SkyscraperCity Forum banner

Curitiba (PR) - Viabilidade de túnel sob a Visconde de Guarapuava

7020 Views 25 Replies 16 Participants Last post by  StreetView
Tive essa idéia esses dias e gostaria de compartilhar com todos.

Gostaria de opiniões se é viável e a construção de um tunel por baixo da visconde pra tornar mais eficiente o transito do local.

Abraço a Todos
1 - 20 of 26 Posts
Opa.. Fica minha opiniao...

Acho que nao compensa porque:
1) o Metro vai cruzar a Visconde na altura da camara municipal, entao o tunel teria que ir muito fundo pra desviar..
2) As pessoas entram e saem da Visconde em muitos pontos diferentes ao longo da via, entao teria que ter muitas entradas e saída nesse túnel. Nao sei se o numeo de carros que entram no começo da Visconde e saem lá no final dela seja tao alto pra justificar um tunel .. a maioria sai antes..
3) O transito na Visconde é alto sim, mas nao tanto a ponto de exigir tal investimento. A simples mudança de comportamento dos curitibanos em tentar encontrar caminhos alternativos já resolveria muita coisa.. afinal parece que todo mundo só conhece a Visconde pra se ir de algum lugar pro outro..
4) o transito nessa via é muito irregular, tem horários de picos, e em outros é bem vazia.

Moro na Visconde entao sei como é o dia a dia. Um exemplo.. que chega a ser engraçado.. ao meio dia eu olho pela janela e tá vazia a rua... daí é acabar o jornal Hoje da Globo e a via congestiona.. curitibano ainda tem o hábito de almoçar em casa.. pelo visto, e todos saem na mesma hora. hahahha
See less See more
Eu já tinha tido esta idéia e eu concordo, apesar das dificuldades do metrô,

porém parece que ele vai passar por baixo da AV. Sete de Setembro, e não

cruzar a Visconde....,mas eu acho que Curitiba está atingindo um ponto que

logo vai ter que construir túneis e viadutos para o probelma de trãnsito sim...
Na real já precisava de alguns há muito tempo, mas o hábito aqui parece ser contrário a viadutos e túneis mesmo. Embora necessários, acredito que a falta deles seja mais por questões urbanísticas.

As vias alternativas que ligam o Centro à região do Portão, Água Verde, C. Raso são iguais ou piores que a Visconde, como a Iguaçu e a Kennedy, e não tem nenhuma além dessas (só vias secundárias, com preferenciais..)

Um dos fatores que agrava o trânsito na Visc. também é que o centro de Ctba é muito travado, não há vias que cruzem ele pelo meio (o que até é bom), e o trânsito se concentra mais ao redor dele, como na Brig. Franco, Mariano Torres, Martim Afonso, e claro, na própria Visc., que além de todo o tráfego para o Eixo Sul, ainda tem que suportar esse tráfego que gira em torno do centro...

O que entristece é ficar no trânsito parado, pensar "se eu fosse no biarticulado, de repente chegaria mais rápido", aí você olha o biarticulado passando na canaleta exclusiva, mas socado até não poder mais.. Aí desanima mesmo..

E quanto às horas de pico, é incrível aqui o horário sagrado que todos resolvem sair.. No pico da manhã, se eu sair 6h55, chego em 15min no trabalho/facul, mas se sair 7h05, demoro pelo menos meia hora..
See less See more
Olha, até gostaria que tivesse, mas acho que nesta dimensão é muita coisa.
O que eu acho que precisa e muito, seriam trincheiras ou túneis nas saídas e entradas do centro, nos cruzamentos mais críticos, São Paulo fêz isto anos atrás, para facilitar a saída e chegada dos veículos no centro, nos horários de pico, principalmente nas direções norte-sul.
Já cheguei a ficar por exemplo, dentro de um ônibus 40 minutos no início da Comendador Westphalen, para andar três quadras, saindo do centro.
E todos sabem que você fica no mínimo 30 min parado na Alferes Poli em direção ao centro para andar as mesmas três ou quatro quadras chegando ao centro nos horários de pico.
Ao lado do teatro Guaíra também saindo na direção norte a coisa também é crítica, beirando o caos e muitos outros pontos estão na mesma condição.
See less See more
Olha, até gostaria que tivesse, mas acho que nesta dimensão é muita coisa.
O que eu acho que precisa e muito, seriam trincheiras ou túneis nas saídas e entradas do centro, nos cruzamentos mais críticos, São Paulo fêz isto anos atrás, para facilitar a saída e chegada dos veículos no centro, nos horários de pico, principalmente nas direções norte-sul.
Já cheguei a ficar por exemplo, dentro de um ônibus 40 minutos no início da Comendador Westphalen, para andar três quadras, saindo do centro.
E todos sabem que você fica no mínimo 30 min parado na Alferes Poli em direção ao centro para andar as mesmas três ou quatro quadras chegando ao centro nos horários de pico.
Ao lado do teatro Guaíra também saindo na direção norte a coisa também é crítica, beirando o caos e muitos outros pontos estão na mesma condição.
O Westphalen era Desembargador :lol:

Além da Alferes Poli, tem a Marechal Floriano perto do Estação também que é impossivel certas horas do dia. O problema na verdade està, respectivamente, na Visconde e na Silva Jardim.

Quem vem pela Visconde e quer entrar na André de Barros soh tem esse caminho pra fazer. Dai trava a Alferes Poli inteira. E se você pensar não tem outro jeito, pois a Frei Caneca, a Westphalen, a Murici são todas sentido Visconde.

Mas a Prefeitura vai mudar o sentido da Frei Caneca, e vai fazer mais umas mudanças ae pra melhorar o trânsito, saiu na Gazeta esses dias.
Acho que o único jeito de desafogar o trânsito da Visconde é, ampliar e melhorar o trabsporte público e restringir o tráfego de veículos em algumas ruas, tipo pedágio como ocorre nas grandes metrópoles e o taxi mais barato.

Será que existe alguma outra via que mereceria um túnel?
Fred Batti ,

Sou carioca, mas morei durante 3 anos em Curitiba (períoso de janeiro de 2002 a junho de 2005) e acho que posso dizer que conheço um pouco a cidade.

O que mais me chamou a atenção no thread foi sua preocupação em desafogar o trânsito da Visconde de Guarapuava, uma vez que no período em que morei no Sul tinha uma grande amiga que era cismada no assunto. Ela sempre tinha soluções várias para a melhor circulação do trânsito da cidade, e da Visconde de Guarapuava em particular.

Especificamente na Visconde de Guarapuava, a solução que minha amiga adoraria ver adotada pela Municipalidade, seria a supressão dos canteiros verdes que existem nas calçadas, bem como do canteiro central, a fim de aumentar as faixas de tráfego.

Eu sempre dizia que para o bem de Curitiba, ela felizmente não ocupava nenhum cargo público, porque eu achava (e acho) a supressão de qualquer "verdinho" uma estupidez.

Minha opinião sobre o assunto: deixe a Visconde de Guarapuava do jeito que está, porque ela está ótima! Curitiba NÂO tem engarrafamentos (embora os Curitibanos insistissem comigo que o trânsito na cidade era horrível e cheio deles). Curitiba tem, quando muito, pequenas retenções de trânsito. E nada mais. Nada portanto que justifique a construção de tuneis ou viadutos.
See less See more
Será que existe alguma outra via que mereceria um túnel?
Se você insiste na construção de um túnel (ou viaduto) na Cidade, o lugar que eu sugeriria seria a avenida das torres, que dá acesso ao aeroporto.

Mas, mesmo na avenida das torres, a melhor solução para o trânsito é a duplicação da avenida.
Tirar o canteiro central da Visconde seria péssimo, principalmente pra travessia de pedestres.
Solução Defifitiva

A Visconde há muitos anoséstá caótica e cheia de problemas ... vista de cima da trincheira da Ubaldino do Amaral dá pra ver uma infinidade de postes, fios se cruzando e uma via completamente paralisada por kilometros .... vamos ver qual administração irá solucionar este caos de vez....
abraços.
O problema da remoção do canteiro da Visconde é que em alguns pontos, as duas faixas tem um desnível meio alto, então teriam praticamente que reconstruir a avenida. E outra é a fiação elétrica que teria que ser toda aterrada (bom!) mas daria um trabalho desgraçado...

Um lugar que eu acho que merecia um túnel é a Barão do Cerro Azul... São 5 sinaleiros colados um no outro, e quando um abre, o outro fecha, sem sincronia alguma.. Demora uns 20min pra fazer essas 5 quadras no horário de pico.. Fora que essa região é meio degradada, e com o túnel, podiam fazer em cima praças, calçadão e tudo mais, dando uma valorizada..

E quanto a Av. das Torres, as obras no cruzamento com a Rui Barbosa em S. José dos Pinhais já começaram, e é assim que ela deve ficar após o término..

Vai dar uma melhorada legal, aquilo sim é um gargalo, pois a Av. flui bem nos dois sentidos, menos no cruzamento, onde formam-se filas enormes...
See less See more
2
O problema da remoção do canteiro da Visconde é que em alguns pontos, as duas faixas tem um desnível meio alto, então teriam praticamente que reconstruir a avenida. E outra é a fiação elétrica que teria que ser toda aterrada (bom!) mas daria um trabalho desgraçado...

Um lugar que eu acho que merecia um túnel é a Barão do Cerro Azul... São 5 sinaleiros colados um no outro, e quando um abre, o outro fecha, sem sincronia alguma.. Demora uns 20min pra fazer essas 5 quadras no horário de pico.. Fora que essa região é meio degradada, e com o túnel, podiam fazer em cima praças, calçadão e tudo mais, dando uma valorizada..
Nossa, totalmente verdade, passar por ali quase que em qualquer horario é um caos enorme. Depois do cruzamento com a 13 de maio, a rua fica incrivelmente vazia (algumas vezes). Mas no horario de pico, é dificil não se estressar;
Muito bem pensado Leonardo, esse trecho é muito complicado por causa desses sinaleiros próximos. Mas respondendo a questão do Carioca, acho sim que Curitiba merece de túneis imediatamente. Porque pode não ser que sejam de maxima utildade nesse momento, mas quando estiverem prontos, daqui alguns anos, o trânsito com certeza já vai ter piorado. A função da administração pública é prever cenários, e para mim o túneis são soluções pertinentes a qualquer grande centro Urbano.
O final da Silva Jardim é um caos e tende a piorar:

São 4 pistas num encontro com 4 pstas de subida e descida do viaduto capanema , mais acesso à Mariano Torres e cruzamento com Afonso Camargo e 7 de setembro.

Ali sim um tunel ou alguma outra intervenção ia bem!
O final da Silva Jardim é um caos e tende a piorar:

São 4 pistas num encontro com 4 pstas de subida e descida do viaduto capanema , mais acesso à Mariano Torres e cruzamento com Afonso Camargo e 7 de setembro.

Ali sim um tunel ou alguma outra intervenção ia bem!
^^
bem lembrado !!!
Realmente, esse pedaço perto da Rodoferroviária é complicado.. É uma confusão de gente saindo da faixa mais à esquerda, cruzando as outra três pra chegar à direita, e vice-versa... Fora que no final da Silva ainda por cima não tem uma faixa pintada pra indicar onde é cada pista, e todo mundo fica perdido...

Deveriam sinalizar decentemente, e colocar alguma placa no final da Silva e na descida do Viaduto já avisando qual faixa vai dar acesso à qual lugar... (até tem mas so indica a Rodoferroviária)
Realmente, esse pedaço perto da Rodoferroviária é complicado.. É uma confusão de gente saindo da faixa mais à esquerda, cruzando as outra três pra chegar à direita, e vice-versa... Fora que no final da Silva ainda por cima não tem uma faixa pintada pra indicar onde é cada pista, e todo mundo fica perdido...

Deveriam sinalizar decentemente, e colocar alguma placa no final da Silva e na descida do Viaduto já avisando qual faixa vai dar acesso à qual lugar... (até tem mas so indica a Rodoferroviária)
Concordo totalmente.
Provavelmente haverão alterações neste "gargalo" do fim da Silva Jardim já nos próximos anos. Aquele terreno grande ali das garagens dos trens se não me engano é da União, e certamente pode ser negociado com a PMC para alguma intervenção.

A PMC já tem um projeto de desativar a rodoviária e transferi-la para a Linha Verde (provavelmente na CIC), logo, acredito que quando isso for acontecer vão acabar mexendo em todo o trânsito da região.
Provavelmente haverão alterações neste "gargalo" do fim da Silva Jardim já nos próximos anos. Aquele terreno grande ali das garagens dos trens se não me engano é da União, e certamente pode ser negociado com a PMC para alguma intervenção.

A PMC já tem um projeto de desativar a rodoviária e transferi-la para a Linha Verde (provavelmente na CIC), logo, acredito que quando isso for acontecer vão acabar mexendo em todo o trânsito da região.
sobre o cometário acima:

O prefeito Beto Richa recebeu nesta segunda-feira (15) o documento oficial de cessão do terreno da Rodoferroviária de Curitiba para a Prefeitura. O contrato é válido por um ano e renovável por mais um, até que a área seja regularizada e possa ser transferida definitivamente ao Município. "Selamos um acordo com a União para fazer os estudos com relação à forma de transferência definitiva daquele espaço para a Prefeitura, o que permitirá viabilizar os projetos que temos para aquela área", disse Richa, em reunião com Luciano Sabatke Diz e José Luiz Amaral, da Diretoria de Incorporações de Imóveis da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) no Paraná.

As medidas necessárias para a regularização cartorial dos imóveis e transferência definitiva da área ao Município estão em estudo em um grupo de trabalho formado por técnicos do SPU e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em conjunto com a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), que gerencia aquele terminal de transporte coletivo, Procuradoria Geral do Município e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

O contrato anterior entre a Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e a Prefeitura de Curitiba tinha validade de 40 anos e expirou em março passado. O novo contrato é válido até 2010 e renovável por mais um ano, até que seja concluído o processo de regularização e incorporação de todo o patrimônio da antiga Rede Ferroviária pelo Patrimônio da União. Ao fim do processo, o terreno da Rodoferroviária, que tem 63 mil metros quadrados, poderá ser transferido definitivamente para a Prefeitura.

A SPU está formando um Fundo Contingente, estabelecido pela Lei 11.483/07, para reunir R$ 1 bilhão em imóveis para comercialização. Os recursos serão utilizados para pagamento de participações de acionistas minoritários da extinta RFFSA e para a quitação de eventuais passivos da Rede, entre outras finalidades. "Ao fim desse processo, todas as áreas que hoje foram cedidas provisoriamente poderão ser doadas ou transferidas definitivamente aos organismos em questão, como a Prefeitura de Curitiba", explicou Luciano Diz.

www.curitiba.pr.gov.br
See less See more
1 - 20 of 26 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.