SkyscraperCity banner

1 - 20 of 71 Posts

·
Registered
13,953 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
CRICIÚMA - SANTA CATARINA

Fiz esse thread no último domingo, o que explica as ruas vazias na capital carvoeira. Criciúma é uma cidade de 200.000 habitantes, mas que polariza uma região maior, o que lhe dá ares de pequena metrópole. Há bastante opção de gastronomia, ainda que careça de mais opções de lazer.

Recentemente foi alvo de intensa reforma no Centro da cidade, com quase todas as suas ruas contando com retificação do rio Criciúma (que é canalizado no Centro), fiação subterrânea, calçadas padronizadas, paisagismo. Falta melhorar a publicidade, mas o que foi feito já lhe garante o titulo de um dos melhores Centros de Santa Catarina, apesar de perder para Blumenau, Florianópolis ou Joinville no que tange a qualidade arquitetônica de suas construções.

Também vou mostrar parte de bairros circunvizinhos ao Centro, geralmente de classe média, e o novo Parque das Nações, na zona leste de Criciúma.

01-Primeiro, uma visão geral da região do Terminal Central (Essa grande Avenida, chamada Centenário, tem uma espécie de BRT)

02 Parte da Avenida Centenário. Não vou focar nela.

03

04

05

06 Entrando nos calçadões do Centro

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18 Residenciais degradados

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41 Chegando na Praça do Congresso

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71 Já do outro lado da cidade, chegamos ao recém inaugurado Parque das Nações. Que é meio sem vida.

72

73

74

75 Réplica da antiga estação ferroviária de "Cresciuma"

76

77

78

79 Vista a partir de um bairro nos altos da cidade.

80

81 A enorme planície litorânea. As baixadas começam nessa região, e seguem até o rio da Prata, no Uruguay. Não é raro encontrar lagoas nessas baixadas.

82 Vista da subida do Morro da Televisão

83 Skyline

85

É isso. Obrigado!

·
Matheus Lima 1N23456
10,296 Posts
Bem densa e em franco desenvolvimento e os edifícios são de muito bom gosto! :cheers2:

·
soruco
457 Posts
Que maravilha as ruas centrais com a fiacao subterranea e excelentes calcadas!! Ainda existe esperanca de ver nossas cidades brasileiras com um urbanismo de cara de nacao desenvolvida e nao os cenarios de horror que vemos Brasil afora :(
Espero que Itajai/Balneario Camboriu sigam o mesmo exemplo de Criciuma. Ja esta mais do que na hora!!!

·
Dark Lurker
1,713 Posts
Sem dúvida e cidade ganha um ar muito mais agradável com o fervo de um 6ª feira, mas nem o domingo deixou a cidade pior! Suas fotos trouxeram uma imagem ainda melhor para eu dessa "capital regional". Parabéns!

·
Pé Vermelho
10,690 Posts
Belíssimo thread! Parabéns pelas fotos!

Muitas das cidades catarinenses sempre surpreendem pela organização e beleza! Criciúma é mais uma delas! É bem densa também para a população que tem...

:)

·
Paranoid Android
7,167 Posts
Excelente registro! Faz tempo que não vou a Criciúma. A cidade parece ter melhorado muito desde a última vez em que estive por aí.

Ótimo thread, Ice. Parabéns! :cheers:

·
Santa Catarina
4,104 Posts
Ótimas fotos ! Criciúma impressiona no skyline e também a nível de rua. A Criciuma Construções, construtora catarinense melhor colocada no ranking das maiores do Brasil é em boa parte responsável pela grande verticalização da cidade. Falta a ela melhorar o nível de suas construções.
Mas Criciúma parece ter bem mais que seus 200 mil habitantes.

Obrigado por compartilhar !

·
Registered
13,953 Posts
Discussion Starter #11
@RPH1975
Verdade, Criciúma, Içara e região é TOP em matéria de mulher. Valeu, guri.

@Barriga-verde
Poderiam mesmo, era o que falta para a eliminação da poluição visual. Mas pela arborização, fiação aérea, mobiliário e calçadas novos, já ganham pontos. Valeu pela visita barriga.

@matheussinara
Valeu guri!

@soruco
Também fiquei positivamente surpreso com o Centro de Criciúma. É exemplo pra todas as cidades de SC e Brasil.

@DiegoN
Pois é, a cidade fica meio morta. Mas eu também tenho vergonha hahahaha

@Pé Vermelho
Valeu Pé! Obrigado pela visita

@jffaraco
Melhorou mesmo, Faraco. Obrigado cara.

@Paulo R. Bittencourt
Valeu Paulo! Obrigado pela visita amigo.

@dberg242
Exatamente como comentei no SC notícias, dberg. E obrigado pela visita!

·
Sul Catarinense
1,689 Posts
^^
“Arte”. Primeira vez que vi, achei que era entulho :lol:

Btw Ice, esse é o Parque das Nações. O Parque Centenário é outro mais ao sul, anexo à prefeitura e ao monumento das etnias.

Sobre o thread, muito legal. Vc visitou exatamente onde eu passo 99% do meu tempo, fotografou o meu prédio, o do meu escritório e todos os caminhos que eu faço diariamente, se eu estivesse por aqui, provavelmente tinha de te visto fotografando.

Essa parte do centro, apesar da imensa revitalização, ainda concentra a parte mais degradada da cidade, quase exclusivamente comercial e com poucos moradores. Espero que a reforma seja a tendência para esses imóveis antigos..

É isso, parabéns pelo thread.

·
Na Bozolândia...
45,979 Posts
Gostei da cidade,mostra desenvolvimente e organização,belo thread Ice!

·
Registered
1,651 Posts
Uau, fotos babantes! Criciúma é linda!

Não tem o que falar das cidades catarinenses quando o assunto é o zelo pelas calçadas, gramados e jardins nas áreas externas dos imóveis, todas as que vi dão um banho!

Parabéns pelo thread!

·
Chapecoense
5,740 Posts
WOW !

Invejei profundamente aquelas várias ruas sem fiação aérea e o Parque das Nações.

Belo registro Ice :D

·
Registered
13,953 Posts
Discussion Starter #18
@Jean Carlos Boniatti
Obrigado Jean!!

@Christina Aguilera
É uma escultura no Parque das Nações. Obrigado!

@Lucasniero
Valeu Lucas. Tu mora bem, é uma região bem agradável e bonita. E não sei porque chamei de Parque Centenário - eu fiquei de ir lá fotografar, mas deu preguiça. Já corrigi lá.

@Tiozao
Valeu cara!

@Guilherme Olenik CWB
Obrigado pela visita!

@EceB
Valeu Eceb! Abraços!

·
Registered
308 Posts
Parabéns, belas fotos.
Pra tirar 10 poderia complementar com o outro lado da avenida centenário: bairros Comerciáro, Michel e a região do corpo de bombeiros, onde estão grande parte dos edifícios atualmente em construção.

·
Registered
854 Posts
Criciúma é a cidade do interior catarinense que mais me identifico e aprecio!

És uma cidade moderna, rica, com ótima qualidade de vida e que tem tudo para prosperar ainda mais!

Ótimas fotos, obrigado por compartilhar essa jóia conosco!

1 - 20 of 71 Posts