Brasília atualmente, não babe, venha ver ao vivo e a cores! Com certeza, não se arrependerá!

Coroa Vermelha é um charme, muito linda. Valeu por compartilhar, PAPITOBA, o thread ficou ótimo. :)
Obrigado!

Muito legal suas fotos mostrando todo artesanato e beleza desse que foi o primeiro lugar onde os portugueses chegaram no Brasil.:)

Obrigado. O lugar é lindo e os PATAXÓS mostraram-se bons artesãos e empreendedores, bastou uma boa ajuda do Governo da Bahia na década de 1990.
Maravilha de lugar!:cheers:
Adoro o clima despojado do litoral baiano. O mar estava lindo, valeu pelas fotos!

·
I'm just a happy kid!!!
1,538 Posts
Coroa Vermelha é muito bom... já passei muitas dias agradáveis por ai... preciso voltar logo! Ainda bem que tenho familiares ai. =P

·
Rene Hass
4,331 Posts
Lugar muito bonito, merecedor de uma visita não apenas pelas belezas naturais, mas também em função do significado histórico que tem.

Agora, fiquei curioso em saber se alguém paga 200 reais para tirar fotos com as ínfimas roupas de índio. Esses índios deveriam ser mais inteligentes. Se cobrassem ¼ desse valor, ganhariam rios de dinheiro.

·
PAPITO
9,825 Posts
Discussion Starter #12
Lugar muito bonito, merecedor de uma visita não apenas pelas belezas naturais, mas também em função do significado histórico que tem.

Agora, fiquei curioso em saber se alguém paga 200 reais para tirar fotos com as ínfimas roupas de índio. Esses índios deveriam ser mais inteligentes. Se cobrassem ¼ desse valor, ganhariam rios de dinheiro.
É somente R$ 2,00 (dois reais). A pegadinha é a vírgula pequena. Acho que o índio "esperto" fez assim para pegar algum desavisado! Hahahahaha..

·
Am I bovvered?
3,935 Posts
Que lindo! Estive em Coroa Vermelha no ano 2000 e pude reviver alguns momentos ao ver suas fotos! Adorava ver a maré baixa pela manhã, quando o recife de coral surgia no meio do mar e eu fazia caminhada por lá. Amei o thread!

Espero também que a qualidade de vida lá tenha melhorado nesse período, me lembro de partes bem pobres mais pro interior da cidade.

·
Rio de Janeiro
31,103 Posts
Nossa, adorei a Aldeia Pataxó, as pedras portuguesas, a limpeza da cidade e o belíssimo mar. :drool:

Obrigado por compartilhar, :eek:kay:

·
PAPITO
9,825 Posts
Discussion Starter #20
Mais um belo recanto do grande e diversificado litoral baiano.
Com certeza. Neste quesito, Deus foi muito generoso com a Bahia.

Ahh... :nuts: Mas é uma pegadinha perigosa... :lol:
Sem dúvida.

Não conhecia. Belo lugar.
Venha conhecer. Vale a pena o passeio.

Lindíssimo lugar. Valeu a apresentação !
Obrigado!

Que lindo! Estive em Coroa Vermelha no ano 2000 e pude reviver alguns momentos ao ver suas fotos! Adorava ver a maré baixa pela manhã, quando o recife de coral surgia no meio do mar e eu fazia caminhada por lá. Amei o thread!
Espero também que a qualidade de vida lá tenha melhorado nesse período, me lembro de partes bem pobres mais pro interior da cidade.
Foi tudo muito rápido, não fui à cidade de Cabrália propriamente dita, por isto não posso avaliar porém, como houve uma redução geral da pobreza no país neste período (2000/2010), acredito que o panorama social tenha melhorado.

Que coisa mais bonita essa cidade!
Adorei o artesanato!
O mar do nordeste é incomparável!
Sem dúvida!

Nossa, adorei a Aldeia Pataxó, as pedras portuguesas, a limpeza da cidade e o belíssimo mar. :drool:
Obrigado por compartilhar, :eek:kay:
Por nada! É sempre um prazer mostrar coisas bonitas do nosso Brasil.

1 - 20 of 28 Posts