SkyscraperCity Forum banner

Dúvida: ainda existem trens que passam dentro de cidades?

13851 Views 60 Replies 28 Participants Last post by  renanfsouza
Vendo fotos antigas de Nova Friburgo, cidade serrana do Rio de Janeiro, me surgiu uma dúvida: em quais cidades do Brasil trens ainda passam pelo meio de ruas e avenidas? No passado, antes da extinção de diversas ferrovias, era muito comum os trens cruzarem as cidades desse modo. Eu sei que na cidade de Cachoeira, no interior da Bahia, os trens da FCA ainda fazem isso:

Vocês sabem de alguma outra cidade?

Só como curiosidade, olhem como era interessante a travessia do trem em Friburgo:

Carros, ônibus, caminhões e uma maria fumaça dividindo o mesmo espaço na principal avenida da cidade, e isso até o final da década de 60. Incrível e também muito perigoso.
See less See more
4
1 - 20 of 61 Posts
Que diferente. Nunca tinha visto isso.

Na verdade eu vi sim, em Jaguariúna te um trem turístico que passa pela rua mesmo, vou tentar achar imagens
^^

Obrigado Lipe.

Quanto ao trem em Friburgo, bem diferente mesmo. Quando a Linha do Cantagalo foi inaugurada, em 1873, Nova Friburgo era uma cidade bem pequena. Os anos se passaram, a cidade cresceu, mas a linha férrea continuava cruzando a sua principal praça e avenida, gerando essa situação bem atípica. Eu acho que Friburgo foi uma das poucas cidades de médio porte no Brasil, se não a única, em que isso acontecia. Mais uma imagem:

See less See more
Não é bem na rua, mas é pertinho
Mas eu juro que já vi uma imagem com trilhos no asfalto e tenho quase certeza que era Jaguariúna

See less See more
^^

É bem perto mesmo. Eu vou pesquisar mais sobre esse trem. Obrigado pela foto.
opa achei aqui no SSC:
mas as vias são separadas por muretas baixas

See less See more
2
senhor do Bonfim(BA)
minha cidade natal.

barrocas(BA)tbm tem uma linha que passa por entre a cidade
Certa vez, indo pro Guarujá, um trem de carga atravessou a estrada - não sei se ainda era a Imigrantes.

Essa linha passa por dentro de Cubatão ou outra cidade da baixada santista?
opa achei aqui no SSC:
mas as vias são separadas por muretas baixas
Obrigado. Eu pesquisei sobre essa linha turística e encontrei umas fotos bem interessantes no Flickr. Ela é bem pitoresca, inclusive existe um viaduto moderno, bem diferente, por onde passa o trem antigo.

Vendo essas fotos que você postou, as do Flickr e do viaduto, você sabe me responder se eles aproveitaram o leito antigo da ferrovia para criar essa linha ou foi uma adaptção?
See less See more
senhor do Bonfim(BA)
minha cidade natal.

barrocas(BA)tbm tem uma linha que passa por entre a cidade
Você tem fotos?
See less See more
Em Joinville, o trem corta várias ruas e avenidas.
Esse trecho de Jaguariuna é novo. A linha até pouco tempo atrás não atravessava o rio Jaguari, pq a antiga ponte tinha rompido há muito tempo e tal. Então decidiram fazer outra ponte, surgindo essa segregação entre via e ferrovia.

Em Santos, na região do porto, há linhas de trem que cortam ruas e avenidas.
See less See more
Tembem tem esse de Maceió. Corta uma feira bem movimentada (Deve ser irmão do metrô de Teresina, rsrs)

Em Sorocaba, há um pequeno trecho de ferrovia no meio da rua e o mesmo atravessa uma das principais avenidas da cidade. O ramal liga Sorocaba a fábrica da Votoran (em Votorantim) e pertence à fábrica de cimento; recentemente, os cargueiros da ALL carregando escória dos fornos para Cubatão voltaram a circular no ramal.
See less See more
Ah, e tem outra cidade por onde passam trens no meio da rua, como bondes: Além Paraíba (MG). Vejam a foto abaixo:

Hoje, neste ramal, só passa um trem por dia, transportando bauxita de Cataguazes (MG) até Alumínio (SP).
See less See more
Tem um trem turistico na serra aqui do Rs (não lembro a cidade) e eu andei nele, é um maria fumaça, acho que é 2 horas o pesseio, e tem uma parte que ele passa dentro de uma cidade, do interior, mas é cidade.

=D

bem legal, tem ate vinho...

huhuuh

só cuidado com a cabeça pra fora da janela, que os galhos das arvores levam embora mesmo.

sauasusuhsahusa
See less See more
Tem um trem turistico na serra aqui do Rs (não lembro a cidade) e eu andei nele, é um maria fumaça, acho que é 2 horas o pesseio, e tem uma parte que ele passa dentro de uma cidade, do interior, mas é cidade.

=D

bem legal, tem ate vinho...

huhuuh

só cuidado com a cabeça pra fora da janela, que os galhos das arvores levam embora mesmo.

sauasusuhsahusa
É o trem que liga Bento Gonçalves a Carlos Barbosa. Realmente, o comboio passa dentro das cidades, sobretudo Carlos Barbosa, onde a estação terminal fica bem na entrada da cidade. Conheço e já andei neste trem.
See less See more
Não tinha um tópico onde tinha até um vídeo com um trem que passava no meio da rua e do lado de umas casinhas. Me lembra até Além Paraíba, como está nesta foto?
Ah, e tem outra cidade por onde passam trens no meio da rua, como bondes: Além Paraíba (MG). Vejam a foto abaixo:

Hoje, neste ramal, só passa um trem por dia, transportando bauxita de Cataguazes (MG) até Alumínio (SP).
Era essa cidade que eu estava tentando me lembrar. Além de Cachoeira, era a única que eu lembrava de já ter visto fotos com o trem passando dentro da cidade.

A todos, obrigado pelas informações. Caso vocês tenham fotos desses trens, como o de Bento Gonçalves a Carlos Barbosa, postem aqui.
See less See more
1 - 20 of 61 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.