SkyscraperCity Forum banner

Criação da Região Metropolitana de Uberlândia

23283 Views 179 Replies 44 Participants Last post by  gutooo
Região Metropolitana de Uberlândia

Projeto de lei complementar PLC 8 2003, que cria e denomina a Região Metropolitana de Uberlândia, composta pelos municípios de Uberlândia (sede da região metropolitana), Prata, Araguari, Indianópolis, Monte Alegre e Tupaciguara, aprovado no 1º turno do ano passado, onde foi desarquivado esse ano para a votação em 2º turno na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. ONDE SERIA CRIADO UM FUNDO DE DESENVOLVIMENTO, ATENDIMENTO AOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE UBERLÂNDIA. ONDE SERIA DENOMINADO UMA INTEGRAÇÃO FISICA E TARIFARIA DE SERVIÇO DE TRANSPORTE URBANO COMUM ENTRE OS MUNICIPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE UBERLANDIA, ALEM DE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DOS MUNICIPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA.

No caso seria pelo consórcio de cidades, pois Uberlândia não tem conurbação com muitas cidades, podemos dizer apenas com Araguari, a 28 km de distância. O consórcio de cidades é levado em conta a interdependencia dos municipios da região metropolitana com a cidade sede, no caso Uberlândia em questões de saúde, educação, infra-estrutura, até mesmo no comércio e consumo!

See less See more
2
Status
Not open for further replies.
61 - 80 of 180 Posts
^^ sim, porem amigo, a rede integraçao tem apresentacoes regionais, aki por exemplo eh mta noticia de Uberaba-Ituiutaba.... o SBT aki em Uberaba eh a Tv Alterosa.... E digo amigo que eh exageiro 3 milhoes de habitantes polarizados por Uberlandia, como se vc tivesse comparando o nivel de polarizacao de Sj dos Campos e Campinas(que realmente ambas polarizam uma quantidade absurda de cidades), acho q na nossa regiao o nivel de polarizacao de cidades esta 60% em Uberlandia(Norte do triangulo e sul de goias, cidades como Araguari e Ituiutaba sofrem bastante influencia) e 40% aki em Uberaba(Parte sul do Triângulo, Araxá e algumas cidades do norte de SP)....
Calma meu amigo! Parece nervoso a sua pessoa!:banana: :banana:
See less See more
Com certeza Bruno, é muito exagero dizer que Uberlândia centraliza uma região com 3 milhões de habitantes, como se fosse pólo indiscutível de uma região metropolitana, como é o caso de BH e Ipatinga, que dominam de modo incontroverso suas respectivas regiões. Ao irmos na porção mais ao sul do triângulo e na confluência com o Alto Paranaíba em Araxá, vemos que a influência de Uberlândia é mesmo bem reduzida e a de Uberaba muito grande. Eu particularmente acho os limites de influência de Uberlândia bastante claros:

1) a oeste - Ituiutaba/Santa Vitória;

2) a leste - Monte Carmelo/Coromandel

3) a sudeste - Perdizes

4) ao norte - Catalão, em Goiás

5) ao sul, quase nenhuma, pela presença de Uberaba.
Calma meu amigo! Parece nervoso a sua pessoa!:banana: :banana:
See less See more
^^ Arthur Penaa Ptomas , certeza!
Pois é ViajanteRP, quebrou a cara, pois eu estou aqui! O que acha? que acusação grave heim? Que feio heim?
Não preciso de outro nome! Estou aqui novamente com o mesmo nome! Arthur Penna
^^ bom se o sistema do forum for bom, vao ver pelo ip das 2 contas, e me diga pq akele kra acima falaria pra mim akilo sendo q ele nao falou nada no forum ???
^^ bom se o sistema do forum for bom, vao ver pelo ip das 2 contas, e me diga pq akele kra acima falaria pra mim akilo sendo q ele nao falou nada no forum ???
Como já disse, não preciso de duas caras! Estou aqui, normalmente, respondendo na cara! Com meu mesmo nome!
Logo logo vão ter que dar um :lock: neste thread, antes que os comedores de pipoca venham...
ja saiu completamente do assunto da OTIMA discussao de um tema como esse...
é uma "penna"...
Bom, apesar de todas as acusações injustas, queria me reiterar e pedir desculpas se ofendi alguém! Não sei o que fiz de errado! Não sei por quais fatores que concluiram na minha expulsão, porque ainda estou "boiando"!

Desculpe pelos meus exageros e espero que compreendão. Agradeço a até mais!
See less See more
^^ bom imagino eu q se um kra foi banido e ele cria outra conta, seria banido novamente, pq eh obvio que qm eh banido aqui nao eh a conta, e sim o usuario, entao kra, ou vc cria um conta fake e fica bem na 'miuda' pra ng(ng msm) disconfiar que seja vc ou entao (vou ser breve) some !
bom
voltando ao topico...
o forista Fabius_BR fez uma observaçao muito boa!
foi criado a RM Campinas e quais foram os beneficios ate hj??? quais vao ser os supostos beneficios pra possivel criaçao da RM de Uberlândia?
afinal, é isso que interessa...e nao o mero nomezinho na frente da cidade...
bom
voltando ao topico...
o forista Fabius_BR fez uma observaçao muito boa!
foi criado a RM Campinas e quais foram os beneficios ate hj??? quais vao ser os supostos beneficios pra possivel criaçao da RM de Uberlândia?
afinal, é isso que interessa...e nao o mero nomezinho na frente da cidade...
Obrigado pela citação :D!
Vantagens reais na RMC ainda são muito tênues; o Corredor Metropolitano anda a passo de tartaruga; uma cidade continua a fazer peso na outra, sem colaboração efetiva (como os residentes de Hortolândia que sobrecarregam os postos de saúde em Campinas, etc.) e sem que as pessoas se dêem conta de que estejam mesmo em uma RM.

Como eu disse, pouca coisa mudou além da cor padronizada dos ônibus e dos títulos pomposos das notícias...
See less See more
Obrigado pela citação :D!
Vantagens reais na RMC ainda são muito tênues; o Corredor Metropolitano anda a passo de tartaruga; uma cidade continua a fazer peso na outra, sem colaboração efetiva (como os residentes de Hortolândia que sobrecarregam os postos de saúde em Campinas, etc.) e sem que as pessoas se dêem conta de que estejam mesmo em uma RM.

Como eu disse, pouca coisa mudou além da cor padronizada dos ônibus e dos títulos pomposos das notícias...
^^

Pois é Fabius! Uma boa notícia para a RMC seria a conclusão das obras do Corredor Noroeste. Eu particularmente torço para a reativação do VLT, mas dessa vez bem feito: operado pela CPTM, e com caráter metropolitano (com linhas para Indiaiatuba, Valinhos, Jaguariúna, Sumaré, etc).
See less See more
^^

Pois é Fabius! Uma boa notícia para a RMC seria a conclusão das obras do Corredor Noroeste. Eu particularmente torço para a reativação do VLT, mas dessa vez bem feito: operado pela CPTM, e com caráter metropolitano (com linhas para Indiaiatuba, Valinhos, Jaguariúna, Sumaré, etc).
É, isso resolveria a maior chaga da região central de Campinas: a favela do Guanabara e a Cracolândia campineira (até nisso imitamos a capital :(), pois seriam colocadas para funcionar a Estação Guanabara, etc....mas o sistema de ônibus de Campinas precisa ser colocado para funcionar complementarmente; senão, será outro desperdício.
See less See more
^^
Com todo o respeito, talvez seja simplista usar esses critérios referentes ao movimento pendular.
Se for assim, posso dobrar ou triplicar a área da RM Campinas colocando a região de Jundiaí, de Itu e de Limeira e quem sabe, expandir até MG, perto de Ouro Fino, pois também existe movimento pendular de estudantes para a UNICAMP/PUCCAMP/UNIP/FAC, e movimento pendular de pacientes para o HC-UNICAMP...

Embora ache que Uberlândia mereça uma nova classificação que considere este período de intenso crescimento que a cidade está vivendo nos últimos anos...

É preciso tomar cuidado com o conceito de Região Metropolitana, pois vivenciamos uma explosão na quantidade de Regiões Metropolitanas, muitas das quais na verdade são Aglomerados Urbanos.

com todo respeito , mas jundiaí esta ficando cada vez mais independente de campinas , tanto em serviços , como escolas , faculdades, e o comércio que é muito forte ... é importante dizer que de fato e de direito jundiaí tem a sua própria região com apr. um milhão de habitantes , polarizando cidades da grande são paulo , com cajamar, pirapora , franco da rocha....vale apena lembrar que jundiaí tem 351 anos de história , história que se reflete em toda a sua região , não é preciso ter uma população enorme para se obter respeito , um exemplo disto é bragança pta que também é uma cidade antiga, com muita história e que polariza uma grande região , mas tem uma população de 150 mil habitantes:).não acho imteressante sugerir que jundiaí um dia sera parte da RM de campinas , tenho certeza que isto nunca vai acontecer , conurbação sim! mas fazer parte da RMC não ,a questão política e cultural da região jundiaiense impediria isto , e com disse o próprio fabius br uma RM não traz tanto beneficío assim.:banana:
See less See more
com todo respeito , mas jundiaí esta ficando cada vez mais independente de campinas , tanto em serviços , como escolas , faculdades, e o comércio que é muito forte ... é importante dizer que de fato e de direito jundiaí tem a sua própria região com apr. um milhão de habitantes , polarizando cidades da grande são paulo , com cajamar, pirapora , franco da rocha....vale apena lembrar que jundiaí tem 351 anos de história , história que se reflete em toda a sua região , não é preciso ter uma população enorme para se obter respeito , um exemplo disto é bragança pta que também é uma cidade antiga, com muita história e que polariza uma grande região , mas tem uma população de 150 mil habitantes:).não acho imteressante sugerir que jundiaí um dia sera parte da RM de campinas , tenho certeza que isto nunca vai acontecer , conurbação sim! mas fazer parte da RMC não ,a questão política e cultural da região jundiaiense impediria isto , e com disse o próprio fabius br uma RM não traz tanto beneficío assim.:banana:
Nunca neguei o fato de Jundiaí ter vida própria e nem sugeri isso (falei em modo de argumentação sobre como pode ser absurdo expandir os limites de uma região metropolitana até o que não tem nada a ver), porque tem muita vida própria. Para mim, inclusive é outra região :). Aliás, já tem tudo para ser região metropolitana: população, conurbação, etc. além de ser pólo regional...meio apertado, é verdade, entre a RMSP e a RMC.

Outra coisa: Jundiaí jamais foi dependente de Campinas - mas Campinas um dia foi distrito de Jundiaí. É a nossa cidade-mãe :).

Aliás, eu faria uma RM de Jundiaí com os seguintes municípios:

*Jundiaí: 325.432 hab.
*Várzea Pta.: 110.449 hab.
*Itatiba: 95.648 hab. (seria tomada da RM Campinas, pois tem mais a ver com Jundiaí e nunca deveria ter entrado na RMC)
*Cpo Limpo Pta.: 77.277 hab.
*Cabreúva: 46.659 hab.
*Itupeva: 32.097 hab.
*Louveira: 29.553 hab.
* Jarinu: 21.596 hab.

TOTAL: 739.011 habitantes. Que tal? :cheers2:
See less See more
Nunca neguei o fato de Jundiaí ter vida própria e nem sugeri isso (falei em modo de argumentação sobre como pode ser absurdo expandir os limites de uma região metropolitana até o que não tem nada a ver), porque tem muita vida própria. Para mim, inclusive é outra região :). Aliás, já tem tudo para ser região metropolitana: população, conurbação, etc. além de ser pólo regional...meio apertado, é verdade, entre a RMSP e a RMC.

Aliás, eu faria uma RM de Jundiaí com os seguintes municípios:

*Jundiaí: 325.432 hab.
*Várzea Pta.: 110.449 hab.
*Itatiba: 95.648 hab. (seria tomada da RM Campinas, pois tem mais a ver com Jundiaí e nunca deveria ter entrado na RMC)
*Cpo Limpo Pta.: 77.277 hab.
*Cabreúva: 46.659 hab.
*Itupeva: 32.097 hab.
*Louveira: 29.553 hab.
* Jarinu: 21.596 hab.

TOTAL: 739.011 habitantes. Que tal? :cheers2:
concordo com voce fabius, mas como voce mesmo disse , talvez não haja tanta vantagem assim, em jundiaí ser sede de uma RM , mas eu realmente me preocupo com o fato de jundiaí estar tão espremida entre campinas e são paulo,não sei qual sera o futuro em relação a isso.:) :banana:
See less See more
concordo com voce fabius, mas como voce mesmo disse , talvez não haja tanta vantagem assim, em jundiaí ser sede de uma RM , mas eu realmente me preocupo com o fato de jundiaí estar tão espremida entre campinas e são paulo,não sei qual sera o futuro em relação a isso.:) :banana:
O melhor futuro possível é criar uma RM para criar uma força que sobreviva entre as duas regiões metropolitanas maiores. É uma situação estratégica, da qual Jundiaí e região podem se aproveitar para se tornar centro de distribuição (as Casas Bahia que o digam :D), fazer aeroporto internacional...enfim, criar um poder de barganha com o governo do Estado que essas cidades sozinhas não vão ter. Mas para isso é preciso governantes de visão e que não haja picuinhas e aconteça continuidade nos projetos.
See less See more
com todo respeito , mas jundiaí esta ficando cada vez mais independente de campinas , tanto em serviços , como escolas , faculdades, e o comércio que é muito forte ...
^^

César, concordo somente em parte.. aqui em Jundiaí precisamos ainda ir frequentemente à SP / Campinas: por exemplo, ainda não existe um Poupatempo em Jundiaí (absurdo).

Além disso, Jundiaí precisa urgentemente de um novo Shopping (não que o Maxi Shopping seja ruim, mas é que somente ele está saturado, não dá conta da demanda).

Jundiaí também precisa de mais salas de cinemas (são apenas 7 salas, em que pese que o Moviecom não é um multiplex careiro como o Cinemark ou o Kinoplex; o ideal seriam salas da rede Box, que também cobra um preço justo).

Outra coisa legal seria se as opções de bares/restaurantes não fossem tão dependentes da região da Av. 9 de Julho. :)
See less See more
61 - 80 of 180 Posts
Status
Not open for further replies.