SkyscraperCity Forum banner

Criação da Região Metropolitana de Uberlândia

23564 Views 179 Replies 44 Participants Last post by  gutooo
Região Metropolitana de Uberlândia

Projeto de lei complementar PLC 8 2003, que cria e denomina a Região Metropolitana de Uberlândia, composta pelos municípios de Uberlândia (sede da região metropolitana), Prata, Araguari, Indianópolis, Monte Alegre e Tupaciguara, aprovado no 1º turno do ano passado, onde foi desarquivado esse ano para a votação em 2º turno na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. ONDE SERIA CRIADO UM FUNDO DE DESENVOLVIMENTO, ATENDIMENTO AOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE UBERLÂNDIA. ONDE SERIA DENOMINADO UMA INTEGRAÇÃO FISICA E TARIFARIA DE SERVIÇO DE TRANSPORTE URBANO COMUM ENTRE OS MUNICIPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE UBERLANDIA, ALEM DE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DOS MUNICIPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA.

No caso seria pelo consórcio de cidades, pois Uberlândia não tem conurbação com muitas cidades, podemos dizer apenas com Araguari, a 28 km de distância. O consórcio de cidades é levado em conta a interdependencia dos municipios da região metropolitana com a cidade sede, no caso Uberlândia em questões de saúde, educação, infra-estrutura, até mesmo no comércio e consumo!

See less See more
2
Status
Not open for further replies.
121 - 140 of 180 Posts
:applause:

Ajudou a esclarecer muitos conceitos soltos em minha cabeça.
Nunca mais vou pressupor metrópoles em Regiões Metropolitanas :).
Por exemplo - Jundiaí tem tudo para ser sede de região metropolitana, mas não é metrópole: é um centro regional.
Manaus é metrópole, mas não é região metropolitana, pois não é conurbada (a não ser que emancipem dentro da própria cidade).

:banana:

Quanto a Manaus, vi em uns tópicos por aí que criaram a RM - não averiguei a veracidade da notícia. Se aprovaram, terá sido uma grande aberração. Uma RM sem a menor chance de conurbação.
Você tem razão, sei dessa relação que é forte. Tenho inclusive colegas de UNICAMP que moram aí. Só não saberia dizer se Atibaia tem a mesma ligação com Campinas que Bragança...
Mas ainda assim, eu acho que a RMC deveria diminuir em vez de crescer, porque Itatiba pertence à região de Jundiaí, não à de Campinas. Assim como deviam tirar Engenheiro Coelho, Pedreira e Santo Antônio de Posse, que estão muito distantes...

O título é sobre a Região Metropolitana de Uberlândia. E sinceramente não vejo vantagens em criar RMs, além das político-econômicas (mais verbas, repasses).
Eu vi a Região Metropolitana de Campinas surgir, em 2000.
O que melhorou? Quase nada. Os ônibus entre as cidades têm a mesma pintura, criou-se um conselho que ninguém conhece, os prefeitos batem cabeça e continuam a administrar suas cidades quase como antes...
Não sei como é em Atibaia, mas o acesso dela é muito mais facilitado por ser cortada pela Dom Pedro.
^^

A Região Bragantina (Bragança, Atibaia, Joanópolis, Bom Jesus, Igaratá, etc) é um caso bastante curioso, na verdade sofre forte influência de três cidades / regiões:

- São Paulo
- Campinas
- São José dos Campos

São Paulo dispensa comentários. Campinas atrai moradores das cidades principais (Bragança, Atibaia) para comércio e serviços. Já São José dos Campos polariza comercialmente a parte sul da região (Bom Jesus, Igaratá), além de ser sede das redes de televisão que servem a Região Bragantina (TV Vanguarda).
Essa "influencia" de são josé dos campos é nula aqui. A população tem verdadeira ojeriza da TV vanguarda que por politicagem foi colocada aqui, ao invés de darem preferencia à globo são paulo ou EPTV campinas.
1) IPATINGA E BELO HORIZONTE SÃO AS ÚNICAS METRÓPOLES DE MINAS GERAIS.
Errado. Belo Horizonte é única metrópole mineira.
Essa "influencia" de são josé dos campos é nula aqui. A população tem verdadeira ojeriza da TV vanguarda que por politicagem foi colocada aqui, ao invés de darem preferencia à globo são paulo ou EPTV campinas.
A EPTV é muito ruim, fiquem com a Globo paulistana :D!
O JR 1ª Edição fica passando notícias que não têm nada a ver conosco, de Ribeirão, de Araraquara, etc. (não tenho nada contra essas cidades, adoro Ribeirão, mas o tempo em rede tira tempo das notícias locais), sem contar aqueles negócios de Viola, pescaria, vida no campo, etc...
^^ :applause: A eptv é uma m.. mesmo!
Aquela 1º edição 'em rede' passando noticias de outras regiões não tem nada a ver!
E o pior são estes programas de roça (nada contra quem goste) não trazem o que realmente a região quer ver!
CARA, VOCÊ ESTÁ QUEIMANDO O FILME DE UBERLÂNDIA NESSE SITE, ACORDA E SE ATENHA AOS FATOS:

1) IPATINGA E BELO HORIZONTE SÃO AS ÚNICAS METRÓPOLES DE MINAS GERAIS.

2) UBERLÂNDIA NÃO ATINGIRÁ 1 MILHÃO DE HABITANTES TÃO CEDO (25 ANOS NO MÍNIMO), PORTANTO, ESQUEÇA.

3) A PROPOSTA DE CRIAÇÃO DA RMUDIA JÁ FOI ATÉ ARQUIVADA, ACABOU, JÁ ERA.
1º, não estou falando de Uberlândia
2º, estou falando apenas de Ipatinga!
Primeiramente, não se deve dar crédito ao que o Penna fala. Vamos esperar ele crescer, estudar e ter conceitos firmes para isto. Discutir com ele só vai aumentar a sanha por falar bobagens.

Mas metrópole e região metropolitana são cocneitos diferentes sim.

METRÓPOLE se refere a um núcleo urbano de grande projeção - INDEPENDENTE DE POPULAÇÃO. Embora alguns autores SUGIRAM limites teóricos populacionais, o que, de fato, importa é o poder de atração e influência que o núcleo urbano exerce. Comparemos 2 municípios com aproximadamente a mesma população: Belém e Guarulhos. Belém, sem dúvida, é uma metrópole, mas não se pode dizer o mesmo de Guarulhos.

REGIÃO METROPOLITANA refere-se a um instrumento legal de gestão urbana, quando as áreas urbanizadas de mais de um municípios apresentam elevado grau de integração. A instalação de uma Região Metropolitana se dá por força de lei estadual. Existem regiões metropolitanas que são metrópoles: São Paulo, Curitiba, BH... e outras não: Florianópolis, Londrina, Maringá, Ipatinga... a maioria deles centros regionais, uns mais, outros menos importantes. Talvez o termo Região Metropolitana seja inadequado, pois dá margem a confusão metrópole. Enquanto RM é o nome que as aglomerações urbanas oficializadas recebem, metrópole é um centro urbano de grande projeção.

Uberlândia não é parte de nenhum aglomerado urbano, portanto não é passível de ser uma região metropolitana - a não ser que alguém leve a diante um projeto de lei como o que tentou-se aprovar, totalmente desvinculado da realidade. Uberlândia também não é metrópole: trata-se de um centro muito importante, mas com alcance meramente regional.

Ipatinga é parte de um aglomerado urbano, oficializado, portanto, uma região metropolitana. Um aglomerado urbano, para ser oficializado, não depende de sua população. Não importa se é maior ou menor que a população de um município isolado como Uberlândia. POrém, Ipatinga está muito longe de ser uma metrópole: é apenas um centro regional de alcance restrito.

A única metrópole localizada no território mineiro é Belo Horizonte - embora não exerça influência sobre toda Minas Gerais. Outras metrópoles - São Paulo, Goiânia/ Brasília, Rio de Janeiro - também atuam sobre partes do estado.
Isso mesmo, me ajudou muito no que eu estava quarendo dizer, as pessoas só me crticam, mais isso aí que eu queria dizer. Só para complementar, criaram a Região Metropolitana de Manaus, com cidades a 227 Km da sede, talvez concordo com a criação, mas com uma condição, se Manaus for o único centro urbano a oferecer serviços na região, se não for, poderiam criar as regiões metropolitanas regionais. Agradeço, e Ipatinga não é metrópole, a unica metrópole de Minas Gerais e Belo Horizonte.

Abraços e até logo
É isso aí Arthur, bacana seu posicionamento, parabéns, também revi parte de meu comentário anterior, realmente é complicado reconhecer Ipatinga, assim como Uberlândia, como metrópoles, BH é a única metrópole mineira realmente. Um abraço.
PODERIA JUNTAR UBERABA TAMBÉM E FAZER A RMUU REGIÃO METROPOLITANA UBERABA-UBERLÂNDIA
já sairam varias noticias sobre a criação da região metropolitana de Sorocaba, é uma cidade que tem conurbações (Votorantim e um pouco com Itu) entre outras coisas mais.

Ah quanto a EPTV, é outra merda com aquele jornal fraco e programas ridiculos como Terra da Gente e acho que as regiões de Jundiai e Bragança Paulista deveriam ter suas proprias afiliadas, não tem nexo colocarem a população da região bragantina assistindo São José dos Campos, nem a população jundiaiense assistindo a afiliada de Sorocaba.
já sairam varias noticias sobre a criação da região metropolitana de Sorocaba, é uma cidade que tem conurbações (Votorantim e um pouco com Itu) entre outras coisas mais.

Ah quanto a EPTV, é outra merda com aquele jornal fraco e programas ridiculos como Terra da Gente e acho que as regiões de Jundiai e Bragança Paulista deveriam ter suas proprias afiliadas, não tem nexo colocarem a população da região bragantina assistindo São José dos Campos, nem a população jundiaiense assistindo a afiliada de Sorocaba.
Luiz, v. também assiste a TV Tem de Sorocaba no canal 25? Fico feliz de não ser o único a reparar nisso... o canal de Sorocaba vaza neste região, não sei o por quê.

Na verdade, acho que até mesmo Piracicaba deveria gerar programação própria para sua região e a de Limeira.
Fabius, não pego a TV Tem e olha que aqui estamos no ladinho de Salto e Itu que recebem o sinal de Sorocaba, talvez para quem more nos bairros proximos da divisa consigam esse sinal porem já sabia o absurdo que fizeram jogando a região de Jundiaí com Sorocaba que são distantes inclusive, acho que é uma especie de integração fracassada mesmo com sucursal em Jundiaí.

Eu concordo que deveriam abrir a EPTV Piracicaba e com sucursal em Limeira assim como fizeram com a sede em São Carlos e sucursal em Araraquara.
Será que a captação de imagens da tv de sorocaba não é devida a tamanha proximidade? Quanto a conurbação a Cidade Nova em Itu é vizinha aos adensamentos de Sorocaba(em partes), bem como algumas regiões de Araçoiaba da Serra,também! Votorantim, nem se fala!!
O projeto da RM Sorocaba está meio quieto, mas o tempo é implacável!
Quanto a Brasília, a cidade propriamente dita, é bastante conurbada, perfazendo seus 2 milhões e meio de habitantes!
Primeiramente, não se deve dar crédito ao que o Penna fala. Vamos esperar ele crescer, estudar e ter conceitos firmes para isto. Discutir com ele só vai aumentar a sanha por falar bobagens.

Mas metrópole e região metropolitana são cocneitos diferentes sim.

METRÓPOLE se refere a um núcleo urbano de grande projeção - INDEPENDENTE DE POPULAÇÃO. Embora alguns autores SUGIRAM limites teóricos populacionais, o que, de fato, importa é o poder de atração e influência que o núcleo urbano exerce. Comparemos 2 municípios com aproximadamente a mesma população: Belém e Guarulhos. Belém, sem dúvida, é uma metrópole, mas não se pode dizer o mesmo de Guarulhos.

REGIÃO METROPOLITANA refere-se a um instrumento legal de gestão urbana, quando as áreas urbanizadas de mais de um municípios apresentam elevado grau de integração. A instalação de uma Região Metropolitana se dá por força de lei estadual. Existem regiões metropolitanas que são metrópoles: São Paulo, Curitiba, BH... e outras não: Florianópolis, Londrina, Maringá, Ipatinga... a maioria deles centros regionais, uns mais, outros menos importantes. Talvez o termo Região Metropolitana seja inadequado, pois dá margem a confusão metrópole. Enquanto RM é o nome que as aglomerações urbanas oficializadas recebem, metrópole é um centro urbano de grande projeção.

Uberlândia não é parte de nenhum aglomerado urbano, portanto não é passível de ser uma região metropolitana - a não ser que alguém leve a diante um projeto de lei como o que tentou-se aprovar, totalmente desvinculado da realidade. Uberlândia também não é metrópole: trata-se de um centro muito importante, mas com alcance meramente regional.

Ipatinga é parte de um aglomerado urbano, oficializado, portanto, uma região metropolitana. Um aglomerado urbano, para ser oficializado, não depende de sua população. Não importa se é maior ou menor que a população de um município isolado como Uberlândia. POrém, Ipatinga está muito longe de ser uma metrópole: é apenas um centro regional de alcance restrito.

A única metrópole localizada no território mineiro é Belo Horizonte - embora não exerça influência sobre toda Minas Gerais. Outras metrópoles - São Paulo, Goiânia/ Brasília, Rio de Janeiro - também atuam sobre partes do estado.

Cara eu tava pra te mandar uma PM te pedindo uns esclarecimentos aqui nesse thread, pois percebi em outros comentarios q vc tem um bom conhecimento no assunto!

Nao discordo de nada q vc disse, pelo contrario! Me ajudou a entender algumas coisas 'pendentes'!

Qto a Ipatinga, o Arthur tinha mesmo razao, nao eh metropole como eu pensava q fosse, embora tenha sua regiao metropolitana.

Tb vc ajudou a deixar claro aqui q Uberlandia nao tem chances de ter sua RM, o q pra mim ja era obvio!

Valeu mesmo pela 'aula'; creio q assim eu e o Arthur possamos usar o forum 'em paz'!

Abraco a vc Arthur......sem ressentimentos!:eek:kay:
See less See more
Será que a captação de imagens da tv de sorocaba não é devida a tamanha proximidade? Quanto a conurbação a Cidade Nova em Itu é vizinha aos adensamentos de Sorocaba(em partes), bem como algumas regiões de Araçoiaba da Serra,também! Votorantim, nem se fala!!O projeto da RM Sorocaba está meio quieto, mas o tempo é implacável!
Quanto a Brasília, a cidade propriamente dita, é bastante conurbada, perfazendo seus 2 milhões e meio de habitantes!
Sorocaba será com certeza hora ou outra sede de RM, não só Sorocaba é conurbada com algumas cidades como tb existem outras conurbações na região parece que há exemplos como Aluminio-Mairinque-São Roque.
Ipatinga está muito longe de ser uma metrópole: é apenas um centro regional de alcance restrito.
Só para constar:

No estudo de hierarquização da rede urbana do Sudeste, feito pelo IPEA em conjunto com o IBGE, Ipatinga (aglomeração) está no mesmo nível de Uberlândia e Juiz de Fora. Portanto, o "de alcance restrito" usado pelo sbarbosa não se aplica.
^^

Concordo contigo, o ideal seria a própria região de Bragança ter sua retransmissora da Rede Globo.

A influência de comércio / serviços de SJC em Bragança e Atibaia é realmente nula, mas isso eu mesmo escrevi: SJC polariza a parte sul de sua região, Bom Jesus e Igaratá (principalmente essa última).

E tem ainda Itatiba, que fica encravada entre Bragança / Campinas / Jundiaí, mas que sofre influência justamente dessa última, a Terra da Uva! ;)

^^

Eheheh, o povo aqui de Jundiaí acaba assistindo às TVs da capital... ;)
Fabius, não pego a TV Tem e olha que aqui estamos no ladinho de Salto e Itu que recebem o sinal de Sorocaba, talvez para quem more nos bairros proximos da divisa consigam esse sinal porem já sabia o absurdo que fizeram jogando a região de Jundiaí com Sorocaba que são distantes inclusive, acho que é uma especie de integração fracassada mesmo com sucursal em Jundiaí.

Eu concordo que deveriam abrir a EPTV Piracicaba e com sucursal em Limeira assim como fizeram com a sede em São Carlos e sucursal em Araraquara.
eu mesmo mandei um e mail para a tv tem sorocaba , perguntando sobre o porque jundiaí tinha que engolir uma programção que não tem nada a ver com sua cultura ou com o povo da região de jundiaí, a resposta veio do próprio fabio bonatelli , diretor da tv tem , que me disse:jundiaí comporta uma tv própria mas não esta em minhas mãos esta questão é de esfera federal ,e também me disse que seria 1 milhão de telespectadores a menos , acontece o mesmo com bragança , com certeza!:)
121 - 140 of 180 Posts
Status
Not open for further replies.