SkyscraperCity Forum banner

Criação da Região Metropolitana de Uberlândia

23266 Views 179 Replies 44 Participants Last post by  gutooo
Região Metropolitana de Uberlândia

Projeto de lei complementar PLC 8 2003, que cria e denomina a Região Metropolitana de Uberlândia, composta pelos municípios de Uberlândia (sede da região metropolitana), Prata, Araguari, Indianópolis, Monte Alegre e Tupaciguara, aprovado no 1º turno do ano passado, onde foi desarquivado esse ano para a votação em 2º turno na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. ONDE SERIA CRIADO UM FUNDO DE DESENVOLVIMENTO, ATENDIMENTO AOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE UBERLÂNDIA. ONDE SERIA DENOMINADO UMA INTEGRAÇÃO FISICA E TARIFARIA DE SERVIÇO DE TRANSPORTE URBANO COMUM ENTRE OS MUNICIPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE UBERLANDIA, ALEM DE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DOS MUNICIPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA.

No caso seria pelo consórcio de cidades, pois Uberlândia não tem conurbação com muitas cidades, podemos dizer apenas com Araguari, a 28 km de distância. O consórcio de cidades é levado em conta a interdependencia dos municipios da região metropolitana com a cidade sede, no caso Uberlândia em questões de saúde, educação, infra-estrutura, até mesmo no comércio e consumo!

See less See more
2
Status
Not open for further replies.
41 - 60 of 180 Posts
Foi isso que falei! A conurbação é um fator IMPORTANTE e não decisivo!
hehe, não é isso ainda. É que vc disse "A criação de uma região metropolitana é muito além disso.. as cidades tem que completarem entre si como extensão umas das outras...uma faixa contínua de urbanismo, infraestrutura, decisões politicas e administrativas unificada!". E quando disse que era o contrário, me referia principalmente ao trecho "decisões políticas e administrativas unificadas": elas vêm depois da criação da RM (até porque a função de uma é justamente uma maior integração atraves de decisões político-administrativas conjuntas), e não antes, pois não existem.

Acho que agora foi :cheers:
See less See more
Concordo com você, mas estar a 100km de uma cidade vizinha já dá o direito de ser de uma região metro. ...mas precisamos saber quantas cidades aglomeradas é preciso para se criar tal metro.

Eu achei Uberlândia bem grande mesmo! De noite quando a gente chega na cidade de ônibus pela entrada leste, percebemos isso! (fiquei pasmo) ...e olhem que a cidade não possue um local realmente alto para comprovarmos sua imensidão.

RESUMINDO: A criação dessa região tem na verdade o propósito de desvincular Uberlândia com a grande rivalidade com Uberaba, que ficará medíocre ao lado de uma metrópole.
bom, logico q tem gente q vai ficar falando "Viu ! agora Uberlândia eh uma metrópole, coitada de Uberaba", pra mim a pessoa falar isso, vai mostrar apenas o senso de hipocrisia altissimo dela, eh como se crianças estivessem comparando o tamanho do p... com o do amigo/inimigo, ate pq, algo assim seria benefico pra ambos, e tanto Uberaba qto Uberlândia tem sua importancia e nenhuma das 2 cidades irao ofuscar....

eu penso o seguinte, Uberlândia(640mil, Otimo IDH e indices economicos) era de Uberaba(300mil, otimo IDH e indices economicos) e essa era de Araxá(80mil, idh bom e bons indices economicos), desde q comecou se separando de araxa, essas cidades so foram evoluindo, e nunca deixarao de terem coisas em comum, ah, vide dizer q nao existe rivalidade com a cidade mae de uberaba e vó de uberlandia, assim q eh bom !

Entao vamos parar com essa bobeira, de diminuir uma cidade por causa de outra que evoluiu excepcionalmente !

Rivalidades que eu Odeio:

Uberaba/Uberlândia
Ribeirão Preto/Franca/Sj. Rio Preto
Londrina/Curitiba
Rio/SP
Juiz de Fora/BH
See less See more
Ah, Pensando em metropoles, tbm acho q seria legal criarem a de Ribeirao Preto, Sj dos Campos, Sorocaba e Jundiai, e firmando assim a Megalopole SP/Jundiai/Campinas/Sj dos Campos.... ah se nao fosse a serra do mar Santos tbm estaria nessa :D
Rivalidades que eu Odeio:

Uberaba/Uberlândia
Ribeirão Preto/Franca/Sj. Rio Preto
Londrina/Curitiba
Rio/SP
Juiz de Fora/BH
Desconheço esta rivalidade de Rio Preto .. :eek:hno:
See less See more
^ Tambem desconheço, são duas cidades bem distintas, cada uma em sua devida região.
Essa deverá ser a futura Região Metropolitana do Triângulo Mineiro ou Uberlândia

See less See more
Ih...mais uma discussão sobre conurbação.

Para mim, uma RM não precisa ter todas as cidades conurbadas. Mas pelo menos algumas sim. E é fundamental que haja o dito "movimento pendular", cidades-dormitório, etc. E é claro, mais de 5 municípios e pelo menos 1.000.000 de habitantes na RM. Assim como não pode haver municípios a mais de 40km da metrópole dessa RM.
^^ Creio eu que somente 18 RMs do país se encaixariam nestes termos: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Brasília, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Campinas, Belém, Goiânia, Baixada Santista, Vitória, Natal, São Luís, Maceió e João Pessoa.
See less See more
^^ Creio eu que somente 18 RMs do país se encaixariam nestes termos: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Brasília, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Campinas, Belém, Goiânia, Baixada Santista, Vitória, Natal, São Luís, Maceió e João Pessoa.
Então, são essas 18 RM são Regiões Metropolitanas de fato e de direito. As outras são apenas de fato...Aglomerados Urbanos promovidos à condição de Regiões Metropolitanas. Mas toda RM foi um dia AU :).
See less See more
Essa deverá ser a futura Região Metropolitana do Triângulo Mineiro ou Uberlândia

^^

O Arthur Penna deve ter um poster da figura acima na parede do quarto... :lol:
See less See more
^^

O Arthur Penna deve ter um poster da figura acima na parede do quarto... :lol:
lembre-se, não estou agredindo ninguém!
^^
Com todo o respeito, talvez seja simplista usar esses critérios referentes ao movimento pendular.
Se for assim, posso dobrar ou triplicar a área da RM Campinas colocando a região de Jundiaí, de Itu e de Limeira e quem sabe, expandir até MG, perto de Ouro Fino, pois também existe movimento pendular de estudantes para a UNICAMP/PUCCAMP/UNIP/FAC, e movimento pendular de pacientes para o HC-UNICAMP...
Poderia expandir até Bragança Paulista se quisesse, mesmo estando a 60km, pois aqui existem pessoas que trabalham/estudam, ou vão à cidade fazer compras.

Claro que não há comparação da malha rodoviária da região de campinas, que pra mim é o que permite essa forte integração, por mais longe que esteja a cidade.
See less See more
Concordo na criação em parte, mais em outra, não há conurbação!
As estimativas de crescimento apontam que Uberlândia tem hoje 615.000 habitantes, ou seja, seu ritmo de crescimento vem se estabilizando, os mais de 3% de acréscimo populacional de outrora acabou. Conclusão lógica: uma conurbação entre Uberlândia e qualquer outra cidade próxima (Araguari, Tupaciguara etc.) é coisa para pelo menos umas duas gerações adiante, região metropolitana de Uberlândia, então, nós não veremos tão cedo.
See less See more
Poderia expandir até Bragança Paulista se quisesse, mesmo estando a 60km, pois aqui existem pessoas que trabalham/estudam, ou vão à cidade fazer compras.

Claro que não há comparação da malha rodoviária da região de campinas, que pra mim é o que permite essa forte integração, por mais longe que esteja a cidade.
Você tem razão, sei dessa relação que é forte. Tenho inclusive colegas de UNICAMP que moram aí. Só não saberia dizer se Atibaia tem a mesma ligação com Campinas que Bragança...
Mas ainda assim, eu acho que a RMC deveria diminuir em vez de crescer, porque Itatiba pertence à região de Jundiaí, não à de Campinas. Assim como deviam tirar Engenheiro Coelho, Pedreira e Santo Antônio de Posse, que estão muito distantes...

O título é sobre a Região Metropolitana de Uberlândia. E sinceramente não vejo vantagens em criar RMs, além das político-econômicas (mais verbas, repasses).
Eu vi a Região Metropolitana de Campinas surgir, em 2000.
O que melhorou? Quase nada. Os ônibus entre as cidades têm a mesma pintura, criou-se um conselho que ninguém conhece, os prefeitos batem cabeça e continuam a administrar suas cidades quase como antes...
See less See more

^^

A Região Bragantina (Bragança, Atibaia, Joanópolis, Bom Jesus, Igaratá, etc) é um caso bastante curioso, na verdade sofre forte influência de três cidades / regiões:

- São Paulo
- Campinas
- São José dos Campos

São Paulo dispensa comentários. Campinas atrai moradores das cidades principais (Bragança, Atibaia) para comércio e serviços. Já São José dos Campos polariza comercialmente a parte sul da região (Bom Jesus, Igaratá), além de ser sede das redes de televisão que servem a Região Bragantina (TV Vanguarda).
See less See more
Você tem razão, sei dessa relação que é forte. Tenho inclusive colegas de UNICAMP que moram aí. Só não saberia dizer se Atibaia tem a mesma ligação com Campinas que Bragança...
Mas ainda assim, eu acho que a RMC deveria diminuir em vez de crescer, porque Itatiba pertence à região de Jundiaí, não à de Campinas. Assim como deviam tirar Engenheiro Coelho, Pedreira e Santo Antônio de Posse, que estão muito distantes...
^^

De fato, Itatiba poderia ser considerada parte do AU de Jundiaí, assim como Itupeva, Campo Limpo, Louveira, etc. O pedágio da Dom Pedro, entre Itatiba e Campinas, somado à iminente duplicação da rodovia Jundiaí - Itatiba, vão reforçar essa ligação entre Jundiaí e Itatiba.
See less See more
Ridículo!!!

Com a distância dos municípios a Uberlândia, é impossível configurar isso como RM. É a porcaria de sempre. Tudo neste país é banalizado.
^^

A Região Bragantina (Bragança, Atibaia, Joanópolis, Bom Jesus, Igaratá, etc) é um caso bastante curioso, na verdade sofre forte influência de três cidades / regiões:

- São Paulo
- Campinas
- São José dos Campos

São Paulo dispensa comentários. Campinas atrai moradores das cidades principais (Bragança, Atibaia) para comércio e serviços. Já São José dos Campos polariza comercialmente a parte sul da região (Bom Jesus, Igaratá), além de ser sede das redes de televisão que servem a Região Bragantina (TV Vanguarda).
Essas cidades citadas acima, polarizam grandes regiões, mas também Uberlândia é a principal cidade dentre uma região de 3 milhões de pessoas, o principal centro de compras, saúde, educação, também é nela que fica a sede de várias televisões que chegam o sinal até parte do sul de minas, além do triângulo, alto paranaiba, sudeste e centro oeste de minas (Tv Integração - Globo/ Tv Paranaiba Record/ Tv Vitoriosa SBT)
See less See more
^^ sim, porem amigo, a rede integraçao tem apresentacoes regionais, aki por exemplo eh mta noticia de Uberaba-Ituiutaba.... o SBT aki em Uberaba eh a Tv Alterosa.... E digo amigo que eh exageiro 3 milhoes de habitantes polarizados por Uberlandia, como se vc tivesse comparando o nivel de polarizacao de Sj dos Campos e Campinas(que realmente ambas polarizam uma quantidade absurda de cidades), acho q na nossa regiao o nivel de polarizacao de cidades esta 60% em Uberlandia(Norte do triangulo e sul de goias, cidades como Araguari e Ituiutaba sofrem bastante influencia) e 40% aki em Uberaba(Parte sul do Triângulo, Araxá e algumas cidades do norte de SP)....
See less See more
Com certeza Bruno, é muito exagero dizer que Uberlândia centraliza uma região com 3 milhões de habitantes, como se fosse pólo indiscutível de uma região metropolitana, como é o caso de BH e Ipatinga, que dominam de modo incontroverso suas respectivas regiões. Ao irmos na porção mais ao sul do triângulo e na confluência com o Alto Paranaíba em Araxá, vemos que a influência de Uberlândia é mesmo bem reduzida e a de Uberaba muito grande. Eu particularmente acho os limites de influência de Uberlândia bastante claros:

1) a oeste - Ituiutaba/Santa Vitória;

2) a leste - Monte Carmelo/Coromandel

3) a sudeste - Perdizes

4) ao norte - Catalão, em Goiás

5) ao sul, quase nenhuma, pela presença de Uberaba.
See less See more
41 - 60 of 180 Posts
Status
Not open for further replies.