Skyscraper City Forum banner
1 - 1 of 1 Posts

·
Registered
Joined
·
154 Posts
Discussion Starter · #1 ·
CPTM usa binóculo noturno para combater roubo
14/05/2007 - G1.com.br
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) importou da Rússia uma nova arma para combater o furto de fios na rede ferroviária: são binóculos com sistema infra-vermelho, que permitem que os seguranças enxerguem no escuro.

O equipamento, normalmente utilizado em operações militares, será utilizado pelos agentes que investigam furtos nos 270 km de ferrovia operados pela CPTM na Grande São Paulo.

Para furtar os objetos, os ladrões de fio pulam o muro que acompanha a linha do trem. A rede que leva energia para as composições da CPTM é aérea, ou seja, fica suspensa sobre os trens. Ao lado dos trilhos também estão enterrados os cabos que alimentam a sinalização. Depois que anoitece, os bandidos preferem agir nos horários em que não há operação de trens, entre meia-noite e 4h.

As linhas mais visadas pelos ladrões são a B, que liga o Centro à Zona Oeste e as linhas E e F, que servem a Zona Leste. Só nos primeiros quatro meses do ano, a CPTM registrou 75 roubos. Foram levados 8,5 km de fios e cabos, em um prejuízo de R$ 340 mil.

Toda vez que os cabos precisam ser repostos, o intervalo entre os trens aumenta de 15 minutos para cerca de meia hora. O investimento para a compra dos binóculos foi de R$ 20 mil.
 
1 - 1 of 1 Posts
Top