Skyscraper City Forum banner
1 - 16 of 16 Posts

·
Moderator
38,510 Posts
Discussion Starter · #1 ·
CPTM CONCLUI NESTA TERÇA-FEIRA DEMOLIÇÃO DE PONTE PARA OBRAS DA LINHA C

Está prevista para esta terça-feira [15/05], a liberação do trânsito na Av. Presidente João Goulart, altura do número 731, Jardim Mália [entre Interlagos e Grajaú], na zona sul, próximo da futura Estação Interlagos, da CPTM. No local, a empresa finaliza a demolição da passagem inferior denominada João Goulart sobre a qual circularão os trens da Linha C [Osasco-Jurubatuba], que se estenderá até o Grajaú. Desde sábado [122/05], o trânsito é desviado para as ruas Jequirituba e Alexandre Gandini.

A antiga passagem dará lugar a uma nova, com 5,5 metros de altura e 11 metros de largura, suficiente não só para receber as duas vias férreas da CPTM, mas para facilitar o grande fluxo de veículos e pedestres ali existente. As fundações da futura estrutura e as paredes de diafragma que a sustentarão, já estão prontas.

Intervenções de apoio na infra-estrutura

A extensão desses 8,5 km na Linha C, com três novas estações, Autódromo, Interlagos e Grajaú, vem proporcionando significativas alterações, que promoverão melhorias gerais de infra-estrutura para a Zona Sul de São Paulo e seus moradores.

Além dessa intervenção, as pontes Belmira Marin e do rio Jurubatuba estão sendo totalmente recuperadas. Ainda sobre o rio Jurubatuba, o projeto prevê uma nova ponte de estrutura metálica. Outra passagem inferior, a João Cataldo, será construída próxima à futura Estação Autódromo e o viaduto ao lado do aterro sanitário da Vila Sabará [PI do Aterro Sanitário] recebe recuperação estrutural. Para facilitar o acesso ao hospital do Grajaú, a companhia erguerá ainda uma passarela para pedestres.

Na região da Av. Miguel Yunes, a empresa finaliza a execução de ampla galeria de drenagem sob a ferrovia, que captará as águas pluviais de toda bacia local. Entre as futuras estações Autódromo e Grajaú, já foram retirados cerca de 35.000 m³ de entulho e lixo, e a empresa promoveu um trabalho de conscientização junto à comunidade lindeira.

Também já foram construídos 8 km de muro de concreto para vedação da faixa, com 2,5m de altura, devidamente identificados pela logomarca da CPTM. Para sua construção foram preservadas a grande maioria das árvores existentes no terreno e realizados desvios [do muro] em alguns trechos, desvencilhando-se das plantas cadastradas na Secretaria do Meio Ambiente. Ao lado do muro, seguem em execução novas calçadas para facilitar o acesso de pedestres e canteiro de flores paralelo ao muro, onde será plantada espinheira tipo "unha-de-gato".

Paralela à obra da CPTM, a Prefeitura de São Paulo dá andamento ao complexo viário Jurubatuba, que mudou o trânsito na área, atraindo parte do fluxo da Av. Interlagos. O terminal de ônibus Grajaú, já em funcionamento, terá uma ligação com a estação de mesmo nome. O mezanino para essa conexão está sendo construído pela CPTM. A previsão de entrega das obras é dezembro de 2007.

Fonte: CPTM - Notícias
Link: http://www.cptm.sp.gov.br/e_noticias/webnoticias/one_news.asp?IDNews=2625

·
Sou do eixo, sou do mal!
4,595 Posts
Ai que loosho!
To muito satisfeito, agora é só esperar o termino da obra!
A CPTM ta fazendo varias pontes e passarelas, todas com um design mais moderno. Quem diria!

·
policial disfarçado
17,786 Posts
Uma ponte de estrutura metálica????? :eek:

MEU DEUS!

Tomara que façam OUTRA obra marcante para a cidade!

Dá-lhe CPTM! Dá-lhe SERRA :banana:

·
Moderator
38,510 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Dezembro?! Poxa, não tem como eles acelerarem um pouquinho, pro povo ir de trem pro GP do Brasil?!
Ih, meu filho, essa de ir pro GP de trem já faz alguns anos que está só na promessa. Mas quem sabe em 2008?:lol:

Que interessante! Uma ponte para carros e trens. Só faltou o render.
Olha que a notícia não disse isso não. Parece que vai ser só pros trens. E como fica numa área meio "desértica" acho meio difícil se preocuparem muito com o design da ponte. Mas, claro, espero estar enganado (e muito!).

·
Registered
5,770 Posts
parabens CPTM, é uma grande lástima que a RM Campinas não tenha um transporte sobre trilhos como tem a Grande SP e que ainda temos que depender dos onibus!!!!

·
Sou do eixo, sou do mal!
4,595 Posts
Ih, meu filho, essa de ir pro GP de trem já faz alguns anos que está só na promessa. Mas quem sabe em 2008?:lol:

Olha que a notícia não disse isso não. Parece que vai ser só pros trens. E como fica numa área meio "desértica" acho meio difícil se preocuparem muito com o design da ponte. Mas, claro, espero estar enganado (e muito!).
Conhece a região?

·
Moderator
38,510 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Conhece a região?
Já passei por lá de carro uma vez, além de já ter visto pelo Google Earth. O engraçado é que lá tem de tudo, desde um monte de favelas até regiões completamente desabitadas. Fica perto da usina termoelétrica. Verifique você mesmo, basta seguir adiante na estação Jurubatuba no Google Earth.

·
Registered
245 Posts
Já passei por lá de carro uma vez, além de já ter visto pelo Google Earth. O engraçado é que lá tem de tudo, desde um monte de favelas até regiões completamente desabitadas. Fica perto da usina termoelétrica. Verifique você mesmo, basta seguir adiante na estação Jurubatuba no Google Earth.
Essa região da futura Estação Interlagos e da ponte citada nem é tão deserta assim Tiago:

Aliás, até a região do Grajaú há uma boa concentração de casas ao redor da linha, depois disso, realmente são várias vilas e povoados espalhados na região da APA:

Estava dando uma olhada no projeto da extensão da linha C e se não me engano a estação Autódromo irá ficar nas proximidades do portão da Arquibancada G do autódromo

·
Moderator
38,510 Posts
Discussion Starter · #12 · (Edited)
Na verdade, ColdContagious, essa aí vai ser a passagem inferior que a notícia mostra. A ponte que eu estou falando é a do Rio Jurubatuba, que fica no alto da segunda figura que vc postou. Lá tem um monte de terrenos vazios.

·
Registered
245 Posts
Na verdade, ColdContagious, essa aí vai ser a passagem inferior que a notícia mostra. A ponte que eu estou falando é a do Rio Jurubatuba, que fica no alto da segunda figura que vc postou. Lá tem um monte de terrenos vazios.
Ah tá, fiz confusão Tiago. Mas a noticia é referente a intersecção da primeira foto que eu mostrei.

Nem sei como esses terrenos proximo a ponte do Rio Jurubatuba não foram invadidos ainda...

·
Viagem Interna
5,483 Posts
Ah tá, fiz confusão Tiago. Mas a noticia é referente a intersecção da primeira foto que eu mostrei.

Nem sei como esses terrenos proximo a ponte do Rio Jurubatuba não foram invadidos ainda...
Experimente sentir a fragrância e o frescor que vem da Billings e do Jurubatuba......

·
Moderator
38,510 Posts
Discussion Starter · #15 ·

É verdade. É que o povo aqui tava se empolgando mesmo é com a ponte.

Experimente sentir a fragrância e o frescor que vem da Billings e do Jurubatuba......
:lol:

·
Registered
245 Posts
hehehe
Eu sei como é... desembarco todos os dias na Estação Berrini rs, mas ainda assim não duvido invadirem. Basta lembrar da favela nas margens do Tamanduateí na junção com o Rio Tietê (acho q foi removida), assim como outras...

1 - 16 of 16 Posts