SkyscraperCity banner

1 - 20 of 193 Posts

·
O Prof Godin
6,654 Posts

O Crato é uma vila portuguesa no Distrito de Portalegre, região Alentejo e sub-região do Alto Alentejo, com cerca de 1 600 habitantes.

É sede de um município com 398,07 km² de área[2] e 3 708 habitantes (2011),[3][4] subdividido em 4 freguesias.[5] O município é limitado a nordeste pelos municípios de Gavião, Nisa e Castelo de Vide, a leste por Portalegre, a sueste por Monforte e a sudoeste por Alter do Chão e Ponte de Sor.

O concelho do Crato está dividido em 4 freguesias:

Aldeia da Mata
Crato e Mártires, Flor da Rosa e Vale do Peso (Crato)
Gáfete
Monte da Pedra

https://pt.wikipedia.org/wiki/Crato_(Portugal)

_____________________________________________________________________________________________________

Convento da Flor da Rosa, Crato

Em boa verdade isto é mais uma residência da nobreza pois trata-se da “casa” do pai de D. Nuno Alvares Pereira que, se não estou em erro, evolui para convento.

Seja como for, este paço-mosteiro designado Mosteiro de Santa Maria da Flor da Rosa, fundado a partir de 1351, está ligado ás Ordens de Malta e Hospitalários.

Em determinada época da minha vida fiz um interregno nas minhas viagens pela Europa para aprofundar o meu conhecimento de Portugal. Assim visitei o mosteiro ainda em ruínas e em escavações e mais tarde voltei a visita-lo quando abriu adaptado a Pousada. 26 contos foi o que me custou a dormida numa suite fabulosa na parte antiga (da qual lamento mas não encontro as fotos, depois ponho, pois os quartos são interessantes).

Nesta ultima visita o que me interessava era analisar a obra, de autoria do arquitecto Carrilho da Graça, já que há época se estavam a renovar um grande numero destes espaços. Enfim preparar-me também para os meus próprios voos…que efectivamente aconteceram uns anos mais tarde.

De curioso, encontrei lá um amigo (Portugal é uma aldeia) com a mulher (de trombas).

Em minha opinião a obra é irrepreensível, dentro da filosofia definida para a intervenção. O que se discutia na época era a filosofia de intervenção: Separar o antigo do novo ou conjuga-los.

·
Whatever
45,867 Posts
é sem dúvida uma das mais belas pousadas históricas de portugal. prezo muito a recuperação mas tenho alguma dificuldade em "engolir" as partes excessivamente modernas agarradas à parte medieval.

·
Registered
7,667 Posts
é sem dúvida uma das mais belas pousadas históricas de portugal. prezo muito a recuperação mas tenho alguma dificuldade em "engolir" as partes excessivamente modernas agarradas à parte medieval.
...eu sou da mesma opinião, quanto a mim a parte moderna só veio estragar o conjunto, deveria estar mais separada da edificação antiga, isto não passa de uma mera opinião pessoal… ainda assim, gostei da requalificação dos interiores!

Já agora ninguém conhece o provérbio: comer bom e barato nem no crato! :D

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
ja visitei a varanda tb, fabulastica :yes: faço um pequeno calculo da magnitude do palacio a k pertencia Jikas, em relação á Flor da Rosa (ai a rosa senhores) gostava de ver como era antes da transformação en pousada, ate hoje vi-o apenas por fora e não me parece que o anexo moderno se enquadre bem no conjunto, talvez se tivessem utilizado só pedra aparelhada identica á do restante conjunto monástico antigo tivesse tido outro efeito mais harmonioso mesmo com o design mais moderno do anexo.

·
O Prof Godin
6,654 Posts
Discussion Starter #7 (Edited)
uma imagem do século XVII de João Nunes Tinoco

Encontrei um livro que me ofereceram na pousada. Andava perdido há anos. Bom para todos.
Seguem as plantas e alçados, uma imagem do século XVII de Pedro Nunes Tinoco e uma foto da tal varanda. Mas a foto não é minha. É da Enatur.

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
fantastico, esta com a fachada praticamente igual a da gravura excepto o alinhamento das 3 janelas na torre ao lado do pórtico :yes: obrigado Godin :eek:kay:

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
se calhar foi a unica hipotese de o salvar Doria, se estivesse á espera de arranjo pelo estado ia abaixo :dunno:

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
havia e ha :yes: e é das partes com acesso ao publico não hospedado na pousada.

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
pelos vistos tera abobadas ao longo de todo o corredor interno do claustro, sera?

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
a foto é antiga provavelmente ja não estara assim tendo em conta que é do dominio de uma pousada :dunno: reparaste na sala abobadada com colunas torsas na penultima foto Reflex? linda sala :drool:

·
Uma dúzia de anos disto..
30,722 Posts
Sim, é fabulosa!
O Pedro Dias no "A Arquitectura Manuelina" fala dela:
"[...]Destaca-se a [sala] que possui três colunas torsas, de espirais afiladas, a lembrar as muito conhecidas da lonja de Valência, das quais saem nervos como se de ramos de palmeira se tratasse."

1 - 20 of 193 Posts