Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 353 Posts

·
Registered
154 Posts
Discussion Starter · #1 ·
A futura Estação Autódromo, na extensão da Linha C [Osasco-Jurubatuba] da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] até Grajaú, encontra-se com 67% da obra executada. A Estação está a 4 km de distância da unidade Jurubatuba e apenas 700 metros do Autódromo de Interlagos. A expectativa é que a unidade receba aproximadamente 5 mil usuários ao dia, no início da operação, prevista para setembro deste ano. :banana: :banana:

A construção já pode ser vista da avenida Matias Beck, que está sendo duplicada graças ao acordo entre CPTM e Prefeitura de São Paulo como parte do complexo viário de Jurubatuba. No local, restam nove residências a serem removidas em breve. Instaladas na faixa patrimonial da CPTM, os imóveis interferem na execução da terraplenagem e drenagem da Estação. As lajes estruturais já estão prontas, assim como as salas operacionais, de supervisão, banheiros, refeitórios e caixas para elevador que levam à plataforma. Nesse ponto da obra, a equipe trabalha agora na montagem da cobertura metálica. A planta inclui sala subterrânea para comportar a enorme quantidade de fios e cabos necessários ao funcionamento da estação. A próxima fase é o acabamento.

No trecho entre Jurubatuba e Autódromo, próximo ao aterro sanitário de Santo Amaro, a galeria de águas pluviais foi concluída. Os operários trabalham agora na instalação dos dormentes. De Jurubatuba à nova estação final, Grajaú, serão utilizados quase 31.000 dormentes.

Após o aterro sanitário de Santo Amaro, estão sendo executadas as canaletas, para continuidade da colocação dos dormentes. Já os postes de concreto para a rede aérea estão todos implantados. Ainda nessa região, há a ponte ferroviária Jurubatuba. A construção, da década de 40, está sendo totalmente reestruturada e uma nova será erguida ao seu lado, de forma a duplicar a via.

Da ponte Vitorino Goulart da Silva, do complexo viário Jurubatuba, inaugurado em setembro do ano passado, é possível ver a estrutura metálica em construção, com seus arcos, por onde passará os trens da CPTM. Sua arquitetura embelezará ainda mais a região, que tem recebido investimentos dos governos municipal e estadual.

A armação da nova ponte já está no local. No momento, os operários trabalham nas fundações e na soldagem das peças metálicas. Em breve será iniciada a montagem.

A extensão da Linha C compreende três novas estações: Autódromo, Interlagos e Grajaú. Totalizando 8,5km de novas vias, a previsão é de que esteja concluída até o fim deste ano.

·
Viagem Interna
5,483 Posts
Nossa boa notícia, será que tá pronto para o GP Brasil?

·
How about a magic trick?
4,805 Posts
Nossa boa notícia, será que tá pronto para o GP Brasil?
^^ Pelo jeito, a idéia é essa. A prova ocorre em Outubro.
Bem que poderia ficar pronta antes do GP Brasil.

Aliás, alguém sabe em que dia será a corrida este ano?
A agilidade da CPTM me da sono...

Duvido que fique pronta para o GP, daqui a pouco mais de 4 meses (4 meses e 6 dias, 19, 20 e 21 de outubro). Levaram mais de dois anos para esses 67%, o que eles farão em 4 meses?

Precisam agilizar muitas coisas no GESP. A começar pelas prioridades!

·
**16º ano**
**17º ano**
25,813 Posts
Acho que fica pronto até o GP sim, falta menos de 40% da obra.

Aliás esse mês Interlagos será fechado para obras que incluem troca do asfalto pra eliminar as ondulações e só reabrirá em Outubra, para o próprio GP.

Se o circuito for reinaugurado com todas as reformas feitas e a estação de trem ficará show de bola, li que o contrato da cidade com a FIA prevê provas aqui até 2009, mas o governo ia tentar renovar já esse ano o contrato para mais alguns anos, levando em conta essas obras e modernizações, por isso acho que elas saem no prazo certo sim.

·
Brasil-Belindia é aqui
19,383 Posts
O problema da CPTM não é o de terminar Autódromo antes do GP Brasil de F1 2007, mas sim de terminar a instalação de trilhos e dormentes entre Jurubatuba e Autódromo.

Além disso a reforma da estação Jurubatuba se arrasta a 3 anos (sendo que em 3 anos não fizeram nem a passarela entre as 2 plataformas). Se Jurubatuba não ficar pronta, não adiantaria ter Autódromo operando em via singela.

·
Registered
4,718 Posts
^^

Mas se for o caso, instala os trilhos e dormentes e deixa pronta a estação Autódromo, nem que se for para o GP, depois termina as outras!

·
Brasil-Belindia é aqui
19,383 Posts
vitinhooo

O trecho entre Jurubatuba e Autódromo está praticamente sem trilhos. A plataforma que está sendo construída em Jurubatuba é fundamental para a operação desse trecho. Além disso a estação Jurubatuba está com sua reforma no mezanino praticamente paralisada.

·
Picture's Lover
8,209 Posts
O trecho entre Jurubatuba e Autódromo está praticamente sem trilhos. A plataforma que está sendo construída em Jurubatuba é fundamental para a operação desse trecho. Além disso a estação Jurubatuba está com sua reforma no mezanino praticamente paralisada.
Os dormentes estão todos empilhados em Jurubatuba :( Eu também não acredito que saia até a corrida. Precisam fazer a via permanente, toda a fiação, vedação de faixa, terminar a ponte e as duas estações, muita coisa!

·
Brasil-Belindia é aqui
19,383 Posts
bs.eduardo

Eu fui em Jurubatuba 4ª feira e o cenário era triste: a plataforma nova muito atrasada no cronograma de obras (sendo que a própria CPTM diz em seu site que a obra de Jurubatuba começou em 2004), dormentes (com marca da Fepasa) empilhados, o mezanino da estação improvisado em uma parte do prédio semi- demolido. . .

·
Brasil-Belindia é aqui
19,383 Posts
Não reformaram a estação atual de Jurubatuba, apenas quebraram uma parede e mudaram a entrada da estação.

·
Picture's Lover
8,209 Posts
Não reformaram a estação atual de Jurubatuba, apenas quebraram uma parede e mudaram a entrada da estação.
Ramos, eu postei fotos das obras na estação Jurubatuba no thread da Linha C, já tem mais ou menos um mês, não sei se você viu, se puder dá um pulo lá! :D

Em relação a demolição de parte da estação, eu confesso que não entendi o que querem fazer. A atual estação vai ser inteiramente demolida para dar lugar a uma nova área de bloqueios e salas técnicas, como é nas novas linhas da linha C?

·
Brasil-Belindia é aqui
19,383 Posts
A parte (da estação) que foi quebrada teve modificações estranhas e está ativa enquanto que a parte que está inteira está abandonada. Deveriam preservar o patrimônio histórico que resta da EFS e não destruí-lo.

Ninguém entende o que a CPTM está fazendo em Jurubatuba.

·
Viagem Interna
5,483 Posts
A parte (da estação) que foi quebrada teve modificações estranhas e está ativa enquanto que a parte que está inteira está abandonada. Deveriam preservar o patrimônio histórico que resta da EFS e não destruí-lo.

Ninguém entende o que a CPTM está fazendo em Jurubatuba.

Começa com M e termina com Erda....

·
Registered
9,050 Posts
Colocar a linha operacional até Interlagos nesse prazo não rola, mas torná-la ativa no dia GP em esquema especial, usando apenas uma plataforma e via tanto no trecho até Jurubatuba quanto até Interlagos, com trens estacionados na via mesmo aguardando o horário de retorno do público, me parece possível.

·
Brasil-Belindia é aqui
19,383 Posts
rkj

A CPTM nem tem frota direito pra colocar na linha C (tanto que rodam 2 séries de trens, 2100 e 3000), além disso as condições precárias de Jurubatuba e a falta de integração com o metrô (já que não existe ponte orca de domingo e as pessoas que pagam 100 reais em um ingresso de F1, não iriam pegar o trem da linha B até Osasco para depois se transferir para a linha C) impedem a operação.

1 - 20 of 353 Posts