SkyscraperCity Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 7 of 7 Posts

· Registered
Joined
·
5,742 Posts
Caro Arthur, falta muito para que Uberlândia apresente algum tipo de conurbação urbana com qualquer outra cidade viu. A caminho da mais próxima, Araguari, é só mato e o próprio rio na metade do caminho, portanto, é uma proposta absolutamente inviável, não acha. Ah, outra coisa, se vc nã viu conurbação na região que engloba os municípios de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, na boa, ou vc não foi lá ou dormiu na estrada amigo!!!!
 

· Registered
Joined
·
5,742 Posts
Parabéns Fabius, foi o melhor comentário que já ouvi sobre o tema, muito interessante, concordo com o que vc disse, não dá pra banalizar o termo Região Metropolitana, muito embora medidas de integração entre cidades próximas seja muito pertinente. Me parece vontade de algumas cidades em se tornarem, pelo menos em nomenclatura, mais importantes do que realmente são, não sei por que, já me disseram que isso é complexo de inferioridade.
 

· Registered
Joined
·
5,742 Posts
As estimativas de crescimento apontam que Uberlândia tem hoje 615.000 habitantes, ou seja, seu ritmo de crescimento vem se estabilizando, os mais de 3% de acréscimo populacional de outrora acabou. Conclusão lógica: uma conurbação entre Uberlândia e qualquer outra cidade próxima (Araguari, Tupaciguara etc.) é coisa para pelo menos umas duas gerações adiante, região metropolitana de Uberlândia, então, nós não veremos tão cedo.
 

· Registered
Joined
·
5,742 Posts
Com certeza Bruno, é muito exagero dizer que Uberlândia centraliza uma região com 3 milhões de habitantes, como se fosse pólo indiscutível de uma região metropolitana, como é o caso de BH e Ipatinga, que dominam de modo incontroverso suas respectivas regiões. Ao irmos na porção mais ao sul do triângulo e na confluência com o Alto Paranaíba em Araxá, vemos que a influência de Uberlândia é mesmo bem reduzida e a de Uberaba muito grande. Eu particularmente acho os limites de influência de Uberlândia bastante claros:

1) a oeste - Ituiutaba/Santa Vitória;

2) a leste - Monte Carmelo/Coromandel

3) a sudeste - Perdizes

4) ao norte - Catalão, em Goiás

5) ao sul, quase nenhuma, pela presença de Uberaba.
 

· Registered
Joined
·
5,742 Posts
CARA, VOCÊ ESTÁ QUEIMANDO O FILME DE UBERLÂNDIA NESSE SITE, ACORDA E SE ATENHA AOS FATOS:

1) IPATINGA E BELO HORIZONTE SÃO AS ÚNICAS METRÓPOLES DE MINAS GERAIS.

2) UBERLÂNDIA NÃO ATINGIRÁ 1 MILHÃO DE HABITANTES TÃO CEDO (25 ANOS NO MÍNIMO), PORTANTO, ESQUEÇA.

3) A PROPOSTA DE CRIAÇÃO DA RMUDIA JÁ FOI ATÉ ARQUIVADA, ACABOU, JÁ ERA.
 

· Registered
Joined
·
5,742 Posts
É isso aí Arthur, bacana seu posicionamento, parabéns, também revi parte de meu comentário anterior, realmente é complicado reconhecer Ipatinga, assim como Uberlândia, como metrópoles, BH é a única metrópole mineira realmente. Um abraço.
 
1 - 7 of 7 Posts
Status
Not open for further replies.
Top