Skyscraper City Forum banner
1 - 7 of 7 Posts

·
Brasil-Belindia é aqui
Joined
·
19,398 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Quinta-feira, 31 de Maio de 2007 às 12h30

Toda a operação para atender os usuários será deslocada para este local, em um prazo estimado de 30 dias, para permitir o início da construção da passarela de pedestres, caixa d'água elevada e salas técnicas operacionais da futura estação.

Com 980 metros quadrados de área útil, considerando ambos os lados das vias (norte e sul), a unidade provisória é erguida em blocos de concreto e materiais básicos, mas terá boas condições de conforto aos passageiros. O local comportará um posto do "Acessa São Paulo", bilheterias, bloqueios eletrônicos e sanitários públicos dos dois lados, salas operacionais, além de uma passarela tubular. Os trens continuarão a estacionar nas atuais plataformas.

As futuras salas técnicas e operacionais, bem como a caixa d'água elevada, da nova Estação Itaim Paulista ficarão em uma área onde havia casas de ferroviários, que já foram desocupadas e demolidas. A passarela que ligará os dois lados da ferrovia, 24 horas, ocupará o local da atual estação, que também terá de ser derrubada.

No total, 70% dos pilares que sustentarão o mezanino da unidade modernizada estão prontos. Assim que a unidade provisória começar a operar, os 30% dos pilares restantes serão concluídos para que se inicie a colocação das lajes em steel deck (moldura em chapa metálica que recebe o concreto e permanece na laje como parte integrante da estrutura).

Estação ganha forma

O primeiro carregamento de pré-moldados de concreto (placas que servirão de paredes da plataforma) da nova Estação Comendador Ermelino chegou na tarde de quinta-feira (24/05). As fundações correspondentes ao corpo da unidade estão 95% concluídas. Das 308 estacas previstas, 85% foram cravadas e do total de 106 blocos estruturais, 61 executados. A área que abrigará a passarela de pedestres recebeu os primeiros quatro blocos de fundação há 15 dias.

USP Leste

No momento, os operários do Consórcio Variante de Poá, responsável pelas obras da Linha F, realizam trabalhos de fundação da futura Estação USP Leste. No total, 70% das 389 estacas foi concluído. Os blocos estruturais começaram a receber concreto há duas semanas. Do total de 145 blocos, 20 estão prontos.

Os serviços de fundação e nivelamento do solo para a construção da passarela que ligará o campus da USP Leste à nova estação já começaram. Em dez dias, os blocos estruturais começam a ser concretados. A passarela terá um percurso total de 170 metros de rampas (75 metros lado norte - campus -, 70m de rampa e 25m de um trecho no mezanino da estação).

Mais conforto


As intervenções fazem parte da recuperação e modernização da Linha F (Brás-Calmon Viana), onde deverão ser investidos recursos da ordem de R$ 1,2 bilhão até 2010. Estão previstas três novas estações e outras duas estão sendo totalmente reconstruídas, além de melhorias na via permanente, sinalização, energia e telecomunicações. Até o final deste ano, os 15 trens que operam na Linha estarão completamente modernizados. Desses, dois já foram entregues em 2007.

Além de melhorar os padrões de confiabilidade, acessibilidade, conforto e segurança do sistema, o projeto possibilitará a redução dos intervalos entre os trens de 10 para 6 minutos nos horários de pico e aumento da demanda de 135 para 220 mil usuários por dia.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=84834&c=6&siteID=1
 

·
Viagem Interna
Joined
·
5,483 Posts
Putz Calmon é trash, a conheci num entardecer que deu medo....
 

·
ontogeny recapitulates...
Joined
·
3,032 Posts
Mais passarelas

A linha F também precisa de mais passarelas, pra evitar essas travessias clandestinas, onde volta e meia alguém bate as botas, atropelado por um trem!
 

·
Registered
Joined
·
245 Posts
^^ será que no meio dessas melhorias da Linha F eles vão incluir tambpem a reforma da horrível Estação Calmon Viana?
Realmente, uma estação de integração com plataformas de madeira é sacanagem... talvez só vão melhorá-la com o prolongamento do Expresso Leste
 

·
Brasil-Belindia é aqui
Joined
·
19,398 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Engraçado que C. Vianna e Aracaré(estações originais da EFCB,construídas em 1926),não foram selecionadas para receber melhorias.O prolongamento do Expresso Leste é infelizmente mais uma lenda(já que o governo abandonou essa obra).

C. Vianna e Aracaré precisam de novas estações,mas também é preciso restaurar as antigas,transformando-as em museus.
 
1 - 7 of 7 Posts
Top