SkyscraperCity Forum banner

Criação da Região Metropolitana de Uberlândia

23289 Views 179 Replies 44 Participants Last post by  gutooo
Região Metropolitana de Uberlândia

Projeto de lei complementar PLC 8 2003, que cria e denomina a Região Metropolitana de Uberlândia, composta pelos municípios de Uberlândia (sede da região metropolitana), Prata, Araguari, Indianópolis, Monte Alegre e Tupaciguara, aprovado no 1º turno do ano passado, onde foi desarquivado esse ano para a votação em 2º turno na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. ONDE SERIA CRIADO UM FUNDO DE DESENVOLVIMENTO, ATENDIMENTO AOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE UBERLÂNDIA. ONDE SERIA DENOMINADO UMA INTEGRAÇÃO FISICA E TARIFARIA DE SERVIÇO DE TRANSPORTE URBANO COMUM ENTRE OS MUNICIPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE UBERLANDIA, ALEM DE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DOS MUNICIPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA.

No caso seria pelo consórcio de cidades, pois Uberlândia não tem conurbação com muitas cidades, podemos dizer apenas com Araguari, a 28 km de distância. O consórcio de cidades é levado em conta a interdependencia dos municipios da região metropolitana com a cidade sede, no caso Uberlândia em questões de saúde, educação, infra-estrutura, até mesmo no comércio e consumo!

See less See more
2
Status
Not open for further replies.
101 - 120 of 180 Posts
O q ja desgastou Arthur foi esse assunto sobre Uberlandia, e nao soh sobre uma suposta e distante RM, eh sobre tudo mesmo!!!

E Ipatinga, queira vc ou nao tem sua RM sim, criada pela Lei Complementar numero 51/98!

E eu nao sei de onde diabos vc tirou q uma metropole tem q ter acima de 1 milhao de habitantes, o IBGE q regulamenta isso nao diz absolutamente nada sobre isso!!! E se realmente fosse esse um dos criterios, Uberlandia ainda teria q esperar ate meados de 2025 (ou mais.....espero) pra ser uma metropole.

Pra acabar com o assunto sobre Ipatinga tb; aqui vai a prova da existencia da Regiao Metropolitana do Vale do Aco, ou RM de Ipatinga!

NAO ACREDITA AINDA??? VEJA VC MESMO: http://perfil.ipatinga.mg.gov.br/perf_vis.asp?cd=9

Pois é, nunca discordei que Ipatinga tinha região metropolitana, mais Ipatinga não é metrópole, isso eu tenho certeza, pesquise e verá, o Ibge considera métropoles cidades acima de 1 milhão de habitantes! E outra, nunca disse que Udia é metrópole, pode ver aí, disse que a única metrópole de minas é BH e e por um longo período não vai ter outra. E outra, se cansou do assunto, não responda, pois fui eu quem criei esse Theread, é só não responder, e não escreva mais! É simples, escreve quem qué, quem não qué a porta da rua é a serventia da casa, mas se for responder, não escreva ofensas!

Agora sobre a criação da região metropolitana de Uberlândia, que é diferente de metrópole!
See less See more
Conceito de Metrópole para acabar com isso!

See less See more
Pra que região metropolitana numa cidade que nem tá em alta definição no Google Earth?:lol:

Ipatinga tá em alta definição:

:D
See less See more
3
Pra que região metropolitana numa cidade que nem tá em alta definição no Google Earth?:lol:

Ipatinga tá em alta definição:

:D
Não provoque o Penna :D!
Eu fiquei mordido por muito tempo pelo GE não mostrar a região onde moro (só em mar/07 teve a cobertura), sendo que praticamente 90% de CPS (área total, não só urbana) já tinha cobertura. Hoje só não tem cobertura em menos de 3% da cidade ...:)

Uberlândia um dia vai ter...é só ter fé que a Digital Globe vai fotografar a região :)!
See less See more
nossa nao acredito... o kra mesmo disse q eh regiao metropolitana e diz que nao eh metropole, kra se liga ! cidades que integram regioes metropolitanas sao metropoles, por acaso qdo campinas nao tinha 1 milhao(ha pouco tempo) ela nao era metropole ???

ja to dizendo gente, o pessoal aki do ssc qdo ver algum thread de Uberlandia, ja vai ficar com o pe atras pensando q vai ser esse kra(que por sinal dos mais chatos que ja vi) ajuda ai moderacao....

e viva a metropole do vale do aço !!!
See less See more
Pois é, nunca discordei que Ipatinga tinha região metropolitana, mais Ipatinga não é metrópole, isso eu tenho certeza, pesquise e verá, o Ibge considera métropoles cidades acima de 1 milhão de habitantes!
Nao existe regiao metropolitana sem metropole!

Se eh uma regiao metropolitana eh pq eh UMA REGIAO DE METROPOLE! Nao confunda as coisas, peca pra tua professora de geografia te explicar isso!

E outra, nunca disse que Udia é metrópole, pode ver aí, disse que a única metrópole de minas é BH e e por um longo período não vai ter outra.
Minas tem 2 'RMs', logo sao 2 metropoles!

Uberlandia nao eh metropole e nao sera pelo menos nos proximos 10 anos! Consequentemente nao existira tb a tao sonhada (por vc) RM de Uberlandia, pois nao existe conurbacao na regiao!

E outra, se cansou do assunto, não responda, pois fui eu quem criei esse Theread, é só não responder, e não escreva mais! É simples, escreve quem qué, quem não qué a porta da rua é a serventia da casa, mas se for responder, não escreva ofensas!
Foi vc quem criou o thread?? Nao havia reparado!! Isso nao faz desse thread, SEU THREAD!! Vou deixar uma coisa bem clara aqui pra vc; vc nao eh dono dos threads q vc faz, qdo vc cria um thread ele pertence ao forum e a todos os usuarios. Eu respondo no thread q eu quiser, qtas vezes eu quiser e na hora q eu quiser!
Nao cabe a vc moderar por aqui!

E pare de pedir pra nao te ofenderem pq ate agora nao vi ninguem aqui fazer isso com vc, nem eu fiz isso com vc!

Ja essa frase sua:
a porta da rua é a serventia da casa
; posso mto bem considerar isso uma ofensa; mas dessa vez passa!

Tentei levar as coisas com vc 'numa boa', te mandei uma PM (te explicando alguma coisa) antes mesmo de vc ser banido pela 1a vez; mas parece q vc nem sabe o q eh isso.
See less See more
(...)quando campinas nao tinha 1 milhao(ha pouco tempo) ela nao era metropole ??? (...)
Campinas passou o milhão em 2003, a região metropolitana é de 2000, falava-se em fazer região metropolitana desde 1991 (quando eram 845.000 hab.) e conurbação pelo menos desde os anos 80...

O critério do milhão é cruel, pois não é necessário ter milhão para ser metrópole. Para ficarmos apenas em capitais, Belém e Curitiba (não tenho certeza, mas para quem tinha 1.025.000 hab. em 1980 é possível) também já tinham RM antes do milhão.

O importante é ser pólo e mostrar alto grau de integração (cidades-dormitório), uma ou outra conurbação, etc.
See less See more

Uma resposta a vc senhor Bruno-NJ sem argumentos, pois Ipatinga não é metrópole, pois não é cidade de grande porte, pode estar sofrendo processo de metropolização! Coloquei lá em cima a definição, só na enxerga quem não qué, ou será por complo contra a minha pessoa. E outra, vc quem falta com respeito a minha pessoa e coloco novamente a vc e a todos que não estiverem satisfeitos com esse Thread, a porta da rua é a serventia da casa, é simples, não responda, nem ollha, gostaria que fosse uma discussão mais civilizada, mais vi que não dá! Então responda a esse Thread coisas que tem haver com o assunto, não quero saber de Ipatinga, mais sim daqui, então quem for criticar, criar intrigas e agir de forma desconjuntada, a porta da rua é a serventia da casa, e dito. Agora continuemos com a discussão sobre o que o assunto desse Thread proponhe, A criação da Região Metropolitana de Uberlândia, e por favor, não quero mais assuntos que só desgastam, levam a intrigas como ocasionado acima desse post! Não respondo mais nada se não for o assunto que o Thread proponhe na discussão!

Abraços, !
See less See more
2
Ta bom Arthur "senhor da verdade", seus conceitos e provas aqui mostradas nao mudam nada; Ipatinga continua sendo metropole com menos de 1 milhao de habitantes e Uberlandia nao tera a sua RM 'antes de vc se casar'!

Mas em uma coisa vc tem razao :)) ) esse assunto eh mesmo desgastante, principalmente pq vc nao aceita a realidade. Pois continue ai com seus argumentos e conceitos furados, 'to fora'!

Ahh..nenhum dos textos q vc colocou aqui sao do IBGE, vc reparou isso?? Acho q nao preciso dizer mais nada!

Abracos...
See less See more
O projeto de lei complementar 8 de 2003 que criava a região metropolitana de Uberlândia citado no início do thread foi arquivado esse ano. No momento não há nenhum projeto de lei em tramitação que crie a RM (ao menos não há nenhum no site da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.
:nuts: :nuts:
Ta bom Arthur "senhor da verdade", seus conceitos e provas aqui mostradas nao mudam nada; Ipatinga continua sendo metropole com menos de 1 milhao de habitantes e Uberlandia nao tera a sua RM 'antes de vc se casar'!

Mas em uma coisa vc tem razao :)) ) esse assunto eh mesmo desgastante, principalmente pq vc nao aceita a realidade. Pois continue ai com seus argumentos e conceitos furados, 'to fora'!

Ahh..nenhum dos textos q vc colocou aqui sao do IBGE, vc reparou isso?? Acho q nao preciso dizer mais nada!

Abracos...

assino embaixo

Penna, segundo vc, se metropole so for aglomeracoes urbanas com mais de 1 milhao, nem mesmo uberlandia se encaixaria, mesmo se somasse sua populacao as cidades que formariam a metropole, o fato eh que ta no ibge que existe a RM do Vale do Aço, Tubarão, Itajaí, etc... e vc ta se mordendo de raiva de uma regiao toda ser uma metropole e a populacao inferior a de Uberlandia !

VIVA O IBGE !!! Pois nele mostra as metropoles brasileiras, ah, se vc tiver alguma duvida mande email pro IBGE que com ctz vao listar Ipatinga sendo uma metrópole e vc com ctz vai ficar uns 5 dias sem durmir por isso... pq vc nao explode as metropoles com populacao inferior a de udi, eh uma hipotese... :lol: :nuts:
See less See more
Metrópole é o conjunto de cidades conurbadas ou não com movimento pendular, interdependência, polarizada por uma cidade grande e com área de influência pelo menos regional, ao menos para Marcelo Lopes de Souza, no livro "ABC do desenvolvimento urbano" (recomendo :eek:kay:). Uma região metropolitana seria só a confirmação legal da existência da metrópole. O autor também critica a falta de critérios ao se criar regiões metropolitanas que não passariam de aglomerações urbanas.
See less See more
Por favor, o IBGE não tem nada haver com a história das regiões metropolitanas e aglomerados urbanos (legalmente falando nesse último caso). Isso é atribuição dos governos estaduais, que podem criá-los por meio de lei complementar. O que o IBGE pode fazer é estudar as cidades e dizer se elas são metrópoles ou aglomerados urbano(nesse caso no sentido sociológico-geográfico).
See less See more
Ah, o Marcelo Lopes, no livro que citei, não fala que são necessários 1 milhão de habitantes para se ter uma metrópole.

Abracos...
Prove então que Ipatinga é metrópole, quero uma prova, região metropolitana não é a mesma coisa de Metrópole. Faça me favor, uma cidade de 230 mil habitantes e com uma aglomeração urbana de 450 mil habitantes uma metrópole, lá não tem nem universidade federal e muitas outras coisas que são só encontradas em cidades maiores, como Juiz de Fora, Ribeirão Preto, a própria Uberlândia (não vem me encher o saco não só porque citei Uberlândia, estou sendo neutro agora!) me desculpe, esse conceito seu que esta furado!
Vou citar outras que não são metrópoles mais tem regiões metropolitanas:

Região Metropolitana de Tubarão se situa no estado de Santa Catarina
-população total: 128 mil habitantes (a aglomeração)/menor que Patos de Minas (141 mil habitantes a cidade)
-Cidade sede: Tubarão (95 mil habitantes)
-Pelos seus consentimentos Tubarão é metrópole!

:banana: Ridículo se chamar isso de Metrópole, mais não acho errado chamar de Região Metropolitana, pois a integração é vista, mais metrópole não é! O que acha disso????

Exemplo:
Agora vamos partir Juiz de Fora (519 mil habitantes) em vários municípios e criar região metropolitana de Juiz de Fora, agora passou a ser metrópole, não sabia! Acho que uma cidade só como Juiz de Fora é milhões de vezes mais integrada do que uma mera região metropolitana como a do Vale do Aço!

Para mim, região metropolitana vai além das conurbações, são regiões formadas por demandas de serviço dependentes de outras cidades, assim formarem uma integração mais consolidada! Um exemplo bem claro e a criação da Região Metropolitana de Manaus, tem cidades a 227 Km da sede, qual a conurbação existente, o que existe é a demanda de serviços somente oferecida por manaus!

Abraços e até logo!
See less See more
CARA, VOCÊ ESTÁ QUEIMANDO O FILME DE UBERLÂNDIA NESSE SITE, ACORDA E SE ATENHA AOS FATOS:

1) IPATINGA E BELO HORIZONTE SÃO AS ÚNICAS METRÓPOLES DE MINAS GERAIS.

2) UBERLÂNDIA NÃO ATINGIRÁ 1 MILHÃO DE HABITANTES TÃO CEDO (25 ANOS NO MÍNIMO), PORTANTO, ESQUEÇA.

3) A PROPOSTA DE CRIAÇÃO DA RMUDIA JÁ FOI ATÉ ARQUIVADA, ACABOU, JÁ ERA.
See less See more
Primeiramente, não se deve dar crédito ao que o Penna fala. Vamos esperar ele crescer, estudar e ter conceitos firmes para isto. Discutir com ele só vai aumentar a sanha por falar bobagens.

Mas metrópole e região metropolitana são cocneitos diferentes sim.

METRÓPOLE se refere a um núcleo urbano de grande projeção - INDEPENDENTE DE POPULAÇÃO. Embora alguns autores SUGIRAM limites teóricos populacionais, o que, de fato, importa é o poder de atração e influência que o núcleo urbano exerce. Comparemos 2 municípios com aproximadamente a mesma população: Belém e Guarulhos. Belém, sem dúvida, é uma metrópole, mas não se pode dizer o mesmo de Guarulhos.

REGIÃO METROPOLITANA refere-se a um instrumento legal de gestão urbana, quando as áreas urbanizadas de mais de um municípios apresentam elevado grau de integração. A instalação de uma Região Metropolitana se dá por força de lei estadual. Existem regiões metropolitanas que são metrópoles: São Paulo, Curitiba, BH... e outras não: Florianópolis, Londrina, Maringá, Ipatinga... a maioria deles centros regionais, uns mais, outros menos importantes. Talvez o termo Região Metropolitana seja inadequado, pois dá margem a confusão metrópole. Enquanto RM é o nome que as aglomerações urbanas oficializadas recebem, metrópole é um centro urbano de grande projeção.

Uberlândia não é parte de nenhum aglomerado urbano, portanto não é passível de ser uma região metropolitana - a não ser que alguém leve a diante um projeto de lei como o que tentou-se aprovar, totalmente desvinculado da realidade. Uberlândia também não é metrópole: trata-se de um centro muito importante, mas com alcance meramente regional.

Ipatinga é parte de um aglomerado urbano, oficializado, portanto, uma região metropolitana. Um aglomerado urbano, para ser oficializado, não depende de sua população. Não importa se é maior ou menor que a população de um município isolado como Uberlândia. POrém, Ipatinga está muito longe de ser uma metrópole: é apenas um centro regional de alcance restrito.

A única metrópole localizada no território mineiro é Belo Horizonte - embora não exerça influência sobre toda Minas Gerais. Outras metrópoles - São Paulo, Goiânia/ Brasília, Rio de Janeiro - também atuam sobre partes do estado.
See less See more
Primeiramente, não se deve dar crédito ao que o Penna fala. Vamos esperar ele crescer, estudar e ter conceitos firmes para isto. Discutir com ele só vai aumentar a sanha por falar bobagens.

Mas metrópole e região metropolitana são cocneitos diferentes sim.

METRÓPOLE se refere a um núcleo urbano de grande projeção - INDEPENDENTE DE POPULAÇÃO. Embora alguns autores SUGIRAM limites teóricos populacionais, o que, de fato, importa é o poder de atração e influência que o núcleo urbano exerce. Comparemos 2 municípios com aproximadamente a mesma população: Belém e Guarulhos. Belém, sem dúvida, é uma metrópole, mas não se pode dizer o mesmo de Guarulhos.

REGIÃO METROPOLITANA refere-se a um instrumento legal de gestão urbana, quando as áreas urbanizadas de mais de um municípios apresentam elevado grau de integração. A instalação de uma Região Metropolitana se dá por força de lei estadual. Existem regiões metropolitanas que são metrópoles: São Paulo, Curitiba, BH... e outras não: Florianópolis, Londrina, Maringá, Ipatinga... a maioria deles centros regionais, uns mais, outros menos importantes. Talvez o termo Região Metropolitana seja inadequado, pois dá margem a confusão metrópole. Enquanto RM é o nome que as aglomerações urbanas oficializadas recebem, metrópole é um centro urbano de grande projeção.

Uberlândia não é parte de nenhum aglomerado urbano, portanto não é passível de ser uma região metropolitana - a não ser que alguém leve a diante um projeto de lei como o que tentou-se aprovar, totalmente desvinculado da realidade. Uberlândia também não é metrópole: trata-se de um centro muito importante, mas com alcance meramente regional.

Ipatinga é parte de um aglomerado urbano, oficializado, portanto, uma região metropolitana. Um aglomerado urbano, para ser oficializado, não depende de sua população. Não importa se é maior ou menor que a população de um município isolado como Uberlândia. POrém, Ipatinga está muito longe de ser uma metrópole: é apenas um centro regional de alcance restrito.

A única metrópole localizada no território mineiro é Belo Horizonte - embora não exerça influência sobre toda Minas Gerais. Outras metrópoles - São Paulo, Goiânia/ Brasília, Rio de Janeiro - também atuam sobre partes do estado.
:applause:

Ajudou a esclarecer muitos conceitos soltos em minha cabeça.
Nunca mais vou pressupor metrópoles em Regiões Metropolitanas :).
Por exemplo - Jundiaí tem tudo para ser sede de região metropolitana, mas não é metrópole: é um centro regional.
Manaus é metrópole, mas não é região metropolitana, pois não é conurbada (a não ser que emancipem dentro da própria cidade).
See less See more
101 - 120 of 180 Posts
Status
Not open for further replies.