SkyscraperCity Forum banner

CPTM | Linha 14-Ônix

107584 Views 491 Replies 107 Participants Last post by  Asparagus12
Linha 14 CPTM (Ônix)

Traçado:




Fonte: http://viatrolebus.com.br/2013/12/f...sp-e-cptm-o-ramal-guarulhos-abc-e-o-arco-sul/

Estações: São João, ?, João Paulo, Jardim Cumbica, Estrada de Guarulhos, Petrobrás, União de Vila Nova, Avenida São Miguel, Vila Jacuí, Imperador, Jardim Guarani, Cidade A.E. Carvalho, Itaquera, Santa Marcelina, Vila Carmosina, Parque do Carmo, Rio das Pedras, Jardim Tietê, Teotônio Vilela, Sapopemba, Rua do Oratório, Cidade dos Meninos, Vila Curuçá, Avenida dos Estados, Pirelli.



Fonte: http://www.mobilize.org.br/midias/noticias/mapa-da-nova-linha-de-vlt1.jpg

Modal: VLT/monotrilho
Número de estações: 25
Extensão: 33 km
Atendimento: 450.000 pessoas/dia

Conexões:
L13 e Corredor São Paulo-Guarulhos (B) - São João
L12 - União de Vila Nova
L21 - Imperador
L3, L11, Terminal Urbano da SPTrans, Terminal Rodoviário e BRT Leste Jacu-Pêssego (D) - Itaquera
L6 - Rio das Pedras
L15 e Terminal Urbano da SPTrans - Sapopemba
L10, Expresso ABC, Arco-Sul, Trem Regional para Santos e Expresso Guarará - Pirelli
Corredor ABD (A) - Rua do Oratório

Atualização do traçado da linha (final de 2017):



Fonte: http://www.aeamesp.org.br/wp-content/uploads/2017/09/bissacot.pdf
See less See more
3
  • Like
Reactions: 5
1 - 20 of 492 Posts
(reservado)
Shopping Brookfield Century Plaza. Nova opção de entretenimento, nova opção de transporte.
Publicado em julho 11, 2012 por blogonibusabc

O VLT – Metrô leve, será a nova opção para chegar ao shopping Brookfield Century Plaza, sairá do aeroporto de Guarulhos e finalizará seu trajeto na estação Pirelli – CPTM

Até o final deste ano a empresa multinacional Brookfield vai anunciar aquele que será um dos maiores empreendimentos de comércio, serviços e residências de Santo André: um conjunto que vai reunir um novo Shopping, três torres residenciais e mais duas comerciais na área onde, no passado, pretendia-se implantar a “Cidade Pirelli”, ao longo da Avenida Giovanni Batista Pirelli.
Chamado de “nova centralidade” pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, engenheiro Frederico Muraro Filho, o empreendimento estará próximo de uma nova estação de trens que será construída pela CMTU no local onde no passado existia a estação Pirelli, dos trens da antiga Santos Jundiaí. Esta estação vai fazer integração entre o a linha TR101 ( Expresso Guarará ) – ônibus articulados que vêm do Terminal Vila Luzita no Corredor da Av. Capitão Mário Toledo de Camargo – e o futuro sistema de transportes – provavelmente monotrilho – que vai ligá-la ao aeroporto de Guarulhos. Haverá também implantação da terceira linha de trens da CPTM denominada Expresso ABC, uma espécie de metrô de superfície.

Tantas previsões, mas até agora nem o cheiro das obras da CPTM ou da linha do monotrilho que ligará o Aeroporto de Guarulhos . O governo já definiu as estações que farão parte da linha do monotrilho. O projeto prevê a construção de 23 estações, cinco delas em Santo André. A criação da linha vem sendo discutida com a Prefeitura desde 2010, e agora começa a tomar forma. O traçado elaborado pelos técnicos da Secretaria de Transportes Metropolitanos inclui a retomada da Parada Pirelli, antiga estação da linha 10-Turquesa, desativada quando o trecho que cruza o ABC ainda era linha D. A futura estação Pirelli seria a primeira parada da nova linha, ou seja, ligaria o shopping Brookfield Century Plaza ( nome do futuro shopping ) ao aeroporto de Guarulhos.

http://blogonibusabc.wordpress.com/...o-de-entretenimento-nova-opcao-de-transporte/
See less See more
Prefeitura de Santo André discute detalhes sobre VLT ABC-Guarulhos

Representantes da Prefeitura de Santo André se reuniram com técnicos da Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô para discutir detalhes técnicos do futuro corredor sobre trilhos que ligará o ABC, a partir de Santo André, à cidade de Guarulhos, em São Paulo.

Em fase de finalização do projeto funcional, a princípio a ligação teria 30 quilômetros de extensão, partindo da região de Bom Sucesso/Cumbica, em Guarulhos, passando por bairros da Zona Leste de São Paulo, integrando com a estação Itaquera - região que abriga um shopping, unidade do Poupatempo e o futuro estádio do Corinthians, que provavelmente sediará a Copa de 2014. A partir daí o traçado seguiria pela região de Sapopemba, do Oratório, até chegar em Santo André.

Um dos possíveis modelos para ser utilizado na ligação ABC-Guarulhos é o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), espécie de metrô de média capacidade. “Nosso trabalho é técnico. Definiremos o que nos compete para contribuir com o processo deste trabalho”, diz Frederico Muraro Filho, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Santo André.

O trajeto em solo andreense prevê cinco paradas, sendo que a última seria na Estação Pirelli. Nesse ponto estima-se uma média de 32 mil passageiros circulando por dia, interligando a linha férrea e o Expresso Guarará, o qual será adicionado ao projeto mais sete quilômetros de corredor até o terminal da Vila Luzita. Cálculos iniciais dão conta que a ligação ABC-Guarulhos atenderia 450 mil pessoas por dia, em um entorno que abrange cerca de 1,8 milhões de habitantes.

Vale ressaltar que todo o projeto está sendo concebido em parceria com todas as instituições envolvidas, levando em conta uma linha de desenvolvimento urbanístico e de potencialização econômica das regiões pelas quais o VLT passará. Os estudos, em fase final, devem evoluir para um projeto básico a ser oficializado ainda no primeiro semestre, como o que ocorreu com o outro projeto de VLT. Este prevê 20 quilômetros de linha a partir de São Paulo (Estação do Tamanduateí), passando pelas divisas da capital paulista com os municípios de São Caetano, Santo André e São Bernardo, tendo parte de seu traçado passando pela marginal do Córrego dos Meninos.

Orçado em R$ 3 bilhões, este VLT ligará São Paulo às cidades de São Caetano, Santo André e São Bernardo. É importante deixar claro que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Santo André (SDUH) participou de todas as decisões a respeito de seu traçado e estações, em conjunto com o Governo do Estado e as Prefeituras envolvidas no processo, visto que parte dele estará dentro do município andreense.


SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
Fabíola Binas Rêgo
[email protected]
Telefone: + 5511 4433-0127
23/02/2011

http://www2.santoandre.sp.gov.br/in...ndre-discute-detalhes-sobre-VLT-ABC-Guarulhos
See less See more
Guarulhos e Santo André discutem a possibilidade de veículo leve sobre trilhos ligando as cidades
Matéria publicada em 24 de fevereiro de 2011
Tags: Sociedade, Útilidade Púbica

Os detalhes técnicos do futuro corredor sobre trilhos que ligará o ABC, a partir de Santo André, à cidade de Guarulhos, em São Paulo, foi tema discutido por representantes da Prefeitura de Santo André , Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Metrô. – A princípio a ligação teria 30 quilômetros de extensão, partindo da região de BomSucesso/Cumbica, em Guarulhos, passando por bairros da Zona Leste de São Paulo, integrando com a estação Itaquera. Local que deverá abrigar o futuro estádio do Corinthians, que provavelmente sediará a Copa de 2014, além de um shopping e uma unidade do Poupatempo. A partir daí, o traçado prevê atingir as regiões de Sapopemba, do Oratório, até chegar em Santo André.

Veículo Leve

O estudo definiu em princípio que o ideal é o veículo leve sobre trilhos (VLT) para ser utilizado na ligação ABC-Guarulhos. Trata-se de uma espécie de metrô de média capacidade. “Nosso trabalho é técnico. Definiremos o que nos compete para contribuir com o processo deste trabalho”, esclarece Frederico Muraro Filho, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Santo André. Importante destacar que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Santo André (SDUH) participou de todas as decisões a respeito do traçado e estações, em conjunto com o governo do estado e as prefeituras envolvidas no processo, visto que parte dele estará dentro do município andreense.

O VLT que ligará São Paulo às cidades de São Caetano, Santo André e São Bernardo está orçado em R$ 3 bilhões. Cálculos iniciais dão conta que a ligação ABC-Guarulhos atenderia 450 mil pessoas por dia, em um entorno que abrange cerca de 1,8 milhões de habitantes.

Estação Pirelli

Dentro do Município de Santo André, o trajeto prevê cinco paradas, sendo que a última é na Estação Pirelli. Nesse ponto estima-se uma média de 32 mil passageiros circulando por dia, interligando a linha férrea e o Expresso Guarará, o qual será adicionado ao projeto mais sete quilômetros de corredor até o terminal da Vila Luzita. Cálculos iniciais dão conta que a ligação ABC-Guarulhos atenderia 450 mil pessoas por dia, em um entorno que abrange cerca de 1,8 milhões de habitantes.

Fonte: DCI

http://www.guarulhosonline.com/noti...eiculo-leve-sobre-trilhos-ligando-as-cidades/
See less See more
Eixo como corredor urbanístico - discussões iniciais: http://biblioteca.aeamesp.org.br/smns/16smtf100916sl102.pdf
Tomara que essa Linha seja realidade, pois seria uma otima opção para a região do Jd São João, Jd Cumbica e parte dos Pimentas em Guarulhos para acessa a região de Itaquera, Sapopemba e ABC.

:)
  • Like
Reactions: 1
Onde foi divulgado esse novo projeto de linha 14 recentemente?
  • Like
Reactions: 1
Tenho sérias ressalvas a VLT's em regiões onde não é possível segregá-lo do trânsito, e também acho ruim se o percurso for essa distância gigantesca. Um VLT ficaria bem em centros de cidade, ou ligando terminais de metrô a bairros mais densos não atendidos por esse modal.
Essa linha deveria ser monotrilho, não VLT.
  • Like
Reactions: 2
Se sair, aposto que será monotrilho mesmo. O pessoal põe VLT por puro desconhecimento mesmo, como se fosse tudo uma coisa só.

Só uma observação: não é muito cedo ainda pra se criar um thread sobre essa linha?
Esse VLT deveria seguir pela Jacu Pêssego, fazendo o trajeto proposto para o BRT da EMTU. E deveria ser monotrilho, porque um simples VLT aguentar uma demanda de 450 mil pax/dia não vai ser fácil...
Se sair, aposto que será monotrilho mesmo. O pessoal põe VLT por puro desconhecimento mesmo, como se fosse tudo uma coisa só.

Só uma observação: não é muito cedo ainda pra se criar um thread sobre essa linha?
A linha já tem essa denominação, já consta nos mapas, o processo burrocrático já se iniciou e fica melhor que discutir tudo em um tópico único - monotrilhos de São Paulo. Fora que já dá para se falar dela. Aliás essa linha poderá ser monotrilho também.
  • Like
Reactions: 2
Esse VLT deveria seguir pela Jacu Pêssego, fazendo o trajeto proposto para o BRT da EMTU. E deveria ser monotrilho, porque um simples VLT aguentar uma demanda de 450 mil pax/dia não vai ser fácil...
Pelo visto esse VLT/monotrilho e o BRT irão coexistir...
Se você der uma olhada no documento sobre corredor urbanístico, acredito que o eixo da Jacu Pêssego foi considerado como uma das alternativas.
Pelo visto esse VLT/monotrilho e o BRT irão coexistir...
Se você der uma olhada no documento sobre corredor urbanístico, acredito que o eixo da Jacu Pêssego foi considerado como uma das alternativas.
Sim, foi, e foi rejeitado por causa da baixa densidade no trecho sul. Se olhar, ele atende a região de Sapopemba, bem mais populosa que o vazio da Jacu. Somente ao norte, próximo de São Miguel, é que usa um trecho da Jacu-Pêssego.

Na situação atual, o BRT na Jacu atende mesmo um possível adensamento pela atração de empresas.
  • Like
Reactions: 1
Realmente, um bom trecho da Jacu Pêssego é bem vazio mesmo. Mas o viário da opção escolhida é bem complicado, em especial nos trechos entre a divisa Santo André/São Paulo até o Terminal Sapopemba, e posteriormente entre o Metrô Itaquera e a Av. do Imperador.

Outra coisa que não achei legal no projeto foram as estações das pontas. Pirelli só tem o Atrium Shopping por perto, de resto são um monte de galpões industriais. Se ela começasse no centro de Santo André, ou mesmo de Mauá, seria mais interessante. Na outra ponta, ao invés de ir para São João, a linha poderia terminar em Cecap, cortando a região industrial de Cumbica. O terminal e a estação da L13 permitiriam uma integração bem melhor com os ônibus municipais de Guarulhos e o restante da rede metroferroviária.
See less See more
Uma ferrovia tradicional em elevado, usando trens comuns (comboios de seis carros cada e eletrificação em terceiro trilho), ficaria muito cara na L14?
  • Like
Reactions: 1
Imperador, Jacuí e Av São Miguel... Umas das três tem q ser perto da minha casa :p

Aliás, no mapa de projetos futuros do metrô essa linha fica a cargo da CPTM então será que não vai ser uma linha de trem comum? Tipo L11, L12?
Uma ferrovia tradicional em elevado, usando trens comuns (comboios de seis carros cada e eletrificação em terceiro trilho), ficaria muito cara na L14?
Alguns estão dizendo que a demanda é muito grande para VLT (estilo tram como o de Santos), por isso sugerem monotrilho (como L17 ou até L15). Existe demanda para "trem normal" como as linhas atuais da CPTM?
Imperador, Jacuí e Av São Miguel... Umas das três tem q ser perto da minha casa :p

Aliás, no mapa de projetos futuros do metrô essa linha fica a cargo da CPTM então será que não vai ser uma linha de trem comum? Tipo L11, L12?
O fato de estar sob a responsabilidade da CPTM não implica isso.
  • Like
Reactions: 1
1 - 20 of 492 Posts
Top