SkyscraperCity banner
1 - 1 of 1 Posts

·
25º25'S 49º15'W
Joined
·
469 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Muito se fala em mudanças grandiosas no sistema de transporte de Curitiba, como a Linha Verde, por exemplo, mas pouco se fala nas linhas menos expressivas e que acabam fazendo diferença para muitos usuários. Em sua maioria essas linhas são as radiais, diametrais (ônibus amarelos, para quem não sabe) e alimentadoras (ônibus alaranjados), que são fundamentais para o bom funcionamento do sistema como um todo.

Sendo assim, resolvi abrir este tópico de discussão para que possamos trocar ideias sobre propostas de alteração de itinerários e criação de novas linhas. Vou começar falando da linha 385 (Cristo Rei). Morei alguns anos no bairro e nunca entendi direito qual o papel dessa linha. A seguir, explico um pouco mais sobre ela.

L I N H A 3 8 5 - C R I S T O R E I

Traçado atual
A linha percorre 11,55 km no seu trajeto de ida e volta entre o Cristo Rei e o Centro de Curitiba. Ela começa na esquina da Avenida Nossa Senhora da Penha com a Rua Delegado Leopoldo Belkzak, no Cristo Rei, e vai até a Rua Cândido Lopes, no Centro da Cidade, passando pela Avenida São José, Avenida Visconde de Guarapuava, Rua Conselheiro Laurindo, Rua Marechal Deodoro, Avenida Marechal Floriano, finalmente chegando à Rua Cândido Lopes. De lá, o itinerário continua pela Alameda Carlos de Carvalho, Visconde de Nácar, Rua 24 de Maio, Avenida Sete de Setembro, Avenida Presidente Affonso Camargo, entrando na Avenida São José, retornando até o ponto inicial. Vejam mais no mapa:

Visão Geral da Linha Atual 385/Cristo Rei


Detalhes do Trajeto da Linha Atual 385, no Cristo Rei


Detalhes do Trajeto da Linha Atual 385, no Centro


Traçado Proposto
Minha proposta seria que a linha percorresse 12,42 km (ida e volta), saindo do ponto inicial atual no Cristo Rei e indo até a Praça 19 de Dezembro, no Centro, passando pela Avenida São José, ruas Padre Germano Mayer, XV de Novembro, Mariano Torres, Pres. Carlos Cavalcanti e Riachuelo, parando na praça referida. Partindo de lá, a linha continuaria pelas ruas Inácio Lustosa, Trajano Reis, Alameda Doutor Muricy, Rua Cruz Machado e Praça Tiradentes, seguindo então pela Travessa Tobias de Macedo, Rua Alfredo Bufren, Praça Santos Andrade, Ruas Amintas de Barros, Padre Germano Mayer, Senador Souza Naves, Fioravante Dalla Stella, retornando à Avenida São José, por onde seguiria até o ponto inicial. Veja mais no mapa:

Visão Geral do Traçado Proposto para a Linha 385/Cristo Rei


Detalhe do Traçado Proposto para a Linha 385, no Cristo Rei


Detalhe do Traçado Proposto para a Linha 385, no Centro


Razões Para a Mudança
Acredito que essa mudança deveria ser feita por várias razões, entre elas:
  • O traçado atual da linha é sobreposto por diversas outras linhas, como o expresso 303 (Centenário-Campo Comprido), que ganha da 385 em número de frequências e circula em vias exclusivas. Além disso, boa parte do trajeto da 385 é servida também pela linha 387 (Palotinos);
  • Falta de opções para ir do Cristo Rei a locais importantes da cidade, como a Reitoria da UFPR, Círculo Militar e arredores, Hospital de Clínicas, Shopping Mueller, Largo da Ordem, Praça Santos Andrade e outros locais. Atualmente, para se ir a qualquer um desses lugares partindo do Cristo Rei é necessário pegar a linha 216 (Cabral-Portão) e fazer conexão no Terminal Cabral para o destino desejado. No entanto, só a viagem até o Cabral leva tempo mais do que necessário para ir do Cristo Rei a qualquer um dos locais citados como exemplo;
  • O itinerário atual da linha 385 tem seu trajeto de ida bem diferente do trajeto de volta, o que faz com que muitos passageiros usem a linha em apenas um sentido (centro-bairro OU bairro-centro).

Alguém tem mais sugestões para essa linha específica? O que acham da proposta? Acho que podemos começar discutindo essa linha e depois passar para outras à medida que a discussão for seguindo.
 
1 - 1 of 1 Posts
Top