SkyscraperCity Forum banner

Cubatão: natureza e industrialização! (16 fotos)

18794 Views 60 Replies 29 Participants Last post by  mopc
Olá!

Há algumas semanas, estive em São Paulo e aproveitei para conhecer Santos. No caminho, passei em Cubatão, cidade de que gostei muito.

É um gosto meio incomum, mas sempre apreciei lugares industriais. Em Cubatão, o aglomerado de indústrias na encosta da Serra do Mar, com seu verde abundante, forma uma paisagem sem igual!

De acordo com o Wikipedia, Cubatão, “na década de 1980, foi considerada pela ONU como a cidade mais poluída do mundo. Contudo, com a união de indústrias, comunidade e governo, a cidade conseguiu controlar 98% do nível de poluentes no ar. Por isso, em 1992 recebeu da ONU o título de Cidade-símbolo da Recuperação Ambiental”.

No censo de 2010, a população da cidade era de 118.797 habitantes.

Obrigado pela visita!

----------------------------------------------------

01-

02-

03-

04-

05-

06-

07-

08-

09-

10-

11-

12-

13-

14-

15- Vista de Cubatão da Rodovia dos Imigrantes -

16- Vista do Monte Serrat, em Santos. Cubatão aparece ao fundo, na encosta da Serra do Mar -

----------------------------------------------------
See less See more
16
1 - 20 of 61 Posts
Não sei se tenho o mesmo gosto que você, mas realmente é diferente e contrastante o metálico das chaminés das indústrias e o verde que as cerca.
Cresci escutando que Cubatão era sinônimo de poluição e confesso que até hoje ainda tenho um pouco esse estereótipo no meu imaginário.
Mas fico feliz em saber que a cidade conseguiu resolver esse problema da poluição.
Parabéns pelo thread Ken!
Boas fotos, pouco a pouco Cubatão vai revertendo o estigma de ter sido uma das cidades mais poluidas do mundo, também gosto da paisagem verde abundante do entorno da cidade.
Talvez tenha melhorado, mas da última vez que estive lá achei a cidade horrível.
É a prova de que o mundo dá voltas...

uma cidade tão favelizada (hoje) e tão poluída (passado) ainda vai levar muito tempo pra por as coisas no eixo - a próxima vitória será a remoção das favelas da Serra do Mar, que já está em andamento :eek:kay:
Mesmo com os grandes avanços na recuperação ambiental (redução da emissão de gases tóxicos e fontes poluidoras das águas), Cubatão ainda apresenta muitas áreas favelizadas nas encostas da serra. :(

Com a permissão do autor gostaria de compartilhar essa foto que encontrei:

Bairros-Cota em Cubatão/SP

IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas - Flickr

Essa serra é incrível
=O
See less See more
^^
muito bom Hary, são exatamente esses bairros (na verdade, um favelão) que estão sendo removidos.

gosto de comparar com essa foto abaixo, da época da construção da Anchieta

http://fateclog.blogspot.com.br/2012/04/rodovia-anchieta-rodovia-anchieta-faz.html
See less See more
Ah, e gosto muito da Usina Henry Boarden :D

acho uma obra impressionante, principalmente por ter dutos subterrâneos

http://maestrocarlosgomes.blogspot.com.br/2012/03/billings.html
See less See more
Quando se fala em Cubatão, logo vem a cabeça poluição! Que coisa é aquela subindo a serra nas fotos 1, 4 e 11 :?
Quando se fala em Cubatão, logo vem a cabeça poluição! Que coisa é aquela subindo a serra nas fotos 1, 4 e 11 :?
idem, tb fiquei curioso com isso,,,rs
Que thread maravilhoso! A útima vez que vi fotos de Cubatão foi quando estive em Santos nos anos 90 e, naquela época Cubatão era toda cinzenta e dava até medo. Porém, por suas lentes a cidade está muito interessante e agradável. É claro que a poluição não findou, mas foi subtraída de fato. :yes:

Parabéns pelas fotos. :eek:kay:
idem, tb fiquei curioso com isso,,,rs

^^

Ah, e gosto muito da Usina Henry Boarden :D

acho uma obra impressionante, principalmente por ter dutos subterrâneos

http://maestrocarlosgomes.blogspot.com.br/2012/03/billings.html
é uma usina hidrelétrica :eek:kay:
Bom dia, amigos!

Muito obrigado a todos pelas visitas e comentários!!

Agradeço também a quem postou novas imagens e videos de Cubatão. Embora mostre uma favela, achei muito massa essa foto postada pelo Harisson Souza! Gosto de cidades próximas a montanhas. Tem até um thread legal a respeito no fórum latinoamericano:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1498488

Também fiquei bastante curioso sobre esses canos subindo a serra. Eu achava que eram para conduzir gás natural.

Valeu!!!
See less See more
^^
Por ironia, mesmo estando em Cubatão são dutos de água que controlam as cheias do rio Pinheiros na cidade de São Paulo (Cubatão é cidade vizinha a região metropolitana paulista), bombeando o excesso para a Represa Billings (na região metropolitana)... Mas por outros artigos que eu, parece que este sistema foi desativado, pela baixa eficiência e também a poluição do rio. :(

Usina Henry Borden
O complexo Henry Borden, localizado no sopé da Serra do Mar, em Cubatão, é composto por duas usinas de alta queda (720 m), denominadas de Externa e Subterrânea, com 14 grupos de geradores acionados por turbinas Pelton, perfazendo uma capacidade instalada de 889MW, para uma vazão de 157m3/s. Desde outubro de 1992, a operação desse sistema vem atendendo às condições estabelecidas na Resolução Conjunta SMA/SES 03/92, de 04/10/92, atualizada pela Resolução SEE-SMA-SRHSO-I, de 13/03/96, que só permite o bombeamento das águas do Rio Pinheiros para o Reservatório Billings para controle de cheias, reduzindo em 75% aproximadamente a energia produzida em Henry Borden.
informações: http://www.emae.sp.gov.br/henryborden.htm
See less See more
^^
Por ironia, mesmo estando em Cubatão são dutos de água que controlam as cheias do rio Pinheiros na cidade de São Paulo (Cubatão é cidade vizinha a região metropolitana paulista), bombeando o excesso para a Represa Billings (na região metropolitana)... Mas por outros artigos que eu, parece que este sistema foi desativado, pela baixa eficiência e também a poluição do rio. :(

Usina Henry Borden
O complexo Henry Borden, localizado no sopé da Serra do Mar, em Cubatão, é composto por duas usinas de alta queda (720 m), denominadas de Externa e Subterrânea, com 14 grupos de geradores acionados por turbinas Pelton, perfazendo uma capacidade instalada de 889MW, para uma vazão de 157m3/s. Desde outubro de 1992, a operação desse sistema vem atendendo às condições estabelecidas na Resolução Conjunta SMA/SES 03/92, de 04/10/92, atualizada pela Resolução SEE-SMA-SRHSO-I, de 13/03/96, que só permite o bombeamento das águas do Rio Pinheiros para o Reservatório Billings para controle de cheias, reduzindo em 75% aproximadamente a energia produzida em Henry Borden.
informações: http://www.emae.sp.gov.br/henryborden.htm

Quer dizer que antigamente o excesso de água do Rio Pinheiros descia por estes dutos? Interessante... Sempre achei que fossem para o transporte gás ou óleo/petróleo.
Muito legal as fotos de industrias junto á mata. Sempre que leio algo sobre Cubatão me lembro das reportagens antigas sobre poluição ambiental e animais mutantes encontrados como uma arraia de um olho só. Mas parece que essas coisas ficaram no passado, o lugar não é mais tão poluído, não é?
Também adoro paisagens industriais, acho elas lindas. Boas fotos.
Já a Usina Henry Borden foi construída pela The São Paulo Tramway Light and Power Company Limited (a Light) com a finalidade de aproveitamento energético apenas, isso lá pelos anos 30/40. A concepção foi muito engenhosa, pois aproveita os recursos hídricos do planalto e o enorme desnível da serra do mar para gerar a maior quantidade de energia possível.
Muita gente não sabe, mas o cebolão, a usina elevatória de traição, o canal do rio Pinheiros, a represa de Guarapiranga, a represa Billings e a barragem do Rio da Pedras, formam todas um único complexo, destinado a desviar a maior parte do fluxo de águas alto Tietê e afluentes para aquela conjunto de dutos mostrado na foto a fim de gerar energia na usina lá no pé da serra (na foto 04 é possivel ver dois conjuntos de dutos, o menor, à esquerda, é utilizado no transporte de petróleo e derivados e o maior, à direita, para a condução de água). E não se trata de uma usina pequena, pois a potência instalada é de quase um milhão de quilowatts. A energia oriunda dessa usina e de outras menores construídas anteriormente no Tietê foram as grandes responsáveis por permitir a precoce industrialização de SP no início do século passado. Devemos muito a elas e ao empreendedorismo dos canadenses, responsáveis por sua implantação. Ela só perdeu função por que com o tempo as barragens passaram a ser usadas para abastecimento público de água e com a poluição do Tietê e afluentes, bombear a água imunda desses para as barragens passou a comprometer o abastecimento de água da região metropolitana. Foi por isso que o bombeamento só passou a ser permitido a fim de se evitar inundação em período de muita chuva. Mas o sistema não foi construído para evitar enchentes e sim para gerar energia.
See less See more
1 - 20 of 61 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.