Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 20 Posts

·
Curitibano
4,123 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Bairros Cabral e Juvevê como você nunca viu antes!!

Fotos INÉDITAS!

1896-

A região de fazendas e sítios isolados já parecia um povoado.
Na foto pintada de 1896, a atual avenida João Gualberto na altura do Hospital São lucas. Pode-se observar no retrato o cuidado que os moradores tinham com as cercas e moradias, Curitiba crescia com a força do mate e a região seguia o mesmo rumo

1928-

Ainda com uma torre e cercada por belos e bem cuidados jardins, a igreja do Bom Jesus do Cabral em meio da nevasca de 1928 em Curitiba. No dia-a-dia dos bairros a vida seguia pacata. Carroças passavam em direção ao centro de Curitiba levando erva-mate, a luz dos lampiões ainda iluminava algumas casas e água do poço matava a sede.

1936-

Os homens já voavam e a igreja seguia os caminhos do progresso. A pequena capela erguida no início do século XX tranformava-se em paróquia e num dos mais belos templos da cidade. Em 15 de dezembro de 1936 era criada a paróquia do Senhor Bom Jesus Do Cabral. A Igreja possuia apenas uma torre. Duas novas portas frontais e a segunta torre viriam somente no final da década de 50.

1941-

As obras correspondiam às necessidades. A cidade se expandia em diração ao norte e abria novos caminhos de comunicação com os bairros que antes pareciam cidades individuais ligadas ao centro. Os bairros do Cabral e Juvevê foram a ponte no caminho. Em 1941, a Av. João Gualberto era prolongada. Ao seu lado, a Av. Bom Jesus recebia obras de calçamento e asfaltamento. Não muito longe, na Rua dos Funcionários, o prédio que ainda atualmente existe, o palácio das telecomunicações estava em construção. A ciencia e a tecnologia chegavam, e o cabral ganhava o principal endereço da ciencia do Paraná.

1974-

1974

Lições de Urbanismo:

Em 1974, a região dos dois bairros ainda possuia alguns dos antigos capões de pinheiro da data de fundação da cidade. As casas ainda eram maioria, a igreja do Cabral segia imponente e o Expresso (que já existia) vinha do centro pela canaleta ainda existente da João Gualberto que nos anos seguintes, seria o caminho para a chegada dos enormes arranha céus, terminais, ligeirinhos e novos expressos, trazendo para os bairros do Cabral e Juvevê uma nove estética. (na foto pode-se perceber os prédios centrais e no canto direito da imagem, o grandeoso Palácio das Telecomunicações contruido em 1941.)

HOJE EM DIA - 2006

~> CABRAL

~> JUVEVÊ

Bom, é isso aí, espero que gostem das imagens!! heheh abraços!!

·
Inconsciente Coletivo
6,114 Posts
Lindas fotos, linda cidade! Meu pai foi ai em 1982 (existiu esse ano?) e gostou muito! Tinha um restaurante que tinha um microfone, e as pessoas iam lá e diziam oque quisessem, e no mesmo restaurante tinha sorteio de carnes, muito legal! :) Eu já fui ae também com uma excursão da mia escola católica e gostei muito também, o jardim, a avenida ao contrário, a ópera de arame, aqueles buracos fundos que tem na terra, e aquele lugar cheio de pedras corroídas pela a ação do vento! :) Muito bonita! :)

·
Banned
207 Posts
a ultima vez que eu estive em Ctba,tive uma impressão meio negativa do lugar...a minha tia mora no Uberaba (acho que é esse o nome)..e aquela região é medonha e mto pobre.Mas essas fotos estão mostrando belos lugares..

1 - 20 of 20 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.