SkyscraperCity banner
1 - 20 of 25 Posts

·
Registered
6,607 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Achei uma matéria muito interessante, sobre esses espaços que estão virando um "fenômeno" em Curitiba, e creio que em muitas cidades do país. São espaços bem sofisticados e agradáveis.

Espaço Park Gourmet, no Parkshopping Barigui no (a) Ecoville:

Recriar uma calçada de rua, com restaurantes fechados e mesas e cadeiras dispostas na área “externa” é o principal conceito do Park Gourmet do ParkShopping Ba rigui. Para Aníbal Sabrosa, da RAF Ar quitetura, responsável pelas obras, os shoppings centers são, cada vez mais, espaços de convi vên cia, de lazer, onde as pessoas vão não só para fazer compras, mas também para comer, ir ao cinema e se divertir. Neste sentido, a área de alimentação funciona como uma “loja-ân cora” para o shopping.

A linha arquitetônica adotada foi a contemporânea que, segundo ele, conversa perfeitamente com o conceito moderno do shopping. Privilegiando tons claros de bege e cinza, que se veem na pintura e nos materiais (pedra, madeira, cerâmica), a iluminação é um dos pontos fortes. Para seguir o conceito de rua, foi adotada uma iluminação difusa e para dar aconchego e conforto foram usados focos de luz amarela. Outro diferencial foi o uso da madeira em pisos, para áreas de terraços e áreas de mesas, e no teto, como se fossem pérgulas ao tempo.

Por ser uma área de circulação de um shopping, o piso escolhido foi o granito por ser de fácil manutenção. Já para a área das mesas, a escolha se deu pelo piso de assoalho de madeira, mais resistente sem deixar de ser aconchegante. Aliás, Sabrosa co menta que, por ser uma área que requer preocupação extra com a higiene e resistência dos materiais, foram selecionados materiais de baixa absorção, fácil limpeza e duráveis, “qualidades básicas para essas áreas de público”, diz.

No Park Gourmet, a madeira foi usada no piso e no teto, como se fosse uma pérgula.

Restaurantes

Pratos sofisticados, petiscos saborosos e tudo na brasa. Assim é o Bistrô do Victor, que tem na cozinha a chefe Eva Santos. O top do cardápio são os pescados na brasa. Nada de forno ou fogão. É braseiro mesmo. Destaque para o peixe fresco servido com legumes orgânicos – custa R$ 70 e serve duas pessoas.

O La Pasta Gialla é a segunda franquia da empresária Christiane Mansur, que tem cardápio assinado pelo chefe paulista Sérgio Arno. Com uma iluminação agradável, o restaurante especializado em comida italiana oferece uma sensação de elegância serena e tranqüila. Lá o destaque fica para o tortelli de calabresa ao pomodoro basílico – R$ 35.

O cardápio do Le Luc leva a assinatura do chefe Luís Salvajali, também responsável pela cozinha do hotel Ponta dos Ganchos (Santa Catarina). A sintonia do chefe com os temperos transparece no cardápio contemporâneo, com releitura de alguns clássicos da culinária francesa e italiana. Aos habitués do horário do almoço o Le Luc oferece - uma taça de vinho, couvert, entrada, prato principal e sobremesa – a R$ 33. As opções de prato principal são variadas, de acordo com os dias da semana.

No Mediterrâneo, o próprio nome já diz tudo: culinária mediterrânea, regada com o mais puro azeite de oliva. O cardápio é da chefe Daniela Caldeira, que optou para almoço um bufê premium com diversas opções de saladas, antepastos e massas, com preço de R$ 27,90 a R$ 34,90. No jantar, oferece risotos, grelhados e pizzas à la carte.

O Salero também chega com proposta bem definida. São carnes grelhadas e assadas, e hambúrgueres. O carro-chefe é o stinco de vitelo (ossobuco) – R$ 41 e serve duas pessoas. O chefe Éder Fernandes revela sua preocupação com os sabores. O apelo aromático também é explorado pelo cozinheiro.

Para refeições rápidas temos o Oli Café e Empório, da chefe Geraldine Miraglia. Ideal para happy hour e chá da tarde. O espaço também comercializa os produtos da Oli Gastronomia como pães, sanduíches e massas especiais, além de produtos congelados. A especialidade da casa é o pão-folha, elaborado com sal marinho, azeite de oliva e alecrim, oferecido em bonita embalagem, ideal para presente, custa R$ 28.

O empório também oferece produtos especiais como chocolates importados, chás, azeites, além de uma excelente carta de vinhos.

http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/bomgourmet/conteudo.phtml?tl=1&id=839216&tit=Mistura-perfeita-de-tudo-o-que-e-bom

Largo Curitiba, no shopping Curitiba, no Batel

Lounges confortáveis e pérgulas dão charme ao espaço do Shopping Curitiba

No piso, o petit-pavê divide atenção com o porcelanato que imita madeira

No Shopping Curitiba, que acaba de concluir um completo processo de revitalização, o espaço dedicado à gastronomia – o Largo Curitiba – foi inaugurado recentemente. O local, que antes era a praça interna de um quartel, lembra agora o centro da cidade, com postes de luz, fonte e até o petit-pavé característico de Curitiba. Segundo a arquiteta Letícia Kracik Breda, que assina o projeto com Juliana Slaviero Cam pos, o conceito do espaço foi criar um ambiente aconchegante, mas diferente do restante do shopping. Por isso, o uso de cores mais escuras, ao contrário da parte interna do estabelecimento. Esses tons escuros podem ser vistos nas fachadas das lojas (em imbuia escurecida), nas pérgulas e em parte do piso, em porcelanato que imita madeira. Letícia conta que, como o fluxo de pessoas é grande, a escolha se deu pelo porcelanato em vez da madeira. Para quebrar o tom escuro, caminhos de petit-pavé branco polido.

A iluminação, por sua vez, destaca o jardim e o espelho d´água, que é revestido por limestone espanhol na cor Tabac – também presente em parte do piso. Letícia explica que, por não ser polido, é responsável pela sensação de rústico. Para dar aconchego, confortáveis lounges com poltronas em fibra natural, revestidas com algodão estampado, convidam ao bate-papo. Em um dos espaços, um piano de cauda. O toque de suavidade fica por conta de porta-velas pendurados nas pérgulas.

O projeto paisagístico é uma atração à parte, incluindo árvores frutíferas. Letícia Mello, responsável pelo paisagismo, diz que a ideia foi passar a sensação de quintal de casa, mas com plantas que tivessem aromas compatíveis com uma área de alimentação. Aproveitando a iluminação natural, o espaço possui árvores de laranja kinkan (dando frutos), jabuticabeira (em flor), além de buxinhos dispostos em floreiras, orquídea bambu e plantas com apelo olfativo, como a lavanda inglesa.

O projeto paisagístico do Largo Curitiba destaca o espelho d´água, que é revestido com limestone

Restaurantes

Amicci Restaurante
Biagallo Gourmet
Bon Vivant Delicatessen
Chez Napoleon creperia
Expand
Freddo Gelateria
Hoo Café
Outback Steakhouse
Revistaria Curityba
Schimmelpfeng Chocolates.

Boulevard, Shopping Palladium, no Portão

Palladium: projeto privilegiou a iluminação natural e paisagismo com palmeiras

No Shopping Palladium, o espaço gourmet – denominado Boulevard Palladium – “nasceu” com a inauguração do estabelecimento. De acordo com o arquiteto Antonio Cor deiro, que com Anibal Cou*tinho foram os responsáveis pelo projeto, que foi pensado para ser um espaço multiuso, no qual as pessoas pudessem encontrar tudo o que gostariam. Como o nome do shopping remete ao metal, foram privilegiadas cores que se identificassem com a prata, como o branco, o cinza e o grafite. O projeto segue uma linha refinada, com piso em mármore italiano. O teto é feito com vidros duplos temperados e serigrafados.

A iluminação se destaca. De sen volvida pelo designer de iluminação Theo Kondos (que tem em seu currículo projetos como os da Eu roDisney, na França, e Galerias Pa cífico, em Buenos Aires) busca pe lo bem-estar e valorização dos produtos. A iluminação natural também foi privilegiada.

Uma facilidade do espaço, desta vez para os proprietários dos restaurantes, foi o projeto técnico para o abastecimento do shopping com gás natural.

Piso em mármore italiano no Boulevard do Shopping Palladium

Restaurantes​

No Boulevard do Palladium quem aprecia a comida japonesa pode visitar o restaurante Kyo Japanese Food. Para quem quer saborear uma deliciosa carne e o hambúrguer mais saboroso da cidade, o destaque é para o Madero Steak House. Outra novidade é o Veloce Caliceti, da família Bologna Caliceti, para os apreciadores do tempero e massas italianas.

Agora, quem adora tomar um chopp geladinho no final do dia, duas boas opções são o Bierhoff e o Red Rock, que além de animar os finais de semana e as noites curitibanas, oferecem um variado cardápio com petiscos e pratos quentes.

A mais recente novidade do Palladium é o restaurante Salad Creations que, com mais de 100 unidades espalhadas pelo mundo, inaugurou sua primeira unidade em Curitiba. O Salad Creations é uma opção de refeição rápida, fresca e casual, ideal para quem se preocupa com a qualidade de vida. No cardápio do restaurante estão mais de 40 ingredientes e 15 tipos de molhos para montar uma deliciosa salada. Além disso, a unidade curitibana está preparando uma outra atração: nos próximos dias, quem visitar a loja poderá saborear deliciosas opções de sopas que vão aquecer o inverno curitibano.

O charmoso Boulevard do Palladium oferece oito ótimas opções de restaurantes, cada um deles, com capacidade para acolher 150 pessoas, confortavelmente. O espaço funciona de segunda à sexta-feira, das 11h às 23h, aos sábados das 10h às 23h e aos domingos das 11h às 22h. O Palladium Shopping Center fica na Avenida Presidente Kennedy, 4121, esquina com a Av. República Argentina. Outra vantagem é que o Palladium oferece três horas de estacionamento gratuito para os seus consumidores.

Fontes

http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=gastronomia&id=20066

http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/bomgourmet/conteudo.phtml?tl=1&id=839216&tit=Mistura-perfeita-de-tudo-o-que-e-bom

·
Registered
101 Posts
aqui no Rio tem dois tipos desses espaços gastronomicos que eu saiba
um é no Barra Shopping e tem restaurantes sofisticadissimos como o Antiquarius e tal
e seguindo essa tendencia so que puxando para o popular tem a Rua do Rio no Nova America onde so funciona botequins pé-limpo
depois eu procuro umas fotos e ponho

·
Registered
2,057 Posts
Eu também ia falar do BarraShopping, aqui no Rio. Estão montando um espaço muito interessante, com restaurantes como Antiquarius Grill (um dos melhores - e mais caros - do Rio), Delírio Tropical, Garcia & Rodrigues, Salitre, Zuka, uma casa de hambúrgueres, além de Emporium Pax, Bankei, etc. Ficou muito bom também!

·
Registered
6,607 Posts
Discussion Starter · #5 ·
aqui no Rio tem dois tipos desses espaços gastronomicos que eu saiba
um é no Barra Shopping e tem restaurantes sofisticadissimos como o Antiquarius e tal
e seguindo essa tendencia so que puxando para o popular tem a Rua do Rio no Nova America onde so funciona botequins pé-limpo
depois eu procuro umas fotos e ponho
Eu também ia falar do BarraShopping, aqui no Rio. Estão montando um espaço muito interessante, com restaurantes como Antiquarius Grill (um dos melhores - e mais caros - do Rio), Delírio Tropical, Garcia & Rodrigues, Salitre, Zuka, uma casa de hambúrgueres, além de Emporium Pax, Bankei, etc. Ficou muito bom também!
Interessante, esses de Curitiba são maioria locais e alguns de fora. O mais velho deles é o Boulevard Palladium, que inaugurou junto com o shopping no ano passado.

O Largo Curitiba e o Park Gourmet foram inaugurados, este ano e no final do ano passado respectivamente.

Curitiba está bem forte no setor gastronômico, é uma pena não morar na cidade, há muita coisa boa para se mostrar.

Eu preciso conhecer melhor Curitiba...

Não sou dã de shoppings, mas os ambientes ficaram muito interessantes. E é impressionante a quantidade de novos restaurantes em Curitiba.
Yuri, como eu falei, a cidade tem muita coisa não mostrada no Fórum e que fogem também, do tradicional Jardim Botânico da cidade.

·
#ELENÃO!
3,912 Posts
Aqui em POA está acontecendo algo parecido, os dois shoppings q eu sei q tem espaços assim são o Barra Shopping e o Bourbon Country.

Mas pra ser sincero não sou muito fã, acho até um desperdicio, pois seria muito mais legal se esses restaurantes fossem de rua. Pelo menos no Barra eles tem vista pro Guaiba.

·
Registered
6,607 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Aqui em POA está acontecendo algo parecido, os dois shoppings q eu sei q tem espaços assim são o Barra Shopping e o Bourbon Country.

Mas pra ser sincero não sou muito fã, acho até um desperdicio, pois seria muito mais legal se esses restaurantes fossem de rua. Pelo menos no Barra eles tem vista pro Guaiba.
Também acho, seria bem melhor em uma avenida bem cuidada, segura e iluminada como a Avenida Batel em Curitiba, e o exemplo que você citou em Porto Alegre.

Tudo vai virar em shopping daqui a pouco...

·
Registered
5,655 Posts
Aqui em BH tem pelo menos dois shoppings com esse conceito.

O BHShoping, que possui uma praça de alimentação com dois pisos recém renovada, além do espaço gourmet, lançado esse ano.

Tem tambem o Pátio Savassi, um shopping semi aberto, com vários restaurantes no estilo dos que foram mostrados.

Além desses, acho que poderia ser citado o Ponteio e talvez o Diamond Mall, mas como eu não frequento esses shoppings não sei como estão hoje.

·
Registered
8,026 Posts
Aqui em BH tem pelo menos dois shoppings com esse conceito.

O BHShoping, que possui uma praça de alimentação com dois pisos recém renovada, além do espaço gourmet, lançado esse ano.

Tem tambem o Pátio Savassi, um shopping semi aberto, com vários restaurantes no estilo dos que foram mostrados.

Além desses, acho que poderia ser citado o Ponteio e talvez o Diamond Mall, mas como eu não frequento esses shoppings não sei como estão hoje.

JPBrazil, eu diria que em BH, realmente se destaca o BH Shopping, onde a velha praça de alimentação, datada de 1979 (ano de inauguração do shopping), foi transformada num luxuoso Espaço Gourmet.

E o outro seria o Ponteio, cuja praça de alimentação, inaugurada junto com o shopping, em 1995, já era no conceito Espaço Gourmet.

Já o Pátio e Diamond, não considero na lista.
O Pátio tem alguns excelentes restaurantes, mas estão dispersos pelo shopping, sem formar um espço Gourmet.(na pça de alimetaçao ficam os fast-foods e resturantes "comuns")

O Diomond tem 2 bons restaurantes isolados. A Pça de alimetaçao é muito boa, mas não chega a ser um espaço Gourmet.

·
Registered
2,057 Posts
O Palladium é mesmo o mais bonito.

Aqui fizeram uma coisa interessante, a maioria dos restaurantes tem todos saídas independentes, o que torna a coisa meio "independente" do shopping. O lado de fora é calçado com pedras portuguesas, ficou muito bonito. Fizeram também algumas fontes, bancos... realmente algo para valorizar aquele pedaço, que era um estacionamento de um mercado de frutas e lojinhas de secos e molhados cinza, velho e escuro. Nego aqui está falando de Zona Portuária, Centro do Rio e tal mas a revitalização do mercado da Praça XV foi algo incrível também! :lol:

Foi muito bom isso. Imaginem só, um dos maiores complexos de compras da América Latina e o melhor restaurante era o Outback - que na verdade fica no New York, a aberração que foi posteriormente adquirida pela Multiplan. O BarraShopping perdia feio para shoppings como o Downtown (até hoje o mais diversificado, são mais de 40 restaurantes, eu acho) e o Rio Design.

Eu vejo, aqui na Barra, com bons olhos. Aqui, a opção é ou montar uma casa de grande porte, ou ir pro shopping. Mostra que o consumo de poder aquisitivo mais alto e mais exigente está se desenvolvendo. Aposto que o mesmo está ocorrendo em Curitiba e BH.

·
Rio de Janeiro
31,223 Posts
Muito interessante esse espaço, pois é prático e de muito bom gosto :)

·
Registered
472 Posts
Realmante vale a pena conhecer esses espaços, são bonitos, seguros e agora que esta frio são ótimos para encontrar com os amigos e bater um bom papo.

·
Registered
5,480 Posts
A Multiplan está realmente seguindo essa tendência construindo "espaços gourmet" em seus empreendimentos... É o caso do Park Shopping Barigui, Park Shopping (Brasília), Barra Shopping (Rio), Barra Shopping (POA), BH Shopping, etc.... A concorrência também não quer ficar atrás e está trabalhando com esse conceito...

·
Registered
122 Posts
Também acho, seria bem melhor em uma avenida bem cuidada, segura e iluminada como a Avenida Batel em Curitiba, e o exemplo que você citou em Porto Alegre.

Tudo vai virar em shopping daqui a pouco...
Falando nisso, ja passou da hora deles revitalizarem a Batel, botarem umas calçadas retas (não essas de pedra, classicas de curitiba), colocarem iluminação mais baixa (iguais as que tem na Com. Araujo por ex.), botarem a fiação subterrânea, o classico e nada mais; parecido com o que vão fazer na Riachuelo.

Imagine, é a rua dos bares de curitiba, ia ficar lindão se fizessem.

·
Registered
6,607 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Falando nisso, ja passou da hora deles revitalizarem a Batel, botarem umas calçadas retas (não essas de pedra, classicas de curitiba), colocarem iluminação mais baixa (iguais as que tem na Com. Araujo por ex.), botarem a fiação subterrânea, o classico e nada mais; parecido com o que vão fazer na Riachuelo.

Também acho, os empresários podiam fazer algo para a prefeitura se mexer, eu tenho certeza de que se forem fazer tudo o que você disse, as pessoas deixariam de frequentar esses ambientes fechados para frequentar uma avenida revitalizada como a Batel.

·
Registered
845 Posts

Também acho, os empresários podiam fazer algo para a prefeitura se mexer, eu tenho certeza de que se forem fazer tudo o que você disse, as pessoas deixariam de frequentar esses ambientes fechados para frequentar uma avenida revitalizada como a Batel.
concordo 100%
Revitalização Jááá !!!

·
BAHIA
7,664 Posts
Espaço Gourmet - Salvador Shopping

4 restaurantes com acesso independente do shopping, o shopping ainda dispõe da ala dos restaurantes no 3° piso com 7 restaurantes, no Espaço Gourmet do 1° piso os 4 restaurantes são:

- 33 Sergio Arno (italiano)
- Gattai (japonês)
- Ferreiro Café (restaurante internacional)
- Villa Porteña (argentino - carnes)

Foto do forista Soteropolis1

·
Registered
6,607 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Espaço Gourmet - Salvador Shopping

4 restaurantes com acesso independente do shopping, o shopping ainda dispõe da ala dos restaurantes no 3° piso com 7 restaurantes, no Espaço Gourmet do 1° piso os 4 restaurantes são:

- 33 Sergio Arno (italiano)
- Gattai (japonês)
- Ferreiro Café (restaurante internacional)
- Villa Porteña (argentino - carnes)

Foto do forista Soteropolis1
Bem legal esse Espaço do Salvador Shopping.

·
Registered
650 Posts
Fui no Shopping Curitiba essa semana e achei muito bom o tal do Largo Curitiba..
Muito agradável o ambiente.. Quero ir qualquer dia comer no tão falando Outback

1 - 20 of 25 Posts