Primeiramente, não se deve dar crédito ao que o Penna fala. Vamos esperar ele crescer, estudar e ter conceitos firmes para isto. Discutir com ele só vai aumentar a sanha por falar bobagens.
Mas metrópole e região metropolitana são cocneitos diferentes sim.
METRÓPOLE se refere a um núcleo urbano de grande projeção - INDEPENDENTE DE POPULAÇÃO. Embora alguns autores SUGIRAM limites teóricos populacionais, o que, de fato, importa é o poder de atração e influência que o núcleo urbano exerce. Comparemos 2 municípios com aproximadamente a mesma população: Belém e Guarulhos. Belém, sem dúvida, é uma metrópole, mas não se pode dizer o mesmo de Guarulhos.
REGIÃO METROPOLITANA refere-se a um instrumento legal de gestão urbana, quando as áreas urbanizadas de mais de um municípios apresentam elevado grau de integração. A instalação de uma Região Metropolitana se dá por força de lei estadual. Existem regiões metropolitanas que são metrópoles: São Paulo, Curitiba, BH... e outras não: Florianópolis, Londrina, Maringá, Ipatinga... a maioria deles centros regionais, uns mais, outros menos importantes. Talvez o termo Região Metropolitana seja inadequado, pois dá margem a confusão metrópole. Enquanto RM é o nome que as aglomerações urbanas oficializadas recebem, metrópole é um centro urbano de grande projeção.
Uberlândia não é parte de nenhum aglomerado urbano, portanto não é passível de ser uma região metropolitana - a não ser que alguém leve a diante um projeto de lei como o que tentou-se aprovar, totalmente desvinculado da realidade. Uberlândia também não é metrópole: trata-se de um centro muito importante, mas com alcance meramente regional.
Ipatinga é parte de um aglomerado urbano, oficializado, portanto, uma região metropolitana. Um aglomerado urbano, para ser oficializado, não depende de sua população. Não importa se é maior ou menor que a população de um município isolado como Uberlândia. POrém, Ipatinga está muito longe de ser uma metrópole: é apenas um centro regional de alcance restrito.
A única metrópole localizada no território mineiro é Belo Horizonte - embora não exerça influência sobre toda Minas Gerais. Outras metrópoles - São Paulo, Goiânia/ Brasília, Rio de Janeiro - também atuam sobre partes do estado.