Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 25 Posts

·
Registered
Joined
·
9,050 Posts
Discussion Starter · #1 ·


Devagar na faixa rápida

Ficar parado no corredor já é rotina do paulistano

THALITA PIRES, [email protected]

Quase todos os dias a doméstica Larelita Monteiro de Oliveira perde o prazo das duas horas do bilhete único em sua segunda viagem, entre o Terminal Varginha, na Zona Sul, e o bairro do Jaguaré, na Zona Oeste, onde trabalha. A secretária Nathalia Thinberg já chegou a descer do ônibus e ir a pé para não ter de esperar até 50 minutos no corredor da Francisco Morato e chegar atrasada ao escritório, na Avenida Brasil.

Para entender por que os ônibus de Larelita e Nathalia atrasam tanto, o JT fez um teste de velocidade em todos os corredores da Capital e constatou que, entre outras coisas, o corredor Campo Limpo/Vila Sônia/Centro - exatamente no trecho da Francisco Morato - é o mais lento da Cidade, com média de apenas 3,5 quilômetros por hora no período da manhã. No percurso, de cerca de três quilômetros, até 50 veículos chegam a ficar parados na faixa.

'Todo dia fico parada. As pessoas demoram para descer do ônibus. Às vezes estou no ponto na hora certa, mas chego meia hora atrasada no trabalho', diz Renata de Castro, que mora em Itapecerica da Serra e segue pelo mesmo corredor.

Razões para a lentidão

Para o secretário municipal de Transportes, Frederico Bussinger, um dos problemas da lentidão nos corredores é o grande número de ônibus, de várias linhas, que circulam pelas vias exclusivas. Outro fator de complicação é a dificuldade de ultrapassagens. De acordo com Bussinger, apenas no corredor Tiradentes isso é possível.

O secretário ainda tocou em mais dois problemas: a invasão das faixas exclusivas para ônibus por carros e motos e ainda a má conservação do asfalto de alguns corredores. 'Com muitos buracos, não tem como o ônibus andar rápido. E a invasão de carros e motos também complica a velocidade dessas vias.'

A secretaria trabalha para aumentar a velocidade média dos corredores. Bussinger disse que, além do aumento da fiscalização nos corredores, já está em licitação a contratação de novos radares com leitores automáticos de placas. Eles ajudarão a multar carros e motos invasores. Em relação aos outros problemas, o secretário disse que alguns corredores passam por reformas e manutenção e outros serão adaptados - como o da Av. Rio Branco.

Gargalos

O grande problema do corredor da Francisco Morato é o gargalo no cruzamento com a Rua Sapetuba. Dessa via entram na Morato todos os ônibus que deixam o bairro do Butantã pela Rodovia Raposo Tavares. São 14 linhas municipais, mais 19 intermunicipais. No total, 44 linhas da EMTU usam o corredor.

Já para os passageiros da linha que liga os terminais Varginha, na Zona Sul, e a Praça da Bandeira, no Centro - o caso de Larelita - o problema é que o percurso, feito dentro do corredor, dura mais do que as duas horas que valem cada unidade do bilhete único. A velocidade média do veículo nos 28,8 quilômetros do percurso é de 14 km/h. Nos piores pontos do corredor da Av. Robert Kennedy, essa velocidade cai a menos da metade.

Corredores rápidos

Por outro lado, nas avenidas Inajar de Souza e Edgar Facó, na Zona Norte, os corredores são rápidos. As linhas que saem dos bairros da região vão apenas até os terminais Cachoeirinha e Pirituba, respectivamente, e apenas os ônibus que saem dos terminais em direção ao Centro passam pelas faixas exclusivas. 'É bem difícil pegar congestionamento aqui, mesmo nos horários de pico', diz Marcelo da Conceição, que usa o corredor Inajar /Lapa/Centro todos os dias.
 

·
cives totius mundi
Joined
·
5,002 Posts
é um inferno mesmo !
O corredor da Rebouças-Consolação é terrível também nos horários de pico !
Haja paciência
 

·
**16º ano**
**17º ano**
Joined
·
25,812 Posts
Presente da Marta pra SP...

Esse corredor foi feito sem o menor planejamento, na época foi avisado por especialistas que as avenidas não suportariam o tráfego de um corredor, e bem ou mal o metrô estava começando as obras que fariam o mesmo trajeto, mas a prefeita, na ânsia de entregar alguma coisa antes das eiçõesfez assim mesmo, entregando esse corredor super "eficiente" e a Av Rebouças sem calçadas. Show de bola.

Eu fui usuário durante 4 anos desse corredor, pra mim ele até era útil, mas eu só usava um pequeno trecho, entre a Av. Paulista e a Henrique Shaumann. Amigos meus que usavam outros trechos, como o da Rua da Consolação e especialmente o que usavam o da Francisco Morato e Eusebio Matoso só tinham a reclamar, não raro chegam (bem) atrasados por causa dele.
 

·
How about a magic trick?
Joined
·
4,805 Posts
^^

Esse corredor é o mais problemático (eu prefiro dar a volta por Osasco para ir na Usp, vou de cptm, mas isso pq gosto de andar nos trens). Mas outros corredores que são "presentes da Marta" me são muito úteis e eficientes, como diz na própria matéria. O da São João (centro) que atende meu ap e o da M'Boi Mirim para a casa na Guarapiranga.

São pontos positivos e negativos. As obras no corredor 9 de Julho datam de muito antes da eleição. E deixaram a avenida muito mais bela do que nos tempos dos trólebus malditos Santo Amaro-Bandeira.
 

·
22°52'S 47°03'W
Joined
·
20,839 Posts
3,5km/h são 58m/min. Isto é, uma pessoa a pé consegue ser mais rápida nesse percurso! Que coisa...:eek:
 

·
Registered
Joined
·
2,783 Posts
Se fosse possível o desvio dos ônibus intermunicipais para outras vias, como para a ponte Cidade Universitária por exemplo, acho que aliviaria um pouco. Mas realmente, é um péssimo projeto e complicadíssimo demais.

No corredor Inajar, citado na reportagem, tem dois poréns: apenas existe um trecho em funcionamento e apenas de um lado da pista, o outro foi quase completamente retirado, restando um ponto na frente do Cemitério da Vila Nova Cachoeirinha.

E continuando, na Inajar, o trânsito de coletivos é maior referente aos microônibus. A maioria dos ônibus vão por bairros a dentro.
 

·
spca
Joined
·
202 Posts
É uma pena....

Corredores de ônibus só funcionam com poucas linhas com ônibus de grande capacidade e troncalização. É claro que milhoes de linhas num mesmo corredor não funcionaria...
 

·
Registered
Joined
·
4,036 Posts
Detesto mortalmente corredores de ônibus pela esquerda (apesar de nunca ter tido a oportunidade de andar pessoalmente em um :D).

Além de ser feio, não evitar invasões de faixa, e acabar com qualquer canteiro central, não possibilita ultrapassagens (na maioria dos casos). Acho muito tosco pegarem uma faixa de uma avenida (pior ainda se for a da esquerda), falarem que ali só circula ônibus, colocarem uns pontos e pronto.

A possibilidade de ultrapassagem, aliás, é fundamental. Acho que deve ser a maior causa de lentidão, imagina uma fila de 30 ônibus, cada hora um para para descer e subir gente.

É claro que fazer assim é muito mais complicado, e esse foi feito junto com a construção da avenida, mas um corredor de ônibus ideal seria como o da Cristiano Machado aqui. Pistas realmente exclusivas, pontos pela direita, recuados em relação à via de circulação (e grandes, devem caber uns 3-4 ônibus).

Na primeira foto dá para ver bem como ele é, e o ponto recuado no lado esquerdo.

 

·
Annoying ex-moderator
Joined
·
17,643 Posts
Essa velocidade é ridicula, seria mais util se nesse ponto o corredor fosse eliminado e os onibus pudessem usar as demais faixas, pois até trafego congestionado anda mais rapido do que isso.
 

·
Registered
Joined
·
1,055 Posts
Nem sempre corredor de ônibus parece ser um bom negócio em São Paulo.

A criação de alguns corredores fez com que o tráfego na faixa de ônibus ficasse bastante oneroso enquanto o tráfego de veículos nas faixas restantes ficou muito pouco fluível devido ao altissimo volume de veículos.
 

·
Rumo ao fim do mundo!
Joined
·
3,205 Posts
O problema do corredor é a quantidade de linhas. Um "desmembramento" delas e algumas plataformas aumentadas ajudaria bastante. Há linhas que fazem o praticamente o mesmo trajeto com diferenças minimas ( tipo a praça da sé e pq d pedro - butanta usp ). Ja ouvi falar que iam diminuir as linhas em direção ao campo limpo, fazendo um alinha centro-campo limpo e do terminal, trocaria para as outras q vao a outros lugares, mas q hj transitam pelo corredor inteiro.
 

·
Um verdadeiro andarilho
Joined
·
105 Posts
Meu primeiro Post!!!!

Como já falaram, o que esta faltando mesmo é o Term. Campo Limpo, que já era pra ter sido feito, no entrocamento da estrada do Campo Limpo com a Av. Carlos Lacerda. Com o Terminal reduziria muito o número de ônibus já que os ônibus que partem de todos os bairros de Campo Limpo (Inocoop, Jd. Rosana, Jd. Maria Sampaio, etc, etc, etc) que não são poucos, não passariam mais pelo corredor. Seguindo somente uma linha que ligasse até o centro.
 

·
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!
Joined
·
1,116 Posts
O trânsito é um problema de educação em primeiro lugar: se as pessoas só saissem de carro na rua com ao menos três pessoas dentro (contando o motorista) não haveriam engarrafamentos no centro do Rio. Li uma matéria falando isso.

E é claro... Também a soberania dos ônibus. Existem outros modais de transporte na zona sul de Sampa ?

O Brasil precisa é de bondes ! :eek:hno:
 

·
Koolgreen
Joined
·
538 Posts
O corredor Francisco Morato-Rebouças só vai melhorar um pouco depois da linha 4 amarela....

Infelizmente estas duas avenidas deveriam ter umas 5 faixas de cada lado dada a importancia dele para a cidade, mas a cidade cresceu rápido demais, a quantidade de carros tb e ai não há avenida de 2 faixas pra carro e mais 1 de busão e que ainda é o início da principal rodovia que liga o Sul do País que aguente!!!!!
 

·
NON FVCOR FVCO
Joined
·
1,676 Posts
Presente da Marta pra SP...

Esse corredor foi feito sem o menor planejamento, na época foi avisado por especialistas que as avenidas não suportariam o tráfego de um corredor, e bem ou mal o metrô estava começando as obras que fariam o mesmo trajeto, mas a prefeita, na ânsia de entregar alguma coisa antes das eiçõesfez assim mesmo, entregando esse corredor super "eficiente" e a Av Rebouças sem calçadas. Show de bola.

Eu fui usuário durante 4 anos desse corredor, pra mim ele até era útil, mas eu só usava um pequeno trecho, entre a Av. Paulista e a Henrique Shaumann. Amigos meus que usavam outros trechos, como o da Rua da Consolação e especialmente o que usavam o da Francisco Morato e Eusebio Matoso só tinham a reclamar, não raro chegam (bem) atrasados por causa dele.

E ela periga ganhar de novo!
Dá vontade de transferir meu título de eleitor pra São Paulo só pra tentar impedir isso....
 

·
NON FVCOR FVCO
Joined
·
1,676 Posts
O trânsito é um problema de educação em primeiro lugar: se as pessoas só saissem de carro na rua com ao menos três pessoas dentro (contando o motorista) não haveriam engarrafamentos no centro do Rio. Li uma matéria falando isso.

E é claro... Também a soberania dos ônibus. Existem outros modais de transporte na zona sul de Sampa ?

O Brasil precisa é de bondes ! :eek:hno:
Nos EUA é praticamente um carro por habitante e não vi engarrafamento nenhum lá (exceto quando tinha um acidente). Era um monte de carros, muito mais que em SP, andando todos na mesma velocidade (e alta para uma cidade, umas 60 milhas por hora) num fluxo perfeito.
Se tem muitos carros, mas todos andam numa mesma ( e alta velocidade) não haverá engarrafamentos.
O ideal seria, nas avenidas, ter uma velocidade mínima e uma máxima. Encher de pardais e quem ficar abaixo da mínima, ser multado também. Algo como mínimo 60 e máximo 80.
 

·
Registered
Joined
·
7,546 Posts
VLT no corredor.
Acho que se fizessem estações nas extremidades, era só conectar as 33 linhas aí na outra extremidade linhas para chegar aonde o corredor não vai.

Atrapalhar por atrapalhar o corredor já atrapalha, a vantagem seria o aumento da capacidade, redução da poluição e velocidade.
 
1 - 20 of 25 Posts
Top