SkyscraperCity Forum banner

Criação da Região Metropolitana de Uberlândia

23103 Views 179 Replies 44 Participants Last post by  gutooo
Região Metropolitana de Uberlândia

Projeto de lei complementar PLC 8 2003, que cria e denomina a Região Metropolitana de Uberlândia, composta pelos municípios de Uberlândia (sede da região metropolitana), Prata, Araguari, Indianópolis, Monte Alegre e Tupaciguara, aprovado no 1º turno do ano passado, onde foi desarquivado esse ano para a votação em 2º turno na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. ONDE SERIA CRIADO UM FUNDO DE DESENVOLVIMENTO, ATENDIMENTO AOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE UBERLÂNDIA. ONDE SERIA DENOMINADO UMA INTEGRAÇÃO FISICA E TARIFARIA DE SERVIÇO DE TRANSPORTE URBANO COMUM ENTRE OS MUNICIPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE UBERLANDIA, ALEM DE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DOS MUNICIPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA.

No caso seria pelo consórcio de cidades, pois Uberlândia não tem conurbação com muitas cidades, podemos dizer apenas com Araguari, a 28 km de distância. O consórcio de cidades é levado em conta a interdependencia dos municipios da região metropolitana com a cidade sede, no caso Uberlândia em questões de saúde, educação, infra-estrutura, até mesmo no comércio e consumo!



Status
Not open for further replies.
1 - 3 of 3 Posts
aaaaai, senhor!

Parece que todos não sabem conceitos do IBGE sobre regiões metropolitanas!
Existe pela conurbação e pelo consórcio de cidades. Estude mais. Uma região metropolitana não precisa estar conurbada atualmente. Exemplo em minas, Vale do Aço.
Não bastava ele no orkut, ele desembarca no skyscrapercity com as mesmas discussões furadas e seus conceitos que ele tira sabe-deus-de-onde.:eek:mg:

Já expliquei pra ele os conceitos, mas ele não entende....:eek:hno:
Primeiramente, não se deve dar crédito ao que o Penna fala. Vamos esperar ele crescer, estudar e ter conceitos firmes para isto. Discutir com ele só vai aumentar a sanha por falar bobagens.

Mas metrópole e região metropolitana são cocneitos diferentes sim.

METRÓPOLE se refere a um núcleo urbano de grande projeção - INDEPENDENTE DE POPULAÇÃO. Embora alguns autores SUGIRAM limites teóricos populacionais, o que, de fato, importa é o poder de atração e influência que o núcleo urbano exerce. Comparemos 2 municípios com aproximadamente a mesma população: Belém e Guarulhos. Belém, sem dúvida, é uma metrópole, mas não se pode dizer o mesmo de Guarulhos.

REGIÃO METROPOLITANA refere-se a um instrumento legal de gestão urbana, quando as áreas urbanizadas de mais de um municípios apresentam elevado grau de integração. A instalação de uma Região Metropolitana se dá por força de lei estadual. Existem regiões metropolitanas que são metrópoles: São Paulo, Curitiba, BH... e outras não: Florianópolis, Londrina, Maringá, Ipatinga... a maioria deles centros regionais, uns mais, outros menos importantes. Talvez o termo Região Metropolitana seja inadequado, pois dá margem a confusão metrópole. Enquanto RM é o nome que as aglomerações urbanas oficializadas recebem, metrópole é um centro urbano de grande projeção.

Uberlândia não é parte de nenhum aglomerado urbano, portanto não é passível de ser uma região metropolitana - a não ser que alguém leve a diante um projeto de lei como o que tentou-se aprovar, totalmente desvinculado da realidade. Uberlândia também não é metrópole: trata-se de um centro muito importante, mas com alcance meramente regional.

Ipatinga é parte de um aglomerado urbano, oficializado, portanto, uma região metropolitana. Um aglomerado urbano, para ser oficializado, não depende de sua população. Não importa se é maior ou menor que a população de um município isolado como Uberlândia. POrém, Ipatinga está muito longe de ser uma metrópole: é apenas um centro regional de alcance restrito.

A única metrópole localizada no território mineiro é Belo Horizonte - embora não exerça influência sobre toda Minas Gerais. Outras metrópoles - São Paulo, Goiânia/ Brasília, Rio de Janeiro - também atuam sobre partes do estado.
:banana:

Quanto a Manaus, vi em uns tópicos por aí que criaram a RM - não averiguei a veracidade da notícia. Se aprovaram, terá sido uma grande aberração. Uma RM sem a menor chance de conurbação.
:applause:

Ajudou a esclarecer muitos conceitos soltos em minha cabeça.
Nunca mais vou pressupor metrópoles em Regiões Metropolitanas :).
Por exemplo - Jundiaí tem tudo para ser sede de região metropolitana, mas não é metrópole: é um centro regional.
Manaus é metrópole, mas não é região metropolitana, pois não é conurbada (a não ser que emancipem dentro da própria cidade).
1 - 3 of 3 Posts
Status
Not open for further replies.
Top