Skyscraper City Forum banner
1 - 15 of 15 Posts

·
Registered
591 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Curitiba possui um exemplar sistema de transporte público urbano. Serve de modelo para outras cidades, sem dúvida. Mas existem algumas observações que gostaria de fazer a respeito das famosas estações-tubo...
1. não possuem rampa de acesso: gasta-se uma grana para implantar "elevadores" para os deficientes; por que não se constroem rampas, há espaço para isso na maioria delas?
2. são estreitas, realmente pequenas, filas se formam do lado de fora de muitas delas em horários de pico.
3. quando são colocadas duas a duas, como na Estação Central, sua estrutura serve de obstáculo aos usuários, que nela tropeçam...
4. são muito fechadas para dias quentes... elas não podem ser tão-somente instaladas em outras cidades brasileiras mais quentes (aliás, no Brasil, é fácil achar cidades mais quentes que Curitiba)
Gostaria de saber outras opiniões a respeito delas... Pensa-se em mudá-las de alguma forma? Aliás, pensa-se em Veículos Leves sobre Trilhos nos corredores de biarticulados?

·
Banned
551 Posts
Conheço várias cidades brasileiras e o nosso modelo de transporte não serviria para a maioria das grandes cidades.... Onibus andando a 20 km/h em corretores cheios de semáforos.... Acredito que a melhor saída para grandes cidades é única, metrô.
De resto, concordo com você, muita coisa percisa melhorar em nosso sistema, deveriam gastar menos com propagandas e ser mais eficientes....

·
Registered
591 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Goiânia é uma delas em que um sistema similar ao de Curitiba não conseguiu uma boa eficiência. Na década de 70 implantaram os corredores de ônibus (Goiânia foi uma das cidades pioneiras...) na mais longa avenida da cidade (aliás, mais estreita que a João Gualberto). A cidade cresceu, a demanda cresceu, e a velocidade média dos ônibus (que sequer eram articulados) caiu para 13km/h. Há oito anos o eixo sofreu grandes reformas, com a construção de plataformas de embarque, bilhetagem nas estações, e não mais nos ônibus, implantação de ônibus articulados... mas colocaram tantos semáforos na avenida que a velocidade média hoje é de... 13km/h, e a capacidade de transporte já está quase no limite. Estuda-se a implantação de VLT neste corredor (que, aliás, considero uma boa solução para cidades com até 2 milhões de habitantes), mas, o preço...

·
Que que eu escrevo aqui?
2,288 Posts
/\ estações tubo, são aqueles pontos de ônibus de Curitiba, tubulares, verdes, em que se paga antes de pegar o ônibus... VLT eu não sei o que é...

·
Registered
338 Posts
diogoap said:
/\ estações tubo, são aqueles pontos de ônibus de Curitiba, tubulares, verdes, em que se paga antes de pegar o ônibus... VLT eu não sei o que é...
ah ta, estações tubulares são apenas pontos de onibus fechados ... é eu não gosto dessa idea ... tá um calor do caramba ou vc ta louco pra fumjar um cigarro e tá preso num tubo que nem comporta todo mundo .... sem falar que as calçadas ficvam impedidas (mas que é bonito é hehehe)

·
Registered
591 Posts
Discussion Starter · #7 ·
VLT: Veículo Leve sobre Trilhos, conhecidos como bondes... tranvías em língua espanhola, tranways em língua inglesa... modernizados por décadas (e não sumariamente extintos, como no Brasil) rodam em centenas de cidades na Europa e Ásia, com capacidade de transporte de passageiros entre 30 e 50% maiores do que os corredores de ônibus (um exemplo: um biarticulado de Curitiba pode levar 270 passageiros, um VLT, entre 300 e 400 pessoas, sem falar que eles podem viajar em pequenos comboios, como um trem). Os VLT estão sendo implantados em diversas cidades dos EUA. São elétricos, de piso baixo, os modernos são super bonitos! Em algumas cidades são conhecidos como "pré-metrô", "metrô-leve" ou mesmo "metrô", como em Houston. Visitem http://www.lrta.org

·
Registered
338 Posts
Otis LA said:
VLT: Veículo Leve sobre Trilhos, conhecidos como bondes... tranvías em língua espanhola, tranways em língua inglesa... modernizados por décadas (e não sumariamente extintos, como no Brasil) rodam em centenas de cidades na Europa e Ásia, com capacidade de transporte de passageiros entre 30 e 50% maiores do que os corredores de ônibus (um exemplo: um biarticulado de Curitiba pode levar 270 passageiros, um VLT, entre 300 e 400 pessoas, sem falar que eles podem viajar em pequenos comboios, como um trem). Os VLT estão sendo implantados em diversas cidades dos EUA. São elétricos, de piso baixo, os modernos são super bonitos! Em algumas cidades são conhecidos como "pré-metrô", "metrô-leve" ou mesmo "metrô", como em Houston. Visitem http://www.lrta.org
nem fala isso q o povo da transol vai querer colocar 400 pessoas num biarticulado e1000 num bodinho desses!

·
Que que eu escrevo aqui?
2,288 Posts
/\ no Brasil não tem onde enfiar um lugar prum VLT, não tem mais onde enfiar uma rodovia, é tudo mal planejado... tem que explodir tudo e começar denovo, realmente é uma pena...

·
Registered
338 Posts
diogoap said:
/\ no Brasil não tem onde enfiar um lugar prum VLT, não tem mais onde enfiar uma rodovia, é tudo mal planejado... tem que explodir tudo e começar denovo, realmente é uma pena...
ou então fazer um queijo suiço debaixo das cidades :D que é minha idea favorita!

·
Que que eu escrevo aqui?
2,288 Posts
/\ que tal viadutos a 400 metros de altura? o fantástico já apresentou essa proposta...
Quanto ao queijo suíço é uma boa idéia mas pode ser que aconteça algo parecido como Paris, de tanto que é furado o centro da cidade não pode-se construir prédios altos no centro da cidade(graças a deus!)

·
Registered
591 Posts
Discussion Starter · #12 ·
diogoap said:
E quando é planejado, os governos não obedecem (porque o plano diretor é de OUTRO governo, e os vereadores pressionam, são imediatistas, e o resultado são cidades feias e caóticas...).
Mas os VLT podem rodar, por exemplo, no mesmo espaço dos corredores de ônibus exclusivos, que podem ser encontrados hoje em muitas cidades do país (não precisava, por exemplo, fazer aquele enorme viaduto do fura-fila - que foi inicialmente planejado para receber um veículo similar ao VLT: o VLP - Veículo Leve sobre Pneus).

·
Registered
591 Posts
Discussion Starter · #13 ·
diogoap said:
/\ que tal viadutos a 400 metros de altura? o fantástico já apresentou essa proposta...
Quanto ao queijo suíço é uma boa idéia mas pode ser que aconteça algo parecido como Paris, de tanto que é furado o centro da cidade não pode-se construir prédios altos no centro da cidade(graças a deus!)
Aliás, Diogo, é o contrário: por não se poder construir prédios altos em boa parte da cidade (para preservação da paisagem urbana e o patrimônio histórico e evitar excessivo adensamento populacional) é que a alternativa foi crescer a cidade para debaixo da terra.

·
Registered
338 Posts
diogoap said:
BOM a idea do queijo suiço era para colocar trezentas mil linhas de metro!
viadutos a 400 mts eu não acho que dariam certo, quanta volta vc nãoiria ter que dar para subri 400 metros? talve mais baixos ... tem em miami umas vias altas assim, eu achei legal, mas meter uma dessas no centro debh ia ficar feio pra cacete, pq miami é toda espaçada enquanto bh são mais de 2 000 000 de habitantes espremidos em 300 km²

·
Que que eu escrevo aqui?
2,288 Posts
mas é uma solução, claro que 400 metros de altura é muito, mas eu acho que deram essa proposta para não impedir o crescimento de arranha-céus(quem dera), algo assim... e esses viadutos que o fantástico havia apresentado(no especial de 450 anos de são paulo) eram pra funcionar trens magnéticos(aqueles que flutuam)... é uma idéia pros 500 anos de são paulo, eu gostei bastante! Espero que um dia saia do papel...

1 - 15 of 15 Posts