Timóteo, Coronel Fabriciano e Ipatinga são praticamente conurbadas! Se tiver um espaço de 1km entre elas é muito.
Falou certo: o importante é o movimento pendular e a integração (e interdependência) econômica entre elas. Conurbação (união física das áreas urbanas) não é impressindível. Outra figura q existe, além da RM, é o aglomerado urbano. Cuiabá é, com Várzea Grande. Conceitualmente um AU exigiria uma população menor que uma RM e não necessitaria de ter um pólo tão mais desenvolvido que as outras cidades, mas não sei quais as nuances legais entre uma e outra.Ih...mais uma discussão sobre conurbação.
Para mim, uma RM não precisa ter todas as cidades conurbadas. Mas pelo menos algumas sim. E é fundamental que haja o dito "movimento pendular", cidades-dormitório, etc. E é claro, mais de 5 municípios e pelo menos 1.000.000 de habitantes na RM. Assim como não pode haver municípios a mais de 40km da metrópole dessa RM.
Se não for assim, SP poderia ter umas 15 a 20 regiões metropolitanas...e só tem 3, com mais umas 3 em formação.
O ideal para U.dia seria a criação de uma figura (não sei se já há alguma) que contemple as necessidades de integração, sem banalizar o uso do termo "região metropolitana", pois não existe RM com o município mais próximo a 28km (foi isso que entendi, corrijam-me se estiver errado).
Exatamente. Em São Paulo, é o que ocorre no Vale do Paraíba, onde existem várias cidades conurbadas (Jacareí e Caçapava com São José dos Campos, Aparecida com Guará, Pinda e Tremembé com Taubaté, etc), porém sem nenhum desses núcleos atingindo todos os critérios para tornarem-se RMs. Fala-se da RMVP (Região Metropolitana do Vale do Paraíba), embora na minha opinião ele seja uma coleção de AUs, no eixo da megalópole em formação (RJ-SP).Falou certo: o importante é o movimento pendular e a integração (e interdependência) econômica entre elas. Conurbação (união física das áreas urbanas) não é impressindível. Outra figura q existe, além da RM, é o aglomerado urbano. Cuiabá é, com Várzea Grande. Conceitualmente um AU exigiria uma população menor que uma RM e não necessitaria de ter um pólo tão mais desenvolvido que as outras cidades, mas não sei quais as nuances legais entre uma e outra.
RM deveria ser só por conurbação, depois daquele projeto da criação da RM de Manaus, que seria mais que dois Espírito Santo asuhasuash Eu não falo mais nada :lol: :cheers:O simples fato de cidades interagirem entre si (dependencia econômica em geral) não dá o direito de tornarem uma RM no papel!
A criação de uma região metropolitana é muito além disso.. as cidades tem que completarem entre si como extensão umas das outras...uma faixa contínua de urbanismo, infraestrutura, decisões politicas e administrativas unificada!
Por isso acredito eu que conurbação é um fator importante SIM para a criação de uma RM!
É o contrário. Decisões político-administrativas unificadas para uma área conurbada ou em conurbação só é possível com a criação da região metropolitana, ou aglomerado urbano. E estes só são criados (ou só deveriam ser) com a integração econômica, de transportes, de comunicação e de serviços entre as cidades.O simples fato de cidades interagirem entre si (dependencia econômica em geral) não dá o direito de tornarem uma RM no papel!
A criação de uma região metropolitana é muito além disso.. as cidades tem que completarem entre si como extensão umas das outras...uma faixa contínua de urbanismo, infraestrutura, decisões politicas e administrativas unificada!
Por isso acredito eu que conurbação é um fator importante SIM para a criação de uma RM!
rsrsrsrsrs, Manaus ser RM é complicado, porque não há movimento pendular, não há fluxo intenso de serviços etc com outras cidades próximas. Por exemplo: Cuiabá e Várzea Grande são coladas, só tem o rio Cuiabá a separá-las. Há um movimento muito grande de pessoas entre os municípios, há transporte integrado, troca de serviços etc. Há amigos meus, por exemplo, que fazem faculdade comigo em Cuiabá e moram em VG. Isso indica uma complementariedade entre as cidades que pode se tornar uma RM ou AU (no caso de Cuiabá já é, um AU), dependendo mais especificamente do tamanho da população e da polarização e influência do município principal sobre os outros.RM deveria ser só por conurbação, depois daquele projeto da criação da RM de Manaus, que seria mais que dois Espírito Santo asuhasuash Eu não falo mais nada :lol: :cheers:
Foi isso que falei! A conurbação é um fator IMPORTANTE e não decisivo!É o contrário. Decisões político-administrativas unificadas para uma área conurbada ou em conurbação só é possível com a criação da região metropolitana, ou aglomerado urbano. E estes só são criados (ou só deveriam ser) com a integração econômica, de transportes, de comunicação e de serviços entre as cidades.
Se um condado tiver mais de 500mil hab., já é uma r.m.nos EUA tb existem muitas areas metropolitanas sao mais de 100 , e tem cidade com ate 100 mil habitantes em sua cidade sede
:clown: ...sério isso?! Que absurdo!..., depois daquele projeto da criação da RM de Manaus, que seria mais que dois Espírito Santo asuhasuash Eu não falo mais nada :lol: :cheers:
Concordo com você, mas estar a 100km de uma cidade vizinha já dá o direito de ser de uma região metro. ...mas precisamos saber quantas cidades aglomeradas é preciso para se criar tal metro.Região metropolitana com quem?!? Uberlândia não tá perto de nada. Acidade mais próxima fica a 30 km. Que idéia besta essa!
Eu achei Uberlândia bem grande mesmo! De noite quando a gente chega na cidade de ônibus pela entrada leste, percebemos isso! (fiquei pasmo) ...e olhem que a cidade não possue um local realmente alto para comprovarmos sua imensidão.Acho muito forçado esse projeto, tudo bem que a cidade é grande e tem lá seus ares cosmopolitas, mas em termos de região, é muito pouco.