SkyscraperCity banner

1 - 20 of 477 Posts

·
Curitibano
4,083 Posts

O Paraná é uma das 27 unidades federativas do Brasil, localizado ao norte da região Sul, da qual é o único a ter área limítrofe com estados de outras regiões. É dividido em 399 municípios e seus estatoides limítrofes são os estados brasileiros de Mato Grosso do Sul (a NO), de São Paulo (ao N e a L) e de Santa Catarina (ao S) e a província argentina de Misiones (a SO) e os departamentos paraguaios de Canindeyú e Alto Paraná (a O), além do oceano Atlântico (a L). Sua área é de 199 307,922 km², um pouco menor que a Romênia, país com formato semelhante. Sua capital é Curitiba. Outros municípios importantes são: Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu. É o quinto estado mais rico do Brasil pelo PIB, ficando atrás apenas de SP, RJ, MG e RS.

Seu território, que abrange toda a extensão da antiga República do Guairá à época do Império Espanhol, era a província mais nova do Brasil imperial, desmembrada de São Paulo em 1853, sendo seu primeiro presidente Zacarias de Góis. Foi criada por motivos diversos, podendo ser citados uma punição pela participação dos paulistas na Revolta Liberal de 1842, um acordo pelo apoio oferecido pelos paranaenses à Revolução Farroupilha e o cultivo lucrativo da erva-mate. É também o mais novo estado da região Sul do país, logo depois do Rio Grande do Sul (1807) e Santa Catarina (1738).

O estado é historicamente conhecido por sua grande quantidade de pinheirais espalhados pela porção do planalto sul, onde o clima é subtropical úmido, como nos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul enquanto o resto do Brasil é tropical. A espécie predominante na vegetação é a Araucaria angustifolia. Os ramos dessa árvore aparecem na bandeira e no brasão, símbolos adotados em 1947. Atualmente, esse ecossistema encontra-se muito destruído devido à ocupação humana.

O relevo do Paraná é dos mais altos do Brasil: 52% do território estadual tem altitude superior a seiscentos metros e somente 3% da área territorial são inferiores a trezentos metros. Os rios mais importantes do Paraná são o Paraná, o Iguaçu, o Ivaí, o Tibagi, Paranapanema, o Itararé e o Piquiri e o clima do estado é classificado como temperado.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Paraná

Curitiba

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Tem alguns edificios muito interessantes mesmo!:eek:kay:

·
Curitibano
4,083 Posts
Discussion Starter · #6 · (Edited)
->Arpels, Barragon, Reflex e Karsh, muito obrigado pelos comentários! Fico feliz que vocês tenham gostado das fotos...

->Agora mais uma atualização.

-->O Parque São Lorenço<--

->Fica a poucas quadras de minha casa, e é um parque lindo, com muitas arvores e calçadas para caminhadas de verão! No inverno esse parque fica incrivel! Espero que no meio do ano (Inverno aqui no hemisferio sul) e verão aí no hemisferio norte, eu possa tirar varias fotos legais ja que por sorte Curitiba é a capital mais fria do Brasil e uma das cidades mais frias.

(Fotos) Parque São Lorenço - Curitiba-

(1)- Arvores do parque.

(2)- Lagoa do Parque...

(3)- Lagoa, e ao fundo mais arvores do parque.

(4)- Caminho para caminhadas e bicicletas.

(5)- Ovelhas!! Sim, elas estão depiladinhas por causa do calor... mais elas ficam assim, livres!! Bem legal!!

(6)- Arvores + Lagoa

(7)- Area da frente do parque com a chaminé que antigamente era uma fabrica. Hoje faz parte do são loranço.

(8)- Arvores do São Lorenço + um pouco da chaminé...

(9)- Arvores do parque.

(10)- Lagoa com o pato... hehehe batizei ele de "O solitario" tadinho não tinha nenhum pato perto dele... so ele mesmo!!!

(11)- "O solitario" Mais de perto...

(12)- Chaminé da fabrica antiga!

(13)- Esta é a (entrada/saida) do parque... Com uma arvore muito linda!

(14)- A mesma arvore mais de perto!

Bom, é isso. Muito obrigado por entrarem no forum! Mais atualizações em breve! :)

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
pelas fotos pareceme uma cidade agradavel =)

gostei muito dos predios da 18 e 19 e concerteza nao me importava que tivessem sido construidos no porto =) :lol:

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
acabei de postar e vi k postaste esse jardim ao mesmo tempo =) LINDO jardim! de repente ate pensei k eram fotos do parque da cidade.. tem umas que parecem mesmo junto ao lago =)

obrigado pelas fotos =)

·
Whatever
45,866 Posts
MIAU!:D Estão lindas as fotos, Curitiba é mesmo uma excelente cidade para se viver. Gostas de árvores Kato?:D Já reparei que elas aparecem estratégicamente posicionadas nas tuas fotos!:D E depois com as fotos do parque que adicionaste no fim acho que é mesmo óbvio!:D

·
Registered
52,552 Posts
lindo parque :uh: linda tambem é a viagem de comboio (trem) entre Curitiba e paranagua pela serra do mar :drool:

·
Registered
2,011 Posts
as MINHAS fotos de curitiba ;) (de trás para a frente)

JARDIM DE PORTUGAL

entrando no jardim, encontram-se marcos com poesias de autores lusófonos, escritos em azulejos:

antes disso, tinha estado num jardim de que me esqueci do nome:

entretanto, antes disso , no centro , atentem à solução curitibana em relação aos trasportes públicos de autocarros:

uma rua famosa, chamada "24 horas", está aberta 24 horas por dia :D

algum casario típico mais antigo, no centro:

o centro:

publicidade numa igreja:

aquele edifício cor-de-rosa é peculiar porque é uma clínica de cirurgia plástica

Praça do Japão:

um toque patriótico , uma foto da calçada portuguesa na praça do Japão:

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
mt giras as fotos petro =)

curitiba parece uma cidade boa para se viver de facto =)

desculpem a minha ignorancia.. mas... tem mar a cidade?

ps: suponho k nao tenha.. pois nao apareceu em nenhuma foto.. e isso é mau.. mas nao deixa de ser bonita a cidade =)

·
&#8594;
3,410 Posts
Daniel_Portugal said:
desculpem a minha ignorancia.. mas... tem mar a cidade?
hehe.. não, a cidade está a mais de 900 metros de altitude.. na verdade, isso até contribui para seu clima mais 'ameno' em relação ao resto do Brasil.. no inverno, as temperaturas podem chegar perto dos 0°C (a mínima já registrada foi -6°C), o que é bem raro neste país :D

mas ela fica perto da praia.. uns 40km, se não me engano

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
ahhh.. a 40km nao ta tao longe assim..

sabe.. eh que eu AMO cidade a beira mar.. nunca conseguiria viver numa cidade longe do mar.. por melhor organizada, limpa e bonita que ela fosse.. talvez seja uma panca.. mas eh verdade =D

·
fcp fcp fcp
2,136 Posts
Daniel_Portugal said:
ahhh.. a 40km nao ta tao longe assim..

sabe.. eh que eu AMO cidade a beira mar.. nunca conseguiria viver numa cidade longe do mar.. por melhor organizada, limpa e bonita que ela fosse.. talvez seja uma panca.. mas eh verdade =D
O dia que te aparecer um tsunami na frente irás mudar de opinião :hilarious

Curitiba tem imensos jardins e acho que é famosa por isso. As araucarias são um pouco estranhas para quem não está habituado e as vê pela primeira vez hehe

No Porto acho que existem algumas...

·
Curitibano
4,083 Posts
Discussion Starter · #20 · (Edited)
Lindas fotos!!!

Nossa shosho... Curitiba está longe da praia!!

Daniel_Portugal.... curitiba Está a mais de 120 km do litoral! E a altitude média de curitiba é de 980 metros acima do nivel do mar. É a maior cidade so sul do Brasil e é a capital mais fria do Brasil... famosa pelos invernos gelados (tendo geadas todos os anos) e em raras vezes tendo neve.

OUTRA COISA... há uma cadeia de montanhas que é a serra do mar, aonde seria impossivel vir um tsunami devastar a cidade pois as montanhas tem quase 2000 metros de altitude!!

Curitiba possui clima Temperado... por isso é totalmente diferente do resto do brasil...

1 - 20 of 477 Posts