SkyscraperCity Forum banner

Criação da Região Metropolitana de Uberlândia

23100 Views 179 Replies 44 Participants Last post by  gutooo
Região Metropolitana de Uberlândia

Projeto de lei complementar PLC 8 2003, que cria e denomina a Região Metropolitana de Uberlândia, composta pelos municípios de Uberlândia (sede da região metropolitana), Prata, Araguari, Indianópolis, Monte Alegre e Tupaciguara, aprovado no 1º turno do ano passado, onde foi desarquivado esse ano para a votação em 2º turno na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. ONDE SERIA CRIADO UM FUNDO DE DESENVOLVIMENTO, ATENDIMENTO AOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE UBERLÂNDIA. ONDE SERIA DENOMINADO UMA INTEGRAÇÃO FISICA E TARIFARIA DE SERVIÇO DE TRANSPORTE URBANO COMUM ENTRE OS MUNICIPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE UBERLANDIA, ALEM DE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DOS MUNICIPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA.

No caso seria pelo consórcio de cidades, pois Uberlândia não tem conurbação com muitas cidades, podemos dizer apenas com Araguari, a 28 km de distância. O consórcio de cidades é levado em conta a interdependencia dos municipios da região metropolitana com a cidade sede, no caso Uberlândia em questões de saúde, educação, infra-estrutura, até mesmo no comércio e consumo!



Status
Not open for further replies.
1 - 5 of 5 Posts
Isso ai sao os motivos pra criacao dessa RM?? Eu nao duvido q sejam apenas esses os motivos, alem eh claro de puro interesse politico!

Essa RM de Uberlandia eh ridicula, a cidade nao precisa disso e nao tem nada a ver criar isso, pois ao contrario do q vc disse; Uberlandia nao esta conurbada com nenhuma outra cidade, nem com Araguari, distante a pouco mais de 20 km!

Qdo se cria uma RM a cidade principal (no caso Uberlandia), fica responsavel por um 'turbilhao' de itens relacionados a infra-estrutura, principalmente. Eu nao vejo motivo algum pra cidade ter mais isso como responsabilidade. A suposta criacao dessa RM ja vem se alastrando por mais de 6 anos e pra mim eh apenas mais um 'truque pra agigantar' o nome Uberlandia.....merda de conversa pra boi dormir!

E mais, preste atencao onde vc abre seus threads (nao sou moderador, mas ja to de saco cheio), ja ta virando avacalhacao esses threads 'sem graca', ta 'queimando o filme da cidade'......ja te madaram voltar pro Orkut....:lol: ....to quase concordando!
ONDE SERIA DENOMINADO UMA INTEGRAÇÃO FISICA E TARIFARIA DE SERVIÇO DE TRANSPORTE URBANO COMUM ENTRE OS MUNICIPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE UBERLANDIA, ALEM DE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DOS MUNICIPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA.
O q ja desgastou Arthur foi esse assunto sobre Uberlandia, e nao soh sobre uma suposta e distante RM, eh sobre tudo mesmo!!!

E Ipatinga, queira vc ou nao tem sua RM sim, criada pela Lei Complementar numero 51/98!

E eu nao sei de onde diabos vc tirou q uma metropole tem q ter acima de 1 milhao de habitantes, o IBGE q regulamenta isso nao diz absolutamente nada sobre isso!!! E se realmente fosse esse um dos criterios, Uberlandia ainda teria q esperar ate meados de 2025 (ou mais.....espero) pra ser uma metropole.

Pra acabar com o assunto sobre Ipatinga tb; aqui vai a prova da existencia da Regiao Metropolitana do Vale do Aco, ou RM de Ipatinga!



NAO ACREDITA AINDA??? VEJA VC MESMO: http://perfil.ipatinga.mg.gov.br/perf_vis.asp?cd=9



Na verdade, vamos continuar com a discussão sobre a região metropolitana de Uberlândia, esse assunto de Ipatinga já desgastou, Ipatinga não é metrópole e não vai ser tão cedo, pois metrópole são cidades acima de 1 milhão de habitantes, então nenhuma do interior miniero é! E acabou!
Comunicado

Aos foristas, por favor não pensem que nós de Uberlândia somos todos como esse forista louco (atualmente A. N. M. P.), que já usou 10 contas diferentes e tem uma compulsão em convencer os demais que Uberlândia é a oitava maravilha do mundo, menosprezando outras cidades. Não somos assim. Esse sujeito provavelmente fugiu de um sanatório e suas idéias não refletem o pensamento e atitudes de nós uberlandenses. Tenho certeza que os demais foristas de Uberlândia e região, nesse fórum, apóiam minhas palavras.

Muito obrigado pela atenção!
Completamente apoiado; e falou mto bem!!!
Nao existe regiao metropolitana sem metropole!

Se eh uma regiao metropolitana eh pq eh UMA REGIAO DE METROPOLE! Nao confunda as coisas, peca pra tua professora de geografia te explicar isso!

Pois é, nunca discordei que Ipatinga tinha região metropolitana, mais Ipatinga não é metrópole, isso eu tenho certeza, pesquise e verá, o Ibge considera métropoles cidades acima de 1 milhão de habitantes!
E outra, nunca disse que Udia é metrópole, pode ver aí, disse que a única metrópole de minas é BH e e por um longo período não vai ter outra.
Minas tem 2 'RMs', logo sao 2 metropoles!

Uberlandia nao eh metropole e nao sera pelo menos nos proximos 10 anos! Consequentemente nao existira tb a tao sonhada (por vc) RM de Uberlandia, pois nao existe conurbacao na regiao!

E outra, se cansou do assunto, não responda, pois fui eu quem criei esse Theread, é só não responder, e não escreva mais! É simples, escreve quem qué, quem não qué a porta da rua é a serventia da casa, mas se for responder, não escreva ofensas!
Foi vc quem criou o thread?? Nao havia reparado!! Isso nao faz desse thread, SEU THREAD!! Vou deixar uma coisa bem clara aqui pra vc; vc nao eh dono dos threads q vc faz, qdo vc cria um thread ele pertence ao forum e a todos os usuarios. Eu respondo no thread q eu quiser, qtas vezes eu quiser e na hora q eu quiser!
Nao cabe a vc moderar por aqui!

E pare de pedir pra nao te ofenderem pq ate agora nao vi ninguem aqui fazer isso com vc, nem eu fiz isso com vc!

Ja essa frase sua:
a porta da rua é a serventia da casa
; posso mto bem considerar isso uma ofensa; mas dessa vez passa!

Tentei levar as coisas com vc 'numa boa', te mandei uma PM (te explicando alguma coisa) antes mesmo de vc ser banido pela 1a vez; mas parece q vc nem sabe o q eh isso.
Ta bom Arthur "senhor da verdade", seus conceitos e provas aqui mostradas nao mudam nada; Ipatinga continua sendo metropole com menos de 1 milhao de habitantes e Uberlandia nao tera a sua RM 'antes de vc se casar'!

Mas em uma coisa vc tem razao :)) ) esse assunto eh mesmo desgastante, principalmente pq vc nao aceita a realidade. Pois continue ai com seus argumentos e conceitos furados, 'to fora'!

Ahh..nenhum dos textos q vc colocou aqui sao do IBGE, vc reparou isso?? Acho q nao preciso dizer mais nada!

Abracos...
Cara eu tava pra te mandar uma PM te pedindo uns esclarecimentos aqui nesse thread, pois percebi em outros comentarios q vc tem um bom conhecimento no assunto!

Nao discordo de nada q vc disse, pelo contrario! Me ajudou a entender algumas coisas 'pendentes'!

Qto a Ipatinga, o Arthur tinha mesmo razao, nao eh metropole como eu pensava q fosse, embora tenha sua regiao metropolitana.

Tb vc ajudou a deixar claro aqui q Uberlandia nao tem chances de ter sua RM, o q pra mim ja era obvio!

Valeu mesmo pela 'aula'; creio q assim eu e o Arthur possamos usar o forum 'em paz'!

Abraco a vc Arthur......sem ressentimentos!:eek:kay:
Primeiramente, não se deve dar crédito ao que o Penna fala. Vamos esperar ele crescer, estudar e ter conceitos firmes para isto. Discutir com ele só vai aumentar a sanha por falar bobagens.

Mas metrópole e região metropolitana são cocneitos diferentes sim.

METRÓPOLE se refere a um núcleo urbano de grande projeção - INDEPENDENTE DE POPULAÇÃO. Embora alguns autores SUGIRAM limites teóricos populacionais, o que, de fato, importa é o poder de atração e influência que o núcleo urbano exerce. Comparemos 2 municípios com aproximadamente a mesma população: Belém e Guarulhos. Belém, sem dúvida, é uma metrópole, mas não se pode dizer o mesmo de Guarulhos.

REGIÃO METROPOLITANA refere-se a um instrumento legal de gestão urbana, quando as áreas urbanizadas de mais de um municípios apresentam elevado grau de integração. A instalação de uma Região Metropolitana se dá por força de lei estadual. Existem regiões metropolitanas que são metrópoles: São Paulo, Curitiba, BH... e outras não: Florianópolis, Londrina, Maringá, Ipatinga... a maioria deles centros regionais, uns mais, outros menos importantes. Talvez o termo Região Metropolitana seja inadequado, pois dá margem a confusão metrópole. Enquanto RM é o nome que as aglomerações urbanas oficializadas recebem, metrópole é um centro urbano de grande projeção.

Uberlândia não é parte de nenhum aglomerado urbano, portanto não é passível de ser uma região metropolitana - a não ser que alguém leve a diante um projeto de lei como o que tentou-se aprovar, totalmente desvinculado da realidade. Uberlândia também não é metrópole: trata-se de um centro muito importante, mas com alcance meramente regional.

Ipatinga é parte de um aglomerado urbano, oficializado, portanto, uma região metropolitana. Um aglomerado urbano, para ser oficializado, não depende de sua população. Não importa se é maior ou menor que a população de um município isolado como Uberlândia. POrém, Ipatinga está muito longe de ser uma metrópole: é apenas um centro regional de alcance restrito.

A única metrópole localizada no território mineiro é Belo Horizonte - embora não exerça influência sobre toda Minas Gerais. Outras metrópoles - São Paulo, Goiânia/ Brasília, Rio de Janeiro - também atuam sobre partes do estado.
1 - 5 of 5 Posts
Status
Not open for further replies.
Top