SkyscraperCity Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 18 of 18 Posts

· 22°52'S 47°03'W
29,725 Posts
Ih...mais uma discussão sobre conurbação.

Para mim, uma RM não precisa ter todas as cidades conurbadas. Mas pelo menos algumas sim. E é fundamental que haja o dito "movimento pendular", cidades-dormitório, etc. E é claro, mais de 5 municípios e pelo menos 1.000.000 de habitantes na RM. Assim como não pode haver municípios a mais de 40km da metrópole dessa RM.

Se não for assim, SP poderia ter umas 15 a 20 regiões metropolitanas...e só tem 3, com mais umas 3 em formação.

O ideal para U.dia seria a criação de uma figura (não sei se já há alguma) que contemple as necessidades de integração, sem banalizar o uso do termo "região metropolitana", pois não existe RM com o município mais próximo a 28km (foi isso que entendi, corrijam-me se estiver errado).

· 22°52'S 47°03'W
29,725 Posts
^^
Com todo o respeito, talvez seja simplista usar esses critérios referentes ao movimento pendular.
Se for assim, posso dobrar ou triplicar a área da RM Campinas colocando a região de Jundiaí, de Itu e de Limeira e quem sabe, expandir até MG, perto de Ouro Fino, pois também existe movimento pendular de estudantes para a UNICAMP/PUCCAMP/UNIP/FAC, e movimento pendular de pacientes para o HC-UNICAMP...

Embora ache que Uberlândia mereça uma nova classificação que considere este período de intenso crescimento que a cidade está vivendo nos últimos anos...

É preciso tomar cuidado com o conceito de Região Metropolitana, pois vivenciamos uma explosão na quantidade de Regiões Metropolitanas, muitas das quais na verdade são Aglomerados Urbanos.

· 22°52'S 47°03'W
29,725 Posts
^^
Olha, para mim movimento pendular é o movimento de trabalho e econômico entre cidades próximas. Se Uberlândia pode fazer uma RM, Manaus também pode com Iranduba. Mas não tenho tanto estofo para discutir urbanismo, tanto que construtivamente não estou habilitado a prosseguir nesta discussão, essa não é minha especialização, mas (repisando o argumento) 28km da cidade mais próxima é muito longe...

· 22°52'S 47°03'W
29,725 Posts
^^ Creio eu que somente 18 RMs do país se encaixariam nestes termos: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Brasília, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Campinas, Belém, Goiânia, Baixada Santista, Vitória, Natal, São Luís, Maceió e João Pessoa.
Então, são essas 18 RM são Regiões Metropolitanas de fato e de direito. As outras são apenas de fato...Aglomerados Urbanos promovidos à condição de Regiões Metropolitanas. Mas toda RM foi um dia AU :).

· 22°52'S 47°03'W
29,725 Posts
Poderia expandir até Bragança Paulista se quisesse, mesmo estando a 60km, pois aqui existem pessoas que trabalham/estudam, ou vão à cidade fazer compras.

Claro que não há comparação da malha rodoviária da região de campinas, que pra mim é o que permite essa forte integração, por mais longe que esteja a cidade.
Você tem razão, sei dessa relação que é forte. Tenho inclusive colegas de UNICAMP que moram aí. Só não saberia dizer se Atibaia tem a mesma ligação com Campinas que Bragança...
Mas ainda assim, eu acho que a RMC deveria diminuir em vez de crescer, porque Itatiba pertence à região de Jundiaí, não à de Campinas. Assim como deviam tirar Engenheiro Coelho, Pedreira e Santo Antônio de Posse, que estão muito distantes...

O título é sobre a Região Metropolitana de Uberlândia. E sinceramente não vejo vantagens em criar RMs, além das político-econômicas (mais verbas, repasses).
Eu vi a Região Metropolitana de Campinas surgir, em 2000.
O que melhorou? Quase nada. Os ônibus entre as cidades têm a mesma pintura, criou-se um conselho que ninguém conhece, os prefeitos batem cabeça e continuam a administrar suas cidades quase como antes...

· 22°52'S 47°03'W
29,725 Posts
bom
voltando ao topico...
o forista Fabius_BR fez uma observaçao muito boa!
foi criado a RM Campinas e quais foram os beneficios ate hj??? quais vao ser os supostos beneficios pra possivel criaçao da RM de Uberlândia?
afinal, é isso que interessa...e nao o mero nomezinho na frente da cidade...
Obrigado pela citação :D!
Vantagens reais na RMC ainda são muito tênues; o Corredor Metropolitano anda a passo de tartaruga; uma cidade continua a fazer peso na outra, sem colaboração efetiva (como os residentes de Hortolândia que sobrecarregam os postos de saúde em Campinas, etc.) e sem que as pessoas se dêem conta de que estejam mesmo em uma RM.

Como eu disse, pouca coisa mudou além da cor padronizada dos ônibus e dos títulos pomposos das notícias...

· 22°52'S 47°03'W
29,725 Posts
^^

Pois é Fabius! Uma boa notícia para a RMC seria a conclusão das obras do Corredor Noroeste. Eu particularmente torço para a reativação do VLT, mas dessa vez bem feito: operado pela CPTM, e com caráter metropolitano (com linhas para Indiaiatuba, Valinhos, Jaguariúna, Sumaré, etc).
É, isso resolveria a maior chaga da região central de Campinas: a favela do Guanabara e a Cracolândia campineira (até nisso imitamos a capital :(), pois seriam colocadas para funcionar a Estação Guanabara, etc....mas o sistema de ônibus de Campinas precisa ser colocado para funcionar complementarmente; senão, será outro desperdício.

· 22°52'S 47°03'W
29,725 Posts
com todo respeito , mas jundiaí esta ficando cada vez mais independente de campinas , tanto em serviços , como escolas , faculdades, e o comércio que é muito forte ... é importante dizer que de fato e de direito jundiaí tem a sua própria região com apr. um milhão de habitantes , polarizando cidades da grande são paulo , com cajamar, pirapora , franco da rocha....vale apena lembrar que jundiaí tem 351 anos de história , história que se reflete em toda a sua região , não é preciso ter uma população enorme para se obter respeito , um exemplo disto é bragança pta que também é uma cidade antiga, com muita história e que polariza uma grande região , mas tem uma população de 150 mil habitantes:).não acho imteressante sugerir que jundiaí um dia sera parte da RM de campinas , tenho certeza que isto nunca vai acontecer , conurbação sim! mas fazer parte da RMC não ,a questão política e cultural da região jundiaiense impediria isto , e com disse o próprio fabius br uma RM não traz tanto beneficío assim.:banana:
Nunca neguei o fato de Jundiaí ter vida própria e nem sugeri isso (falei em modo de argumentação sobre como pode ser absurdo expandir os limites de uma região metropolitana até o que não tem nada a ver), porque tem muita vida própria. Para mim, inclusive é outra região :). Aliás, já tem tudo para ser região metropolitana: população, conurbação, etc. além de ser pólo regional...meio apertado, é verdade, entre a RMSP e a RMC.

Outra coisa: Jundiaí jamais foi dependente de Campinas - mas Campinas um dia foi distrito de Jundiaí. É a nossa cidade-mãe :).

Aliás, eu faria uma RM de Jundiaí com os seguintes municípios:

*Jundiaí: 325.432 hab.
*Várzea Pta.: 110.449 hab.
*Itatiba: 95.648 hab. (seria tomada da RM Campinas, pois tem mais a ver com Jundiaí e nunca deveria ter entrado na RMC)
*Cpo Limpo Pta.: 77.277 hab.
*Cabreúva: 46.659 hab.
*Itupeva: 32.097 hab.
*Louveira: 29.553 hab.
* Jarinu: 21.596 hab.

TOTAL: 739.011 habitantes. Que tal? :cheers2:

· 22°52'S 47°03'W
29,725 Posts
concordo com voce fabius, mas como voce mesmo disse , talvez não haja tanta vantagem assim, em jundiaí ser sede de uma RM , mas eu realmente me preocupo com o fato de jundiaí estar tão espremida entre campinas e são paulo,não sei qual sera o futuro em relação a isso.:) :banana:
O melhor futuro possível é criar uma RM para criar uma força que sobreviva entre as duas regiões metropolitanas maiores. É uma situação estratégica, da qual Jundiaí e região podem se aproveitar para se tornar centro de distribuição (as Casas Bahia que o digam :D), fazer aeroporto internacional...enfim, criar um poder de barganha com o governo do Estado que essas cidades sozinhas não vão ter. Mas para isso é preciso governantes de visão e que não haja picuinhas e aconteça continuidade nos projetos.

· 22°52'S 47°03'W
29,725 Posts
Pra que região metropolitana numa cidade que nem tá em alta definição no Google Earth?:lol:

Ipatinga tá em alta definição:

:D
Não provoque o Penna :D!
Eu fiquei mordido por muito tempo pelo GE não mostrar a região onde moro (só em mar/07 teve a cobertura), sendo que praticamente 90% de CPS (área total, não só urbana) já tinha cobertura. Hoje só não tem cobertura em menos de 3% da cidade ...:)

Uberlândia um dia vai ter...é só ter fé que a Digital Globe vai fotografar a região :)!

· 22°52'S 47°03'W
29,725 Posts
(...)quando campinas nao tinha 1 milhao(ha pouco tempo) ela nao era metropole ??? (...)
Campinas passou o milhão em 2003, a região metropolitana é de 2000, falava-se em fazer região metropolitana desde 1991 (quando eram 845.000 hab.) e conurbação pelo menos desde os anos 80...

O critério do milhão é cruel, pois não é necessário ter milhão para ser metrópole. Para ficarmos apenas em capitais, Belém e Curitiba (não tenho certeza, mas para quem tinha 1.025.000 hab. em 1980 é possível) também já tinham RM antes do milhão.

O importante é ser pólo e mostrar alto grau de integração (cidades-dormitório), uma ou outra conurbação, etc.

· 22°52'S 47°03'W
29,725 Posts
Primeiramente, não se deve dar crédito ao que o Penna fala. Vamos esperar ele crescer, estudar e ter conceitos firmes para isto. Discutir com ele só vai aumentar a sanha por falar bobagens.

Mas metrópole e região metropolitana são cocneitos diferentes sim.

METRÓPOLE se refere a um núcleo urbano de grande projeção - INDEPENDENTE DE POPULAÇÃO. Embora alguns autores SUGIRAM limites teóricos populacionais, o que, de fato, importa é o poder de atração e influência que o núcleo urbano exerce. Comparemos 2 municípios com aproximadamente a mesma população: Belém e Guarulhos. Belém, sem dúvida, é uma metrópole, mas não se pode dizer o mesmo de Guarulhos.

REGIÃO METROPOLITANA refere-se a um instrumento legal de gestão urbana, quando as áreas urbanizadas de mais de um municípios apresentam elevado grau de integração. A instalação de uma Região Metropolitana se dá por força de lei estadual. Existem regiões metropolitanas que são metrópoles: São Paulo, Curitiba, BH... e outras não: Florianópolis, Londrina, Maringá, Ipatinga... a maioria deles centros regionais, uns mais, outros menos importantes. Talvez o termo Região Metropolitana seja inadequado, pois dá margem a confusão metrópole. Enquanto RM é o nome que as aglomerações urbanas oficializadas recebem, metrópole é um centro urbano de grande projeção.

Uberlândia não é parte de nenhum aglomerado urbano, portanto não é passível de ser uma região metropolitana - a não ser que alguém leve a diante um projeto de lei como o que tentou-se aprovar, totalmente desvinculado da realidade. Uberlândia também não é metrópole: trata-se de um centro muito importante, mas com alcance meramente regional.

Ipatinga é parte de um aglomerado urbano, oficializado, portanto, uma região metropolitana. Um aglomerado urbano, para ser oficializado, não depende de sua população. Não importa se é maior ou menor que a população de um município isolado como Uberlândia. POrém, Ipatinga está muito longe de ser uma metrópole: é apenas um centro regional de alcance restrito.

A única metrópole localizada no território mineiro é Belo Horizonte - embora não exerça influência sobre toda Minas Gerais. Outras metrópoles - São Paulo, Goiânia/ Brasília, Rio de Janeiro - também atuam sobre partes do estado.
:applause:

Ajudou a esclarecer muitos conceitos soltos em minha cabeça.
Nunca mais vou pressupor metrópoles em Regiões Metropolitanas :).
Por exemplo - Jundiaí tem tudo para ser sede de região metropolitana, mas não é metrópole: é um centro regional.
Manaus é metrópole, mas não é região metropolitana, pois não é conurbada (a não ser que emancipem dentro da própria cidade).

· 22°52'S 47°03'W
29,725 Posts
Essa "influencia" de são josé dos campos é nula aqui. A população tem verdadeira ojeriza da TV vanguarda que por politicagem foi colocada aqui, ao invés de darem preferencia à globo são paulo ou EPTV campinas.
A EPTV é muito ruim, fiquem com a Globo paulistana :D!
O JR 1ª Edição fica passando notícias que não têm nada a ver conosco, de Ribeirão, de Araraquara, etc. (não tenho nada contra essas cidades, adoro Ribeirão, mas o tempo em rede tira tempo das notícias locais), sem contar aqueles negócios de Viola, pescaria, vida no campo, etc...

· 22°52'S 47°03'W
29,725 Posts
já sairam varias noticias sobre a criação da região metropolitana de Sorocaba, é uma cidade que tem conurbações (Votorantim e um pouco com Itu) entre outras coisas mais.

Ah quanto a EPTV, é outra merda com aquele jornal fraco e programas ridiculos como Terra da Gente e acho que as regiões de Jundiai e Bragança Paulista deveriam ter suas proprias afiliadas, não tem nexo colocarem a população da região bragantina assistindo São José dos Campos, nem a população jundiaiense assistindo a afiliada de Sorocaba.
Luiz, v. também assiste a TV Tem de Sorocaba no canal 25? Fico feliz de não ser o único a reparar nisso... o canal de Sorocaba vaza neste região, não sei o por quê.

Na verdade, acho que até mesmo Piracicaba deveria gerar programação própria para sua região e a de Limeira.

· 22°52'S 47°03'W
29,725 Posts
^^ Serio mesmo! Pois geralmente estas empresas de mídia pouco importam em dar feedback aos espectadores. Experiência própria (com a eptv)!
Outro que não teve resposta dessa &*%#! chamada EPTV sou eu....:lol:

Mas não posso generalizar: outro dia, mandei um e-mail para a Globo e eles pelo menos me responderam!

1 - 18 of 18 Posts
Status
Not open for further replies.