Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 192 Posts

·
Banned
1,266 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Pelo que eu vejo, nas cidades brasileiras, as regiões mais nobres ficam na Zona Sul ou Região Sul, é verdade essa concepção na sua cidade, pelo menos na minha é, e na sua?

·
22°52'S 47°03'W
20,845 Posts
Em Campinas, não.

A Região Sul de Campinas é a mais populosa a que concentra mais invasões, mais favelas, piores índices sócio-econômicos...não que as outras regiões não tenham, mas têm numa proporção muito menor.

Dos mais de 100 bairros existentes na Região Sul, somente uns 10-15 bairros são de classe média: Vl. Marieta, Jd. das Oliveiras, Ponte Preta, Jd. do Trevo, Parque Prado, Parque Industrial, Jd. Leonor, Vl. Odila, Vl. Pompéia, partes do Campos Elíseos, do São Bernardo e da Vl. Industrial, etc.

Bairro nobre, só mesmo o Parque Prado. Isso porque a urbanização dele é mais recente (15 anos) e é uma das regiões de Campinas ainda em intensa verticalização. Há muito por ser feito ali e aquela região vai crescer e melhorar muito...

Os melhores bairros de Campinas concentram-se na Região Central (Cambuí e Guanabara), Região Leste (Nova Campinas, Paineiras, Parque da Hípica, Gramado, Notre Dame, Jardim Botânico, San Conrado...) e na Região Norte (Parque Taquaral, Alphaville, Alto do Taquaral, Parque das Flores, Cidade Universitária...).

·
Premium Member
1,074 Posts
Aqui em São Paulo, no geral, é verdade.

Mas há muitos bairros de classe média-alta ou alta em outras partes da cidade também. Por exemplo:

Centro: Higienópolis

Zona Oeste: Perdizes, Vila Madalena, Pinheiros, Alto de Pinheiros, Alto da Lapa, Pacaembu, Butantã

Zona Leste: Tatuapé, Jd. Anália Franco

Zona Norte: Santana

Região metropolitana (direção oeste): Alphaville, Granja Viana

Já na Zona Sul, temos:

Morumbi, Jardins, Campo Belo, Vila Mariana, Moema, Aclimação, Paraíso, Chácara Sto. Antônio, Jardim Marajoara, Panamby, Brooklin, Vila Olímpia, Itaim Bibi etc etc.

·
22°52'S 47°03'W
20,845 Posts
Esta discussão é séria demais para o Boteco.

Melhor colocá-la em "Arquitetura e Discussões Urbanas"

·
Premium Member
1,074 Posts
Em São Paulo, a maior parte dos ricos está na Zona Sul. Mas há muitos bairros pobres na ZS também.

Já a Zona Oeste é mais homogênea, apresenta maior porcentagem de bairros ricos. Só que é muito menor em extensão que a ZS.

·
Antigo Xinah_Poa to Gui_P
6,753 Posts
Em Poa a zona Sul é uma das que mais crescem, mas falta muito para chegar aos pés do moinhos de ventos, bela vista, esses bairros.

Acho que fica pela zona norte os mais valorizado de Poa (moinhos), mas não tenho certeza se ele fica aqui na ZN, ja que é só atravessar uma avenida que ja é um bairro super desvalorizado, não sei como é marcado isso.

Mas com certeza, os mais ricos de Poa (de milhões mesmo) tem suas pequenas casas com seus iates na zona sul de frente para o guaiba.

sasusuhsuhsaa

·
Brasil
1,379 Posts
Aqui acho que fica empatada com a Norte...

·
RJ/ES
806 Posts
Nem preciso dizer que sim rs.

·
Banned
1,266 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Gabriel, a norte não é rica assim com a zona sul. O tanto que tem de mansao naqueles condominios, além do Karaíba, Morada da Colina e adjacentes, que só tem casas imensas. Aqui em Uberlândia, é a zona sul!

[OFF] Pessoal, pode ser região tb!

·
Viva o Frevo
30,393 Posts
Em Recife, a zona sul (Boa Viagem) é rica, mas na zona norte há muitos mais bairros ricos, o bairro com maior média de renda está na zona norte tbm.

·
Registered
10,984 Posts
Em Fortaleza a Zona Norte é a mais rica, mas a Zona Sul é a que mais cresce e se desenvolve em termos urbanos e econômicos.

·
Registered
1,830 Posts
Em Osasco a ZS é bem mais desenvolvida... Aqui na ZN creio que os bairros que se salvam é Piratininga e IAPI... E a diferença é bem grande...

1 - 20 of 192 Posts