SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 2 of 2 Posts

·
Rumo ao fim do mundo!
Joined
·
3,205 Posts
Discussion Starter · #1 ·
CPTM lança serviço de Trem-Táxi para atrair executivos

Estação Cidade Jardim será a primeira a ter o sistema por ser perto de grande concentração de empresas

DA REPORTAGEM LOCAL

De terno, gravata e maleta com computador portátil, o executivo prefere ir de táxi às reuniões de trabalho. Se ele souber que o táxi vai buscá-lo na porta da estação, vai optar pelo trem?
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aposta que sim. Por isso, lança no dia 15 o serviço Trem-Táxi.
Funciona assim: o usuário desce do trem e, ainda dentro da estação, terá um telefone exclusivo ligado diretamente ao ponto de táxi mais próximo. O taxista irá buscá-lo na porta da estação em poucos minutos.
Não há nenhum tipo de desconto na corrida. Vale o que o taxímetro marcar. Apenas a ligação é gratuita.
O serviço será instalado na estação Cidade Jardim, da linha 9-esmeralda, escolhida por ser a estação mais próxima da avenida Faria Lima, local de grande concentração de empresas. Depois, o sistema poderá ser estendido a outras estações. As próximas devem ser Lapa (linha 8-diamante) e Santo Amaro (linha 9-esmeralda).
"A pessoa hoje faz o trajeto inteiro de táxi. A gente quer que ele faça a maior parte de transporte coletivo e uma pequena de táxi", disse o presidente da CPTM, Sérgio Avelleda.
Para ele, muitas pessoas deixam de usar as linhas de trem por não saber como usar o serviço ou não querer seguir a pé parte do caminho, por questões de segurança ou conforto.
São feitas cerca de 91 mil corridas de táxi por dia na Grande São Paulo, o equivalente a 0,4% de todos os deslocamentos diários, segundo a pesquisa Origem/Destino do Metrô.
Avelleda aposta que uma parte desses deslocamentos por táxi podem ser transferidos para o trem. Além do serviço de táxi, a CPTM está reformando parte de suas estações, o que inclui a melhoria dos arredores.
 
1 - 2 of 2 Posts
Status
Not open for further replies.
Top