SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 4 of 4 Posts

·
MA meu tesouro,meu torrão
4,445 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Cupuaçu é do nordeste maranhense

O cupuaçu agora é uma fruta legitimamente brasileira. A determinação está prevista na Lei nº11.675, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e publicada no Diário Oficial da União da última terça-feira. A patente do cupuaçu era questionada pelo Brasil no exterior.

A árvore do cupuaçu, o cupuazeiro, é nativa da Região Amazônica, em particular do Nordeste do Maranhão. Um dos principais produtos dessa fruta é o chocolate, que pode ser encontrado em diversas capitais do país e começa a ser exportado, de acordo com a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia.

O cupuaçu é uma fruta grande, pesada, volumosa, perfumada. As folhas da árvore são grandes; as sementes são muitas e também grandes, envoltas em uma polpa branca, ácida e de aroma bastante forte e agradável. Quando maduro, o cupuaçu simplesmente cai. A polpa, carnuda, é removida com tesoura e os resíduos que ficam na semente, lavados. Depois de processada, a polpa do cupuaçu é congelada, podendo ser comercializada a longas distâncias.

SUBPRODUTOS

Com essa polpa refrescante, faz-se todo tipo de doces, uma verdadeira confeitaria: sucos, refrescos e sorvetes; licores e aguardentes temperados; cremes, gelatinas, espumas, mousses e pudins; tortas, bolos, pavês, biscoitos e coberturas para outros doces; compotas e geléias; doces de colher, de cortar e cristalizados e o famoso bombom de cupuaçu.

Muito próximo do cacau, o cupuaçu carrega, como ele, o nome Theobroma ou manjar dos deuses. E se, externamente, é muito diferente do cacau, hoje em dia já se sabe que, de suas gordurosas amêndoas, é possível extrair uma pasta semelhante àquela com que se produz o chocolate e a manteiga de cacau.

Industrializado, o chocolate de cupuaçu já pode ser encontrado em diversas capitais do país e começa a ser exportado, na onda internacional pela busca de produtos naturais e amazônicos. Como reflexo, ampliou-se o número de pessoas animadas com o seu cultivo e, em algumas regiões, o cupuaçu já está sendo tratado como o verdadeiro "chocolate branco".

C

·
Registered
7,546 Posts
Agora resta ao estado estimular o cultivo e industrilaização da fruta.
Dizer que é nossa é só o começo, temos que defender e aproveitá-la, e nada de vender inatura, para os outros agregarem valor.

·
MA meu tesouro,meu torrão
4,445 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Fruta nacional
24/05/2008 13h16

O presidente Lula sancionou a Lei nº 11.675/08, que designa fruta nacional o cupuaçu, fruto do cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum). A lei foi proposta pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) em 2003. Ao ser declarada fruta nacional, o cupuaçu ganha proteção contra tentativas estrangeiras de patenteá-lo. O cupuaçu é da mesma família do cacau, daí se produzir chocolate de cupuaçu no Pará. Mas o seu sorvete tem sabor de bacuri, que poderia muito bem ganhar uma lei designando-lhe fruta nacional para proteger-lhe também de quem queira furtar exemplares da biodiversidade brasileira.

·
Registered
18,986 Posts
O suco e o sorteve são de morrer!
Adooro tanto cupuaçu quanto o bacuri o que eu chamo de frutas irmãs. xD

1 - 4 of 4 Posts
Status
Not open for further replies.