SkyscraperCity banner
1 - 20 of 31 Posts

·
CHECKMATE!
162 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Olá! esse é o primeiro projeto que eu posto aqui no SSC...
É um prédio comercial, 200m de altura.

Novos Renders:

Lobby da Torre Principal

Átrio e core secundário

Vistas Isométricas:

·
Ser paraense é atitude!
4,845 Posts
Mto bom o projeto!!!
:eek:kay: Gostei!
Só o nome do Ed. não agrada :hilarious

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Tá muito a cara daqueles prédios sem graça da Ásia. Eu sinceramente não gostei, desperdício de tempo fazer toda essa apresentação.

:eek:hno:

Mentira. :devil:

Tá fantástico o teu projeto, simples onde deve ser, e complexo onde deve ser. Harmônico, sobretudo, entre si. Dramático, ambiguo, dinâmico, um projeto fantástico! Se tivesse mais tempo, faria uma crítica mais elaborada! :)

E a princípio, não mudaria praticamente nada.

Parabéns, cara, já tinha visto desenhos e esboços teus e sempre fico apaixonado pelas coisas que tu faz.
:applause:

Tu faz arq? =)

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
O nome é um dos mais legais entre todos os projetos já postados nesse subforum. Isso porque não é um nome comercial, comum, mas sim um nome de um protótipo, de um estudo.

E mesmo se fosse um nome comercial, seria simples, lógico e bonito. Sem muita frescura e breguice, como o normal...

·
Registered
582 Posts
O prédio é bem bacana, a elaboracao e apresentacao do projeto sao ótimas, projeto bem realista e atual, mas muito comum para os dias atuais internacionalmente. Para o Brasil ainda seria uma revolucao. Achei tudo muito quadrado, gosto de formas plásticas mais avancadas que baseam-se em formas da natureza, ou seja a arquitetura escultural expressionista, mas para um comeco do avanco está bom, um bloco de vidro com altura.

Deve ser muito decepcionante para um estudante de arquitetura no Brasil, ter idéias como essa bem avancadas principalmente na altura e qualidade dos materiais tipo a la Foster e depois vermos projetos comuns de midrises pipocando no comércio na vida real dos profissionais, com bom acabamento mas sem muita inovacao nas idéias como Calatrava, Foster e outros. É um lamento, mas sao as leis.

·
CHECKMATE!
162 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Muito obrigado pelos comentários, gente! :colgate:

To pensando em começar outro projeto!

Parabéns, cara, já tinha visto desenhos e esboços teus e sempre fico apaixonado pelas coisas que tu faz.
:applause:

Tu faz arq? =)
Puxa Flick, muito obrigado pelos elogios, sempre considerei suas críticas aqui no Nossos Projetos muito coerentes, além disso, aprendi alguns detalhes com elas =P

Mas não, não faço arquitetura, até cogitei seguir, mas acabei optando por Engenharia Mecânica, que ainda curso.

O nome é um dos mais legais entre todos os projetos já postados nesse subforum. Isso porque não é um nome comercial, comum, mas sim um nome de um protótipo, de um estudo.

E mesmo se fosse um nome comercial, seria simples, lógico e bonito. Sem muita frescura e breguice, como o normal...
Pois é, a principio até botei um nome qualquer na fachada, mas descartei. Como o que importa é a arquitetura, e como nunca poderia agradar a todos com um nome, decidi deixar sem.

Como tu faz para colocar aquele ângulo distorcido no kerkythea?
-Vá em Settings > Scene
-Sob a aba Cameras, há o item Film
-Lá, o Focal Length deve estar em torno de 40mm; quanto menor este valor, maior será o campo de visão câmera (para os renders internos acho que usei 20 mm, mas experimente diversos valores)
-Depois disso ajustado, parece que nada muda, mas se você apertar o botão Cycle na barra de ferramentas principal (o icone é uma câmera de cinema) e reajustar a câmera, verá que o campo de visão mudou.

O prédio é bem bacana, a elaboracao e apresentacao do projeto sao ótimas, projeto bem realista e atual, mas muito comum para os dias atuais internacionalmente. Para o Brasil ainda seria uma revolucao. Achei tudo muito quadrado, gosto de formas plásticas mais avancadas que baseam-se em formas da natureza, ou seja a arquitetura escultural expressionista, mas para um comeco do avanco está bom, um bloco de vidro com altura.

Deve ser muito decepcionante para um estudante de arquitetura no Brasil, ter idéias como essa bem avancadas principalmente na altura e qualidade dos materiais tipo a la Foster e depois vermos projetos comuns de midrises pipocando no comércio na vida real dos profissionais, com bom acabamento mas sem muita inovacao nas idéias como Calatrava, Foster e outros. É um lamento, mas sao as leis.
De fato, também me agradam as formas orgânicas, porém, como são difíceis de serem trabalhadas no Sketchup (ao menos sem nenhum plugin), preferi um formato prismático, como um cristal, muito mais simples.
Além disso, acho que é necessária uma sensibilidade muito maior quando se trata de imitar a natureza, sob o risco de se criar algo desarmônico, não funcional ou muito chamativo.

Quanto aos profissionais, este é um dos motivos que me desencorajaram de seguir arquitetura.

·
Dura lex sed lex
963 Posts
Adorei o projeto,parabéns!

·
Registered
582 Posts
Muito obrigado pelos comentários, gente! :colgate:

1- To pensando em começar outro projeto!

2- Mas não, não faço arquitetura, até cogitei seguir, mas acabei optando por Engenharia Mecânica, que ainda curso.

3- Pois é, a principio até botei um nome qualquer na fachada, mas descartei. Como o que importa é a arquitetura, e como nunca poderia agradar a todos com um nome, decidi deixar sem.

4- De fato, também me agradam as formas orgânicas, porém, como são difíceis de serem trabalhadas no Sketchup (ao menos sem nenhum plugin), preferi um formato prismático, como um cristal, muito mais simples.
Além disso, acho que é necessária uma sensibilidade muito maior quando se trata de imitar a natureza, sob o risco de se criar algo desarmônico, não funcional ou muito chamativo.

2- Quanto aos profissionais, este é um dos motivos que me desencorajaram de seguir arquitetura.
Te respondo e comento com cores e numeracao:

1- Comece mesmo outro projeto, você é muito talentoso tanto para fazer uma arquitetura realista e avancada atual bem como no uso desses maravilhosos softwares de CAD 3D. Você é um 3D Modelling artista muito bom.
Tente inovar com formas orgânicas em detalhes desta vez. Daria um toque especial de levesa e volumes e formas que deixa um projeto único e lindo.

2- Você cometeu o mesmo erro que eu na hora de escolher a carreira. Vou citar meu exemplo, na minha época nao tinham esses CAD de 3D com acesso a todos, fazia tudo no papel, mas passei em Arquitetura no Mackenzie e Eng. Mecânica na USP para resumir a estória. Como nao tem Desenho Industrial na USP para ser designer de veículos especificamente, uma grande falha daquela universidade, optei erroneamente à Eng. Mecânica em uma escola boa que nao fosse paga. Nada do que estudei na Eng. Mecânica chegava perto do que almejava como vida profissional e sempre cai em projetos e mesmo tendo feito mestrado em design posteriormente, nunca ninguém e nenhuma empresa me aceitou como designer industrial o que me frustou e até hoje me arrependo. Penso como teria sido se tivesse seguido o outro lado da moeda, mas agora já foi. Na verdade a orientacao do ensino e carreira de trabalho na vida real de uma pessoa ainda é muito falho para um jovem que tem suas dúvidas. Pouca gente explica, motiva e orienta de acordo. Nem os cursinhos conseguem entender todos em suas vontades ligado à vida do dinheiro posteriormente. Portanto espero que nao tenha cometido o mesmo erro que eu. Eu segui um caminho, tive muitos deslises, conflitos e experiências mas profissionalmente nao me considero feliz e de sucesso. Espero que com você seja diferente. Se você tem um lado artístico forte, deveria o tê-lo seguido, minha opiniao. Nao existe segunda chance depois na vida. No Brasil a arquitetura ainda é um campo vasto, comparado a outros países limitados como a Alemanha. Mas isso é uma longa estória. Agora nao sei todos os seus motivos particulares por ter escolhido este curso, mas pode ser que esteja contente consigo próprio profissionalmente e tenha mais sucesso do que eu tive. Hoje estou fora do mercado de trabalho por ter esse conflito ainda muito forte em mim, além de que um Eng. Designer de veículos CAD 3D modelista artístico em Catia é algo que nenhuma indústria veicular precisa em nenhum lugar do mundo. Nao existe ainda a interface profissional de designer e engenheiro como profissao e nem é vasta em necessidade nas indústrias.

3- O mais importante é o projeto em si. Nome sempre é só um detalhe que se pode mudar a qualquer hora, nao ligue muito para isso. Se preocupe em formas únicas, inovadoras e de caráter forte pessoal seu. É o que marcou on ON, veja que as obras dele nao tem nomes tao importantes, o que mais vale é o conceito simples da forma e volumes traduzidos no objeto.

4- É claro que os formatos orgânicos baseados em elementos simples e únicos da natureza sao lindos, mas também gosto de prismas e volumes cristalinos baseados no quartzo e cristais minerais que no Brasil suas formas e cores sao sem igual. É claro que o volume cúbico e prismático é mais funcional, porém a forma orgânica é mais individual e única do arquiteto. Basta ver como o Calatrava ficou famoso com suas formas da natureza em belos projetos. Sei que o Sketch-up é limitado. Tem gente que faz horrores de lindos detalhes nele, parece até mágica, fico abismado com essa gente talentosa. Lembre-se mais vale a qualidade e detalhismo de um projeto que a quantidade e nisso acho que você tira de letra.

Fico feliz por estar participando e se ainda conseguir fazer arquitetura, sempre para você ainda tem chance, que você poderia ser um grande arquiteto, nao sei no Brasil, mas em algum lugar deste mundo, para mim já é tarde uma nova tentativa. Fico feliz por você. Vá em frente. :)

1 - 20 of 31 Posts