SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 21 Posts

·
Fábio Barros
563 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Museu Oscar Niemeyer

Inaugurado em novembro de 2002 com o nome de Novo Museu e seguindo
projeto de Oscar Niemeyer. Em 2003, seu nome foi substituído para Museu Oscar Niemeyer, em homenagem ao seu famoso projetista.
O Museu Oscar Niemeyer foi erguido em menos de sete meses e estima-se que custou cerca 50 milhões de reais. É um dos maiores complexos de exposição do Brasil, com cerca de 16 mil m² destinados a obras de arte.
Conta com diversos ambientes, incluindo um auditório para 400 lugares, café,
elevadores e espaços de lazer.
Em sua inauguração buscou-se um foco de atuação nas artes plásticas, no design, na arquitetura e no urbanismo. O Museu, entretanto, não possuía acervo próprio até o início de 2003.
O projeto de Oscar Niemeyer aproveitou as instalações de uma antiga escola,
que também era um projeto seu de 1967. A estrutura externa, que lembra um grande olho, impressiona pelas formas. É uma edificação, anexada à já existente, com 70 metros de comprimento, 30 de largura e cobertura parabólica apoiada em uma torre de 21 metros de altura. Uma passagem
subterrânea faz a ligação entre os dois prédios.

·
Registered
2,919 Posts
Só acho legal a parte do olho, no resto, acho que o Niemeyer pegou pesado no concreto.... aliás, o Museu BR de Cinema, que está sendo construído aqui em Niterói, é assim também, um grande blocão de concrteto armado!!

Ah, tem outra coisa, acho que o acabamento não ficou muito legal não, tem muitas ondulações no concreto, sem dizer que parece que faltou capricho na hora de pintar...

·
Banned
5,453 Posts
É razoável...prefiria que a coluna fosse de outra cor...esse amarelo ficou muuuuuuuuito brega! Se fosse vermelho talvez ficasse melhor (mas seria meio que cópia do MASP hehee).

·
Feliz Natal
18,867 Posts
gosto desse museu...´principalmente to interior... aquele mural é do própio niemeyer... Se não me engano só o olhão é do Niemeyer... o anexo era um edificio já existente...

·
Registered
1,269 Posts
eu gostou tudo do niemeyer!!!
alias, tambem gostei daquele amarelo pelo menos ele boto color nas obras dele, é raro
zeh, o predio que ja existia tambem foi ele que fez so que antes!
bom, na verdade, so achei as rampas pesadas demais, mais o outro predio acho que combina bem com o resto
so que acho que o problema é que é muito estetico mais no muito funcional
o MAC niteroi nao tem parede plan é tuod curva
é preciso pendurar todas as obras
mas o diferente dos museo do niem é que o pessoal vai la pra ver o predio, nao as esposicoes. isso é demais!

1 - 20 of 21 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.