SkyscraperCity Forum banner

Criação da Região Metropolitana de Uberlândia

23270 Views 179 Replies 44 Participants Last post by  gutooo
Região Metropolitana de Uberlândia

Projeto de lei complementar PLC 8 2003, que cria e denomina a Região Metropolitana de Uberlândia, composta pelos municípios de Uberlândia (sede da região metropolitana), Prata, Araguari, Indianópolis, Monte Alegre e Tupaciguara, aprovado no 1º turno do ano passado, onde foi desarquivado esse ano para a votação em 2º turno na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. ONDE SERIA CRIADO UM FUNDO DE DESENVOLVIMENTO, ATENDIMENTO AOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE UBERLÂNDIA. ONDE SERIA DENOMINADO UMA INTEGRAÇÃO FISICA E TARIFARIA DE SERVIÇO DE TRANSPORTE URBANO COMUM ENTRE OS MUNICIPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE UBERLANDIA, ALEM DE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DOS MUNICIPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA.

No caso seria pelo consórcio de cidades, pois Uberlândia não tem conurbação com muitas cidades, podemos dizer apenas com Araguari, a 28 km de distância. O consórcio de cidades é levado em conta a interdependencia dos municipios da região metropolitana com a cidade sede, no caso Uberlândia em questões de saúde, educação, infra-estrutura, até mesmo no comércio e consumo!

See less See more
2
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 180 Posts
errado denovo Arthur... isso é Discussoes Urbana ou ate mesmo Boteco!
Outro thread movido!
ONDE SERIA DENOMINADO UMA INTEGRAÇÃO FISICA E TARIFARIA DE SERVIÇO DE TRANSPORTE URBANO COMUM ENTRE OS MUNICIPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE UBERLANDIA, ALEM DE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DOS MUNICIPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA.
Isso ai sao os motivos pra criacao dessa RM?? Eu nao duvido q sejam apenas esses os motivos, alem eh claro de puro interesse politico!

Essa RM de Uberlandia eh ridicula, a cidade nao precisa disso e nao tem nada a ver criar isso, pois ao contrario do q vc disse; Uberlandia nao esta conurbada com nenhuma outra cidade, nem com Araguari, distante a pouco mais de 20 km!

Qdo se cria uma RM a cidade principal (no caso Uberlandia), fica responsavel por um 'turbilhao' de itens relacionados a infra-estrutura, principalmente. Eu nao vejo motivo algum pra cidade ter mais isso como responsabilidade. A suposta criacao dessa RM ja vem se alastrando por mais de 6 anos e pra mim eh apenas mais um 'truque pra agigantar' o nome Uberlandia.....merda de conversa pra boi dormir!

E mais, preste atencao onde vc abre seus threads (nao sou moderador, mas ja to de saco cheio), ja ta virando avacalhacao esses threads 'sem graca', ta 'queimando o filme da cidade'......ja te madaram voltar pro Orkut....:lol: ....to quase concordando!
See less See more
Região metropolitana com quem?!? Uberlândia não tá perto de nada. Acidade mais próxima fica a 30 km. Que idéia besta essa!

E cara, na boa, vc já postou trocentos threads errados no forum principal, e não foi por falta de aviso não. Antes de postar tenta entender um pouco a tematica do forum e decide direito onde vai postar os threads. Esse thread aqui é assunto de notícias ou MG News ou até mesmo de boteco, e não de fórum principal!
See less See more
Região metropolitana com quem?!? Uberlândia não tá perto de nada. Acidade mais próxima fica a 30 km. Que idéia besta essa!

E cara, na boa, vc já postou trocentos threads errados no forum principal, e não foi por falta de aviso não. Antes de postar tenta entender um pouco a tematica do forum e decide direito onde vai postar os threads. Esse thread aqui é assunto de notícias ou MG News ou até mesmo de boteco, e não de fórum principal!
Parece que todos não sabem conceitos do IBGE sobre regiões metropolitanas!
Existe pela conurbação e pelo consórcio de cidades. Estude mais. Uma região metropolitana não precisa estar conurbada atualmente. Exemplo em minas, Vale do Aço.
See less See more
Para aqueles, visite www.almg.gov.br (Assembléia Legislativa de Minas Gerais em tramitação de projetos - projeto de lei complementar!
Para a sua informação não são, ja estive la em um jogo do Uberlandia contra Ipatinga e não é!

Mais uma informação: O Vale do Aço com todas as suas cidades não somam 450 mil habitantes também!
E não precisa se conurbada para criar-se regiões metropolitanas, leia sobre consorcio de cidades, que apartir dai comecara a entender!

Para criar as regiões metropolitanas não precisam conter uma metrópole. Elas podem ser ou não conurbadas, se não forem, ela entra na lei de consorcio de cidades, onde ha dependencia de varias cidades com a cidade "mãe"!
See less See more
aaaaai, senhor!

Parece que todos não sabem conceitos do IBGE sobre regiões metropolitanas!
Existe pela conurbação e pelo consórcio de cidades. Estude mais. Uma região metropolitana não precisa estar conurbada atualmente. Exemplo em minas, Vale do Aço.
Não bastava ele no orkut, ele desembarca no skyscrapercity com as mesmas discussões furadas e seus conceitos que ele tira sabe-deus-de-onde.:eek:mg:

Já expliquei pra ele os conceitos, mas ele não entende....:eek:hno:
See less See more
Caro Arthur, falta muito para que Uberlândia apresente algum tipo de conurbação urbana com qualquer outra cidade viu. A caminho da mais próxima, Araguari, é só mato e o próprio rio na metade do caminho, portanto, é uma proposta absolutamente inviável, não acha. Ah, outra coisa, se vc nã viu conurbação na região que engloba os municípios de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, na boa, ou vc não foi lá ou dormiu na estrada amigo!!!!
See less See more
Ih...mais uma discussão sobre conurbação.

Para mim, uma RM não precisa ter todas as cidades conurbadas. Mas pelo menos algumas sim. E é fundamental que haja o dito "movimento pendular", cidades-dormitório, etc. E é claro, mais de 5 municípios e pelo menos 1.000.000 de habitantes na RM. Assim como não pode haver municípios a mais de 40km da metrópole dessa RM.

Se não for assim, SP poderia ter umas 15 a 20 regiões metropolitanas...e só tem 3, com mais umas 3 em formação.

O ideal para U.dia seria a criação de uma figura (não sei se já há alguma) que contemple as necessidades de integração, sem banalizar o uso do termo "região metropolitana", pois não existe RM com o município mais próximo a 28km (foi isso que entendi, corrijam-me se estiver errado).
See less See more
Parabéns Fabius, foi o melhor comentário que já ouvi sobre o tema, muito interessante, concordo com o que vc disse, não dá pra banalizar o termo Região Metropolitana, muito embora medidas de integração entre cidades próximas seja muito pertinente. Me parece vontade de algumas cidades em se tornarem, pelo menos em nomenclatura, mais importantes do que realmente são, não sei por que, já me disseram que isso é complexo de inferioridade.
See less See more
E', eu também acho que a região de Uberlândia não configura RM... para ser RM, os critérios geralmente aceitos, do IBGE (que variam um pouco de estado pra estado) é: coalescência urbana pelo menos do municipio-polo com alguns vizinhos (isto é, um minimo de conurbação) e integração funcional/pendular entre os municipios. Vejo isso como dificil na RM de Uberlândia.

Ah, e RM é diferente de consorcio de municipios, que é apenas uma reunião politica entre eles, sem integração funcional e conurbação. Mas não existe uma "RM do tipo consorcio de municipios", é misturar as bolas.
See less See more
1 - 20 of 180 Posts
Status
Not open for further replies.